REVIEW / TUTORIAL: Rogue Heroes – Ruins of tasos

Hey turminha, William Wolf8bits aqui e partiu para Review desse jogão, cheio de aventuras e mistérios a serem descobertos.

O jogo foi desenvolvido pela Heliocentric Studios e distribuído pela Team17 Digital empresa já conhecida por seus diversos games como: Overcooked, The Escapists, Moving Out e um dos mais clássicos Worms. Sua data de lançamento foi dia 23/02/2021 para PC na Steam.

Trailer Oficial:

Código cedido para Review pela Team17 Digital, versão Steam

Ficha Técnica:

Título: Rogue Heroes – Ruins of Tasos
Gênero: Ação, Cooperativo, RPG, Aventura, Roguelike, Indie.
Desenvolvedora: Heliocentric Studios
Distribuidora:
Team17 Digital
Plataformas: PC e Nintendo Switch
Data lançamento: 2021 (23/02) – Steam e 2021 (13/04) – Nintendo EShop
Mídia: Somente versão Digital até o momento da Review para PC e Nintendo Switch.
Textos: Japonês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol, Russo, Chinês, Português, Inglês.
Valor da Steam e Nintendo EShop: R$59,99

Link para compra do game na Steam – Rogue Heroes – Ruins of Tasos

História:

O jogo começa contando uma história sobre Tasos, falando que antigamente após 100 anos de batalhas contra os Titans, as Deusas vendo que era impossível derrotá-los resolveram se sacrificar para aprisioná-los em varias ruinas espalhadas pela ilha de Tasos.
Com isso Tasos começou a a se recuperar, o equilibro perfeito foi alcançado no continente.

Anos se passaram e exploradores do grande continente de Lenos foram desbravar o grande oceano para realizarem novas descobertas, felizmente encontraram a Ilha de Tasos da qual estava cheio de mistérios e recursos para serem explorados.

Com a chegado dos descobridores a população foi aumentando e os residentes locais começaram a se expandir para os pântanos, águas e outras localidades da ilha onde começaram as ser explorados.

O equilíbrio assim começou a ser desestabilizado novamente e os selos dos quais mantinham os Titans aprisionados começaram a se romper.

Exércitos dos Titans começaram a tomar conta dos terrenos da Ilha com isso o caos está retornando para Ilha de Tasos.
E o poder dos Titans começaram a se elevar e em breve irão romper por completo seus selos e se libertarem.

Vários Heróis foram chamados para Tasos pra derrotar os exércitos dos Titans com isso você e seus amigos embarcam nessa aventura para Tasos para acabar com esses Titans.

Gráficos:

Os gráficos do jogo que foram feitos em pixelart são muito bem detalhados, sua sistemática de desenvolvimento gráfico lembra muito um clássico do gênero que é o “The Legend of Zelda – Link to the Past” para Super Nintendo.
Tendo sua engine feita em Monogame o jogo possui aspectos cativantes tanto nas diversidades de visuais para o personagem quanto na quantidade de monstros a enfrentar e NPCs a encontrar.

Sonoplastia e Trilha sonora:

O jogo conta com uma trilha sonora baseada em Chiptune, com ambientações para cada parte diferente da ilha e cada dungeon dando aquela imersão melhorada para cada cenário do game.
Dentro das dungeons as musicas ficam mais “desafiadores e animadas”, já dentro da vila uma musica mais calma e tranquila pra relaxar um pouco depois de um run dentro de uma dungeon.
Não foi possível encontrar uma trilha sonora oficial para poder mostrar na review, porem nos crédito encontramos quem foi responsável por criar as músicas e eles são:

Jogabilidade:

O jogo tem uma jogabilidade simples tanto pelos seus comandos quanto pelas suas ações dentro do game, tendo uma ambientação e cenários fluídos.
Suas sistemática de hacking & slash tornam a jogabilidade dentro dos padrões das habilidades de de cada um com o lidar das respectivas situações.

Cidade de Intori

Controles do Game:

Os comandos do jogo são bem fáceis de aprender tendo algumas vantagens e desvantagem para cada um dos tipos de controles que escolhemos.

Teclado: Comandos básicos como qualquer outro jogo porém a vantagem na hora de pescar sem sombras de dúvidas é mais simples pelo teclado do que pelo controle.

Controle: Já agora temos o controle, que na minha opinião tanto a mobilidade e os ataques são mais simples de serem efetuados por ele do que pelo teclado.

Conquistas:

Sobre as conquistas elas não são tão difíceis de se adquirirem, porem algumas podem ser super demoradas, mas ao longo do percurso elas vão sendo conquistadas automaticamente.

Confiram abaixo as conquistas (no total são 39):

Sistema de Jogo

Abaixo iremos ver todas as mecânicas do game, para poder facilitar quando for realizar sua play e não se perder dentro do jogo.

Menu:

Abaixo vemos os menus do jogo:

Vamos entrar em detalhes mais aprofundado em apenas duas das opções acima que são Modo Individual e Opções.

Opções: Onde pode se configurar o jogo de acordo com suas preferencias e gostos.

1 – Opções
1-1 – Jogabilidade
1-2 – Vídeo
1-3 – Áudio
1-4 – Controles

Modo Individual: Essa opção é quando você joga sozinho, mas lembrando que o seu Save pode ser usado no modo cooperativo, por isso pode farmar bastante no modo solo e ir jogar com seus amigos depois sendo o player mais forte de todos.

2-1 – Escolha do save
2-2 – Escolha da Classe

Ao selecionar seu Save irá ter a opção de escolher a classe da qual queira começar o jogo, lembrando que ela pode ser alterada durante o jogo também.

Criação de Personagem:

Primeiramente você escolhe uma cor para seu emblema logo após você escolhe um símbolo para seu emblema.

Agora na segunda parte você monta seu personagem escolhendo sua cor de pele, cabelo e roupa, após essas escolhas ao dar ok, seu jogo inicial com seu herói.

Cidade:

Este é o mapa da cidade após as construções já criadas nela podemos ver que temos diversas locais para ir como: Ferreiro, Oficina, Laboratório, Taverna, Clínica, Fazenda entre outros que veremos mais abaixo um a um mais detalhados.
O interessante que a distribuição do locais de construções é você que decide então pode deixar sua cidade como desejar.

Construções:

No game como dito acima temos diversos tipos de construções e iremos ver uma a uma explicada abaixo.

Diversos:

Construções diversas dentro da cidade de Intori:

Casa Beira-Mar:

Local onde poderá expor seus peixes pescados, também o local que descobre que pode pescar dentro do jogo.

Taverna:

Local para bater papo com residentes de Intori.

Fazenda:

Local onde irá começar a criar suas plantações dentro do game, podendo utilizar as semente e começar a cultivar arvores e legumes.

Casa:

Aqui é sua cada da qual renasce toda vez que morre ou começa o game podendo expandir ela e colocar móveis e decorações.

Upgrades:

O jogo possui diversos tipos de upgrades internos iremos ver um por um para entenderem melhor como funciona:

Weapon:

Essa é a Forja de Ferro Esquecida o local da onde você faz upgrade de sua espada nas questão de dano, critico e velocidade de ataque abaixo segue a lista para comprar.

Loja de Varinhas:

Existe uma bruxa que fica do lado esquerdo da saída da Clinica de Intori nesse NPC poderá realizar um upgrade de sua varinha.

Life / Mana:

Essa é a Clinica de Intori o local do qual você consegue fazer upgrade da sua vida e mana no game, abaixo segue a lista para comprar.

Vigor:

Aqui é a academia da qual vai fazer “exercícios” e poder aumentar sua stamina (resistência) para realizar ataques, abaixo segue a lista para comprar.

Ferramentas:

Aqui na Ferramentaria do Rick temos todos os tipo de utensílios abaixo vamos ver um a um minuciosamente, pois cada uma das ferramentas servem para alguma coisa especifica dentro do game.

Lanterna:

Serve para acender tochas e lamparinas dentro das cavernas e cenários do jogo além de também colocar fogo nas plantas.

Bolsa de Bombas:

Serve para você pode carregas bombas junto com você para quando necessitar poder abrir passagens secretas ou até mesmo matar inimigos com alguma proteção.

Bumerangue:

Uma arma que te permite atacar os inimigos com 2 hits o de ida e o de volta, consumindo sua mana para isso.

Arco:

Arma da qual pode atacar os inimigos a distância caso não tenha o alcance deles, mas sempre lembrando que consome também mana e flechas.

Gancho:

Acredito que seja a ferramenta mais importante do jogo e a mais utilizada, com ela você pode arrancar escudos dos inimigos, se grudar em pedras para ir para outras áreas, atacar os inimigos, coletar itens a longo alcance e o melhor é que não consome mana.

Bestiário:

Sim é apenas um livro da qual você deve matar pelo menos um inimigo de cada tipo com ele para poder registrar dentro do seu Bestiário, mais adiante iremos explicar mais sobre o Bestiário.

Varinha:

Como o nome já diz é uma varinha magica da qual você lança magias com ela consumindo sua mana.

Vara de Pescar:

Sim você também pesca no jogo, versátil não? Com isso aqui você aumenta suas características para melhor pescaria dentro do jogo.

Pá:

Por último mas não menos importante a pá que serve para escavar o solo para poder plantar e coletar itens escondidos.

Shops:

Assim como nos upgrades temos diversos tipos de shoppings dentro do game e iremos ver também um por um:

Fruteira:

É o local da onde você irá vender seus legumes e frutas para conseguir um dinheirinho extra dentro do game. Fica localizado bem ao lado do Portal no centro da cidade.

Poções:

Elixires da Abgail é a loja da nossa bruxinha da qual você consegue criar poções para te auxiliar dentro do jogo como poção de cura, poção de mana e etc.

Oficina:

Temo a famosa Oficina do Griff, local onde podemos realizar as nossas construções dentro da cidade de Intori, ao consegui arrecadar dentro das dungeons (Cavernas) os cristais necessários pode vir até a oficina e construir os respectivos prédio para começar a realizar seus upgrades dentro do game.

Laboratório:

Aqui é o Laboratório de Mik, local da qual você vai consegui comprar algumas ferramentas chave para dar sequencia no game, porém só irá conseguir após encontrar Mik perdido na ilha.

Mercearia:

Local do qual fará suas comprinhas podendo comprar sementes, flechas, bombas e etc, e já na sua outra aba móveis para sua casa para deixar ela bem bonita.

Classes:

A Agulha Enferrujada é o local da qual adquirindo os fios poderá criar novas classes dentro do jogo.

Classes:

Iremos ver cada uma das classes que o jogo te disponibiliza para poder jogar com cada uma de suas vantagens e desvantagens:

Classes

Hero (Herói):

Thief (Ladrão):

Knight (Cavaleiro):

Mage (Mago):

Ranger (Patrulheiro):

Witch (Bruxa):

Pirate (Pirata):

Reaper (Ceifador):

Menu do Jogo:

Temos diversas opções dentro do nosso menu abaixo vamos ver cada uma delas:

Mapa:

Nessa bloco podemos ver o mapa da ilha de Intori podendo fazer uma navegação por ele para identificarmos os locais que temos que ir ou onde tem portais para nos teleportarmos.

Missões:

Nesse bloco verificamos as missões ativas, concluídas e também a missão principal para podermos seguir ou ver o que falta para completá-las.

Equipamentos:

Aqui nesse bloco temos diversas coisas para explicar e vamos falar de cada uma delas abaixo:

  • Bloco Centra superior: Onde ficarão todas suas ferramentas e itens de utilização.
  • Bloco da Esquerda inferior: Onde ficarão localizados seus Itens Chaves / Acessórios, que serão necessários para progredir no game sem eles você não consegue passar para uma área especifica.
  • Bloco Central centro: Medalhões das Dungeons (cavernas) conquistados.
  • Bloco Central inferior: Explicação do item / ferramenta selecionado no bloco central superior.
  • Bloco da Esquerda Superior: Item / ferramenta equipada junto ao seu herói.
  • Bloco da Direita: Seus dados do personagem:
    • Vida – Quantidade de vida que o personagem possui.
    • Magia – Quantidade de Magia (mana) que seu personagem possui.
    • Vigor – Quantidade de Resistência que seu personagem possui. (Caso caia a zero ele fica cansado e tem que esperar recuperar)
    • Ataque – Poder de ataque do seu personagem.
    • Velocidade de ataque – A rapidez que seu personagem efetua os ataques.
    • Alcance – Distancia que seu personagem preenche ao realizar um ataque.
    • % de Critico – Probabilidade de realizar um ataque critico.
    • Dano Critico – A quantidade de dano a mais que ele dará ao acertar um ataque critico.
    • % de Armadura – Porcentagem de dano resistido pelo personagem.
    • Velocidade – Velocidade que o personagem anda pelo cenário.
    • Recarga de Habilidade – Velocidade para recarregar as skills(habilidades) quando usadas.

Inventário:

Nesse bloco temos nossos itens dos quais recolhemos ao longo do jogo para missões, utilização ou plantação.

Bestiário:

Aqui podemos ver cada um dos monstros enfrentados dentro do game caso tenha matado apenas um deles com a ferramenta bestiário ele ficará registrado dentro dessa parte, aqui pode ver dados do monstro, itens dropados, e modos de matar mais fácil. Literalmente uma enciclopédia de monstrinhos.

Extras:

Temos dentro da sua casa também um livro de Registros da qual pode ver seu progresso dentro do game e tudo que foi feito até agora pelo seu personagem, ele é dividido por 3 partes:

Geral:

Masmorra:

Combate:

Inimigos:

Dungeons:

O jogo possui 5 dungeons(cavernas) principais das quais os titans estão aprisionados, não vou citar sobre eles só mostrar mesmo para evitar spoilers. Abaixo vamos ver elas:

Dungeon 1 – Terakar

Dungeon 2 – Walestar

Dungeon 3 – Fyrotek

Dungeon 4 – Kryomar

Dungeon 5 – Abismo Infinito

Considerações Finais:

Bem o Rogue Heroes é um jogo do qual você pega amor e ódio simultaneamente, pelo fato de querer avançar o quanto antes na história mas ao mesmo tempo acaba morrendo diversas vezes dentro das dungeons(cavernas) o que torna cada vez mais desafiador e engraçado.
Os efeitos sonoros de morte são engraçados por que literalmente você explode dando aquela ar cômico.

O jogo possui alguns “BUGS” do qual ocorre quando menos espera.

Ao chegar numa plataforma e apertar para diagonal para pular de uma plataforma, o personagem pode ficar “caminhando sobre as águas e lavas” se tornando intangível e sem poder interagir com mais nada do game, mas lembrando que pode trocar de cenário normalmente e ainda continuará nesse modo.
Para corrigir e voltar ao normal, tem que e salvar e sair do game e carregar o save novamente.

O jogo conta com uma ambientação e dificuldade moderados, tendo paciência de recomeçar a dungeons conseguirá avançar rapidamente dentro do game pois irá coletar bastante cristais para conseguir comprar todos os upgrades.

Suas mecânicas são bem simples de aprender para poder jogar sem muita dificuldade, tendo um modo COOP o jogo se torna divertido jogar com amigos para conseguir passar todas as Dungeons, uma das coisas que realmente gostei foi que pode ir na “ilha” de cada um do seus amigos para poder ajudar a evoluir ou não depende apenas da sua bondade em ajudar seu amigo.

O jogo no geral é um excelente game fazendo você ficar horas e horas a fio jogando sem nem ao menos perceber o horário passando, com essa lógica é um jogo viciante de mais.

Muito Obrigado por lerem mais um Review minha. Nos vemos em breve.