
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Thunderful Games (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Thunderful Games
Produtora: Dejima
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S/ Xbox Series X / Switch / PC
Mídia: Física e Digital
Ano de Lançamento: 2021 / 2022

Firegirl: Hack ‘n Splash Rescue DX é um jogo 2D onde você controla Faísca, uma novata no corpo de bombeiros.
LEGADO DE FAMÍLIA
Faísca é a novata no corpo de bombeiros.
Filha de um herói da corporação, que morreu durante um trágico incêndio, a jovem é bem recebida pelo comandante, que combateu junto de seu pai.

Faísca, no entanto, não escolheu um bom momento para sua estreia: uma série de incêndios assola a cidade e o financiamento para os bombeiros foi cortado pela metade na prefeitura.
O Prefeito, entretanto, fica animado com o bom trabalho da novata.

Mas tudo pode mudar quando uma agente do FBI começa a investigar a misteriosa origem dessa onda de incêndios e sua possível ligação com uma antiga lenda.
COMBATENDO O FOGO
Faísca conta com dois acessórios principais em sua luta contra o fogo: seu machado para quebrar obstáculos e a mangueira, não apenas para apagar as chamas em si, mas também como propulsor.


O jato d’água pode ser controlado com o direcional e o R2 para disparar; ao saltar, o R2 garante a propulsão pelo jato.
Melhorias podem ser compradas no prédio da corporação, como aumento da propulsão e força do jato e economia no uso da água.


É importante perceber que, quanto mais usada a água do reservatório, mais fraco fica o jato e, consequentemente, a propulsão.
Para reabastecer durante a missão, é necessário encontrar galões d’água, privadas e encanamentos quebrados, chafarizes ou lagos (depende do local).



A proteção de Faísca também pode ser aumentada, comprando upgrades de botas, capacete e jaqueta.
Cada uma destas proteções adiciona um nível a mais de defesa, permitindo que um dano sofrido não seja descontado da vida da bombeira.
FÃ CLUBE
O objetivo de cada missão é salvar o número indicado de vítimas do incêndio e escapar antes que o fogo tome conta de tudo.
O tempo indicado na tela pode ser aumentando ao coletar-se relógios e também com upgrades do caminhão.


Aos poucos, Faísca vai ganhando fãs pelo seu número de salvamentos e missões.
Gatos (e ursos) salvos aumentam a base de fãs: você pode comprar boosts de aumento de fãs e de número de doações dos mesmos.

Investimentos da prefeitura, cortes nos gastos e redução de despesas médicas podem ser todos adquiridos através de compras com membros recrutados para a equipe.
AUMENTANDO A CORPORAÇÃO
Ao salvar vítimas, algumas delas tornam-se voluntários para a brigada, devendo ser contratados (ao custo de dinheiro, claro).
Cada um destes voluntários irá possibilitar a compra de novos upgrades ou boosts, afetando o ganho de dinheiro, a economia e bonificações.

As medalhas ganhas do prefeito servem como vantagens em campo, reduzindo o consumo de água ou os ferimentos sofridos, por exemplo.

As interações com a agente Nakamura (do FBI) adicionam os Tomos de Fogo em alguns cenários, sendo 12 coletáveis para acessar a luta final contra a entidade chamada de Senhor do Fogo.


ARTE INFLAMÁVEL
“Firegirl…” possui personagens pixelados, seja dos humanos, animais e monstros de fogo, em ambientes 3D (prédios, hotéis, florestas e trens).
O efeito de iluminação causado pelo fogo (2D) no ambiente (3D) funciona muito bem, com bons reflexos das chamas e escuridão ao serem apagadas, especialmente em áreas com mais escombros.


A trilha sonora possui bom ritmo, lembrando clássicos dos 16-bits, com música “dançante”.
PLATINA ESFUMAÇADA
A platina de Firegirl depende de dois fatores: “sorte”, já que os cenários são gerados proceduralmente, bem como a posição dos inimigos e vítimas; e habilidade do jogador, já que o jogo, embora curto, funciona bastante com tentativa e erro.

Importante ressaltar que não é necessário salvar todas vítimas em uma missão (embora isto custe valores e crescimento de fãs).
Quando estiver com pouco tempo, localize a próxima rota de fuga e viva para lutar outro dia!


Os troféus variam entre salvar quatro gatos (de diferentes cores e localizações), recrutar todos os voluntários, comprar o machado de gelo (o item mais caro do título), derrotar 10 monstros de fogo sem tocar o chão, etc…
Derrotar 100 monstros em uma missão sem tomar dano é o troféu mais difícil e, uma vez obtido, você provavelmente também conseguirá junto o troféu de conquistar todas as medalhas.
RESUMO DA ÓPERA:
Firegirl: Hack ‘n Splash Rescue DX é uma grata surpresa (e renovação) em uma subgênero desconhecido de grande parte do público: os jogos de bombeiro!

Dinâmico e desafiador, o título se vale de uma interessante mescla entre gráfico 2D carismático e vastas construções em 3D.

A trama possui plot twists e leva de modo bem humorado e leve um assunto sério como grandes incêndios.
Firegirl: Hack ‘n Splash Rescue DX diverte enquanto o jogador aprende a manobrar a mangueira (sem duplo sentido, por favor!) e alçar-se cada vez mais alto, praticamente voando com o poder da água.