Review / Tutorial: Mighty Goose

O saudosismo tem feito parte de muitos jogos indies atualmente, o que divide grande parte do público, pois alguns preferem ver jogos em alta definição e gráficos, e outros não se importam com isso e sempre arriscam os jogos em formatos pixel art, 16 bits e outras variações…

Mighty Goose se encaixa no saudosismo, fazendo referência à diversos jogos que já tivemos a experiência na nossa infância (Metal Slug é a sua total inspiração), além de optar pela nostalgia gráfica e um ritmo acelerado.
Desenvolvido pela Blastmode e publicado pela Playism, vamos então analisar como perigoso pode ser um ganso com uma arma nas suas asas????

Como tem sido costume nos meus textos, vamos conhecer um pouco das empresas envolvidas no jogo? (tirado do site oficial)

Blastmode site oficial

Uma mesa desordenada cheia de ferragens e brinquedos inspiradores.
Meu escritório em casa bagunçado, adoro sentar aqui e sonhar em fazer jogos.
Este é o começo humilde do Blastmode.
Meu nome é Richard Lems e este é meu estúdio de jogos. Fundada em 2019, a Blastmode faz jogos com pessoas de todo o mundo!
Estamos dando o pontapé inicial com nosso primeiro título, Mighty Goose, mas há muito mais no horizonte.
Espero que tenhamos despertado seu interesse, fique ligado!

MP2 Games site oficial

A MP2 Games é uma editora de jogos e provedora de serviços de portabilidade. É especializada na publicação de jogos de arcade e ação de várias outras desenvolvedoras de jogos. É localizada na Dinamarca.

Playism site oficial

Existem jogos criados por uma pessoa ou por pequenas equipes, simplesmente porque os criadores quiseram. Eles são criados por causa da paixão que essas pessoas têm por sua arte. Essa paixão não é algo que pode ser imitado com grandes orçamentos e grandes equipes. Estes são os jogos que apoiamos por quase uma década. Estes são jogos indie.
O PLAYISM foi, desde o início, direcionado para entregar esses jogos ao maior número possível de jogadores. Começamos criando uma plataforma a partir da qual poderíamos distribuir jogos independentes. A partir daí, começamos a localizar em vários idiomas para superar as fronteiras e, em seguida, expandir para as plataformas Steam e Console.
Nossa esperança é que todos os jogadores joguem o máximo de jogos indie que puderem.

Active Gaming Media (AGM) site oficial

A Active Gaming Media Inc. (AGM) é uma empresa de localização com sede em Osaka, Japão. Fundada em 2008 pelo CEO Ibai Ameztoy, o foco principal da empresa é fornecer serviços de localização para videogames. AGM desde então se ramificou para fornecer serviços como depuração de jogos, marketing, promoção, dublagem e publicação para jogos e anime.
É administrada pela Playism e Automaton.

Código cedido pra review pela Playism / AGM, versão Playstation 4

Nome: Mighty Goose
Gênero: Action, Shooter (subgênero: Run and Gun)
Desenvolvedora: Blastmode / MP2 Games
Distribuidora: Playism / Active Gaming Media
Plataformas: PC, Playstation 4, Nintendo Switch, Xbox One
Lançamento: 2021 (5 de junho)
Midia: Até o momendo do review, apenas digital

Tela Título

História / Enredo

Goose é um caçador de recompensas que foi chamado para uma missão de resgatar um comandante espacial. No meio da sua jornada e conseguindo sucesso na sua missão, Goose chama a atenção do Void King, um ser maléfico e poderoso, dono de um grande exército que aprisionou alguns reféns em diversas localidades da galáxia, com o objetivo de conquistá-la e ter o seu poder expandido…

Gráficos

A engine usada no jogo é a Construct3.
Os gráficos de Mighty Goose são totalmente saudosistas, baseados em 16 bits, desenhados com pixelart, sem filtros. Os efeitos de luz são baseados em tons de cores para demonstrar as diversas explosões, mas há efeitos de distorções e psicodelia em momentos de ser atingido e de alta ação.
As artworks dos personagens aparecem em uma miniatura no momento das falas dos personagens, e há algumas sequências animadas entre as fases.

Som / OST

O jogo possui dublagem apenas para o locutor do jogo (performado pelo Joshua Tomar), mas não para os personagens. As vozes são tratadas como “ruídos” enquanto as letras surgem nas frases, uma característica comum e oldschool dos jogos eletrônicos…

A trilha sonora do jogo é um dos pontos altos do jogo, contendo melodias de synth-rock intenso ou de jazz-fusion em seus arranjos. A trilha foi composta por Dominic Ninmark (Moonrider, Blazing Chrome, Gravity Circuit).

Vou deixar uma demonstração da fase CONVOY, sendo hospedada pelo canal CT Wolf do YT.

Jogabilidade

O esquemático do jogo é simples e confortável, não sendo possível customizar.
Apesar de ser um run and gun, o jogo não conta com disparos em diagonais, apenas nos eixos X e Y, diferente de Contra que contava com diagonais, por exemplo.

 – disparo
Δ – arma secundária
O – evade
X – pulo
R2 & L2 simultaneamente – ativar Mighty Mode

Sistema de jogo

A progressão do jogo se dá em missões que se pode escolher na galáxia, havendo a possibilidade de um replay na fase.

Ao selecionar a fase, um pequeno sumário aparecerá:

Note o progresso geral no canto inferior esquerdo, falarei dele mais pra frente.
Alí onde diz não concluído, é onde ficará sua nota de ranking, como é possível fazer um replay na fase, é apenas com o intuito de você querer melhorar sua nota na fase.

Armado até o bico…

Nosso ganso tem como sua arma principal um canhão semiautomático, com cadência média de tiros e dano base moderado:

Mas, obviamente, como todo run and gun que se preze, há as armas coletáveis durante as fases. Mighty Goose tem um número limitado, porém divertidíssimo de armas para coletar, vou citar apenas duas no tutorial, as outras vou deixar para você descobrir na sua experiência de jogo.

Machine Gun

A metralhadora tem um dano moderado alto, devido à sua alta cadência de tiros, possuindo em seu cartucho 200 balas.

Shotgun

A shotgun tem um dano alto, cadência média de tiros, possuindo 30 balas no seu cartucho.

Como disse, as outras ficarão para a sua própria descoberta de jogo…

Armas Secundárias

Armas secundárias podem ser usadas como um auxílio em situações emergenciais, ou para auxílio de poder, dependendo da sua escolha de jogo…..
Ou simplesmente apenas uma grasnada que não tem nenhuma utilidade, há não ser a sua natureza de ser um ganso… (sim, essa é sua primeira arma secundária LOL)

Pode parecer perigoso, mas minha grasnada não foi fatal não… xD

As armas tem um número limitado de uso, mas são recuperados pelo carregamento do “cooldown“, onde o fundo preto do quadrado irá ser preenchido, e aumentando o número do uso.

Considerando a mesma decisão de experiência de jogo no item anterior, não irei mostrar as armas secundárias, assim não irei estragar a sua experiência de testar cada uma.

Modo Mighty

Abaixo do retrato do nosso herói (e do seu life), há uma barra vertical que preenche conforme você jogar agressivamente. Ao preencher essa barra, você ativa o modo Mighty, onde sua fúria explode e seu poder de fogo aumenta EXPONENCIALMENTE, além de ficar invencível na maioria dos ataques inimigos.
OBS: cada arma tem um efeito diferente

O melhor ataque é a defesa

Rolamento / Evade

Goose pode usar o rolamento para escapar de situações e ataques perigosos, e da mesma forma que as armas secundárias, há um cooldown para seu uso, porém seu carregamento é mais rápido que o das armas.

Sim, a física do jogo é algo surreal e você pode “rolar no ar”.
Achou sem lógica porque eles podem voar e mesmo assim prefere rolar???
Hey… estamos falando de um GANSO ARMADO E CAÇADOR DE RECOMPENSAS AQUI!!!!

Companheiros / Companions

Alguns reféns que você libertar, irão lhe acompanhar nas fases, e em agradecimento poderão seguir com você nas próximas fases, ficando fixo à sua escolha. (ver Arsenal)

Arsenal

Arsenal é onde você irá gerenciar o seu build para as missões.
Goose pode equipar chips que irão fortalecer seus atributos de formas variadas, dando poderes adicionais, resistências ou outro tipo de suporte…

Os chips gastam um número de energia, sendo possível montar o melhor combo na sua visão de jogo, sendo também possível testar as suas combinações.

Depois disso temos as armas secundárias, para escolher:

Companheiros são definidos para lhe acompanhar nas fases por meio do arsenal, alguns são desbloqueáveis por progressão, outros por algum segredo para ser resgatado na fase…

Ou se quiser continuar sendo solitário e deixar eles em casa, também pode…

Máquinas de Guerra

Ainda como poder de fogo e auxílio para nosso grande herói de asas (e novamente mostrando a inspiração em Metal Slug), temos as máquinas de guerra, veículos que podem ser encontrados nas fases e tem sua própria resistência e poderes secundários diferenciados entre si…

Cura / Reparo

Uma das maiores vantagens do jogo, é não ser “One Hit Kill“, tanto para o Ganso quanto para as Máquinas, mas não se preocupe, caso você tiver com vida / resistência baixas, será possível recuperar ao encontrar kit de primeiros socorros e um kit de reparos, respectivamente.

Shop

Por fim, as moedas coletadas durante as fases podem ser gastas para seu socorro, ou suporte, através do menu de pausa, Goose irá puxar o celular e poder requerer o suporte específico.

Resultados / Extras

As fases se dividem em missões principais e side missions, que são fases complementares e fora do contexto da história do jogo (mas isso não quer dizer que a história tenha um contexto hahahaha).

Cada fase você será julgado de um ranking de D à S, considerando os fatores abaixo:

Ao terminar o jogo uma vez, um evento acontece e você irá ativar o NEW GAME+, que irá modificar o jogo para mais inimigos, inimigos mais agressivos, inimigos e chefes mais resistentes.
A indicação ficará com as letras em vermelho.

O jogo conta com a opção de multiplayer local (ou online via Shareplay no Playstation e Remote na Steam), sendo possível para o segundo jogador, ingressar à qualquer momento do jogo.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 5/10 na teoria, 2/10 na prática.

Para domínio e platina do jogo você deve, de forma resumida:

  • Terminar o jogo 2x (normal e NG+)
  • Matar 10000 inimigos
  • Concluir uma fase em menos de 5 minutos
  • Derrote um chefe em menos de 1 minuto
  • Juntar 10000 moedas
  • Obter ranking S em todas as fases (incluso NG+)
  • Grasne 100 vezes
  • Completar as side missions (fazem parte da progressão de qualquer forma)

Considerações Finais

Graficamente o jogo traz de volta toda a nostalgia dos gráficos desenhados e totalmente pixelados nas bordas das letras e detalhes do jogo. As animações são bem competentes e cheia de quadros na sua movimentação.
Os efeitos das explosões traz a tona a lembrança dos arcades e da era primorosa dos shooters de plataforma.

A trilha sonora cumpre bem seu papel, com músicas bem agradáveis de ouvir e a falta de dublagens para os personagens apenas aumentam a nostalgia e o carisma dos “ruídos para as letras” enquanto eles falam. Menção honrosa à performance de locução de Joshua Tomar lembrar MUITO o locutor de Metal Slug.

A performance do jogo foi totalmente satisfatória, com frames mantidos nos 60fps e sem fechamentos repentinos independente do tempo que está rodando no console.

A duração do jogo é de agrado aos diferentes públicos, sendo 5 fases principais e 3 side missions, claro que o tempo varia com a sua forma de jogar e a sua habilidade em run and gun, mas o jogo tem diversos recursos que irão deixar a diversão tomar conta e dificilmente fará você “cansar”, pois todos os chefes são diferentes tipos de batalhas.

O que casa perfeitamente com o outro item: a dificuldade do jogo, apesar de ser um fast paced, o jogo equilibra bem os diferentes tipos de jogadores que são acostumados ao gênero, ou os que tem um pouco mais de dificuldade. Independente do seu perfil, você terá diversas opções de recursos para tentar se dar bem no jogo, basta saber usar na hora certa.
Note que a platina eu dei nota 2 para a dificuldade na prática, isso se dá justamente pela “ajuda” que o jogo dá ao zerar o NG+.

Em resumo, Mighty Goose é mais um indie surpreendente, divertido, que traz de volta a antiga sensação de jogar jogos intensos e rápidos com uma mistura de humor, desafio moderado e altos recursos para os diversos tipos de jogadores.
Certamente deve fazer parte do seu curriculo gamer.