
Ola, aqui é o Pena e bem vindos a mais um review, trazendo dessa vez um jogo que mostra o que acontece quando misturamos os conceitos de jogo do Soul Reaver e do Valkyrie Profile, dando um resultado interessante e triste (mas não entenda com triste como “ruim”, só as histórias contadas que são bem deprê mesmo XD)
Desenvolvido pelo estúdio “Tokyo RPG Factory“, que é subsidiário da Square-Enix e que anteriormente trouxe os jogos “I’m Setsuna” e “Lost Sphear”, é um RPG de ação, que foge da linha e jogabilidade dos seus jogos anteriores, mas que continua sabendo contar boas histórias e usando um estilo de arte característico do estúdio.
Um adendo sobre o review, como eu prezo um review sem spoilers, o que será mostrado aqui sobre a história, é relevante ao começo da jornada, mas a parte de jogabilidade será mostrado num todo.

Titulo: Oninaki
Produtora: Tokyo RPG Factory
Gênero: RPG de ação
Plataformas: PlayStation 4 / Nintendo Switch / PC
Mídia: Digital e física
Textos: Inglês
Dublagem: Japonês
Links para compra na Play-asia (todos com inglês):
- Ps4: https://www.play-asia.com/oninaki-multi-language/13/70dkhl?tagid=1174255
- Switch: https://www.play-asia.com/oninaki-multi-language/13/70dkhv?tagid=1174255
- Código para a Steam: https://www.play-asia.com/oninaki/13/70d4sf?tagid=1174255
História

A história segue Kagachi, que perdeu os pais enquanto ainda criança e acabou entrando para os “Observadores”, um grupo que está ligado com o sobrenatural e zela pela passagem dessa vida para a outra.
Dentre as missões de um Observador, está a de derrotar monstros conhecidos como “Fallen” (Caidos), que são pessoas que morreram e por algum motivo não conseguiram seguir para a reencarnação e ficaram presos no véu que separa o mundo dos vivos com o outro lado.
Durante uma das missões, ele encontra uma garota que ele deu o nome de Linne, já que ela não lembra mais o seu nome. Sendo uma “Lost” (perdida), uma pessoa que não conseguiu seguir para a reencarnação devido a algum arrependimento na vida mas ainda não virou um “Caido”.

Kagachi
Protagonista da história, após perder os pais e encontrar com Linne pela anos depois desse ocorrido muda completamente o rumo da sua vida.
Por algum motivo Linne diz que ele não está completo, mas qual seria o sentido disso?

Linne
Uma perdida que apareceu para Kagashi no dia que seus pais morreram e mesmo depois de anos ainda continua presa no véu.
Por algum motivo ela está na mira do Night Devil, um assassino do passado que aparentemente ela selou mas não lembra os detalhes disso.
Gráficos

Os graficos do jogo são todos em 3D, somente um detalhe ou outro dos menus tem uma imagem em 2D, mas eles não são gráficos tão cheios de detalhes.
Como nos jogos anteriores, os gráficos são mais simplificados mas ainda são agradaveis aos olhos, ainda mais quando está em cenários mais vibrantes ou alguns efeitos visuais do jogo.

O menu tem umas artes legais, tanto dos fantasmas que você utiliza com na parte da arvore de técnica deles, sempre puxado para os animes da vida.
Audio

Pra seguir o clima melancólico da história, a maioria das musicas também são bem tristes e lentas, mas são bem gostosas de ouvi, algumas puxando para o estilo de musica japonesa tradicional.
As musicas dos chefes são um pouco mais agitadas, como também a musica de quando você ativa o modo “Manifest” durante o jogo.
Segue uma das musicas mais agitadas dele:
Outro detalhe, como nos outros jogos da Tokyo RPG Factory, é que só existe a dublagem em japonês, então já fique preparado para isso caso tenha preferência pra dublagens em inglês ou português.
Jogabilidade

Esse é um RPG de ação com bastante coisa diferente pra acertar, então vamos por partes pra não confundir ninguém, começando com os controles básicos.

Agradeço que praticamente todos os comandos podem ser alterados, algo que deveria ser padrão dos jogos né, mas não vem ao caso. Com isso, não especificarei por botão e sim por ações possíveis.
- Ataque básico: possivel usar combos com a arma equipada;
- Skills 1~4: você pode equipar qualquer técnica aprendida em 1 dos 4 slots de técnicas;
- Manifestar: Libera um poder extra, explicarei no momento oportuno;
- Embainhar / Desembanhar: Autoexplicativo, também explicarei a seguir;
- Atravesar o Véu: muda o mundo de atuação;
- Usar Incenso: são os itens de cura do jogo;
- Ação do Fantasma: cada fantasma tem uma ação própria nesse ponto, como esquivar ou pular;
- Shift: trocar o fantasma equipado;

O jogo conta com 3 dificuldades, não afetam a história nem conquistas, mas afetam a chance de conseguir itens ao derrotar os inimigos.
Escolha a dificuldade que você melhor se adapta ou se quer sofrer mais ahahahaha.
Menu Principal

Aqui temos algumas parte que você pode acessar pra configurar Kagashi e ver o avanço do jogo, segue as opções:
- Stats: Mostra os status atuais do Kagashi;
- Daemons: Parte para configurar os seus “Fantasmas”;
- Map: Mostra o mapa da área que você está;
- Itens: mostra o seu inventório;
- Memories: Aqui tem um glossário do jogo que vai completando ao avançar no jogo;
- Options: Configura alguns pontos do jogo;
“Daemons” (Fantasmas)

A tradução mais correta seria “Demonios” ou “Genios”, mas no contexto do jogo, o termo “Fantasma” é o que melhor se aplica. Eles são “Perdidos” especiais que não se transformaram em “Caidos“, mas eles não tem memória da sua vida passada. Eles são usados pelos Observadores como auxilio nos combates. Essa é ideia do jogo, mas falar que eles “auxiliam” é muito fraco, já que eles SÃO AS SUAS ARMAS.

Em Oninaki você encontrara diversos desses Daemons e cada um deles utiliza um tipo de arma diferente e são eles que equipam as armas, não Kagashi. Uma explicação mais a fundo das armas será dada na parte do “Alquimista”, já que é lá que você customiza tudo relacionado a elas.

Cada Daemon tem uma árvore de skills própria.
Para conseguir liberar essas técnicas, você deve utilizar pedras relacionadas ao tipo de arma que ele utiliza ou as “pedras nulas”, que podem ser usadas em qualquer um deles.
Pra conseguir as pedras especifica da arma, você precisa usar o Deamon em batalha e num modo de proficiência, vai recebendo elas aos poucos. Não é necessário DERROTAR um inimigo pra receber essas pedras, apenas utilizar elas uma certa quantidade de vezes.

Conforme libera técnicas nos Deamons, eles vão subindo de level, aumentando os status que eles dão ao Kagashi.
No meio da árvore também tem parte pra liberar as memórias deles, que após serem visualizadas, liberam mais técnicas na sequencia.

Conforme você utiliza as técnicas em combate, tem uma chance dela receber um efeito extras aleatório, podendo aumentar o dano, diminuir o tempo de recarga, entre outros efeitos.
Mapa

Aqui você confere o mapa que já foi liberado, completando ele conforme você explora o local.
Um detalhe é que o mapa é dividido pra cada um dos 2 mundos, então você precisa andar 2 vezes o mapa pra completar ele todo. Cada lado tem coisa diferente, então é recomendado andar tudo nos dois.
Itens

Aqui você gerencia os seus itens e equipamentos, podendo jogar fora algo que não precise mais, mas isso é algo que e não recomendo, na parte de Alquimia eu explico o melhor o por que hahaha
Como não existe vários itens de cura nesse jogo, você não encontra ele aqui e só pode ser usado fora do menu principal, durante os combates.
Memórias

Algo que também deveria ter em todo jogo, UM GLOSSÁRIO com as informações especificas dele.
Aqui, além de conseguir rever informações chaves do que rolou na história, pode ver informações dos monstros, dos NPCs que apareceram e também dos “Perdidos” que você encontrou.

Algo interessante na parte dos Fallens é que cada um tem uma “Shadestone” relacionada a ele (que tem uma coloração vermelha e tem mais e 1 efeito), sendo que até os chefes tem uma pedra, mas CLARO que a chance de cair é muito baixa.
Caso consiga ela, também libera uma pequena história relacionada aos inimigos
Settings

Aqui você configura tanto os comandos como algumas características do jogo.
Deixe os comandos do melhor jeito pra você se adaptar e agir rápido nas batalhas.
Também pode rever as mensagem de ajuda que aparecem durante o jogo ou retornar para a tela titulo caso queira sair dele.
Exploração

Você explorará tanto cidades como florestas e ruínas durante o jogo. Só é possivel interagir com os NPCs que tem o balão de conversa. O mapa vai completando conforme você anda nele.

Ao atravessar o véu que divide o mundo dos vivos com o dos mortos, você encontrará diferenças no cenário e o permite continuar a jornada.
Vale lembrar que interações físicas com o cenário, como quebrar uma pedra ou ativar uma alavanca só é possível no lado dos vivos.

Você pode atravessar o véu a qualquer momento do jogo, mas caso seja a sua primeira vez na área, caso faça isso, você encontrará um mundo totalmente escuro, sem nenhum ponto de referencia e somente com as silhuetas fracas dos NPCs e monstros.
Pra clarear as coisas, da uma olhada mais abaixo na parte de combate pra compreender.

As vezes você encontrara uma sombra branca durante a exploração.
Ao ficar em cima delas e atravessar o véu…

… aparece um Shadow Fallen.
São monstros mais fortes e que deixam recompensas melhores ao serem derrotados. Mas seja rápido, eles fogem da batalha.

Em alguns mapas você encontra esses buracos que te direcionam para outro local da região, muita das vezes sendo obrigado a achar ele para prosseguir no jogo.

O mapa mundi é bem direto, ao passar com o cursor sobre uma área, ela expande com as regiões disponíveis dela.
Ao selecionar a região, se não é a primeira vez que vai nela, você pode escolher qual dos saves que ja foi liberado nela
Combates

Durante os combates, você pode utilizar os ataques normais da arma que você está utilizando ou as técnicas que você especifica aos botões.
O detalhe das técnicas é que, ao serem utilizadas, elas entram num tempo de recarregamento pra usar novamente. Cada técnica tem seu próprio tempo de carga, então intercalar entre elas é muito importante.

Quando uma técnica ganha um efeito novo ou ativa uma já existente, aparece essa mensagem que fica por um tempo na tela. Enquanto ela está, todas as técnicas que você usar, não somente a que liberou, ganham o efeito ativado.

Para recuperar HP, você pode usar as essenciais de cura, que tem um limite que pode carregar ao mesmo tempo, sendo que esse limite aumenta conforme evolui no jogo.
Detalhe é que aqui não existe dinheiro, todos os itens, tanto armas como os de cura, você precisa encontrar derrotando os inimigos ou nos baús que você encontra no mapas

Pra conseguir atravessar o véu e enxergar o outro lado, você precisa derrotar esses monstros com uma névoa chamados “Sight Stealer”. Derrotando eles, você consegue absorver a essência que eles roubaram, liberando a sua visão do Além.

Mas não é por que você derrotou um deles que você consegue liberar toda a área, você terá que derrotar cada um desses monstros para liberar os pedaços da áreas. Caso tente seguir pelas trevas e for acertado, você morre na hora, então NÃO TENTE hahahahaha

Um detalhe é que, quando você atravessa para o Além, um bônus é ativado depois que você conseguiu liberar a área, ficando ativo enquanto você está no outro lado. Cada região tem um efeito diferente, podendo causar mais dano dependendo da distancia, aumentar velocidade, entre outros efeitos.
Detalhe muito importante: o efeito é atribuído tanto ao jogador como para os inimigos

Em algumas áreas uma barreira aparece, impedindo que você prosiga enquanto não derrotar todos os inimigos dentro dela.

Você pode trocar entre os Daemons equipados durante as batalhas, mas tem uma demora nessa troca justamente pra acrescentar um ponto de estratégia.

A porcentagem que aparece ali no canto é o afinidade entre Kagachi e o Daemon equipado, conforme as suas ações nas batalhas ele pode aumentar ou diminuir e ao chegar em 100%…

… é possivel ativar o “Manifest”, que aumenta os status do Kagashi.
Ao ativar ele, muda para um esquema de barra de uso dela. Aqui o tempo de uso não é determinado por “tempo” propriamente dito, a barra só é gasta conforme você ataca, então pra ativar ela e ficar nesse modo por muito tempo.
Pra desativar ela, você pode embainhar a sua arma ou gastar toda a barra.

Detalhe, a porcentagem não para em 100%, ela continua subindo e tem um limite padrão de 200%, mas ainda é possível aumentar esse limite com itens equipados nas armas.
Quanto maior a afinidade, maior o dano causado, só que ao chegar em 150%, a sua defesa começa a cair também, então tome cuidado com isso.

Ao embainhar a sua arma, o movimento do Kagashi aumenta e se você ficar parado por um tempo, sem ter inimigos perto, começa a recuperar HP aos poucos, então isso ajuda bastante a economizar o item de cura do jogo.
Ponto de save

Nesse jogo você só consegue salvar nesses totens ou no mapa mundi.
Ao chegar perto do save point, Kagashi recupera todo o HP e já é feito um save automático, isso já salva muito tempo, mas vamos as opções que temos nele:

Na party você pode equipar os Daemons que irá levar na exploração, sendo um total de 4 deles. Só é possível trocar eles aqui, então escolha bem quais você pretende usar, já que tem técnicas passivas que ficam ativas só do Daemon estar equipado no time.

Ao liberar uma memória na árvore de técnicas do Daemon, é possível ver a cena no “Deamon Lore”. Assim que ela é visualizada a próxima memória aparece na arvore pra conseguir pega-la, além de liberar as técnicas que estão seguintes a memória vista.

Existe o “Fast Travel” entre os saves points do cenário que você está. Aqui também é possível voltar para o mapa mundi quando ele estiver liberado.

Também é possível trocar a dificuldade do jogo nos saves points e claro, salvar o jogo fora do automático.
Ajude os mortos (Side Quests)

Com o foco do jogo sendo o ciclo de reencarnação e os espíritos que estão presos no além por alguma pendência das suas vidas, as side quests do jogo são para trazer a paz a essas almas perdidas.
Quem tiver uma quest tem essa exclamação vermelha pra facilitar a sua vida.
As missões variam entre derrotar um monstro, levar a alma a algum local especifico ou mostrar algum item pra eles.
Alquimista

Como comentei anteriormente, esse jogo não tem dinheiro, então a alquimia aqui não tem preço, mas você usara os equipamentos e pedras que você encontra nas explorações aqui.

Na parte de upgrade, você sacrifica as armas que não ira utilizar pra melhorar a arma que deseja.
Cada arma tem um nível de raridade e um nível máximo de upgrade.
Só é possível usar 8 armas por vez no upgrade, mas caso não tenha alcançado o limite da arma, pode fazer mais upgrades.

Caso as armas usadas tenham alguma pedra presa nela, há uma chance de recuperar ela quando usada como sacrifício e caso isso ocorra, mostra a mensagem como está

Somente no Alquimista você consegue colocar as pedras que encontra nas explorações.
As armas podem ter de ZERO a QUATRO cavidades, apresentadas na parte do “Shadestones” pelos pontos. Quando coloca uma pedra, o indicador fica brilhando.
Detalhe importante: uma vez inserido, NÃO É POSSÍVEL RETIRAR A PEDRA.
Então escolha bem qual você vai usar se não quiser perder elas a toa.
Apesar de não poder recuperar a pedra, é possível trocar ela por uma nova, então se errar, pelo menos tem como consertar isso
Um ultimo ponto é que só é possível inserir uma categoria de pedra na mesma arma, então não dá pra equipar 2 pedras de aumento de ataque básico.

Na parte de transmutação, aparece uma lista de 3 itens, entre armas e pedras, pra criar.
Você precisa trocar a quantidade de pontos necessários, dentro do limite de 8 itens, para conseguir fazer o processo.

Ao realizar uma transmutação, tem uma chance de ativar um bônus que PODE ativar na próxima lista (que atualiza a cada 100 monstros derrotados).
Os bônus são:
- Aumento de aparecer arma: Na próxima lista tem chance de aparecer uma arma do tipo relacionado;
- Arma com upgrade: Pode aparecer uma arma com já com um pouco de upgrade;
- Mais cavidades: chance de adicionar mais cavidades nas armas;
- Refinamento: aumenta a chance de aparecer alguma arma ou pedra que você não tenha;
- Catalisador: Adiciona um efeito especial para a transmutação.
Extras

Conseguiu fechar o jogo? Então se prepara que depois que você da um load do seu “Clear Save”, além de poder derrotar o chefe final novamente (e fazer os outros finais disponíveis), libera uma dungeon extra, a “Sanctum of Rebirth”.
Nela você desbravará uma “pequena” dungeon de 101 andares pra derrotar um chefe extra.
A cada 5 andares, aparece um save e um chefe que você já derrotou, então se prepare 😛
Existe um outro destrave quando você fecha o jogo, uma troca entre “certos mundos”, mas não tem detalhe disso aqui, lembra que eu falei que não teria spoiler? Então né hahahaha
Troféus e Conquistas

A lista de conquistas é bem direta, não é difícil, mas requer bastante dedicação e um belo toque de sorte por causa das aleatoriedades do jogo. Segue uma lista dos mais trabalhosos de fazer:
- Master of the Beyond: Derrotar 10 Shadow Fallen
Como é aleatório a aparição deles, atrapalha bastante - Wayfinder: Ver as memórias de 5 Daemons
Vai precisar de bastante grid pra isso, divirta-se hahahahah - Veil Strider: Usar o “Manifest” 100 vezes
Não é difícil, mas você dificilmente conseguirá ele durante a jogada normal - Enlightened Sage: Dar 100 “Awakenings”
O problema desse é por ser TOTALMENTE aleatório, depende da sorte - Omniscient: Liberar todas as “Awakening”
Pior do que conseguir 100 “Awakening” é conseguir todas, boa sorte - Avatar of Destruction: Derrotar Tsukumo
Relacionado a dungeon extra, vai ter que passar os 101 andares 😛
Considerações Finais

A história do jogo, mesmo tendo toda a tristeza relacionado a morte e reencarnação, é algo muito gostoso de se ver e tem umas reviravoltas bem interessantes, coisa que a Tokyo RPG Factory conseguiu fazer bem tanto no “I’m Setsuna” como no “Last Sphear”.
Única coisa que ele peca é pela jogabilidade um pouco travada nos combates. Depois que você se acostuma com o jogo e consegue técnicas melhores, você não sente tanto isso, mas não é um jogo muito fluido