
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Sometimes You (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Sometimes You
Produtora: Marginal Act
Plataforma: PS4 / PS Vita PS5 / Xbox One / Xbox Series X / Xbox Series S / Switch / PC / Linux / macOs
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2018/2020
Need A Packet? é um “survivor horror de caixa de supermercado”.
Não, eu não estou inventando, o jogo é exatamente isto!
Seu objetivo é sobreviver por um mês como caixa de supermercado, enquanto vai gradualmente perdendo a sanidade com o trabalho repetitivo.
A rotina da personagem consiste em se vestir para ir trabalhar e pegar um ônibus.
No trajeto para o emprego é possível verificar notícias, assistir a streamings, ver as mensagens do chefe e comprar itens online.

O trabalho é simples: ofereça uma sacola (Need A Packet?), registre os produtos no caixa e cobre por eles.
Com o passar dos dias, novas atribuições surgem, como registrar códigos de produtos específicos (frutas e pães) e verificar a identidade do cliente caso o mesmo compre bebidas alcoólicas (permitidas acima de 21 anos).
O seu chefe permite dois erros sem punição no mesmo dia de trabalho. Caso cometa o terceiro, seu dinheiro é subtraído e você fica no negativo.

Conforme os dias vão passando, a sanidade da personagem vai sendo lentamente drenada pela monotonia do emprego.
Notícias sobre uma greve na coleta de lixo ocupam as notícias.
A paranoia da personagem aumenta, transformando a viagem e o próprio trabalho em desafios de vida.
Veículos disparando flechas, demônios despejando lava e monstros gigantes atirando laser no ônibus precisam ser esquivados, para evitar a perda de vida.
Os clientes passam a ter deformidades no rosto, o cenário de fundo do mercado vai lentamente se transformando, sendo consumido por chamas e dragões atacam a caixa registradora, caso não sejam derrotados por arqueiros; tudo isto enquanto você registra produtos, calcula o troco, oferece sacolas e verifica identidades.

Através do celular, como dito anteriormente, é possível fazer compras: mais comida (o que significa vidas extras), mais defensores contra os dragões (apenas no modo Normal), decoração para a casa (o que ajuda a manter a sanidade da personagem) e fazer contribuições para reduzir o lixo na cidade (estamos no meio de uma crise, lembra?).
O dinheiro ganho no trabalho pode ser perdido ao se cometerem erros: ofereça uma sacola para quem não quer (ou esqueça de entregá-la para quem pedir), venda bebida alcoólica para um menor de 21 anos (ou cheque a identidade se ele não comprou bebida) ou entregue troco errado. Tudo isto enquanto se defende dos malditos dragões!

O gráfico de NAP lembra Papers Please, embora não haja relação entre ambos.
O estilo caricato disforme dos personagens e as cores com estranhos padrões, parecendo negativos da imagem original, causam um efeito surreal, que se integra bem à narrativa do jogo.
Os personagens vão ficando disformes, com tumores nos rostos, conforme a personagem fica mais e mais paranoica.
A trilha sonora possui um estilo experimental, com um clima mais sombrio, também integrada corretamente à lenta degeneração da mente da protagonista.
RESUMO DA ÓPERA:
Need A Packet? é uma experiência única, mostrando os danos causados à mente de uma pessoa em um emprego monótono.
Os gráficos e a trilha sonora estranhos dão bem o tom da narrativa.
O jogo possui múltiplos finais, dependendo do seu desempenho e de como usa o dinheiro.
No Easy o jogo possui apenas metade da duração, sem os ataques de dragões à caixa registradora.
Um daqueles jogos que consegue transformar em fantástico o cotidiano, Need A Packet? é diversão garantida para quem gosta de títulos alternativos e possui um humor mais ácido.
Um comentário sobre “REview / Tutorial de Need A Packet?”