Review / Tutorial: Othercide

Olá, aqui é o Pena e hoje vamos com um jogo de estratégia que mistura rogue-like e um clima de terror excelente, o Othercide.

O jogo foi produzido pela Lightbulb Crew, que fez o Games of Glory, enquanto a publicação dele ficou a cargo da Focus Home Interactive, responsável por jogo como Necromunda: Underhive Wars e Curse of the Dead Gods.

Review feito em base da versão pra PC (Steam)

Titulo: Othercide
Produtora: Lightbulb Crew
Distribuidora: Focus Home Interactive
Gênero: Estratégia / Rogue-Like
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e PC (Steam e GOG)
Mídia: Digital
Textos: Português, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Polonês, Russo, Japonês, Coreano e Chinês
Dublagem: Inglês

História

O mundo real e “dos outros” é dividido pelo véu, aonde uma entidade conhecida apenas como Mãe luta contra essas criaturas a séculos evitando o rompimento dessa barreira.

Só que infelizmente, depois de tanto tempo de luta, ela falhou. Com o véu rompido, o mundo foi jogado num loop temporal e agora cabe as Filhas, seres que herdaram parte dos poderes da Mãe, remediar essa situação enquanto revêm memórias antigas e entendem o que ocorreu até chegar esse ponto.

Gráficos

O jogo utiliza a engine Unity, trazendo um estilo de arte peculiar, toda em preto e branco pra simular o que é difundido na mídia do “entre mundos” junto com detalhes em vermelho. Enquanto isso pode parece estranho de primeira, os detalhes dos monstros e cenários são muito bons, mantém bem o clima de terror proposto pelo jogo.

Isso também é visto com mais detalhes durante as cenas de CG que ocorrem em alguns pontos mais importantes da história, aqui da pra ver bem o capricho da arte.

Áudio

As musicas do jogo também estão muito boas, enquanto a maioria segura muito bem o clima de terror do jogo com um estilo mais tenebroso e arrastado, tem pontos que temos musicas puxadas para o rock e cantadas, sendo principalmente interpretadas pela banda Solitaris e alguns convidados.

O jogo também está todo dublado em inglês, tanto durante as CGs como nos combates. Nesse ultimo temos vários comentários da Mãe Escarlate e dos chefes da área, mantendo o clima tenebroso e sem esperanças do jogo.

As musicas do jogo estão Spotify, então segue a playlist dele pra você curtir enquanto termina de ler o review.

Jogabilidade

Como na maioria dos jogos de estratégias, o avanço da campanha é feito pelo menu da base principal. Aqui temos as seguintes opções:

  • Confrontar o Chefe: essa opção só fica ativa depois que você encontra o chefe da área, permitindo enfrenta-lo a qualquer momento;
  • Ataque: entra no menu de escolha para a próxima batalha;
  • Vazio Interno: Entre na área de configuração das suas unidades e partida;
  • Dia Seguinte: Avança um dia da lembrança, permitindo utilizar novamente as filhas que já batalharam;
  • Próxima Lembrança: Encerra a sequencia atual e reinicia toda a partida, recebendo os Estilhaços acumulados

No jogo vão avançando os dias e cada Lembrança indica o reinicio das partidas.

Vazio Interno

O Vazio Interno é a área principal de configuração do jogo. Aqui você acerta todos os pontos das suas unidades e outros fatores da campanha. Tem quatro símbolos que é bom explicar:

ÍconeDescrição
FilhasQuantidade de filhas totais e disponíveis
VitaeQuantidade de Vitae. É resetado a cada nova Lembrança
EstilhaçosUsado para liberar novas lembranças, é renovado a cada nova Lembrança.
FichasUsado pra ressuscitar as suas filhas. É resetado a cada nova Lembrança

No Visão Geral das Filhas você pode verificar as técnicas e atributos delas:

  • Habilidades: Mostra todas as técnicas da Filha;
  • Atributos: Mostra todos os atributos das Filhas;
  • Características: Mostra todos os bônus e penalidades da Filha.

Conforme as filhas sobem de nível, elas tem a oportunidade de aprender técnicas em níveis específicos. Cada slot tem 2 opções mas só tem como selecionar uma delas e assim que escolhidas, não tem mais como trocar.

As técnicas tem um espaço pra equipar as memórias, que seriam algo como melhorias pra elas. É utilizado Vitae pra equipar e se desequipa-las, elas somem. As memórias como opção de equipamento são resetadas a cada nova Lembrança.

O único modo de recuperar vida das suas filhas é sacrificando outra pra isso. Só que tem um detalhe, a que será sacrificada tem que ter nível IGUAL OU MAIOR a que receberá a vida da irmã, então aqui fica por conta da sua estratégia. Além de recuperar vida, a que recebeu a vida também recebe um pouco dos poderes da sacrificada, que dependendo do nível e classe dela.

No Cemitério fica registradas as suas filhas que morreram durante toda a sua campanha. Você pode gastar 1 Ficha pra ressuscitar uma delas com o nível e habilidades que ela tinha, mas como essas fichas são bem raras, pense direito quem retornará pro seu grupo.

E caso precise, pode criar novas filhas no Fonte de Genese gastando um pouco de Vitae . O nível inicial delas depende dos bônus que você tem ativado, mas tem como escolher qual classe e nome dela.

As quatro classes disponíveis no jogo são:

  • Espadachim: Tem um maior foco em causar dano nos inimigos;
  • Escudeira: Foco em defesa e controle de turno dos inimigos;
  • Pistoleira: É mais voltada para suporte e ataques a distância
  • Ceifadora: Um meio termo de todas, mas com um foco maior em ataques de área.

O Códice guarda todas as informações que são liberadas conforme avança na campanha, é interessante ler o conteúdo daqui pois muito da história você só encontra aqui.

A área de Recordações é um dos pontos mais importantes do jogo. Aqui você usa os seus Estilhaços pra liberar bônus permanentes pra a recordação atual. O quanto você gasta aqui é recuperado na próxima recordação, então não precisa economizar. Entre os bônus disponíveis tem a possibilidade de aumentar o nível inicial das filhas os serem criadas e maior poder contra certos tipos de inimigos.

O passar dos dias

Conforme você avança os dias na lembrança, alguns eventos aleatórios podem ocorrer, como também encontrar o chefe da área atual. Os efeitos desses eventos tem uma duração diferente de cada uma.

Nenhum dos níveis de dificuldade fica marcado como “fácil”, é de difícil pra cima XD

A cada dia, novas missões aparecem. Pra avançar para o próximo dia tem que completar pelo menos 1 missão. Na parte de seleção você tem qual das sinapses (missões) estão disponíveis, quantas filhas podem participar e as suas recompensas.

Só um ponto aqui, uma filha não pode participar de 2 batalhas no mesmo dia, precisando descansar pra a próxima missão, então pense bem quais delas participara.

Combates

Os combates do jogo são por turno, aonde você pode acompanhar a sequencia dos atacantes pela barra na parte inferior da tela.
As ações como movimento e ataques utilizam PA (Pontos de Ação). Os ataques normais tem um gasto fixo, enquanto a movimentação tem um gasto variado dependendo da distância.

Quando inicia o turno da sua unidade, ela vem com o PA totalmente carregado (a base é sempre 100, mas esse valor pode variar) e se suas ações deixar pelo menos 50 PAs, o turno dela vem bem mais rápido, mas ai que entra um ponto importante da estratégia.

Você pode continuar realizando ações até o PA chegar a ZERO, denominado EXPLOSÃO. Caso faça isso, o da unidade demora mais pra vir, mas dependendo do que for feito, isso pode salvar a vida delas.

Enquanto os ataques e movimentos usam PA, técnicas de reação, como contra-ataque ou apoio utilizam PV. Não está escrito errado, esses ataques consomem VIDA das filhas e o valor gasto varia conforme a vida delas, já que é calculado em porcentagem. Essas ações são muito fortes, mas se abusar delas sem uma estratégia, pode deixar o seu time vulnerável.

Alguns ataques precisam carregar pra serem realizados (e alguns atacam mais de uma vez nesse período), mas independente da ação realizada, você consegue ver os tempos de ação de todas as unidades (aliadas e inimigas) no marcador de turnos e ter controle disso é extremamente importante.

O posicionamento das suas unidades também faz diferença aqui. Quando uma ação é realizada, o alvo vira para o atacante, mas caso ele já esteja em contato com outra unidade, ele não vira. Se nesse momento você atacar pelos lados ou por trás, o dano é bem maior.

Um detalhe final nos combates é que, como ele mistura rogue-like nas mecânicas, nenhum sequencia de missões e inimigos que aparecem nelas são as mesmas, então não tem como decorar o que vem nas batalhas (a não ser de chefe, mas mesmo assim esses são bem complicados).

Extras

As atualizações que o jogo recebeu depois do lançamento trouxeram algumas novidades, entre elas o Modo Sonho, que seria o fácil, aqui tem os seguintes bônus pra ajudar quem não tem tanto costume com as mecânicas de rogue-like:

  • As filhas recuperam 50% de vida a cada dia que passa;
  • Recebe uma Ficha de Ressurreição no inicio de cada Lembrança;

Não é possível alterar a dificuldade depois que inicia a partida, então pense bem o quanto quer sofrer no jogo hahaah.

Outro detalhe é a introdução do sistema de Seed Compartilhavel. Se você iniciar uma nova partida e não fizer o Tutorial, tem como escolher o seed que pretende usar na partida. Esse número é utilizado pra definir os eventos aleatórios do jogo.

Isso é interessante pra jogar uma partida específica e disputar com outros pra ver quem finaliza com menos ações.

Conquistas

Como todo rogue-like, parte da lista de conquistas depende de sorte e paciência pra conseguir completar todos os requisitos aleatórios dele. Dentre os mais trabalhosos temos:

ConquistaDescrição
More Than ReadyAtivar todas as Lembranças
BookwormAdquirir todas as Memórias
One Single RecollectionDerrotar todos os chefes numa única Lembrança
A New LeaderUma filha alcançar o nível 15

Conclusão

Othercide é um excelente jogo de estratégia que uni os elementos de rogue-like pra deixar as partidas mais desafiadoras, mas não é injusta, já que diversas mecânicas dele ajudam bastante o jogador a avançar na campanha.

As estilo de arte e músicas do jogo mantém muito bem o clima sombrio que é proposto e as aleatoriedades que ocorrer nele ajudam ainda mais nesse ponto.

Toda a mecânica de sacrifício assusta de primeira, mas o jogo te da bastante oportunidades de concluir os estágios sem receber dano, mas claro que precisa entender bem como ele funciona pra conseguir avançar sem tantos problemas.