A Realidade Através de Nossos Olhos

* O texto a seguir contém interpretações sobre atitudes racistas, ainda que identificadas por um homem branco (o autor).
A intenção do texto é analisar a reação do público, não vir a ofender qualquer leitor. Os comentários são o espaço de discussão e correção de alguma falha no texto: sinta-se à vontade.

Recentemente, no evento PlayStation Showcase 2021, a Sony revelou o trailer de God Of War Ragnarok.

Após o sucesso do “reboot/continuação” de God Of War (em 2018), os fãs aguardavam ansiosos pela continuação.
O trailer não mostra a data de lançamento e é mais focado na história, incluindo aí alguns spoilers do jogo anterior.

Ao final dele, uma menina negra aparece rapidamente.
Ok, é o que precisamos para uma nova polêmica surgir na internet.

Não vou ser hipócrita e negar o fato de também ter estranhado uma personagem negra na mitologia nórdica.
Só que o nome já está dizendo: MITOLOGIA.

Some-se a isto o fato do jogo utilizar a interpretação artística de um conjunto de lendas.

POSSÍVEL SPOILER, SIGA POR SUA CONTA E RISCO

Antes de revelar o spoiler em si, aviso que a identidade da personagem foi revelada pouco depois de sua existência, no trailer, e que, portanto, sabemos mais sobre sua participação na mitologia nórdica.
Dado este conhecimento prévio, alguns jogadores podem querer evitar saber sobre ela, embora não necessariamente sua versão no jogo corresponda aos mesmos feitos e destinos da origem mitológica.

A personagem negra do trailer é Angrboda, a gigante amante de Loki, mãe de Fenrir, Jörmungand e Hel.
Como uma gigante, Angrboda possui poucas descrições físicas. O cabelo, por vezes, é descrito como tendo a cor vermelha do fogo, mas diferentes interpretações artísticas colocam-na com diversas formas e cores.
Seu nome significa “aquela que traz a tristeza”.

Agora voltando à polêmica, parte dela acontece pois a sociedade ocidental nos acostumou à pele branca como a normalidade.
Portanto, qualquer variação é vista como elemento “fora da curva”.
Uma pessoa negra em posição de poder e/ou destaque nos causa estranhamento, pois fomos habituados com brancos em tais posições como sendo o “aceitável”.

Quando nos referimos a alguém, a descrição geralmente se baseia em alguma característica marcante: peso, altura, comportamento.
No entanto, quando nos referimos à uma pessoa negra, esta é a característica marcante que destacamos, com certa frequência.

Eu não diria que alguém que se expressa de tal maneira é necessariamente racista, mas a pessoa está tendo uma atitude racista, ainda que não se dê conta disto.
Então, quando vemos Angrboda retratada como negra no trailer de God Of War Ragnarok, esta estranheza de alguém que “não faz parte da sociedade europeia/ocidental” nos faz questionar sua origem, mesmo que na verdade seja uma personagem fruto de uma mitologia.

Um comentário sobre “A Realidade Através de Nossos Olhos

Deixe uma resposta