Review / Tutorial: Supermarket Shriek

Sabe quando você olha a capa / arte de um jogo e só pela arte e idéia de concepção você já tem noção que é um jogo fora da realidade, porém que promete uma diversão suprema???
Desenvolvido e inicialmente publicado pela Billy Goat Entertainment LTD no Xbox One, tamanha premissa devia vir para outros consoles e plataformas, então publicado pela PQube no Playstation 4, Nintendo Switch e PC, Supermarket Shriek se enquadra exatamente nesse aspecto, porém com diversos fatores simplórios e particulares do seu próprio gênero, sendo sim, um jogo de corrida na sua idéia, mas aplicada com diversas variações do gênero… vamos então analisar e ensinar o que esse jogo tem de tão doentio e divertido????

Código cedido para review pela PQube, versão Playstation 4

Vou pôr os 2 tipos de trailers, porque essa obra prima merece ser explorada de todos os jeitos

Sim… fizeram um LIVE ACTION… COMO NÃO DAR MÉRITO NISSO????

Nome: Supermarket Shriek
Gênero: Corrida (subgênero: Único / Misto)
Desenvolvedora: Billy Goat Entertainment LTD
Publicadora: Billy Goat Entertainment LTD (Xbox) / PQube (demais plataformas)
Plataformas: Xbox One, Playstation 4, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2019 (9 de junho no Xbox) / 2020 (23 de outubro no Playstation, Switch e PC)
Mídia: Física e Digital

Onde comprar?

Para comprar o jogo nas versões PS4 e Switch pode-se ir na Play-Asia.
Mas também pode ir no site da PQube e comprar a versão física ou digital para as 3 plataformas em algumas lojas, de acordo com sua escolha.

Tela Título

História / Enredo

Situado em um mundo de universo de realidade alternativa distópico de futuro próximo (provavelmente), nossos heróis devem partir em uma jornada para descobrir algo profundo dentro de si mesmos e, finalmente, POUPAR, POUPAR, POUPAR…
Em 3 por 2 itens na ilha de enlatados, enquanto durarem os estoques.

Uma história sobre ascensão da pobreza à riqueza de dois heróis improváveis unidos pelo destino e pelas compras…

Gráficos

Já vimos que a proposta do jogo é acima do normal, então nada mais justo que ser um gráfico cartoon, certo? No caso um cel shading onde as expressões são bem aplicáveis nos personagens, misturado com texturas leves e efeitos de luzes tridimensionais no reflexo do piso do mercado quando ele está molhado, dão um ótimo toque ao clima cômico do jogo, usando pequenos efeitos de borrado (blur)…

Som / OST

Aqui é um show a parte, tendo muita variação na sua composição, onde podemos ouvir um misto de jazz, rock, pop, músicas temáticas e cômicas.

Jogabilidade

A jogabilidade é simples, você usa apenas os gatilhos para controlar qual personagem gritar, e a alavanca, sendo esta opcional para usar nas conversões, ou se deve deixar apenas os gatilhos no comando.
Além disso, há a opção de usar um microfone para aplicar os gritos (sim)…

O jogo não possui esquemático dentro dele com as imagens… então fica a tela de início com a demonstração de troca de gritos entre os dois personagens…

Sistema de Jogo

O HUD do jogo é simples, onde indicadores dos gritos dos personagens, e variantes de indicadores de objetivos.
Neste review não farei uma tela específica para o HUD por simplesmente ser dedutível na explicação que virá à seguir.

O jogo possui 2 ambientes, usando um HUB muito criativo para as fases, e por fim, as próprias fases, cada uma com seus tipos de objetivos que veremos a seguir:

Ruas

A seleção de fase por meio de ruas com as estatísticas na tela, onde constam segredos, as estrelas totais, os ônibus que servem de fast travel e cooperativo.

Toda fase possui inicialmente 3 estrelas e 1 coração, onde as 3 estrelas indicam sua performance na fase e o coração indicando que foi feita em cooperativo.

É possível usar um ônibus para se deslocar entre as ruas, caso achar muito distante:

Mercados / Fases

Os mercados e fases não são necessariamente mercados… mas uma variedade de estabelecimentos comerciais no decorrer do jogo, desde shopping, galeria de lojas, mercado simples, danceteria, frigoríficos, etc…

Cada estabelecimento possui variações no estilo das fases, e consequentemente, a variação no seus objetivos, sendo então definidos da seguinte maneira:

Corrida com Obstáculos

A fase em questão terá diversos obstáculos que irão exigir timing e destreza para chegar até o ponto final no seu tempo.

Percebam a referência…

Grand Prix

Se consiste em uma corrida com 3 pontos contra um rival, obviamente alguns pontos favorecem você, e outros pontos favorecem o rival, tente fazer uma corrida com o mínimo de erros.

Sim, me aproveitei do bug, me julguem hahahahaha

Lista de Compras

Você deve comprar itens da sua lista e se dirigir ao caixa…
A localização dos itens são mostrados ao redor da tela com setas em branco, indicando a direção que você deve se deslocar, ao chegar os produtos estarão destacados na prateleira, só passe perto (ou se choque contra eles) para pegar o produto.
Perceba que há um misto entre os modos, no caso obstáculos com compras.

Destruição

Ah… as pilhas de mercado, seu sonho de ver aquilo cair por alguma razão vem a tona neste jogo hahaha…
Destrua todas as pilhas de latas de feijões que encontrar no mercado, as pilhas se constituem em conjuntos das latas de forma isolada, ou seja, caso deixar uma lata, valerá menos pontos do que se derrubasse todas…
O tempo neste modo é regressivo, então junte os relógios para ganhar mais…
Detalhe para os personagens ficando sujo no HUD…

Como falei antes, os objetivos das fases são compostos pelo seu julgamento em 3 estrelas, onde cada tipo de corrida varia sua pontuação, no caso tempo de demora pra concluir, pontos obtidos e performance, este ultimo sendo para as fases de grand prix onde você ganha 1 estrela se ficar na frente durante os 3 pontos da fase…

Entretanto, é possível tirar 4 estrelas, sendo uma bônus adicional para aqueles que fizeram uma performance completa e talvez quebrar o recorde do desenvolvedor do jogo, mostrando assim uma foto dele em alguns casos…

As ruas possuem alguns aspectos particulares, conforme progredir no jogo, você notará que há ruas fechadas em obras, para liberar o caminho é necessário ganhar um valor X de estrelas nas fases para liberar outras…

Segredos

Cada rua terá uma fase secreta, procure por algum possível caminho suspeito ou algo que você ache que seja possível explorar, se o personagem entrar, você ativou uma fase secreta.
As fases secretas nada mais são que outras fases inspiradas em jogos diversificados…

Multiplayer

No aspecto multiplayer, você pode jogar em forma cooperativa a campanha ou modo competitivo…
Na campanha a ideia é um controlar o humano e o outro controlar o cabrito, tendo de haver uma comunicação e sincronia perfeita para passar os percursos…
Caso consiga, o coração será ganho no indicador das ruas…
OBS: é possível também usar um microfone no modo dueto e ambos gritarem literalmente para controlar os personagens.

Ao completar 1 fase em cooperativo, você habilita o modo competitivo, onde nada mais é que uma arena para escolher os modos de jogo, com até 4 jogadores:

Autoescola

A autoescola nada mais é que o tutorial ensinando as mecânicas de movimento do jogo, podendo ser feita em qualquer momento.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 8/10

Para domínio / platina do jogo, você deve tirar 3 estrelas em todas as fases, bater em (ou fazer) coisas específicas, mortes específicas, liberar alguns itens de customização, fazer o tutorial (auto escola), jogar algumas fases em cooperativo, dueto e uma vez competitivo, além de alguns que irão ser ganhos naturalmente na progressão do jogo.

Considerações Finais

Graficamente o jogo é agradável em sua concepção de cores, e apesar de ser simples, chama atenção nos efeitos de reflexos que ele possui, além das animações dos personagens no HUD serem totalmente sincronizadas com a movimentação deles no carrinho.
A performance no PS4 FAT foi excelente, mantendo os 30 fps constantes e não havendo qualquer fechamento brusco e inesperado.
Com relação à bugs, há pequenos bugs que ocorrem ocasionalmente na câmera dependendo do que acontecer, mas o mais comum é seu carrinho permanecer em chamas caso morrer queimado (como podemos notar na GIF do ônibus).

A trilha sonora é o que mais me agradou no jogo pela sua imensa variação, perante as fases, desde jingles de mercados, até músicas com riffs pesados que geralmente se ouve em provas de programas “Game Shows“, nível Olimpíadas do Faustão / Takeshi’s Castle.

A duração do jogo consiste em 32 fases e 5 secretas (apesar que no site da PQube consta como 38, então essa eu realmente não achei
Com relação ao seu desafio, considero sua dificuldade como moderada-alta, pois irá usar bem sua destreza e controle dos gritos e carrinhos perante os diversos obstáculos que envolvem os gritos, a troca de gritos e também ficar em silêncio…

Num geral, Supermarket Shriek se tornou um jogo imensamente divertido, onde divide risadas, frustrações com uma boa dose de desafio e humor, equilibrados num conjunto de level design competente e criativo.
Duvida da criatividade??? Vou deixar aqui um vídeo para sua análise de tamanha competência criativa:

Tente chegar ao fim do jogo (a última fase… A ÚLTIMA FASE!!!!!!!) na ascensão pela fama e ver o laço de amizade entre um homem e um cabrito, tendo direito à performance de uma música que dará o toque da amizade entre estes dois seres…

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