Review / Tutorial: Poison Control

Ola, aqui é o Pena e hoje vamos descer de tobogã pro inferno depois de rir de certos memes que não deveríamos com o jogo Poison Control.

O jogo foi desenvolvido pela Nippon Ichi Software, que é a divisão de software japonesa da NIS America, no qual já fizemos diversos jogos deles, que você pode conferir aqui. Como já é de se imaginar, esse jogo é totalmente puxado pro estilo oriental de gráficos e história, mas mexe com uns pontos mais pesados nas histórias de alguns personagens.

Review feito em base da versão pra PlayStation 4
(código cedido pela NIS America)

Titulo: Poison Control
Produtora: Nippon Ichi Software
Distribuidora: Nis America
Gênero: TPS (Tiro em Terceira Pessoa) / Puzzle
Plataformas: PlayStation 4 e Nintendo Switch
Mídia: Física e Digital
Textos: Inglês
Dublagem: Japonês

Links pra importação do jogo na Play-Asia:

Historia

Rir dos memes errados te manda pro inferno direto

De um momento pra outro, sem muita explicação, você se encontra no inferno e logo em seguida e atacado por um monstro que não suga o seu sangue, mas a sua CARNE, se transformando numa garota peituda (até ela estranha XD) e te deixando somente no esqueleto.

Chibi Poisonette é muito engraçadinha

Com isso vocês se tornam Almas Gêmeas, duas almas dividindo o mesmo corpo e separando parte da sua carne pra dar corpo físico a sua nova companheira enquanto limpam o Inferno do veneno criado pelas emoções negativas dos mortais, mais precisamente das garotas do reino mortal, tanto vivas como mortas.
Caso esse veneno não seja purgado, irá transbordar no mundo dos vivos, causando grandes estragos.
Agora você precisa literalmente limpar essa bagunça pra conseguir mandar a Poisonette pro Céu.

A premissa pode até ser meio clichê de anime, mas aqui eles levam bem a série o termo do “inferno pessoal“, já que a maioria dos estágios são manifestações físicas do transtornos que as “Belas” sofrem ou sofreram, mostrando diversos pontos tristes e injustiças.

Gráficos

Prinny deve ta lucrando agora XD

Durante as missões o jogo é todo em 3D com gráficos totalmente no formato anime, algo que já era mais do que esperado de um jogo da NIS. Os modelos 3D estão bem feitos e detalhados, da pra ver uns pontos interessantes tanto nos inimigos como no personagem que você controla, além de que os cenário sempre bem variados, repete o design poucas vezes e mesmo assim é só o visual, não o layout geral das missões, então você não vai passar os cenários rapidamente por já ter decorado uma missão anterior.

Mestra Etna esta lucrando nas nossas costas e só paga uma sardinha no mês

Já em durante alguns pontos do jogo temos umas artes em 2D com um traço muito bom, mostrando um pouco dos acontecimentos das Belas. Quem curte anime vai gostar delas.

Áudio

Rádio do Inferno da uma base da próxima missão, sempre com bom humor.

As músicas do jogo são no estilo já conhecido da NIS, variando entre as mais calmas até as mais agitadas, além de algumas pra manter as piadas que ocorrem nas cenas, mas também temos algumas que mesmo tendo um certo peso nelas, puxam a melancolia e tristeza das histórias das Belas, o que ocorre com bastante frequência, dada o tema do jogo

Infelizmente não achei as musicas do jogo no Spotify nem no SoundCloud, então vou deixar uma que eu achei no Youtube que demonstra bem o que eu quis dizer sobre as músicas.

A dublagem do jogo está apenas em japonês, mantendo o clima anime dos jogos deles e entre as dubladoras, temos:

  • Manami Numakura: Dubladora da Poisonette, ela faz a Pieck Finger da série Ataque os Titãs e Kohaku do Dr. Stone;
  • Yumi Hara: Dubladora da Black Poisonette, ela faz a Albedo da série Overlord em todas as suas aparições, além da Atui da série Utawarerumono.

Jogabilidade

Monte o seu personagem antes de avançar

Poison Control é um TPS (Tiro em Terceira Pessoa) com uma pitada de puzzle nele, mas pela parte de purga do veneno. Não há realmente quebra-cabeças nele, mas você precisa de raciocínio rápido pra limpar o veneno no seu caminho enquanto batalha.

Antes de começar realmente o jogo, você precisa montar o seu personagem, escolhendo um nome, o gênero dele / dela e qual das vozes você prefere durante a partida. Isso não afeta nada a jogabilidade, mas como você utiliza ele durante toda a campanha, é bom escolher algo que te agrada, já que não temo como mudar posteriormente.

Mapa Geral

A escolha das missões é feita num mapa geral aonde você encontra vários ícones que vão aparecendo conforme avança na campanha, tem três tipos:

ÍconeDescrição
Missão envolvendo uma das Belas
Missão pra liberar acesso a uma nova área do mapa
Missões com pontos chaves da história

Além desses símbolos, tem aqueles adesivos lá no topo são a marcação de quanto você precisa pra alcançar o objetivo de mandar a Poisonette pro céu.

Nos ícones das missões você tem três círculos. Eles indicam quantas Poison Gems você pegou daquele estágio. O que são elas eu já explico durante a parte do menu. Uma coisa boa aqui é que você pode retornar a qualquer estágio que você já concluiu sem nenhuma dor de cabeça.

Saque caro esse, tem que literalmente derrubar demônio com esse valor XD

Um ponto final do mapa geral é a loja Don Taro. Ela só tem pra vender esse saque, que é bem caro, agora pra que ele serve, deixo pra você descobrir o seu uso durante o jogo.

Menu

O menu do jogo, que só é acessível no mapa geral, é bem simples e direto, tendo apenas cinco opções, sendo elas:

  • Resume: retorna para o mapa geral;
  • Loadout: acessa a parte de equipamentos do jogo.
  • Status: mostra um geral do seu personagem;
  • System: Acessa o ponto de salvar e carregar a partida;
  • Option: altera as configurações básicas do jogo.

Conforme você navega no menu a Poisonette vai conversando com você, geralmente jogando papo fora enquanto você decide o que fazer ahhaahha

Loadout

Aqui você prepara o seu personagem com os equipamentos pra as suas missões. Tem quatro tipos de equipamentos:

  • Toxicants: São os tiros principais. Esses são baseados nas Belas que você salva durante a campanha. Podem ser melhorados e quando acaba as balas na missão, recarrega sozinho;
  • Delirants: Tiros secundários baseado nas Kleshas, que são os inimigos do jogo. Esses não da pra melhorar e nem recarrega sozinho nas missões. Só da pra escolher um por missão;
  • Antidotes: Equipamentos usados para melhoria das defesas do personagem principal. Só é possível equipar um por vez e pode melhora-los;
  • Catalysts: Equipamentos com efeitos mais variados, como aumentar o dano dos tiros ou a quantidade de HP do personagem. Só é possível equipar um por vez e pode melhora-los.

Pra melhorar os seus equipamentos, você gasta as moedas que encontra durante as missões e cada equipamento tem cinco níveis de poder, liberando técnicas novas em certos pontos.

Status

Essa parte é só pra controle da evolução do seu personagem.
Sim, temos níveis aqui e além disso temos 5 status que melhoram conforme as suas interações com a Poisonette, que são:

  • Synergy: Aumenta HP e Defesa do personagem;
  • Empathy: Modo de Purga dura mais tempo e os tiros carregam mais rápidos;
  • Insight: Barra do Rádio carrega mais rápido e dano no ponto fraco dos inimigos fica mais forte;
  • Toxicity: Aumenta o dano dos tiros e da purga;
  • Trust: Aumenta a quantidade em que os outros status sobem nas interações.

Além dessas melhorias, em certos níveis elas liberam técnicas extras, que ficam marcadas lá no topo da tela a área “Next Skills”.

System

Somente nessa tela que é possível salvar o jogo, não existe save automático. Também dá pra carregar um outro save, deletar algum que você não queira mais ou voltar pra pro título do jogo.

Heart-To-Heart

Em vários pontos do jogo você tem umas conversas com a Poisonette chamadas “Heart-To-Heart“. São nesses momentos que você melhora os status do seu personagem, mas cada interação só tem 3 opções e só pode adquirir uma melhoria, mesmo que retorne na missão e faça a conversa novamente.

O que vai melhora é mostrado pelo símbolo logo no final de cada opção e precisa carregar toda a barra do status pra subir pro próximo nível.

Missões

Comandos no PlayStation 4

Os comandos não são difíceis, mas não tem como muda-los.
Existe 3 modos durante as missões:

  • Normal: o controle normal do personagem ele é mais rápido e tem uma visão mais ampla;
  • Shoot: modo de ataque, aqui você entra numa visão com uma mira. Personagem fica mais lento durante esse modo;
  • Purge: o modo purga, usado pra limpar o veneno que está no chão das missões.

Pra manter o modo de tiro e de purga tem que segurar o botão correspondente.

Essa tela com os comandos é a pausa durante as missões. Escolher Retry reinicia a missão atual, enquanto o Quit sai dela.

Modo Normal

Aqui é o controle padrão do personagem, aonde você consegue esquivar dos ataques com maior facilidade, como também interagir com o cenário. Em várias missões você encontra essas almas, interagir com elas pode ser necessário pra avançar na história.

Lá no topo direito da tela mostra a sua missão, no caso limpar 85% do veneno do estágio. Existem vários objetivos diferentes, basta acompanhar o que pede lá.

Outro ponto são os três círculos debaixo da foto da Bela. Eles representam as Poison Gems da missão, em todas as missões das Belas tem três delas e pegando todas você adquire o equipamento relacionado a ela no final da missão.

Em qualquer um dos três modos você pode prender a visão da câmera num dos inimigos, te facilitando o combate e também tem a esquiva, mas precisa se acostumar com os tempos dos ataques dos inimigos, muitas vezes eles te cercam.

Quando o ícone do rádio fica completo, você pode usar uma ataque forte de área, só é um pouco lento. Depois que usa-lo, ele carrega aos poucos durante a missão.

Aquelas três borboletas marcam as suas vidas. Quando o HP chega a zero, gasta automaticamente uma delas e recupera metade do seu HP máximo. Pra recarrega-las, precisa limpar muito veneno. Só toma cuidado que elas não recarregam depois da missão.

Tem também baús escondidos nos estágios, eles podem conter itens, dinheiro ou até uma das 3 Poison Gems da missão, então é bom sempre caçar eles.

Um detalhe final, todos os estágios tem um tempo limite, que é mostrado no lado do mini-mapa da missão, mas também não precisa se preocupar muito, o tempo geralmente é mais do que suficiente pra completar o estágio, mesmo os ultimos.

Modo Tiro

Usado para os combates, você tem uma visão traseira do personagem e usa a câmera pra mirar nos inimigos e atirar. Repare que durante os tiros aparece um “Break!“. Isso ocorre quando você causa dano suficiente pra passar aquela marca da barra de energia do inimigo. Nisso o inimigo cai, ficando vulnerável aos seus ataques.

Esses blocos são destrutíveis e podem esconder dinheiro ou novos Delirants, além que muitas vezes eles estão no seu caminho pra prosseguir na campanha.

Em muitos pontos das missões você fica trancado numa área e precisa completar uma missão pra conseguir avançar, seja derrotar uma certa quantidade de inimigos ou purgar uma quantidade de veneno que está na área.

Alguns inimigos maiores tem um ponto fraco que fica brilhando. Além de causa mais dano ao acerta-los, se conseguir destruir esse ponto, causa Break! nele, então abuse quando aparece um inimigo assim.

Outro detalhe que você pode trocar de arma a qualquer momento, o que será mais do que necessário enquanto você espera recarregar as suas outras armas.

Modo Purga

Essas são as poças de veneno que você encontra na missões. Passar por cima delas com o personagem principal causa dano nele. Existe três tipos de venenos:

  • Rosa: o mais básico deles, causa baixo dano ao passar por cima deles;
  • Vermelho: veneno mais potente, causa bastante dano ao passar por cima;
  • Roxo: causa dano igual ao Rosa, mas eles retornam depois de um tempo da purga.
quando a área fica amarela, indica que fechou a área com a ossada.

São nesses momentos que você aciona o Modo de Purga, deixando a sua ossada de lado e por um breve momento controlamos a Poisonette. Andando com ela por cima do veneno você marca ele e assim que liberar por conta o modo, todo o veneno marcado é limpo.

Caso você feche uma área indo e voltando até a ossada, tudo que está dentro daquele ponto é marcado e limpo. Caso um inimigo terrestre esteja no veneno quanto completar a purga, ele recebe dano e quanto maior a área purgada, maior o dano.

Só tome cuidado, por que tem tempo limite nesse modo e se ele esgotar e você não liberar o modo por conta própria, você perde toda a área que iria limpar, precisando fazer o procedimento de novo.

Outro detalhe é que se a Poisonette ou a ossada forem atacados, também sai do modo e perde a área que estava limpando. A purga não serve apenas pra causar dano e liberar caminho, mas também pra encontrar itens. Muito dinheiro e até uns baús estão escondidos no veneno.

Extras

Depois que você finaliza o jogo, ai sim você pode refazer as missões pra conseguir melhorar os status do personagem pelo “Heart-To-Heart“, assim como também tentar fazer os outros finais. Quais as condições eu deixo pra você descobrir e se matar um pouco no jogo aahaha

Troféus

Ufa, pelo menos esse eu não apanhei muito pra fazer a platina

O jogo em si não é muito difícil, só em alguns pontos que vem bastante inimigo e você precisa se adaptar a essas partes, mas nada absurdo também. Caso esteja jogando a versão do PS4, a lista de troféus também não é muito difícil, vai te prender um pouco no pós game, mas mas sabendo o que precisa fazer, é bem tranquilo. Os que vão te dar mais trabalho são:

TroféuDescrição
Delusional GrandeurConseguir todos os Delirantes pelo menos uma vez
Boodle of BellesConseguir todos os equipamentos das “Belas
Poisonette QuartetFazer o final secreto

Conclusão

Poison Control é bem gostoso pra aqueles que curtem jogos de tiro em terceira pessoa com uma pitada de RPG, não forçando na jogabilidade e a parte de purgar os veneno adiciona um ponto de estratégia interessante ao jogo, que foi mais isso que tinha me chamado a atenção no jogo pelos trailers lançados.

Se você gosta dos jogos da NIS, vai reparar algumas similaridades com o jogo “Penny Punching Princess“, tanto no humor clássico da empresa, como no esquema de batalhas de arena e outros detalhes do jogo, então se você já jogou ele, recomendo dar uma espiada nesse também.

Enquanto o jogo no geral roda sem nenhum problema, em alguns pontos muito específicos, aonde tinha muito inimigo e estava chovendo, teve uns lags na ação, mas também é algo muito pontual, não vai afetar a sua jogada na maior parte do jogo.