Review / Tutorial: Persona 5 Royal

Ola, aqui é o Pena e dessa vez venho com um jogo que está bem na minha linha de reviews, o Persona 5 Royal, versão com diversos extras do jogo original lançado em 2017 no ocidente.
A série spin-off faz parte da franquia “Shin Megami Tensei” (SMT como é mencionada pelos fãs) e desde o lançamento do 3º jogo do Persona, vem ganhando uma grande atenção até maior que a sua série principal.

Como eu já havia jogado a versão original, nesse review, além de comentar sobre o jogo em si, pretendo por alguns pontos que mudaram no jogo tentando evitar spoilers, mas é possível que saia um ou outro, já que como todo JRPG, temos uma grande quantidade de história aqui.
Como eu vou marcar o que é extra do Royal, é possível usar esse tutorial pra a versão base.

Concedido pra Review pelo parceiro Canal DaniloSouza84

Titulo: Persona 5 Royal
Produtora: Atlus
Distribuidora: Sega
Gênero: JRPG / simulação de vida
Plataformas: PlayStation 4
Mídia: Digital e Física
Textos: Inglês
Dublagem: Inglês e Japonês

História

Após ser acusado injustamente de um crime, nosso personagem principal (sem nome no jogo, coisa de praxe na franquia) é mandado para Tokyo enquanto dura o período de reabilitação dele.
Aqui, depois de alguns ocorridos, ele acaba entrando no mundo do cognitivo humano, aonde a verdadeira natureza de pessoas com desejos distorcidos ganham forma.

Agora, com o poder das Personas, ele e o grupo dos “Ladrões Fantasmas” invadem esse mundo para roubar o tesouro dos seus alvos, fazendo com que eles tenham uma mudança drástica de personalidade e façam com que se arrependam de todos os seus crimes.

Querendo ou não, como todo JRPG, a quantidade de clichês de animes aqui é enorme, mas não é uma coisa ruim, da pra aproveitar bem o desenvolvimento da história, mesmo que boa parte dos mistérios é estragado ANTES MESMO QUE OCORRAM, já que até um ponto do jogo, nosso silencioso protagonista está em interrogatório repassando tudo que aconteceu.
Como também era de se esperar, temos algumas mudanças na história, além da jogabilidade, claro, umas bem básicas, mas uma em especifico (que até é mostrado em alguns trailers, mas que eu não vou colocar aqui pra não estragar a diversão daqueles que ainda não viram sobre isso) muda drasticamente, além da inclusão de novos personagens na trama.

Propaganda básica do Persona 4 XD

Um ponto interessante a ser comentado é que, do Persona 3 até o 5 (até o momento, claro), todos os jogos ocorrem no mesmo universo e todos os dos jogos anteriores que não são RPG (como os Arenas, Dancing e “Q“) e desse fazem parte da história SIM, apesar de não terem um impacto direto na história desse Persona, são todos interligados, então alguns detalhes que ocorrem aqui, talvez você só vá entender se tiver jogado os anteriores (coisas pequenas, mas sutis).

Gráficos

Nosso amigo narigudo não podia estar fora do jogo

JRPG é sinônimo de anime, não tem como fugir, os gráficos deixam bem claro isso, tanto nos modelos 3D com uma arte totalmente no design dos animes, além de claro as cenas em desenho animado, umas muito bem feitas, dando uma imersão excelente ao que está ocorrendo no jogo.

Estragando a self dos NPCs em Shibuya

Aqui eles usaram o mesmo esquema dos outros jogos dos Personas atuais (contando a partir do 3º jogo), aonde boa parte dos cidadãos são genéricos justamente pra dar a impressão de indiferença quando você passa por eles (outro jogo que usa a mesma ideia é o “Dusk Diver“, que já fizemos o review dele aqui), enquanto os personagens com mais importância tem um destaque maior, dando mais valor pros detalhes deles.

Um dos Palácios dos jogo

Isso sem contar as explorações no “Metaverso” (o mundo do cognitivo humano), cada uma dos locais que você passa é mais doido que o outro, mas sempre ricos em detalhes e com uma variação enorme entre eles, variando os temas entre castelos, cassinos e até uma base espacial.

Áudio

Como a maioria dos jogos da franquia SMT, as musicas foram produzidas pelo Shoji Meguro, que também trabalhou em diversos outros jogos da Atlus, tais como Catherine: Full Body e alguns da série “Trauma Center“, então já da pra esperar musicas excelentes aqui, um dos pontos altos da franquia num geral.

Cada Persona segue um tema diferente nas musicas e aproveitando o tema de “ladrões”, eles usaram bastante musicas de Jazz e Soul, justamente pra dar aquele clima dos filmes de gangster antigos. No Royal eles até adicionaram um clube de Jazz só pra aproveitar o embalo.
Pra essa versão do jogo também foram adicionadas umas musicas extras, vou deixar uma das novas de batalha aqui:

música nova de batalha do jogo (a antiga continua também)

Na parte da dublagem, temos as versões americanas e japonesas.
Como um bom fã de anime, claro que eu deixei na versão japa (que no original era uma DLC extra, sendo nesse já inclusa no jogo direto).
Entre os dubladores do jogo, vale comentar dos seguintes:

  • Nana Mizuki: ela faz a voz da Ann Takamaki, trabalhou no anime “Cross Ange” fazendo a voz da principal Ange e do “Ira” nas animações da série “Fullmetal Alchemist”;
  • Jouji Nakata: ele faz a voz do Soujirou Sakura, dá voz ao “Giliath Osborne” da série Legend of Heroes e o Alucard nas animações de “Hellsing”;
  • Mamoru Miyano: ele dubla o Ryuji Sakamoto, também trabalhou no Fullmetal Panic fazendo a voz do Ling Yao, como também deu voz ao “cientista louco” da série Steins Gate, o Hououin Kyouma.

Um ponto que eu vou deixar de curiosidade aqui é que, o dublador dublador original do Igor, o mestre narigudo do Velvet Room, faleceu antes da produção do jogo original, precisando de um novo dublador pra ele.
O detalhe é que, até essa mudança de dublador foi utilizada para a trama do Persona 5.
Como foi utilizada? Só jogando pra entender haahahah

Jogabilidade

Vários personagens do jogo aparecem nas cenas BEM antes deles serem apresentados

O sistema do jogo é bem complexo e trabalhoso, cheio de regras tanto nas batalhas como na vida social. Aqui eu vou comentar a partir das regras BÁSICAS do jogo, muitas delas podem ser quebradas com certas técnicas adquiridas no jogo, mas isso eu não entrarei em detalhe pra não estragar as surpresas do jogo.
Também vale lembrar que muita coisa vai liberando aos poucos, então menus e outros detalhes mostrados são com as opções já acessíveis, mas claro que vai precisar avançar no jogo pra conseguir usufruir de tudo.

Thieves Guild

Primeira coisa que você vê ao iniciar o jogo

Como no Persona 4 Golden, aqui temos o sistema online de conexão dos jogadores.
Não é obrigatório usa-lo, mas há varias vantagens ao usar ele.

Pedindo aquela cola básica na aula, só num jogo de ladrões mesmo hahaha

Dentre todas as opções que temos nesse sistema online, temos:

  • Verificação de ações tomadas pelos jogadores no dia;
  • Ver respostas de algumas perguntas durante as aulas;
  • Salvar um personagem que foi tomado como refém;
  • Uso do novo sistema de fusão.

Dificuldades

Tente no mais difícil, eu fugi hahaahah

Logo no inicio do jogo você pode escolher qual nível de dificuldade você quer apanhar jogar.
Isso não afeta a história e pode ser alterado a qualquer momento no jogo, dai vai da sua vontade de peitar um desafio.

Menu

Menu completo, de uma passeada nele, é todo animado

Como todo RPG que se presa, o menu é uma das partes mais importantes do jogo.
Com tudo liberado, você terá as seguintes opções:

  • Skill: Acessa as skills utilizáveis fora da batalha;
  • Item: Acessa todo o inventário, podendo usar os itens;
  • Equip: Acesso ao menu de equipamentos dos personagens;
  • Persona: Acesso ao menu de Personas do Joker;
  • Stats: Acesso ao menu de status dos seus personagens;
  • Confidant: Acesso a lista de todos os parceiros do Joker;
  • Requests: Mostra todos os pedidos do site dos ladrões;
  • Calendar: Acesso ao calendário do jogo;
  • System: Acesso ao menu de sistema;
  • Thieves Den: Acesso ao novo sistema de desafios do jogo (esse será explicado no extras)

Skill

Aqui não tem muito segredo, já que você só consegue ver as técnicas de cura que ficam acessíveis fora da batalha, podendo escolher qual usar pra se preparar pra as próximas batalhas.

Item

Aqui você pode verificar todo o seu inventário, usar itens de cura e outros itens, tais como as cartas de skill e ver os seus itens chave.
Alguns itens de cura não são utilizáveis por esse menu, isso eu comentarei no ponto correto.

Um detalhe das cartas de Skills é que elas só são utilizáveis nas Personas do Joker, ao selecionar uma delas, você vai pra um sub-menu mostrando as Personas que ele tem no momento e qual receberá a nova técnica.

Equip

Aqui você acerta os equipamentos dos seus personagens. Cada um deles pode equipar, na sequencia:

  1. Uma arma de curto alcance;
  2. Uma arma de longo alcance;
  3. Um protetor (armadura);
  4. Um acessório;
  5. Um roupa (isso muda o visual do personagem)

Vale lembrar que cada personagem tem seus próprios equipamentos para ataque e os protetores são divididos entre masculinos, femininos, unissex e para gato (do Morgana).

Extra do Royal: Agora os acessórios tem skills, tanto de ataque, suporte e cura, da pra variar um pouco o uso dos outros personagens agora com isso, aumentando a estratégia.

Persona

Nesse ponto você acessa as diversas Personas que o Joker tem com ele no momento.
Você pode escolher qual delas ficara equipada no inicio da batalha e também ordenar as skills delas.
As Personas dos outros personagens não são acessíveis aqui, somente no sub-menu Stats.

Vale lembrar que, ao contrário dos outros personagens que só tem uma Persona, Joker pode usar diversas e cada uma delas tem um nível e status próprios, o que vai variar todos os seus status dependendo de qual delas estiver equipado.

Stats

Aqui você tem acesso a todos os seus personagens do grupo, podendo:

  • Ver os status deles;
  • Acertar as táticas de cada um deles;
  • Ver quais “Show Times” estão liberados;
  • O nível de “Baton Pass” de cada personagem;
  • O nível de “Techinical” geral do grupo.

Além disso, você também consegue ver os níveis atuais dos status sociais do Joker.
Nessa parte também você organiza o seu time para as batalhas.

Cofidant

Aqui é só do começo, não ia delatar os “comparsas” do Joker né XD

Confidants é o “Social Link” do Persona 5.
Aqui você pode ver a lista de todas as amizades liberadas e quais habilidades já foram liberadas pra cada um deles.
Mais detalhes sobre isso eu vou explicar na parte de Confidants na sessão da “Vida Social”.

Requests

Aqui você consegue verificar todos os pedidos de roubar o coração recebidos, com aqueles já completos e os em aberto.
Os que ainda não tem todas as informações, mostram o que você precisa pra avançar neles.

Calendar

Aqui você tem acesso ao calendário do jogo, com todas as datas comemorativas, provas e outros eventos previsíveis do jogo.
Conforme avança no jogo, mostra outros detalhes, como dia limite pra terminar uma parte da história e os lugares que você pode trabalhar de meio período.

System

Entre algumas vezes na parte de load, tem uma cena aleatória engraçada lá XD

Aqui você pode ver um resumo da história, rever todos os tutoriais do jogo, alterar as configurações do jogo, salvar e carregar o seu progresso, além de retornar para a tela titulo.
Vale lembrar que você pode salvar a qualquer momento durante os períodos da vida social que não seja uma cena de história ou interação, mas durante as explorações você só consegue salvar em pontos específicos.

Vida Social

A partir do Persona 3, foi introduzido o sistema de vida social na série, algo que fez com que a série estourasse a ganhasse uma popularidade maior que a série principal do SMT.

Nele você passara os dias como um estudante japonês e terá diversas interações com os outros personagens, além das atividades que você pode realizar na cidade mais agitada do Japão: TOKYO.

Essa é uma das partes mais trabalhosas do jogo, junto com os Confidants.

Um dos pontos mais importantes é evoluir as características sociais do Joker, que vai permitir diversas ações no decorrer do jogo.
Pra melhorar essas características, você vai precisar realizar várias ações, como trabalhar, estudar, fazer exercícios e até jogar videogame XD

“Dentro dum jogo jogando um jogo”
Inception: temos que ir mais fundo XD

Você vai precisar melhorar essas características para conseguir avançar em vários pontos do jogo, então não negligencie isso.
Vale lembrar que a maioria das ações faz com que o tempo passe, algumas só podem ser realizadas na parte da tarde e outras só no período noturno, dai você precisa planejar bem o que pretende fazer.

Ganhar 100 mil ienes na loteria enquanto estamos na época de pólen

Outro ponto que vale lembrar é que, o clima do jogo varia, podendo chover e nevar e isso afeta diretamente o que ocorre nele.
Alguns personagens não ficam disponíveis pra interagir, como também afeta o quanto você ganha de de status com algumas ações do jogo.
Um exemplo disso é se você estudar enquanto chove, ganha 1 ponto extra de conhecimento.

IM

Vida social na atualidade depende das mensagens instantâneas

Seu smartphone tem um aplicativo de mensagens, aonde diversas partes da história desenrola.
Nele você também tem acesso as 50 ultimas conversas e ver quando algum dos seus amigos querem te encontrara.

Copiando a realidade, as empresas também te chamam pra trabalhar, nada de sossego pro peão

Extra do Royal: Além das conversas normais, agora os trabalhos também mandam mensagem pra você nos dias que dão mais bônus, mas não todas as vezes.

Lojas

Running Dead“, “Guy McVer” e “The X Folders” ?!?!?!?!
Fugindo dos direitos autorais como os ladrões que são ahahahahaha

Como o jogo passa em Tokyo, é claro que a quantidade de lojas e estabelecimentos é enorme, então não vou entrar em detalhes de CADA loja, somente das mais importantes.

“Olaaaaaa enfermeira”

A enfermeira vai vender itens de cura pra você, essenciais para as explorações do Metaverse, claro que vai demorar pra liberar tudo.
Além de itens de cura, ela vende alguns acessórios, mas ela não compra nenhum item seu.

Aqui você consegue vender os seus contrabandos espólios do Metaverse

Na loja de modelos você tem acesso a diversos equipamentos e aqui é o único lugar do jogo que é possível vender os seus itens, então essa será a loja mais acessada na sua partida

Cada sessão é separada por equipamento, dando pra comparar o que está equipado com o que tem liberado na loja.

Essa parte vale comentar separado, já que muda um pouco.
As “armas de fogo” dos personagens podem receber customizações depois de um certo ponto do jogo.
Pra identificar se a arma já foi customizada, basta ver se o desenho dela está vermelho ou verde. O primeiro é a versão normal, enquanto a segunda é a customizada

Extra do Royal: Agora é possível adicionar efeitos de status negativos nas armas, mas elas reduzem o dano da arma e corta pela metade a quantidade de balas da arma.

Trabalhos

Um simulador de vida social japonês não podia faltar os “Baitos” (trabalho de meio período).
Pra alguns você vai precisar de algum requerimento para poder trabalhar neles, como ter um certo nível de “charm“.

Cada trabalho tem uma data especial que dá mais bônus, tanto no salário como nas características sociais, então vale lembrar delas pra valer a pena o período.

Confidants

Outro dos pontos mais importantes do jogo, os Confidants.
Você vai precisar formar varias amizades durante a campanha para conseguir diversos bônus (e até conseguir o melhor final do jogo).

Ganhando uns pontos com a enfermeira punk, que combinação XD

Basicamente, você precisa passar um tempo com cada um dos personagens nos seus dias disponíveis e responder corretamente as interações pra ganhar pontos com eles e subir o seu nível de amizade.

Isso facilita muito na hora de decidir o que fazer no dia

Como cada Confidant é ligada a uma das arcanas, se você tiver uma Persona no seu inventário durante a interação, ganha mais pontos.
Nem sempre irá subir de nível durante uma interação, da pra saber se vai subir ou não olhando no menu de navegação da cidade.

  • Se tiver um “UP” e a carta estiver azul, a próxima interação sobe de nível;
  • Se a carta estiver apenas em azul, só ganha pontos de amizade;
  • Se a carta estiver cinza, você não pode interagir com o personagem devido a algum motivo;
  • Se tiver o “Max” em amarelo, aquela amizade já está no nível máximo, pode passar tempo com ele, mas não ganha nada extra.
Tem que aguentar o tranco pra continuar a amizade com ela, mas tem piores hahaha

Certas amizades você vai precisar de algum nível especifico das suas características sociais para avançar na história dela, como algumas outras você precisa realizar uma missão extra ou até avançar na história geral do jogo pra que ocorra algum evento lá pra liberar a continuação.

Chamar um vendedor de armar suspeito pro planetário?
Mas é claro, o que pode dar errado XD

Quando a interação não sobe de nível, é possível dar presentes pro personagem ou até convidar pra um local novo pra ganhar mais pontos.

Se não levar o companheiro pra nenhum lugar, também é possível presenteá-lo com alguma coisa pra ganhar uns pontos extras com ele.

O sistema de social link da série melhora a cada jogo. Enquanto no 4 os personagens do eu grupo recebiam habilidades extras ao subir o nível de amizade, aqui no 5 os seus amigos, tantos os do grupo como os NPCs, liberam técnicas extras para o Joker.
Boa parte dos modos de quebrar regras do jogo vem dessas habilidades, mas claro que eu não vou falar quais são.

Agora eles ligam pra você depois de passar um tempo contigo

Extra do Royal: agora, após subir um nível de amizade, os personagens ligam pra você e tem uma resposta que ganha pontos com eles (isso por que agora o tempo é mais escasso ainda).

Criar Ferramentas

Todo ladrão tem as suas ferramentas de trabalho

No quarto (e posteriormente em outro local em algumas situações) você pode criar ferramentas pra facilitar as suas explorações no Metaverse.
Sempre leve alguns “lockpick” pra não deixar passar um tesouro com baú trancado.
A quantidade de ferramenta que pode fazer por vez depende da característica social “Proficiency” e se você leu algo sobre isso também.

Mini Games

Pode chover, mas não perco a chance de pescar XD

Persona 5 tem alguns mini games pra passar o tempo (literalmente ahahaha)
Além de melhorar características do Joker e dos seus companheiros, temos prêmios.

Pesca


Um deles é a pesca. Aqui você escolhe uma isca, que é especifica pra cada tamanho de peixe, e tenta pegar os melhores para trocar os pontos por itens.
Quando o peixe morde a isca, você precisa puxar ele enquanto mantém o indicador dentro da barra vermelha. Se os números dos lados chegar a zero, você perde o peixe.

Baseball

Aqui você precisa rebater a bola e tentar acertar o alvo.
Pra isso, você tem que posicionar o bastão na trajetória da bola e apertar o botão no momento certo.
Dependendo do horário jogado, o valor muda e a quantidade de rebatidas também.

Dardos (Extra do Royal)

Novidade no Royal, agora você pode jogar dardos com os seus camaradas.
Existem 3 desafios:

  • Amador: 301 pontos
  • Intermediário: 501 pontos
  • Veterano: 701 pontos

Cada jogada tem 5 rodadas, sendo 3 do Joker e 2 do seu parceiro e precisa fazer EXATAMENTE a quantidade de pontos do desafio.
Pra jogar, você vai usar o sensor de movimento do controle, ajustar aonde quer tentar acertar e fazer o movimento de jogada com o controle (só por favor, não jogue o controle junto hahaha)

O bônus aqui subir o nível de “Baton Pass” dos personagens (explicado na parte de batalhas), além de pontos de características sociais e amizade dos participantes.

Passatempos

Jogar um retro game sempre vêm bem

Além doas afazeres estudantis e mini games, tem vários modos de passar o tempo no jogo e ganhar pontos nas características sociais, entre elas:

  • Jogar videogame;
  • Assistir filme;
  • Treinar na academia ou em casa;
  • Meditar no templo (extra do Royal);
  • Ir no café das empregadas, entre outros.
Jazz realmente muda as pessoas

Extra do Royal: um dos pontos novos do Royal é o clube de Jazz, aqui você melhora a amizade com um dos personagens e quem te acompanha ganha bônus.
Esses bônus varia do dia, podendo ser melhorias nos status, aprender uma skill nova e até subir de nível.

“Siiiide pocket” XD

Extra do Royal: Além do clube de Jazz, também da pra jogar sinuca com os seus amigos. Você ganha pontos de amizade e características sociais e se tiver aprendido técnicas novas de sinuca, melhora o rank geral de “Technical” do grupo (explicado na parte de batalha).

Lavanderia
Roupa tão suja que você nem consegue identificar elas XD

Durante as explorações você vai encontrar algumas roupas tão sujas que não da nem pra saber os seus atributos. É assim o sistema de identificar item no Persona 5, pondo elas pra lavar XD

Extra do Royal: você também pode vender as roupas sujas numa loja de roupas de segunda mão (só compra esse tipo de item) e recebe pontos, podendo trocar por outros recompensas

Passeio com os Gêmeos (Extra do Royal)

Como ocorreu no Persona 3 e 4, os moradores do Velvet Room tem curiosidade de ver o mundo real e sempre que sai uma versão nova do jogo, eles dão um jeito de escapulir e passear.
Você recebe alguns prêmios por mostrar os locais as duas, mas o que vale mais a pena são as conversas, desde as saídas da Elizabeth no Persona 3, essas partes são muito hilárias.

Esconderijo

O seu esconderijo muda conforme avança no jogo

O ponto que vai dividir a sua vida de estudante com a de ladrão de corações.
Aqui você decide se vai invadir um Palácio (dungeon do alvo atual) ou o Mementos (dungeon com design aleatório).
Também é possível verificar todos os seus pedidos (que você recebe ao avançar a história) e conversar com o seu grupo para ver o que precisa fazer.
Vale lembrar que, caso você vá para o Metaverse, não é possível realizar nenhuma ação que precise sair de casa durante a parte da noite devido ao cansaço dos personagens.

Outro ponto é que, alguns pedidos precisam de uma investigação antes de ficar disponível no Mementos, tendo que rodar a cidade pra descobrir informações sobre os seus alvos.
Caso você já tenha encontrado o tesouro do seu alvo, é a partir daqui que será mandado o cartão de aviso pra ele, ativando a sequencia final do Palácio no dia seguinte.

Velvet Room

Persona sem essa sala não é Persona

No mundo entre a realidade e o subconsciente humano está o Velvet Room, um local aonde os usuários de Persona tem acesso a diversas opções para ajudar na suas campanhas. Você consegue acessar essa área tanto no mundo real como durante as explorações do Metaverse.

Menu inicial do Velvet Room

No Persona 5 temos as seguintes opções:

  • Fusões de Personas;
  • Melhoria das Personas;
  • Transformar uma Persona em item;
  • Treinar uma Persona;
  • Registrar novas Personas e convocar alguma já registrada.

Fusão

Menu completo das fusões

A parte mais importante na evolução do Joker é a fusão de Personas.
Enquanto os outros personagens tem seu level e status atreladas a suas respectivas Personas, Joker tem um funcionamento diferente, já que ele pode trocar entre várias.

Sua primeira Persona de muitas que virão

Cada Persona do Joker tem o seu nível próprio e status diferentes, além das técnicas que eles levam, tornando o principal do jogo o mais versátil dentro das batalhas.

Menu ainda inicial das fusões com mais de 2 Personas

Dentro da parte de fusão temos:

  • Fusão Normal: Funde 2 Personas;
  • Fusão Avançada: Funde 3 ou mais Personas seguindo uma “receita”;
  • Fusão por Resultado: Já mostra a Persona resultante e quais serão utilizada;
  • Fusão por rede: Usa uma Persona de algum jogador online na fusão.
Regra de ouro da série: só pode ter 8 skills, nada além disso

Em qualquer uma das opções de fusão, você consegue ver quais das Skills podem ser transferidas para a nova Persona.
Além disso, dependendo do nível de amizade que você tem com os Confidants, elas recebem bônus de experiência, podendo subir vários níveis assim que sai da fusão.

Vale lembrar que você não pode criar uma Persona que esteja num nível superior BASE (não depois de receber os bônus da fusão) que o Joker está, então não é possível criar uma de nível 20 se você está no nível 19 (tem como burlar isso, mas vou deixar o jogador descobrir como hahaha).

Novo sistema de “peculiaridades

Extras do Royal: Na parte de fusão, temos algumas adições nessa versão do jogo.
Agora as Personas tem peculiaridades (traits), que são skills novas que dão apoio ao tipo de uso delas. Os efeitos são variados, como gastar menos SP em magias, durar mais tempo os efeitos de técnicas de apoio, entre outras. Elas são transferíveis também e dependendo da combinação, pode aparecer peculiaridades extras.

Outro detalhe é da “Fusão de Rede” (Network Fusion), as vezes você consegue skills extras que só aparecem durante essa fusão, mas em compensação só é possível usar ela apenas 1 vez no dia do jogo.

Melhorar as Personas

Não há ganho sem sacrifício, bem, nesse caso é literal hahahaha

Essa parte é mais simples, você vai selecionar uma Persona que deseja melhorar e uma que será utilizada como sacrifício. Claro que a Persona sacrificada é perdida, mas se ela for da mesma arcana que a que vai receber, ganha bônus de experiência.

Também uma das skills do sacrifício pode ser aprendidas aleatoriamente pela que recebeu o poder, mas algumas Personas não conseguem utilizar umas skills especificas, geralmente do elemento oposto ao base dela (um de gelo normalmente não aprende magias de fogo).

Transformar em item

Vários equipamentos só aparecem aqui

Nessa opção você transforma uma das suas Personas num item.
Cada Persona tem um item próprio e várias armas são são encontradas usando essa opção.
Além do óbvio sacrifício da Persona selecionada, você vai precisar um catalisador pra essa transformação, dai qual é o item depende do resultado.

Treino

Aqui você vai deixar uma das suas Personas por alguns dias (contatos do jogo) para ela aprender uma skill de resistência aleatória e melhorar os parâmetros dela.
Enquanto ela estiver no confinamento, você não consegue utiliza-la em batalha e fica ocupando um espaço do seu limite de Personas.

Atenção: Não deixe elas por muito tempo, senão você pode perder ela sem receber nenhum benefício do treino.

Extra do Royal: agora você pode queimar incensos pra ajudar no desenvolvimento dos parâmetros da Persona, também demora uns dias pra o efeito fixar

Registro / Convocação

Toda vez que você adquire uma Persona nova, ela é automaticamente registrada no sistema do seu save, mas você pode entrar na parte de Registro e atualizar com uma outra versão se tiver qualquer mudança nela, como aprender uma nova skill ou subir de nível.

Registro das suas Personas

Também é possível convocar qualquer Persona já registrada pagando uma taxa pra isso. Claro, quanto mais forte ela estiver no registro, mais caro é.
Um pouco aqui, é que se você pegou algum pacote de DLC das Personas, elas aparecem em amarelo e a primeira convocação é gratuita.

Alarme de Fusão (Extra do Royal)

Nessa hora o Velvet Room fica todo vermelho com as luzes dos alarmes

Depois de um ponto do jogo, aleatoriamente ocorrerá um alarme no Velvet Room, é avisado isso durante a exploração quando ativa ele.
Enquanto o alarme estiver ativado (você pode desativar manualmente com as gêmeas), as seguintes mudanças ocorrem:

  • Fusões recebem pontos extras nos parâmetros;
  • Nas melhorais a quantidade de exp é aumentada drasticamente;
  • Os itens que as Personas são transformadas são diferentes, a maioria uma versão melhor do item original dela;
  • Ao aplicar incenso no treino, o efeito é duplicado.
Nenhum processo é sem 100% seguro, pode ocorrer falhas

Mas claro que nem tudo é vantagem no alarme.
As chances de ocorrer um erro no processo é bem maior e depois da primeir a vez é quase 100% de chance que o mesmo processo falhe.
Quando isso ocorrer, as gêmeas te chutam do Velvet Room pra consertar os equipamentos e o alarme é desativado automaticamente.

Trial Battles (Extra do Royal)

Outra novidade sãos essas batalhas de desafio.
Aqui você participara de umas batalhas pre-programadas com o objetivo de acumular pontos para conseguir recompensas.

Os multiplicadores dos pontos variam de cada batalha, tais como usar magias de trovão ou usar um personagem especifico na batalha, e cada premio só é adquirivel pela primeira vez.
Vale lembrar que somente a primeira sequencia de desafios é gratuita, os outros são de DLCs pagas, adquiridas na PSN.

Metaverse

Toda a ação do jogo ocorre no mundo do subconsciente humano e existem duas regiões que você acessará, os Palácios e o Mementos.

Palácios

Os Palácios são as dungeons principais do jogo, aonde você invade para roubar o tesouro do seu alvo e assim mudar as perspectivas deles.

Ao contrário do Persona 3 e 4, em que tirando uns pontos específicos, em que as dungeons tinham designs aleatórios, todos os Palácios tem um layout fixo e você precisa chegar até o fim dele antes da data limite pra prosseguir na história.
A data limite fica no topo direito da tela quando estiver num ponto da história que tenha a invasão de algum Palácio.

Vale alertar que em alguns pontos do jogo você não consegue chegar até o fim deles numa única jogada, geralmente por algum motivo da história terá que retornar depois de chegar num certo ponto deles.

Agora você pode se esconder dos inimigos e ataca-los de surpresa, facilitando a sua vida nas batalhas. Caso algum inimigo te veja, além de correr atrás de você, soa o alarme e sobe a porcentagem de alerta.
Quanto maior a porcentagem, mais chances dos inimigos tem de te encontrar e ao entrar em batalha, tem chance de ter mais batalhas em sequencia.

A técnica “Terceiro Olho” é extremamente útil

Ao segurar o botão do Terceiro Olho, além de mostrar a porcentagem de alarme do Palácio, qualquer item que de pra interagir é mostrado na tela (isso também funciona no mundo real, mostrando as lojas e outros detalhes).

Inimigos com aura vermelha são os mais fortes da região

Se usar o Terceiro Olho quando tiver um inimigo na tela, ele mostra uma luz colorida neles, sendo que cada cor representa:

  • Azul: Seus personagens são mais fortes que os inimigos dessa batalha;
  • Amarelo: Os inimigos estão em pé de igualdade com os seus personagens;
  • Vermelho: Os inimigos são mais fortes que os seus personagens;
  • Verde: Depois que libera uma técnica especifica, qualquer inimigo com essa cor de luz pode ser derrotar automaticamente apenas correndo em direção deles.
Um monstro tesouro aparecendo

Vários objetos nos Palácios podem ser destruídos e alguns deles contem itens ou até mesmo uns inimigos conhecido como “Monstros Tesouros”, sendo esses mais raros, dando bastante dinheiro, exp e tendo utilidades extras nas fusões.

Claro que não faltaria baús de tesouro no jogo

Esses baús dourados estão trancados, dai entra o uso das ferramentas que você monta no seu quarto. Uma delas é pra abrir esses baús.
Também temos itens como bomba de fumaça pra fugir dos inimigos e até um de fuga do Palácio.

Durante as explorações você encontrará salas em que os personagens estão seguros.
Esses são as “safe room”, aonde além de ser o local aonde você pode salvar, também pode conversar com o pessoal do seu grupo pra relembrar o que precisa fazer.
Alguns itens só são utilizáveis nessas salas, então se tiver precisando, volte numa delas pra se curar.

Mapa pra não ficar perdido

Conforme avança, o seu mapa vai completando, marcando qualquer baú não aberto e os pontos de save, portas e outros detalhes também.
Quando você está numa “safe room”, também da pra ir direto pra qualquer outra safe room ou pra o começo do Palácio usando o mapa

Extra do Royal: Foram acrescentadas novas áreas nos Palácios e uma delas são salas com essas “Will Seed”. Cada Palácio tem 3 delas e ao encontrar todas, você recebe um acessório novo.

Extra do Royal: Agora também tem uma corda com gancho usada pra alcançar pontos novos nos Palácios. Sempre que estiver perto de um local, um som peculiar é tocado e a mão do Joker começa a brilhar, dai ao encontrar o ponto certo (que também é mostrado com o Terceiro Olho), basta apertar o botão mostrado pra ativar.

Chegar na sala sala do Tesouro, a rota de infiltração é completa e permite enviar o cartão de aviso para o alvo e assim concluir o objetivo do momento.
Vale lembrar que, assim que você derrotar o chefe do Palácio, o memso é destruido e ficando indisponivel, então não esqueça de vasculhar bem tudo pra não perder nenhum item.

Sempre que sair do Palácio, tem um log do que foi realizado lá, mais pra relembrar o que já foi feito e ter noção do que falta.

Mementos

Enquanto os Palácios são as dungeons principais dos alvos da história do jogo, Mementos é uma dungeon geral, usada pra completar as missões de “pedidos” que você vai recebendo durante o jogo. Aqui ele segue o esquema das dungeons dos Persona 3 e 4, tudo totalmente aleatório.

Clima afeta o que ocorre em Mementos

Enquanto na vida social o clima afeta algumas ações que você faz no jogo, ir pra Mementos num dia de chuva ou outro clima tem efeitos em como desenrola a exploração.
Num dia de “alarme de pólen”, por exemplo, faz com que você encontre inimigos dormindo na dungeon.

Um detalhe durante a exploração, não demore muito em cada andar, sentão aparece o “Reaper”, um dos monstros mais dificeis do jogo. Até perto do final do jogo é impossivel derrotar ele pelo nivel alto dele, então se ouvir barulho de correntes, foge logo do andar.

Algumas das missões são obrigatórias, mas a maioria é complemente opcional, rendendo um pouco de interação extra entre os personagens e recompensas, como equipamentos e até uns itens necessários pra desbloquear a fusão de algumas Personas.

Parada pra descançar

Que nem nos Palácios, você só consegue salvar nos pontos de descanço.
Só que como Mementos é uma dungeon enorme, o uso desses pontos de descanço pra acesso rápido aos diversos pontos dela é algo essencial pra econimizar tempo e esforço

Enquanto os Palácios são momentâneas na história, Mementos você pode acessar em qualquer momento do jogo após liberar o seu acesso, mas os andares mais profundos (e com inimigos mais fortes) só vai liberando conforme avança na história.
Basicamente é aqui que você vai usar pra evoluir os seus personagens, tem mais detalhe relativo a ela na história, mas claro que eu não vou explicar aqui né, spoiler não rola.

Ao sair de Mementos, também tem um log de tudo que foi feito lá pra controle do jogador.

Jose vai te ajudar bastante com os itens e mudança de Mementos

Extra do Royal: Agora quando você insvetiga Mementos, tem a chance de encontra com Jose, um ser que parece um garoto.
Ele vai te vender itens em troca de flores que você encontra na exploração de Mementos e mudar o funcionamento daqui, aumentando a quantidade de itens encontrados, como também a quantidade de exp e dinheiro recebido nas batalhas, esses trocando pelas estampas que você vai encontrar em pontos específicos (mas ainda assim aleatórios) da dungeon.
Vale lembrar que, enquanto as estampas continuam no seu inventário, ao sair de Mementos, todas as flores não usadas são perdidas.

Outro detalhe do Jose, caso você tenha adquirido o acessório do “Will Seed” e ter terminado o Palácio respectivo, ao falar com ele, ele melhora o acessório.

Batalhas

O que seria um JRPG sem as batalhas né?
As batalhas aqui são por turno e, apesar de não serem tão difíceis, algumas vão precisar de uma boa estratégia, já que tem bastante coisa aqui.
Os comandos básicos são:

  • Attack: Ataca o inimigo com ataque físico de curto alcance;
  • Item: Acessa o menu de itens consumíveis;
  • Guard: Diminui o dano recebido enquanto estiver defendendo;
  • Persona: Acessa as skills das suas Personas;
  • Order: Muda as táticas do seu grupo;
  • Gun: Usa a arma de fogo dos personagens;
  • Baton Pass: Passa o turno pra outro personagem.

Da pra saber quem é o próximo a atacar, mas não a sequencia completa, mas isso já ajuda na hora de decidir os ataques.

Persona

Aqui você acessar as skills da sua Persona.
Enquanto as magias usam SP, as técnicas de ataque físico usam HP, então tome cuidado na hora de escolher o que vai usar.

Detalhe pro Joker, como ele é o único que pode usar mais de uma Persona, você pode trocar elas durante a batalha, mas apenas 1 vez por turno. Vale lembrar que cada Persona tem suas características, então tenha isso em mente na hora de montar a estratégia.

Item

O menu de item não tem segredo, você tem acesso a qualquer item consumível do seu inventário direto daqui, tendo itens de cura, suporte e ataque.

Gun

Os ataques com as armas de fogo variam pra cada personagem, umas sendo até com tiros aleatórios entre todos os alvos, mas em cada batalha você só tem 1 pente de balas, podendo gastar todo ele numa única sequencia de tiros no mesmo inimigo ou variando entre os alvos.
Sempre que terminar uma batalha, as balas são recarregadas, mas não tem como recarregar dentro das batalhas.

Extra do Royal: como comentei na parte de customização, agora você pode modificar as armas pra causarem efeitos negativos, ajuda bastante em vários pontos isso, já que a maioria dos inimigos são suscetível aos status.

Order
Menu só fica completo assim depois de conseguir umas técnicas.

Aqui você acessa as parte de estratégias, podendo mudar como os personagens agem ou até fugir de batalhas normais.
A opção “Party” é uma que só aparece depois de aprender uma técnica e serve pra trocar os personagens dentro da batalha.

As características do inimigos vão aparecendo conforme testa os ataques neles.

Em Analysis (ou apertando o L1) você consegue ver as fraquezas e defesas do inimigo.
O menu fica mais completo ao avançar na história e aprender novas técnicas.

Você pode deixar os personagens no automático, mas isso não é nem um pouco recomendado

Em Tactics você pode trocar como os seus personagens agem, tem algumas taticas pra a AI, mas é mais do que recomendando deixar todos os personagens no manual (quem jogou o Persona 3 original sabe a dor de cabeça de só poder controlar o principal…)

Sistema de fraquezas
Sempre tente acertar o ponto fraco dos inimigos.

Um dos pontos da série dentro das batalhas é o sistema de fraquezas.
Caso você acerte o ponto fraco do inimigo, aparece o “weak”, derrubando o inimigo e dando um ataque extra pro personagem (ou inimigo, já que seus personagens também tem fraquezas), é que contado como “1 more“.

Durante o “1 more“, o personagem pode optar por atacar novamente ou “passar o bastão” (Baton Pass) pra outro personagem do grupo.

Caso permita que outro personagem use essa oportunidade, ele recebe bônus de ataque e se também conseguir ativar o “1 more” novamente, pode passar o turno pra outro personagem, mas não pra que já passou o turno. Se conseguir fazer isso até chegar no 4 personagem, as skills dele não gasta SP / HP.
Vale lembrar que não adianta acertar a fraqueza de um inimigo que já está caído, isso não ativa o “1 more“. Ataques físicos tem chance de causar critico e se isso ocorrer, também derruba o inimigo, mesmo que não tenha acertado uma fraqueza.

Extra do Royal: Agora, ao passar o bastão, dependendo do nível dele, o personagem que recebe o turno também recupera HP e SP

Technical é coisa extra do Royal

Extra do Royal: caso o inimigo esteja sofrendo com algum status negativo, como paralisia, é possível acertar um “technical” dependendo do status (cada status tem um modo diferente).
Além de causarem mais dano, tem chance de derrubar o inimigo e essa chance é maior dependendo do nível técnico do grupo (jogar bilhar no bar nunca foi tão importante assim XD)

Também tem o “Assist”, que ao apertar o R1, o jogo automaticamente procura um ataque que possa acertar a fraqueza ou technical no inimigo, bom pra aqueles que ainda não estão acostumados com o sistema do jogo.l

Hold on

Caso você consiga derrubar todos os inimigos da batalha, entra no modo “Hold On”, aonde os seus personagens rendem os inimigos.
Aqui Persona 5 retorna as sua raízes de SMT, aonde você entra em negociação com os inimigos.

Nas negociações você pode:

  • Adquirir o inimigo como uma nova Persona;
  • Receber dinheiro;
  • Receber itens.

Leve em consideração que não é garantido, já que como toda negociação, pode falhar, mas aqui é bem mais tranquilo do que nos SMTs normais, pode ter certeza.

Tem limite de Personas

Caso tenha conseguido uma nova Persona na negociação, mas esteja com o limite cheio, precisa descartar uma Persona do seu estoque ou a que você conseguiu.

Extra do Royal: agora se você vencer uma negociação com um inimigo que você já tem a Persona, em vez deles irem embora te dando um item, eles adicionam exp para a Persona correspondente.

Mas se você não quer negociar, só quer descer a porrada, pode decidir usar o “All Out Attack”, aonde os personagens atacam todos os inimigos, causando um alto dano, mas tirando o status de “down” deles caso não termine a batalha com esse ataque.
Terminar batalhas assim também rendem mais dinheiro e exp, enquanto realizar uma negociação você não vai receber dinheiro caso não tenha derrotado nenhum inimigo durante essa batalha.

Extra do Royal: entre os inimigos normais, as vezes apareceram uns com uma aura roxa, conhecidos como “Disaster Shadow”.
Esses inimigos não atacam normalmente, mas ao receber um ataque, eles contra-atacam.
Ao derrotar um deles, além de receber um item garantido (geralmente raros), eles explodem e causam um bom dano nos outros inimigos da batalha.

Extras

Como foi comentado no começo do artigo, Persona 5 Royal é a versão completa em comparação a sua versão “baunilha” (“vanilla” em inglês, termo usado pra especificar a versão base dum jogo que recebeu um lançamento posterior com extras) e ele veio com várias adições, bem mais se você compara a versão “The Golden” do Persona 4 do Vita (que recebeu um port recente pra PC).
Boa parte deles eu já falei durante a parte de jogabilidade, mas eu vou colocar separado a parte do “Thieves Den” aqui, além de uma lista completa de todas as adições.

Capitulo Extra

Os requerimentos pra chegar no final do jogo mudaram um pouco em comparação ao jogo original e depois da ultima batalha, tem um capitulo extra, aonde FINALMENTE a personagem nova entra no seu grupo (sim, ela fica a campanha inteira só conversando em alguns pontos).

Temos até mesmo meme dentro do jogo XD

Aqui, além do óbvio de ter um novo Palácio, temos também o acesso a certas Personas que só são liberadas nesse momento do jogo.
Pra aqueles que gostam de tirar print do jogo, segue um balde de água fria:
Enquanto o conteúdo original é possível usar o share do PS4 normalmente (algo que era totalmente bloqueado no original), ao chegar no capitulo extra, a opção é bloqueada novamente.

Essa nova parte é razoavelmente grande, já que além do novo Palácio, também libera uma parte nova do Mementos e uns novos pedidos, além das 3ª versão das Personas do seu grupo.

Thieves Den

Após liberada, é possível acessa-la do menu dentro do jogo ou mesmo pela tela principal.
De dentro do jogo você não consegue acessar essa parte enquanto estiver no Metaverse.

Aqui você tem acesso a diversos materiais extras do jogo, tais como:

  • Alterar o visual do local;
  • Montar exibição de materiais do jogo;
  • Ouvir as musicas do jogo;
  • Ver os vídeos do jogo (e uns extras de shows ao vivo);
  • Artes relacionadas ao jogo e publicidade;
  • Jogar um novo jogo de cartas;
Aviso de conteúdo extra

Toda vez que um novo conteúdo for liberado pra compra, aparece esse aviso no canto esquerdo da tela, assim não precisa ficar entrando toda hora lá pra ver se tem coisa nova.

Pra liberar a visualização dos conteúdo você precisa comprar com as moedas que você consegue completando desafios internos (maioria era troféu no original).
Mesmo antes de liberar o acesso a essa sessão, se você completar alguma conquista, já avisa.
Um ponto sobre essas conquistas, elas são atreladas ao save DE SISTEMA, não de jogatina, então se por algum motivo você iniciar uma partida do zero, tudo que já foi liberado continua disponível para acesso e continua acumulando o que você não liberou ainda.

Jogo de cartas novo

Também tem um jogo de cartas aqui, que tem desafios próprios e você ganha moedas dessa sessão do jogo dependendo do seu resultado.

Basicamente você precisa se livrar de todas as cartas na sua mão.
A sequencia das cartas, da mais fraca a mais forte, vai do 3 até o 2. Conforme vão jogando as cartas, você precisa ter uma carta mais forte pra conseguir descarta-la e passar o turno caso não tiver.

É possível jogar cartas em pares, trios, quartetos e até mesmo um quinteto usando o coringa, sendo que essa ultima combinação inverte os valores das cartas, dai o 2 fica o mais fraco, enquanto o 3 vira o mais forte.

Resumo do conteúdo extra

Agora segue uma lista completa de todas as adições que o Royal recebeu (evitar spoilers dentro do possível):

  • História
    • Adição de uma nova personagem jogável;
    • Mudança o destino de um dos personagens no original;
    • Acréscimo de um novo período após a história original;
  • Batalhas
    • Adição do sistema “Technical”;
    • Adição dos “Disaster Shadow”;
    • Agora ao negociar com uma Persona que você já pegou anteriormente, não é necessário mais fazer toda a conversa;
    • Se você já tem a Persona no seu time, invés dela dar um item e ir embora, ela adiciona exp para a sua Persona;
    • Agora os seus acessórios tem técnicas embutidas neles, como magias de ataque e defesa;
    • Agora o “Baton Pass” tem níveis com efeitos extras;
    • Inclusão dos ataques “Show Time”;
    • Sequencia extra no “All Out Attack” pra a navegadora;
    • A maioria dos chefes tiveram mudanças na suas batalhas;
  • Exploração
    • Implemento do “Grappling Hook”;
    • Adição das “Will Seeds”;
    • Mudança em alguns pontos dos Palácios para alocar as duas mudanças anteriores;
    • Inserção da loja do Jose em Mementos, assim como as flores e selos da loja dele;
    • Nova área no Mementos
  • Vida social
    • Adição de 2 novos “Confidants”;
    • Adição dos telefonemas após uma sequencia de história com o “Confidant”;
    • Agora os seus empregos te mandam mensagem no “IM” nos dias que tem bônus;
    • Nova área para interação na cidade e mini-games;
    • Alguns “Confidants” receberam técnicas extras;
    • Adição do passeio das gemeas no mundo real;
  • Velvet Room
    • Adição de 2 novas categorias de Personas, além de algumas Personas novas pra compor a lista deles (que refletem os dois novos “Confidants”);
    • Sessão para as batalhas extras (tanto a gratuita como as das DLCs pagas);
    • Sistema do “Alarm Fusion” adicionado;
    • Adição do “Public Execution”;
    • Acréscimo dos incensos no “Lock Down”
  • Outros Extras
    • Capitulo novo depois do final original;
    • 2 novos chefes secretos (um no NG+ e outro na campanha normal);
    • Todo o sistema do Thieves Den e seu conteúdo, como o jogo de cartas e as recompensas.

Um ultimo ponto que vale a pena comentar separado é que, se você tem o save do Persona 5 original, é possível adquirir um pequeno bônus no começo do jogo.
São poucos itens, mas já ajuda bem no começo do jogo, pois vem 50 mil ienes e mais uns itens de cura fortes que podem te salvar a vida lá.

New Game Plus

Como no original, ao fechar o jogo tem o NG+.
Boa parte das coisas são transferíveis para a nova partida, além de liberar:

  • 2 chefes extras (1 deles exclusivo do Royal);
  • Fusão da ultima Persona do jogo;

DLCs

Assim como o original, Persona 5 Royal tem algumas DLCs, umas gratuitas e outras pagas.
Vou colocar aqui um resumo delas:

  • Legacy DLC Bundle (Gratuito): Todo o conteúdo de DLCs do jogo original está disponível de forma gratuita, contendo Personas extras, roupas e temas de batalhas;
  • Battle Bundle (Paga): Batalhas extras acessíveis no Velvet Room, como as batalhas contra os protagonistas dos Personas 3 e 4, além de uns itens extras;
  • Persona Bundle (Paga): Mais algumas Personas extras só adquiríveis pela DLC.

Além dessas, tem algumas roupas extras pagas, mas essas eu não vou especificar, já que é apenas “cosmético” para o jogo.

Troféus

Lista BEM mais tranquila que o original

O jogo ficou comprido por causa da parte extra, mas pelo menos a lista de troféus do jogo é MUITO MAIS FÁCIL que a da versão original.

Dessa vez você não precisa se matar pra fazer todos os pedidos, ler todos os livros, fazer nível máximo em todos os Confidants e muito menos o conteúdo do NG+.
Da nova lista, o que vai te dar mais trabalho é:

  • The Path Chosen: Fecha o jogo (contando o capitulo extra)
  • Unsurpassed Rebel: Derrotar o Reaper (esse mantiveram)
  • Pure Perfection: Aumentar ao máximo todos os pontos de características sociais;
  • A Most Studious Disguise: Tirar a maior nota da classe num dos testes.

Apesar deles não estarem na lista de troféus, todos os que eu comentei estão na lista de conquistas do Thieves Den (ou parcialmente, como o dos livros).

Conclusão

Persona 5 Royal acrescentou muita coisa ao jogo original e o capitulo extra ficou interessante, ele não entra do nada, tem toda a preparação dele durante a partida, mas é uma pena que a nova personagem só entra pro seu grupo essa ultima parte, ficou meio a desejar isso, mas de resto complementou bem e valeu a pena jogar essa versão pra ver todas as diferenças.

As musicas novas agradaram bastante e teve vários vídeos e eventos novos durante a campanha normal, então mesmo que você tenha jogado o original, não avance a história sem prestar atenção, senão vai perder esses detalhes, já que alguns ocorrem dentro dos eventos normais do jogo original.

Deixe uma resposta