Review/Tutorial: Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway

Mais uma vez trazemos os jogos da fórmula de corrida ofensiva, com os carismáticos personagens da Nickelodeon em seu terceiro jogo. Confesso que até então, não tinha jogado nenhum jogo da série (porque na época o site ainda estava em crescimento, se entendem o que quero dizer LOL), então resolvi trazer o terceiro jogo para ver o quão divertido a fórmula por trás dele foi proveitosa, e posteriormente trarei os dois anteriores para fazer uma análise comparativa da evolução dos jogos, uma vez que ouço falar bastante do segundo jogo ser um tanto quanto desafiador…

Desenvolvido pela Bamtang Games e publicado pela Gamemill Entertainment, o terceiro jogo chega como a nova geração da franquia Nickelodeon Kart Racers, saindo também para os consoles de geração nova em versões próprias para Playstation 5 e Xbox Series S|X.

Bamtang (site oficial)

Fundada em 2002 em Lima, Peru. Hoje é considerado um dos principais estúdios independentes da América Latina.
Bamtang Games é um estúdio de desenvolvimento de jogos especializado em jogos de ação para IPs licenciados.
Somos os desenvolvedores por trás dos jogos de alguns dos mais famosos filmes, programas de TV e IPs da Internet.
A Bamtang desenvolve jogos 2D e 3D para todas as plataformas, incluindo web, mobile, PC e consoles.
Nossa equipe de mais de 50 artistas, programadores, produtores, designers e engenheiros de som fazem tudo internamente.
Comprometemo-nos com o orçamento e o cronograma e entregamos em excesso de forma consistente.

Gamemill Entertainment (site oficial)

QUANDO SE TRATA DE ENTRETENIMENTO DE MARCA, TEMOS JOGO.
Na GameMill Entertainment, estabelecemos um histórico comprovado de alavancar o patrimônio de algumas das marcas mais amadas do mundo no mercado de videogames de US$ 100 bilhões. Nossa equipe de profissionais do setor trabalhando em parceria com os principais desenvolvedores talentosos do setor nos permite dar vida a jogos que encantam jogadores obstinados e casuais.
OFERTA PRINCIPAL
Licenciamento experiente – Fizemos parceria com algumas das maiores marcas do mundo, incluindo Nickelodeon, Disney, PGA TOUR, Universal Studios, Sony, Cartoon Network e muito mais, transformando ótima IP em ótimo entretenimento para jogadores de console e dispositivos móveis em todo o mundo.
Melhor desenvolvimento da categoria – Empregamos um pipeline cuidadosamente selecionado de desenvolvedores de alto nível com profundo conhecimento nas plataformas mais populares da atualidade.
Distribuição 360˚ – Distribuímos globalmente para todas as principais lojas de varejo e digitais: Wal-Mart, Target, GameStop, Best Buy, Amazon, Apple, Google, PlayStation Store, Xbox Marketplace e Nintendo eShop.
Plataformas Universais—Celular (iOS e Android), Console (Xbox 1, PS4, Nintendo Switch) e PC.
NOSSO TIME
Com uma equipe líder veterana, sabemos como navegar no cenário de licenciadores, desenvolvedores e consumidores, e provamos repetidas vezes a capacidade de entregar jogos de sucesso no prazo, no escopo e no orçamento.

Partindo desse alto nível de apresentação das empresas, vamos então analisar como a fórmula foi eficaz nesse jogo?

Código fornecido para review pela Gamemill Entertainment, versão Playstation 4/5
Review baseado na versão Playstation 5

Nome: Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway
Gênero: Corrida, Casual, Ação
Desenvolvedora: Bamtang Games
Distribuidora: Gamemill Entertainment
Plataformas: Playstation 4/5, Xbox One / Series S|X, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2022 (14 de outubro 2022)
Mídia: Física e Digital
OBS: as versões PS4 / PS5 são crossbuy, e as versões Xbox One e Series são Smart Delivery

Tela Titulo

História / Enredo

Nossos icônicos personagens estão a participar do campeonato recheado de trapaças e circuitos que desafiam as leis da física, mas tá tudo bem já que todos são desenhos.

Gráficos

Os gráficos de NKR3 são baseados na Unreal Engine 4, com texturas simplificadas e modelagens tridimensionais. Os cenários possuem toques variados de iluminação e uma paleta de cores intensa, remetendo ao mundo cartoonesco e com um design fiel dos personagens.
Outros pequenos detalhes que chamam atenção, é a proporção da sombra dos personagens com relação aos efeitos solares dos cenários, onde a sombra acompanha o giro no eixo, como podemos notar na gif.

Som / OST

O jogo conta com dublagens com as vozes originais dos personagens, além de uma trilha sonora destinada aos temas de diversos cartoons da nick, e com pitadas de pop e rock nos arranjos próprios para o jogo, sendo composta por Carlos Bozzo.
Infelizmente não achei a trilha sonora para vocês apreciarem.

Jogabilidade

NKR3 possui jogabilidade destinada aos diversos públicos, mesmo para o público infantil com a opção de “auto aceleração” e sensor de movimento.
O jogo usa os shoulders e triggers de forma repetida para acelerar e salto / drift.
Os botões de funções ficam por conta de 3 funções, sendo 1 repetida, que é o de usar item.

Sistema de Jogo

O jogo possui modos diversificados e correr nas 36 pistas disponíveis com o universo de alguns dos desenhos que estão presentes no elenco.
Dentre os modos, podemos citar:
Slime Scramble – jogue em uma série de 4 corridas em campeonatos hosteados por 10 ícones da Nickldeon
Free Race – jogue uma corrida com regras específicas por você
Time Trial – jogue contra um personagem e tente bater o tempo dele
Challenges – objetivos específicos em séries de corridas divididas em 6 níveis
Arena – modos adicionais e competitivos fora do contexto de corridas

O intuito do review / tutorial não é explicar todos os modos de forma específica, então iremos focar apenas na jogabilidade de forma geral e explicar em exemplos simples o modo Time Trial, Challenge e Arena.

Que vença a melhor equipe…

São 40 personagens no total, evidentemente nem todos estarão desbloqueados no início, mas já temos algumas opções razoáveis para jogar em dificuldades elevadas, por exemplo.

Como não jogar com meus TMNT visual dos anos 80????

Os personagenns terão seus próprios atributos e que são mostrados no canto superior esquerdo, diferente dos jogos de corrida onde os atributos são para os carros / equipamentos, esse é todo focado no personagem:
Weight – peso para a condução
Speed – velocidade da condução
Acceleration – tempo de pico para velocidade
Handling – controle de condução
Turbo – uso de nitro e impulsos

De fato, temos o drift que irá influenciar com cada personagem, isso se relaciona com o Weight e Handling de forma direta, enquanto Speed e Acceleration ficão de forma indireta, uma vez que alguns personagens precisam de mais tempo para ter velocidade em pontos de drift.

Escolhido seu personagem e estilo de jogo, vamos para os próximos passos:
Nossos personagens contam com uma personalização para o tipo de veículo que vão dirigir, como Kart e Motocicleta.

A vantagem do kart é ter uma proteção maior com relação à impactos e colisões, mas seu hurtbox é mais “longo” e sua aderência é balanceada para os drifts.
A vantagem da moto é que ela tem mais aderência para os drifts e seu hurtbox é mais “curto” comparado com o Kart, porém, seus impactos são maiores.

Independente de qual veículo escolher, você pode personalizar eles com alguns equipamentos.
Isso inclui pneus, surdinas e pinturas.
No avançar do jogo, alguns equipamentos podem auxiliar em algo…

Agora partimos para a escolha de equipe, onde haverão outros personagens da Nick à sua disposição para ajudar de forma ativa e passiva nas corridas. Esses personagens não são jogáveis como motoristas, apenas em forma de equipe.
A equipe se divide em Chief e Crew.

Chief – responsável pela skill de suporte ativa, sendo necessária o carregamento da Slime Bar (detalhes à seguir).
Crew – responsáveis por skill passiva, sofrendo cooldown em momentos oportunos de uso, sendo divididos em dois slots chamados Crew Engineer e Crew Mechanic.
O tipo de suporte para esses personagens (Chief e Crew) são divididos em:
Attack – encarregados de ajudar na ofensiva
Defense – encarregados de ajudar na defesa
Boost – encarregados de ajudar em impulso
Support – encarregados de dar suporte para as 3 categorias anteriores especificamente

Lutando pelo pódio…

Ok, agora que você escolheu seu personagem, veículo e equipe, hora da corrida…
Como disse antes, o modo Slime Scramble é uma série de 4 corridas em mini torneios hosteados por personagens icônicos, com ranking de no máximo 3 estrelas.

De início, o jogo oferece 3 níveis de dificuldades, baseados na velocidade dos carros (como a potência em cavalos dos carros em Mario Kart).

Ao terminar o jogo, a última dificuldade “Insane” é liberada.
O modo possui uma % de conclusão que é computada com relação ao seu ranking em 3 estrelas, que exige chegar em primeiro em todas as corridas para ganhar o ranking máximo.

Nas pistas você irá encontrar slime tokens, que são as fichas para preencher o seu Slime Bar, na qual ativa a ajuda do Chief.

As slimes podem ser coletadas com limite de 10 fichas, ao terminar a corrida, dependendo da sua performance, você ganha slimes tokens extras para desbloquear outros personagens e acessórios para os carros.

Outro fator que pode ajudar à encher a slime bar, são as acrobacias feitas em saltos de impulsos e na beirada de plataformas com depressão, sendo possível aplicar combos de acrobacias que lhe darão impulso.

A trapaça não impõe limites

Como todo jogo de corrida que se preze, o início da corrida pode causar um boost perfeito de arrancada, isso é feito com o contador de semáforo na tela e a sua aceleração ser em timingp reciso em cada sinal, da mesma forma que a maioria dos jogos do gênero.

Além de você usar os membros de sua equipe para trapacear ou ganhar vantagens, na pista haverão itens para coletar, variando seu tipo de ataque, da mesma forma que os membros da equipe.
A maioria dos itens são randômicos e sorteados durante a corrida, porém apenas um item por vez pode ser carregado, não havendo estoques reserva ou algo parecido.

Itens específicos são identificados de acordo com os emblemas do tipo de ataque, entretanto esses são mais raros e isolados nas pistas, deixando a predominância dos itens randômicos.

O item de cegar os concorrentes é isso aí mesmo… 😛

Para um bom piloto, conhecer certos pontos é o fundamental…

Os mapas terão alguns pontos que lhe darão vantagens, seja em curvas com pads de boost, atalhos e, pontos de slimes.
No caso do drift, assim como em outros jogos do gênero, é possível ter uma derrapagem estendida que lhe concede acúmulo de boost, sendo identificado pelas variações de cores no atrito dos pneus:

Os atalhos podem ajudar (ou não :P) em ter vantagens em algumas pistas, entretanto alguns podem ser descobertos apenas prestando atenção, outros precisam ser abertos com alguns itens de ataque.

Agora perceba que os atalhos possuem um valador, ele também ajuda à encher a barra slime, como podemos notar no medidor das gifs. O Wash pode ser considerado um Slime Boost Point, na qual são os pequenos pontos / locais do mapa que irão auxiliar randomicamente ou fixamente no mapa.
Randomicamente incluem geyzers de slime ou pequenos canos soltando slime no mapa, os pontos fixos ficam por conta de poças no chão.

Por fim, e não menos importante, os mapas possuem pontos chamados Slime Sliding, que podem ou não ser atalhos mas que irão ter obstáculos para testar seus saltos de acobracia. Para isso, você deve prestar atenção no breve indicador de ! que aparece na tela e a entonação dele para indicar o timing.

O seu rank no final varia conforme sua precisão dos saltos, o importante é acertar eles sem errar, o timing não é julgado.

Double Dares

Os indicadores no canto esquerdo são os Double Dares, que são objetivos adicionais para serem cumpridos em cada corrida. Ao finalizar os objetivos, itens de armamento ganharão poder maior que irão auxiliar ou atrapalhar você e seus rivais.

São 6 itens poderosos que podem aparecer pra você, então tente cumprir os Double Dare antes de todos…
Trivia: Double Dare era um antigo show da Nick no fim dos anos 80.

Modo Time Trial

Em batalhas 1vs1, você deve fazer o melhor tempo em 3 voltas, sendo necessário conhecer quais os melhores caminhos e atalhos para progredir nesse modo, que irá exigir progressivamente sua habilidade.

Modo Challenge

O modo desafio é dividido em tiers de dificuldade com séries de corridas em objetivos específicos, alguns poderão desbloquear personagens adicionais. Entretanto, é necessário completar todos para que o último challenge de cada nível seja desbloqueado.

Modo Arena

Como o modo diz, não há corridas, mas sim um modo competitivo em ambientes fechados com possíveis 4 modos:

Demolition – atinja deus oponentes dez vezes.
Control the Golden Spatula – consiga manter o controle da espátula dourada por 15 segundos e 3 vezes para vencer.
Slime Trails – carregue seu veículo com slime e despeje pela arena, a equipe que pintar mais vencerá.
Jellyspotters – jogo de pega pega, uma equipe segura medusas e a outra deve captura-las.

Multiplayer

O jogo conta com opção de multiplayer local com opção de 4 jogadores em tela dividida e online.
Infelizmente não consegui testar o modo online por não encontrar jogadores em salas.

Troféus / Conquistas

A platina exige tempo, mas um dia farei já que não quis segurar o review por não ter platinado ainda 😛

Dificuldade: 5/10
A platina não é difícil, claro, alguns fatores irão exigir habilidade como os challenges e time trial, mas a dificuldade é progressiva ao ponto de se acostumar e aprender quais os melhores caminhos e pontos de boost e slime.
De forma resumida, você deve:

  • Desbloquear tudo da loja (personagens, membros de time, equipamentos)
  • Jogar uma corrida online com amigo
  • Ganhar 150 pontos de vitória no online
  • Fazer 250 acrobacias em beiradas de ondas
  • Terminar um torneio em primeiro lugar 40x
  • Vencer os 36 Ghosts no Time Trial
  • Fazer todos os challenges
  • Acertar oponentes 500x com items
  • Fazer 250 acrobacias
  • Completar 50 Double Dares
  • Fazer o drift nível 3 (blue spark) 21 vezes em um torneio
  • Vencer 10 arenas em quaisquer modos
  • Passar pelo Wash 30x
  • Jogue online com outros 3 jogadores
  • Alcance Slime Legend 20x no Slime Sliding
  • Passe por 50 boosts pads

Considerações Finais

Graficamente o jogo é competente e os cenários são bem bonitos, principalmente em ambientes aquáticos.
A projeção do sol com relação aos personagens e os efeitos de luz são bem destacados. O design fiel dos personagens dá a imersão de realmente estarmos jogando um cartoon tridimensional com os personagens icônicos da Nick, parabéns pela fidelidade.

A trilha sonora voltada para o rock e pop dá um tom de competição agressiva, junto ao fato dos personagens se encararem quando estão próximos e se provocarem nas falas. Os dubladores originais mantém a imersão de estarmos jogando um jogo cartoon.

A jogabilidade é arcade total, porém o drift exige a hora certa para poder ser aplicado, se for feito cedo demais o personagem apenas irá fazer conversões, se for feito tarde demais, provavelmente uma colisão será inevitável. Isso se reflete principalmente por atributo de cada personagem, o que pode acarretar reclamações da jogabilidade, mas nada que prestando atenção nos atributos não resolva…

A performance do jogo é impecável, não tendo crashes repentinos e se mantendo fixo em 60fps na versão Playstation 5. O carregamento das corridas é rápido e os menus são simples e dedutíveis.
Com relação ao desafio, o jogo cumpre seu papel de forma justa, mantendo uma dificuldade agressiva na IA e com ritmo rápido nas dificuldades altas e com aumento progressivo, ou seja, vai ter momentos que o jogo irá sacar itens de comeback muito seguido, e você será alvo em todo custo.

O jogo conta com uma considerável quantidade de conteúdo uma vez que o replay value se resume em desbloquear tudo que ele tem e fazer todos os modos, algo que pode ser cansativo para quem procura platinar, mas virá naturalmente se souber dosar o jogo para diversão própria e alheia.

De forma resumida, Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway traz uma variedade de pistas e personagens (além dos ajudantes), que tornam o jogo bem variado e customizado para cada tipo de jogador. O foco claramente é crianças e adultos, com a opção de controles acessíveis para os nossos pequenos futuros jogadores, e para os marmanjos com uma dose de desafio considerável. Os diferentes tipos de jogo são destinados à jogadores casuais e amigáveis que preferem apenas se divertir e relaxar, o desafio fica por conta de tirar rank 3 estrelas em todas as copas e / ou dificuldades com a pitada de desafios específicos.
Com isso, o jogo se torna uma caixa de possibilidades para os diversos públicos, uma vez que devem ser considerados de forma isolada para cada um desses estilos de jogadores, o que na minha opinião, torna um jogo justo e versátil, merecendo uma conferida, seja você tendo filhos e amigos ou ser um jogador que se desafia com objetivos completionistas, pois sabemos como jogos licenciados são difíceis e investimentos caros, e aqui temos um investimento que pode surpreender futuramente em outros jogos se dada a devida atenção e crítica…