Review / Tutorial de Gimmick! Special Edition

* Esta análise foi feita com o código cedido pela Bitwave AB (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Bitwave AB
Produtora: City Connection
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch / PC
Mídia: Física e Digital
Ano de Lançamento: 2023

Gimmick! Special Edition é o remaster do jogo de plataforma 2D pixelado, lançado originalmente para NES em 1992, apenas na Escandinávia e no Japão.

Gimmick! foi desenvolvido e lançado pela Sunsoft em 1992 para o Famicom no Japão e 1993 (como Mr. Gimmick!) na Escandinávia.
Curiosamente, embora tenha sido apresentado na E3, seu lançamento norte americano foi cancelado pelo personagem ter sido considerado “estranho” pelo então vice-presidente da Sunsoft America, David Siller. O port escandinavo foi feito pela Bergsala AB, empresa sueca de distribuição, tendo ficado restrito aos países da região, não sendo lançado no restante da Europa.

Mr. Gimmick, o curioso caso do jogo que saiu apenas em parte do território europeu
Entre os extras, as caixas e manuais escaneados


Yumetaro, um yokai verde está em uma loja de presentes, quando é confundido com um animal de pelúcia e comprado por um homem que o leva para casa como presente de aniversário para filha.
Logo, o pequeno Yumetaro torna-se o “brinquedo” favorito da menina, o que causa o ciúme dos outros brinquedos, que então a sequestram e enviam para outra dimensão… é, essa é a trama do jogo!

Yumetaro precisa salvar sua dona, sequestrada pelos próprios brinquedos
Poções recuperam a energia do yokai


Gimmick! é um jogo de plataforma 2D pixelado, onde o protagonista pode pular e atacar arremessando uma estrela de energia, que precisa ser carregada previamente. Esta estrela também pode servir de “plataforma” para Yumetaro, embora precise ser “cavalgada” pelo próprio, o que pode servir tanto para alcançar algumas áreas, como ser carregado para a morte caso você seja lento.

A estrela de energia é o único ataque de Yumetaro
A estrela permite acessar locais onde o pulo normal não consegue


O jogo conta com três modos: Normal (com opção de rewind e quick save), Serious (a versão mais fiel à original) e Speed Run (auto-explicativo).
O modo Serious é onde os troféus estão e o jogo é bem hardcore nesse sentido, como eram os jogos antigos. O modo Normal transforma a experiência em algo mais suave (embora ainda assim difícil) e permite treinar para o modo Serious (caso você ligue para troféus e conquistas).

O modo Normal é a versão com facilitadores, mas não dá troféus
Portanto, sem Serious mode, sem platina..


Diferente dos jogos de plataforma habituais, aqui pular sobre os inimigos não os derrota: isto só pode ser feito com o ataque da estrela. Caso eles estejam com alguma proteção sobre as cabeças ou empunhando armas, eles podem ser imunes, precisando então serem atacados nas partes expostas, seja por baixo durante os saltos deles ou fazendo a estrela quicar e atingi-los na cabeça (capacetes precisam ser derrubados previamente).

Pular na cabeça de inimigos não causa dano a você ou aos próprios
Desde que eles não tenham proteções na cabeça, é claro…


Lançado em uma época onde o SNES já existia, nota-se um esmero gráfico em Gimmick!, que possui uma arte compatível com os 16-bits, embora tenha sido lançado para os 8-bits.
Esta qualidade veio por parte do diretor do projeto, Tomomi Sakai, que exigiu uma equipe maior para uma melhor qualidade gráfica e sonora.
Isto pode ser notado especialmente pela palheta de cores, mais viva do que a habitual do NES, que tendia à uma maior opacidade.

O chão congelado afeta o seu movimento e mesmo o movimento da estrela
O chefe da fábrica é um dos maiores desafios do jogo…


Os cenários são repletos de armadilhas, de estacas de metal a precipícios, chamas e projéteis de metal que caem do teto.
Até mesmo elevadores podem abrir-se inesperadamente, causando uma morte imediata.
Os inimigos, por sua vez, são persistentes em perseguir Yumetaro, e os chefes… os chefes podem ser cruéis em suas táticas, que o diga o chefe da fábrica.

Cada estágio possui um item secreto, observe pontos onde normalmente não alcançaria e use a estrela para subir
As pontuações podem ser obtidas “rapidamente”, o problema é sobreviver aos desafios


A trilha sonora também ganha destaque com arranjos criativos e animados em chiptune.
A Special Edition possui uma qualidade superior de áudio, mais limpa e com menos eco do que a original.


A platina do jogo é desafiadora como ele.
Conquiste 10, 30, 60 e 100 mil pontos, derrote todos os chefes e complete todos os cenários, além de encontrar todos os itens secretos (um por estágio, necessitando de habilidade com o manejo da estrela como plataforma) e finalizar o jogo com o final normal e o verdadeiro.
Lembrando que todos os troféus funcionam apenas no modo Serious, sem rewind e save state…

Plataforma sem carrinho em trilhos não é plataforma
Cuidado ao executar fintas…

RESUMO DA ÓPERA:
Gimmick! Special Edition
é o resgate de um jogo desconhecido do grande público, um título de plataforma 2D hardcore lançado para o NES no fim de sua vida, apenas no Japão e na Escandinávia.

Lançado agora com melhorias no modo Normal, o espírito original permanece no modo Serious e o jogo conta ainda com uma versão própria para speedruns.
Yumetaro é um personagem carismático, apesar de mudo, que deve percorrer mundos repletos de armadilhas e inimigos, munido apenas de sua estrela de energia, para resgatar sua dona.

A qualidade gráfica acima do normal para o console de origem pode ser apreciada em sua plenitude, incluindo os pixels piscantes, falha gráfica comum ao Nintendinho, além de uma trilha sonora animada e mais limpa na execução.
Um “clássico desconhecido” da Sunsoft retornando para os consoles atuais, Gimmick! Special Edition é uma boa pedida para os fãs de plataforma 2D e fortes de coração.

Deixe uma resposta