Review / Tutorial: Utawarerumono: Prelude to the Fallen

Ola, aqui é o Pena e bem vindos a mais um review, dessa vez de um jogo em que a série já está no mercado a bastante tempo mas mesmo assim, infelizmente não é muito conhecida:
– Utawarerumono: Prelude to the Fallen
– Utaware o que?
– …rumono!
– Nossa!

Sim, com um nome complicado desses para o povo brasileiro (うたわれるもの, que pode ser traduzido como “Aquilo que é cantado”), “Uta”, pra facilitar a vida dos leitores, é um jogo que mistura mecânicas de jogos de estratégia por turno, timing nos comandos e MUITA leitura de novels.

Esse em especifico, apesar de ser o ultimo jogo da série lançado para a geração atual, é um remake do primeiro jogo da série, que foi lançado exclusivamente no Japão como um jogo erótico (sim, pode tirar essa cara de desgosto agora, o seu amado Fate// Stay Night começou exatamente do mesmo jeito XD). Os jogos “Mask of Deception” e “Mask of Truth” são sequencias diretas desse primeiro jogo, alguns anos depois desse com outros protagonistas, mas ligados diretamente com os ocorridos nesse. Posteriormente pretendo fazer um “Descobrindo séries” pro Utawarerumono, mas primeiro vou focar neste titulo.
O primeiro titulo da série teve ports (sem a sacanagem) para Playstation 2 e PSP antes de receber esse remake para Playstation 4 e Vita, só que só nesse remake que temos a chance de jogar em inglês, já que todos os anteriores ficaram no Japão.

Esse jogo foi produzido pela Sting e Aquaplus e localizado pela NIS America.
Para fazer esse review, foi utilizado a edição do Playstation 4. Segue os dados do título:

Titulo: Utawarerumono: Prelude
Produtora: Sting / Aquaplus
Distribuidora: Nis America
Gênero: SRPG / Novel
Plataformas: PlayStation 4 / PlayStation Vita
Mídia: Digital e física (física em inglês apenas no PS4, no Vita apenas em japonês)

Adicional: cross-save entre as 2 plataformas, fazendo o upload na nuvem para continuar aonde quiser

Textos: somente em inglês


História:

A história gira em torno de Hakuowlo, um homem que foi encontrado quase morto e foi tratado pela avó da Eruruu. Ao se recuperar, percebe que alem de amnésia, ele tem uma mascara presa ao seu rosto que não solta de maneira nenhuma.
Ao interagir com os seus salvadores, ele percebe que todos os habitantes da vila não são humanos comuns, mas humanoides com rabos e orelhas de animais, sendo ele o único “humano comum” no meio da história.
O que começa com uma história simples tentando sobreviver nesse novo mundo escala para uma guerra de unificação do pais que envolveram os diversos mistérios envoltos a existência de Hakuowlo.
Como os acontecimentos daqui se desenrolam e como afetam os jogos seguintes, só jogando ele pra saber.

Personagens:

Não estão todos aqui para não dar muito spoiler da história

Hakuowlo

Protagonista da história.
Sofre de amnésia, tanto que não lembra nem mesmo o próprio nome, sendo “Hakuowlo” o nome dado a ele pela avó de Eruruu.
Por algum motivo a mascara no rosto não pode ser tirada, estando totalmente fundida ao seu corpo




Eruruu

Neta da chefe da vila, encontrou Hakuowlo a beira da morte na floresta e o salvou.
Tem bons conhecimentos sobre curandeirismo e sempre ajuda as pessoas da vila.




Aruruu

Irmã mais nova da Eruruu, uma menina bem timida mas como toda criança, é bem agitada e comilona.
Tem uma grande afinidade com os animais, salvando um bebê tigre e criando ele.









Oboro

Um ladrão que está cuidando da sua irmã doente.
Muito ágil e habilidoso com lutas usando 2 espadas.


Dorry & Guraa

Gêmeos a serviço do Oboro, sempre o ajuda em diversas tarefas.
Ambos são excelentes arqueiros, um complementando a ação do outro.






Gráficos:

Imagens em 3D durante as sequencias de batalha

A arte seguem a linha padrão dos jogos japoneses, puxando para as características dos animes, tanto nas partes de “novel” como nas batalhas com modelos em 3D puxados um pouco para os moldes de SD (super deformer), dando um carisma extra ao jogo, deixando os gráficos durante a batalha agradáveis. Não são os gráficos 3D mais detalhados, mas servem perfeitamente pro clima do jogo.

Uma das diversas CGs mostradas durante o jogo

Durante as conversas, algumas cenas com uma arte mais especifica, com a da imagem acima, são apresentadas, como na maioria dos novels, dando uma ênfase maior ocorrido na história.
Durante outros pontos, é mostrado um fundo com uma imagem mais “padrão” dos envolvidos na conversa mudando a arte conforme as reações dos personagens.

Todas as artes do jogo tem uma ótima qualidade, principalmente pros amantes do estilo “anime de ser”, agradando bem os olhos do jogador, mesmo que não esteja tão acostumado com o gênero.

Musica e áudio

As musicas do jogo dão o clima para as longas conversas do jogo, indo das mais cômicas para as mais tensas.
Num geral elas mantém bem o clima puxado para a era feudal japonesa, com bastantes instrumentos da época. Pra quem curte esse estilo de musica, é um prato cheio, mas mesmo aqueles que não são tão fãs conseguem curtir elas.

Ainda comentando das musicas, uma coisa interessante aqui é a opção de escolher o tipo de musicas que serão tocadas. É possível escolher entre uma mistura de musicas que envolvem as musicas originais do primeiro jogo com as musicas tocadas nos títulos “Mask of” da série, dando um sentimento de nostalgia pra aqueles que já jogaram os 2 jogos, como também é possível usar somente as musicas originais durante o jogo, pra aqueles que querem jogar como se fosse o jogo original.

Um detalhe importante, só existe a dublagem original do jogo, ou seja, todo o áudio falado está em japonês. Pra quem está acostumado a assistir animes, isso não é nenhum problema, na verdade a maioria até prefere ouvir a dublagem em japonês, mas para aqueles que preferem com áudio em inglês, serve o alerta.

Segue 2 exemplos de musicas encontradas no jogo:

Musica tocada durante algumas batalhas
Uma das musicas do “Mask of Deception” que toca nesse jogo

Jogabilidade:

Nesse jogo, podemos dividir ele em 2 partes BEM DISTINTAS: Novel e Batalhas

Antes de adentrar nos 2 modos, melhor explicar uma das telas principais do jogo, o meu principal da base

Menu principal

É nesse menu que é gerenciado a parte principal do jogo, podendo avançar a história ou configurar o seu time, além de outros detalhes. Pontos mais específicos sobre cada utilização serão dados nos pontos certos.

Conforme o jogo avança, as opções são liberadas, mas segue a lista das opções que serão encontradas no menu:

  • Move: aqui é usado para avançar na história e entrar no modo “novel” do jogo. mensagens como “Event” ou “Progress Story” apareceram na frete dela;
  • View Units: aqui é possível ver todos os seus personagens e ver detalhes sobre equipamentos, habilidades, etc;
  • BP Allocation: usado pra distribuir Battle Points (BPs) adquiridos nas batalhas;
  • Equip: permite equipar armas e itens nas unidades;
  • Free Battle: re-jogar batalhas da história já finalizadas, útil para evoluir os personagens e adquirir itens que não conseguiu na primeira vez;
  • Training: Diversas batalhas pra treinar as unidades com vários objetivos diferentes. Excelente para evoluir e adquirir itens que só se encontra aqui;
  • Glossary: Glossário com todos os termos usados durante o jogo;
  • System: Permite salvar, carregar um save ou retornar ao titulo do jogo.

Modo “Novel”

Ao escolher a opção “Move”, dependendo da mensagem apresentada ao lado, 2 coisas podem ocorrer:

  1. Caso esteja “Event”, é apresentada a tela acima, aonde você selecionara o local que você deseja visitar e ativar a história daquele ponto. Se for a sua segunda jogada ou você der um “load” do save antes da seleção de um evento e ele já foi visto, aparece o “read”, indicando que aquele evento já foi visualizado;
  2. Caso tenha o “Progress Story”, entra direto na próxima parte da história, podendo levar ao inicio de uma batalha dependendo do ponto que você encontra-se no jogo.

Durante a parte de conversa, toda a história é apresentada mostrando os personagens com as suas falas e reações.
É possível usar os seguintes comandos:

Usado para avançar para a próxima parte do texto


Usado para esconder / mostrar a caixa de texto


Faz com que o texto avance automaticamente
A velocidade pode ser configurada no sistema

Retrocede para o texto anterior da conversa
Apertando mais vezes vai voltando para textos anteriores dentro do evento

Pula toda a conversa do evento atual. Por padrão, só possível pular conversa já lida, mas no sistema pode ser alterado

Abre a parte de sistema, podendo salvar, carregar um save anterior ou entrar na parte de sistema para realizar alterações


Batalhas:

Aonde ocorre toda a ação do jogo, os combates são nos moldes de jogos de estratégia por turno, mas com umas particularidades que agrada bastante, mesmo aos veteranos dos SRPGs.
Esse versão do jogo utiliza o sistema de batalha dos “Mask of“, mas existem algumas modificações entre ambos. Não entrarei em detalhes na comparação do jogos pois não é esse o intuito, só comentei pra aqueles que já jogaram a duologia saberem que houveram essas modificações.

Zeal:

Aqui em Uta não existe o MP, SP, etc.
Tudo é substituído por “Zeal”, que é consumido e carregado conforme são utilizados ataques ou recebe dano.
Um ponto interessante é, a quantidade acumulada de Zeal no final da batalha é carregada para a próxima batalha, então no exemplo acima, caso a batalha termine e Teoro continue com 100 de Zeal (que é o máximo que pode acumular), na próxima batalha ele começará com esses pontos já preparados

Diagrama elemental:

Como a maioria dos RPGs, existe a influencia dos elementos durante a batalha.
Cada unidade tem um dos 6 elementos, que é usado nos seus ataques básicos.
O diagrama ao lado mostra exatamente como funciona as vantagens e desvantagens elementais, com um detalhe que existem algumas unidades com elemento neutro.


O diagrama pode ser mostrado a qualquer, basta apertar o options, mas pra facilitar a vida dos jogadores, quando é colocado o cursor na unidade, todas as unidade que ela tem vantagem e desvantagem são mostrados pelos pequenos ícones na barra de HP deles, como é mostrado na foto

Chain Attacks:

Todos os ataques básicos do jogo são feitos a partir desses ataques em corrente, que basicamente é apertar o X quando o circulo mostrado na cena acima chega no centro.
Durante esses ataques, pode aconteces:

  • Caso erre o ponto ou simplesmente não aperte o X, a sequencia para no ataque que foi desferido;
  • Caso aperte o X perto do ponto correto mas não exato, a sequencia continua para o próximo ataque;
  • Caso acerte o ponto correto, além de continuar para o próximo ataque, há um bônus de +2 de Zeal para cada ataque correto (então numa sequencia de 3 ataques, se todos forem corretos, ganha +6, fora o acréscimo normal por ter desferido os ataques)

Vale ressaltar que, acertando ou não o ponto correto do ataque, NÃO HÁ acréscimo no dano causado, apenas os bônus de Zeal mencionados.
Outro detalhe sobre os ataque é que, quando o Zeal está no máximo, é possível desferir um ataque extra ou um “Ataque Final”, consumindo todo o Zeal acumulado, mas isso também pode ser evitado simplesmente apertando o quadrado e desativando o ataque final (ou errando o ponto do ataque antes do consumo)

Final Strike:

Ao avançar no jogo, os personagens adquirem o “Ataque Final” deles.
Para ativar esse ataque, é necessário ter 100 de Zeal acumulado e acertar (sem ser o ponto correto) todos os ataque para ativar ele.
Conseguindo, a cena é trocada para uma sequencia de ataque bem no estilo anime de ser.

Co-Op Chain:

Avançando um pouco na história, é possível utilizar um ataque cooperativo entre 2 ou mais personagens (existe combinações corretas, não é todo mundo com todo mundo).
O modo de ativar esse ataque é um pouco diferente dos outros ataques anteriores.

Aonde tem esse símbolo diferente na área de movimento é aonde pode ativar o Co-OP Chain

Para ativar, todos os personagens que participam do ataque necessitam de uma certa quantidade de Zeal acumulado (não precisa ser 100, mas cada ataque utiliza uma quantidade diferente de Zeal ).
Outro detalhe é que, somente o “lider” do ataque pode ativar esse ataque combinado.
Um exemplo é o ataque do Hakuowlo e do Oboro, mesmo que as condições sejam atendidas, Oboro não consegue ativar o ataque, somente o Hakuwolo (Oboro é lider de outro ataque e por ai vai).

Outro ponto é que alguns chefes também podem usar ataque combinado e ataques especiais, além dos combos, claro, assim uma estratégia levando em consideração isso é necessária

Forecast:

Antes de executar o ataque, se você apertar e segurar o triangulo, mostrando quanto de HP restara no inimigo, além de se algum status irá funcionar ou não.
Vale ressaltar que essa previsão é valida caso você acerte todos os ataques e ela é 100% correta nesse caso, não há flutuação no dano.

Mapa Completo

Durante o seu turno, você pode visualisar todo o mapa de um modo simplificado apertando o quadrado, assim mostrara conforme a imagem acima, com todos os espaços disponiveis e as posições de todas as unidades.

Retroceder comandos:

Algo interessante que eu ainda não vi em outros SRPGs é a possibilidade de “rebobinar” os comandos e corrigir a sua estratégia caso faça algo de errado que acarrete num game over ou menos pra tentar acertar o ponto correto dos ataques.
Vale lembrar que você consegue retroceder até 50 comandos, isso vale entre andar, atacar e esperar.

Você pode acessar a parte de retroceder comandos de 2 maneiras:
1) Logo após terminar um ataque, aperte o circulo;
2) Em qualquer turno de uma unidade sua, aperte o R2 ou entre no sistema com o options e selecione “rewind

Em qualquer uma das 2 maneiras, abrirá o menu de retroceder comandos e você pode escolher até aonde deseja retroceder (dentro do limite já citado)

Posicionamento:

Aqui a direção que a unidade está olhando de onde vem o ataque faz toda a diferença no dano causado / recebido.
Por via de regra, ataques desferidos nos lados da unidade causam mais dano que ataques frontais, enquanto danos traseiros são os mais fortes.
Em qualquer momento do turno da unidade, caso segure o circulo enquanto ela estiver selecionada com o cursor, a opção de rotacionar a unidade aparecera (igual na imagem a cima), dai é só usar o direcional para selecionar pra onde ela ficara virada ao terminar o turno

Itens:

Enquanto a unidade não realizou um ataque / cura, é possível utilizar um item que ela esteja equipada. Ao entrar no menu de itens, todos os itens disponíveis serão listados, com a descrição dele e a área de alcance.
Vale lembrar que os itens, com exceção de alguns equipamentos que permitem usar magias, são de uso único e são consumíveis.
Como não existe lojas ou dinheiro, todos os itens são adquiridos dentro das batalhas, mas não podem ser equipados durante os confrontos. Com isso, economizar os itens torna-se essencial.

Magias:

Alguns personagens tem magias de ataque ou de cura / suporte fora os ataques normais.
Como nesse jogo não tempos MP, cada magia dessas tem uma quantidade limitada de uso por batalha, sendo que essa quantidade é aumentada conforme o personagem evolui.
Cada magia tem uma área de alcance diferente, mas só esses comandos permitem agir na diagonal.

Diferenças entre as unidades:

Aqui tem 2 tipos de unidades, as de ataque e as de suporte.

Ataque:

As unidades mais comuns, é possível reconhecer elas pela área de ação vermelha, que determina o alcance dos seus ataques.

Essas unidades podem ser: infantaria montadas, arqueiros, guerreiros ou magos.


Suporte:

Exclusivo para a Eruruu, ela é especializada em cura e técnicas de suporte, como buffs e debuffs de defesa e ataque.

Um detalhe dela é que ela não possui nenhum comando para causar dano em inimigos, então para atacar alguém, é necessário equipar algum tipo de equipamento que permita o uso de alguma magia de ataque.

Obstáculos:

Durante as batalhas, é normal encontrar obstáculos como pedras e barricadas.
Quando um desses obstáculos tem uma barra de HP, o mesmo pode ser destruído (algumas missões é necessário que algum obstáculo seja destruído).
Independente de eles serem obrigatórios ou não, é aconselhável destruir todos eles pois, além de receber exp, alguns deles guardam itens necessários para a sua sobrevivência (lembre-se, não tem como comprar nenhum item nesse jogo)

Sequencia de turnos:

As batalhas são por turno, dai pra facilitar, existe essa barra lateral mostrando a sequencia que as unidades irão agir, definidas pela velocidade de cada uma.
O avatar que estiver mais abaixo é a que está agindo no momento e durante os momentos que você tem controle do turno, ao passar o cursor sobre uma unidade, tanto aliada como inimiga, ela é ressaltada na lista (no caso, o cursor está no Kimamau).
Como os turnos são decididos pela velocidade, pode ocorrer de uma unidade atacar 2 vezes antes de outras, da pra saber em qual posição na sequencia de turnos a unidade ira pela barra, ficando mais transparente (no caso da imagem, Hakuowlo será o ultimo da fila após a ação dele).
Vale citar também que, independente da unidade realizar uma ação ou não, a posição para o próximo turno não será alterado, então não deixe uma unidade sem realizar uma ação achando que ela atacará mais rápido.

Verificando alcance:

A qualquer momento que você tiver controle, coloque o cursor sobre qualquer unidade (tanto aliada como inimiga) e aperte o triangulo. Ao fazer isso, você consegue ver os alcances de movimento e ataque da unidade selecionada, dando uma noção melhor do campo de batalha.

Habilidades:

Todas as unidades tem habilidades passivas (que se encontram na aba “Abi” dos status dos personagens). Essas habilidades tem vários efeitos diferentes, indo de causar mais dano dependendo da quantidade de Zeal acumulado, aumentar a área de ação dos itens a até ressuscitar automaticamente uma unidade caso ela seja derrotada.
Claro que a maioria não estará disponível desde o começo, mas integrar essas habilidades a sua estratégia durante as batalhas faz uma enorme diferença

Status:

Alguns ataques e itens podem causar status negativos a serem desferidos.
Ao selecionar o ataque e mirar na unidade alvo, caso o status afete o inimigo, o texto do status fica em vermelho e branco que nem a escrita do dano, mas caso falhe, aparece que nem está na foto.
O status funcionar ou não já é pre-determinado antes mesmo de selecionar ele, então não adianta ficar retrocedendo o mesmo ataque tentando fazer ele funcionar (existe outras maneiras, mas não vou deixar isso aqui hahaha)

Equipamentos:

Cada personagem pode equipar um equipamento, que pode tanto aumentar algum status dele, como também adicionar um ataque extra ou aumentar ataque, como também equipar até 2 itens consumíveis, podendo ser de cura, retirar status ou recuperar Zeal.
Vale lembrar que alguns equipamentos são exclusivos para determinados personagens, como o leque para o Hakuowlo,

BP Allocation:

Battle points (BP) são adquiridos ao derrotar inimigos nas batalhas (não é apresentado quanto ganha).
Ao finalizar a batalha e serem propriamente distribuídos, é possível gastar eles para melhorar os parâmetros dos seus personagens. Um detalhe é que cada personagem tem um consumo diferente pra cada parâmetro, assim, um personagem que tem maior foco em defesa tem um gasto menor ao elevar esse atributo, enquanto um com foco em ataque, gastara mais caso tente melhorar defesa.

Save Suspenso:

A qualquer momento em que você tem controle de um personagem, ao apertar o option, você pode suspender a batalha e ao selecionar “resume” na tela principal, retornar aquela batalha no exato ponto em que foi salvo

Dificuldade:

Antes de qualquer batalha, você pode trocar a dificuldade delas entre o normal e dificil.
Não há bônus em terminar uma batalha no difícil, a seleção apenas modifica como a AI inimiga irá agir

Recompensas:

Ao finalizar uma batalha, você receberá recompensas conforme os inimigos, obstáculos e um item especial do estágio.
Essa é a única maneira de receber itens no jogo, além de que, certos itens como equipamentos e armas, só podem ser recebidos uma vez, enquanto itens consumíveis como ervas de cura, pode ser recebidas mais vezes no mesmo cenário.

Batalhas da história e Batalhas Livres:

Ao finalizar a primeira batalha do jogo (que deve demorar umas 2~3h pra ocorrer, sem brincadeira), a opção de “Free Battle” aparece.
Nela você pode rejogar qualquer batalha da história que você já concluiu. Isos é util tanto pra evoluir os seus personagens como conseguir itens que você deixou passar.
Na parte de “Rewards” é possivel ter uma ideia qual inimigo ou objeto tem os itens que você deixou passar e aqueles que você já conseguiu fica marcado no avatar da unidade.
Nessa parte também da pra saber se você conseguiu todos os itens já, não ficando na duvida se falta algo.

Como são batalhas relacionadas a história (ira rodar qualquer conversa da história novamente), certos personagens são obrigatórios participar, enquanto outros podem ser trocados.

Treinamento:

Avançando mais um pouco na história, é liberado a parte de treinamento.
Aqui o funcionamento das batalha segue os padrões das batalhas da história, mas diferente de lá, existem algumas particularidades:

  1. Você pode escolher entre 3 padrões de formação inimiga, dando pra treinar com casos diferentes;
  2. Aqui você recebe itens independente se destruiu tudo ou não, pois os itens não estão com os inimigos.
  3. Cada vez que você termina a batalha, receberá uma quantidade diferente de itens até a 4 jogada (que chega nos 100% de recompensas adquiridas), a partir da 5ª recebe umas recompensas fixas

Ao contrário das batalhas livres, aqui nenhum personagem é obrigatório participar, facilitando pra evoluir quais personagens você realmente deseja e conseguir treinar os combos e estratégias.

Bonus:

Na tela titulo tem uma opção Bônus, contendo uns extras relacionados ao jogo, sendo eles:

Glossário:

Esse em especifico pode ser acessado durante o jogo normal também.
Aqui estão todos os termos usados durante o jogo, como também um resumos dos personagens e localidades apresentadas durante a sua jogada.
Ele são liberados conforme você joga.

Music Player:

Aqui você pode apreciar as musicas que já foram tocadas durante a sua jogatina e também especificar uma musica pra tocar na tela titulo do jogo.
Como o glossário, as musicas vão liberando conforme vai avançando a história.

Visualizador de eventos

Aqui você consegue visualizar novamente os eventos importantes do jogo que já foram liberados para relembrar ou curtir novamente algum ponto do jogo já passado

Galeria

Todas as CGs mostradas na história podem ser visualizadas aqui, como todas as suas variações. Também é possivel especificar uma dessas imagens como fundo da tela titulo do jogo.

Pós-game

Conseguiu fechar o jogo? Então já pode iniciar o NG+, transferindo todos os níveis e itens adquiridos na nova partida.

Agora, você conseguiu todos os itens do jogo? Então se prepare, pois como premio é liberada uma batalha extra. O que tem nela? Só jogando pra saber hahaha

Troféus e Conquistas:

Pros amantes dos troféus, a platina não é lá muito difícil, mas TRABALHOSA. Boa parte dos troféus são liberados na história ou naturalmente durante a jogatina normal, mas os seguintes são os mais trabalhosos:

  1. Unrivaled Chain Attack (Prata)
    Causar 1800+ de dano num único ataque (precisa de um preparo pra isso);
  2. Training Legend (Prata)
    Conseguir todos os itens dos treinamentos;
  3. Collection Complete (Ouro)
    Completar todos dos campos da Enciclopédia (Glossário, Musicas e Itens)
  4. Where the Wild Things March (Prata)
    Completar o pós-game
  5. Reminiscing (Bronze)
    Ver todos os eventos
  6. Sound of a Thousand Memories (Prata)
    Liberar e escutar todas as musicas

Vale lembrar que os troféus são os mesmos pro PS4 e para o Vita, então conseguindo num deles, vale pra ambos (eles compartilham a mesma lista, não “duplica” os troféus)

Considerações Finais:

Mais anime que isso é impossível hahahaha
Pena que não é toda hora que temos sequencias de história com os modelos 3D

Esse é um bom ponto de entrada para aqueles que nunca jogaram um novel na vida, pois não fica só nos textos e o que ajuda mais é a história bem interessante com MUITOS momentos cômicos e outros bem trágicos.

O sistema de batalhas é algo também muito gostoso de jogar, já que mesmo sendo um SRPG mais simples sem o famoso esquema de troca de profissões ou criação de unidades padrões, o sistema de combos dele é algo que diferencia bem de outros jogos de mesmo gênero.

Nenhum novel está livre de ter o harém XD

Prós:

  • História cativante que te deixa preso e esperando o que ocorre a seguir
  • Ótimo humor para balancear as partes pesadas da história
  • Sistema de batalha diferentes dos SRPGs comuns

Contras:

  • MUITA fala sem usar os modelos 3D dos personagens (isso é comum em novels que não tem nada alem da interface de conversa, mas aqui existe)
  • Pouca variação de inimigos, fora os chefes, você acaba enfrentando as mesma unidades varias vezes

Bugs:

Até o momento do review, existe um bug com as musicas.
O que ocorre é o seguinte:
Se durante uma jogatina você colocar o jogo em stand by (independe se for durante uma batalha ou numa parte de novel), ao retornar no jogo as musicas não tocam mais, somente os efeitos sonoros. Não é toda hora que acontece, mas durante o review aconteceu umas 2~3 vezes.
Pra corrigir isso, salve o jogo aonde você estiver e retorne a tela titulo do joog (não precisa fechar e abrir novamente, só escolher “return to title”).
Só de retornar as musicas já estão funcionando novamente, dai é só carregar o save e continuar o jogo.
Não é nada drástico, mas jogar e não conseguir ouvir as musicas é bem incomodo

Achou interessante o jogo e está procurando aonde comprar?
Segue o link da Play-Asia para a versão ocidental para Playstation 4:
https://www.play-asia.com/utawarerumono-prelude-to-the-fallen/13/70clhv?tagid=1174255

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