
* Esta análise foi feita com o código cedido pela Ratalaika (versão PS4/PS5)
Distribuidora: Ratalaika
Produtora: BUG-Studio
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch / PC
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2021

One Escape é um jogo de plataforma/puzzle/stealth onde três amigos precisam escapar de uma prisão, enquanto recuperam parte do dinheiro que haviam roubado.
Dook, Hog e Gor resolvem assaltar um banco, mas quando tudo parecia correr bem, eles são capturados pela polícia.
Agora, separados em diferentes alas da cadeia, eles precisam encontrar um jeito de escapar, enquanto lidam com os guardas cães (ou seriam cães de guarda?) e os sistemas de segurança.

Dook, o cérebro do grupo, é um pato (bem, um pato antropomorfizado, como os outros animais do título).
Possui as habilidades básicas do grupo, como o salto duplo, sendo o responsável pela fuga nas primeiras vinte fases.

Hog, o javali, pode operar caixas, puxando ou empurrando as mesmas para criar pequenos degraus que dão acesso a plataformas mais altas, além de poder socar os guardas e destruir paredes com rachaduras.

Gor, o gorila, pode agarrar-se em algumas paredes, possibilitando a escalada.

Os personagens antropomorfizados são bem desenhados, assim como os cenários, embora haja bastante repetição aqui (afinal, é uma cadeia). Apesar de graficamente semelhante, o cenário possui bom level design, conseguindo sua distinção através dos diferentes desafios e sistemas de plataformas (adaptados a cada personagem).

A trilha sonora segue um estilo mais misterioso, compatível com o clima stealth do jogo, embora também sem grandes variações. Os personagens não possuem dublagem, ficando o som mais em função do alarme.

Para escapar de cada nível é necessário acessar a porta de saída, mas antes é preciso passar por portões eletrônicos, usando cartões das cores correspondentes nos painéis de comando, feixes lasers que bloqueiam permanentemente passagens ou desativando-se em pequenos intervalos, rajadas de gás e fios nas paredes ou em partes do chão.

Os guardas fazem rotas de patrulhamento, devendo ser evitados (uma luz em seus quepes indica o alcance de detecção).
Câmeras podem disparar o alarme caso detectem um dos prisioneiros, fazendo com que um grupo de guardas surja, vasculhando a região até que o alarme seja desativado.
Para passar despercebido pelos guardas, é necessário esconder-se nas sombras, que estão em segundo plano em alguns locais. Estas sombras servem também para que o alarme seja progressivamente desativado, conforme se permanece escondido nelas por algum tempo.

Além da fuga, Dook, Hog e Gor podem coletar maços de dinheiro espalhados pelos cenários (10 maços por personagem).
A platina de One Escape é bem rápida e prática, seguindo o padrão Ratalaika de publicação.
Basta coletar três de cada dez maços de dinheiro por personagem e completar dez cenários de fuga de cada um.
RESUMO DA ÓPERA:
One Escape é um jogo rápido e relaxante (relaxante?) sobre fuga de prisão envolvendo três assaltantes de banco pegos no ato.
Munidos de suas habilidades e astúcia, eles explodem as camisas de seus peitos fortes (no melhor estilo Kenshiro) e partem para… o stealth.
Enquanto Dook é o personagem mais básico, Hog pode arrastar caixas e Gor pode socar guardas e paredes, além de pendurar-se nelas.Os personagens antropomorfizados possuem carisma, embora os cenários possuam pouca variação.
O desafio é leve, com uma platina simples e fácil.
One Escape é um jogo para divertir-se em pequenas doses, ideal para os momentos em que queremos jogar algo, mas não dispomos de muito tempo.