Review / Tutorial de Xuan Yuan Sword 7

* Esta análise foi feita com o código cedido pela EastAsiaSoft (versão PS4/PS5)

Distribuidora: EastAsiaSoft
Produtora: DOMO Studio, SOFTSTAR
Plataforma:  PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / PC
Mídia: Física e Digital
Ano de Lançamento: 2020 / 2021

Xuan Yuan Sword 7 é um RPG de ação 3D com foco na cultura e mitologia chinesas, sendo o primeiro lançamento da DOMO Studio para consoles no Ocidente.

FUGITIVOS

Taishi Zhao e sua irmã, Xiang, moram numa cidade chinesa, junto dos pais, que são figuras proeminentes ligadas ao Império.
Durante uma série de eventos, a dupla é forçada pelos pais a fugir em um ataque à propriedade.

Zhao foge com Xiang nos braços

Zhao, ainda pequeno, carrega Xiang em seus braços, ela apenas uma bebê de colo, e um poderoso artefato: o pergaminho do Elysium, alvo de busca por parte dos rebeldes que atacaram (e mataram) os pais de Zhao e Xiang.

Passados 13 anos, o jovem virou um caçador, que realiza pequenos favores em troca de dinheiro para os remédios da irmã, que possui uma doença desde a infância.

Após o contato com os Lijun, Zhao torna-se procurado

Tudo muda quando eles encontram os Lijun, o grupo que matou seus pais no passado.
Após um breve confronto, onde Zhao acaba por usar o poder do pergaminho para salvar a irmã da morte, a mesma é gravemente ferida.

Desesperado, ele utiliza novamente o pergaminho, indo para a realidade do Elysium, onde pede ajuda para uma misteriosa entidade, identificada apenas por Sua Majestade.

A voz indica que ele deve procurar ajuda com os Moistas, para que a “cura total” da irmã seja completa.
Aqui não entrarei em muitos detalhes, para evitar spoilers.

MOÍSMO

Os seguidores do Moísmo, no jogo, são uma organização filosófica/tecnológica, agindo como “cientistas”, que criam autômatos e outros maquinários através do uso de engrenagens.

O Moísmo foi uma das principais escolas filosóficas chinesas (junto do Confucionismo, Taoísmo e Legalismo) no Período das Primaveras e Outonos (de 770 a.C. a 480 a.C.) e o Período dos Reinos Combatentes (de 479 aC a 221 aC).

Mozi (Mo Tzu), fundador da escola filosófica moista

Fundada por Mo Tzu (também conhecido como Mozi), a escola moista contrapunha-se ao confucionismo, pregando o “amor incondicional” ou a “união universal”, onde todos eram vistos igualmente perante os céus, sendo portanto iguais perante suas leis.
De tal forma, o Moísmo era uma doutrina filosófica, mas também religiosa, pregando o desprendimento material.

Qin Shi Huang Di, o Primeiro Imperador da China Unificada

Durante a Dinastia Qin (221 a.C. e 206 a.C), o legalismo foi imposto pelo governo, agora unificado, como única filosofia oficial do governo, suprimindo as outras escolas. O legalismo, com uma visão mais pragmática, adequava-se melhor à burocracia da Dinastia Qin.

POWER TRIO

Após o início da aventura, une-se à dupla de irmãos Chu Hong, sobrevivente moísta que defendia o antigo acampamento de monstros e saqueadores.

Chu Hong, a remanescente moista

Você controla diretamente apenas Zhao, sendo que Xiang e Hong lutam controladas pela máquina. É possível, contudo, dar um comando de ataque para cada um delas, através do L1 + quadrado ou triângulo.
Círculo e X combinados com L1 ficam para os poderes do pergaminho, sendo desaceleração do tempo e captura de inimigos, consecutivamente.

O trio já devidamente caracterizado com as roupas extras

Os inimigos “sugados” pelo pergaminho transformam-se em almas disponíveis para fusão e criação de itens e/ou outras almas (falarei mais sobre o processo em outro tópico).

O comando básico de ataque é o R1 (PlayStation), sendo o L2 para defesa (e parry no momento correto). O R2 é o responsável por postura/estilo de Wing Chun, que vão sendo aprendidos conforme o personagem avança de nível.

Os diferentes estilos podem fazer a diferença, especialmente nas lutas contra chefes

Os estilos base são quatro: Touro, Lobo, Urso e Tigre. Cada estilo evolui conforme usado, gerando combos maiores, até a sequência e/ou golpe final ser atingido.
O estilo do Touro é focado em atordoamento, Lobo em golpes para afastar o oponente, Urso em golpes à distância/controle de área e Tigre possui foco em chutes.

Taowu, antes de ser absorvido

Além dos quatro estilo básicos, há três baseados em chefes: Taowu, dano múltiplo; Hundun, ataques à distância; e Tundou, atordoamento.
A evolução final de cada um destes três estilos invoca temporariamente o próprio monstro, causando dano massivo ao redor. Taowu é um chefe da trama, enquanto os outros dois são chefes extras e, acredite, não tente derrotá-los ao menos antes de chegar no nível 40.


ELYSIUM UPGRADE

Através do pergaminho, Zhao pode acessar o Elysium, um reino em outra realidade, que adapta-se à realidade mental daquele que o adentra.

O Elysium, assim como um espaço mental meditativo, reflete a mente daquele que o acessa

É lá que Sua Majestade encontra-se e também o local onde ficam as estruturas que podem receber upgrades, via menu.
As estruturas são: Armas, Armaduras, Acessórios, Laboratório de Fusões e Harness (“Vantagens”, na falta de uma tradução melhor).

O pergaminho pode capturar a alma dos inimigos derrotados dentro do círculo de energia

Enquanto os três primeiros são mais óbvios quanto aos upgrades, o Laboratório de Fusões permite a união de até quatro itens para a criação de um novo, podendo utilizar-se aí desde dinheiro até materiais e almas de monstros. Receitas específicas podem ser compradas nos mercadores, mas mesmo assim existem sempre a possibilidade de alguma receita dar errada.

Receitas de fusões podem ser compradas

Harness refere-se a buffs equipáveis, como redução de danos específicos, aumento de força, etc.
Estas “vantagens” serão extremamente importantes próximas ao final do jogo, esteja sempre atento às melhores opções que se adequam ao seu estilo de jogo.
No penúltimo chefe, após várias derrotas consecutivas, o que me salvou foi justamente a reestruturação das vantagens equipadas no trio, combinadas com o uso correto do parry.

As vantagens equipadas influenciam direta ou indiretamente no combate e podem mudar a dinâmica entre os personagens durante o combate

Os materiais necessários para upgrades podem ser achados em baús e objetos destrutíveis nos cenários, bem como ser recebidos ao derrotar-se inimigos, completar quests e sidequests, além de serem comprados nos mercadores.
Podem também ser vendidos para conseguir mais dinheiro, apenas lembre-se que qualquer objeto pode ser usado para fusões, então fique atento aos mais raros, para não perdê-los à toa.

Existem diversas combinações possíveis durante as fusões, experimente um pouco para aprender algumas


ZHUOLU CHESS

O jogo possui um minigame, Xadrez Zhuolu, o qual pode-se jogar em algumas cidades, contra oponentes específicos.
O objetivo deste xadrez é formar uma linha com três peças, para poder remover uma peça do oponente do tabuleiro.

Jogadores de Zhuolu podem ser encontrados nos vilarejos

Entretanto, além das peças normais, há peças especiais, com habilidades extras, como remover automaticamente uma peça adversária ao ser colocado no tabuleiro, bloquear espaços adjacentes, ser colocada somente sobre bloqueios, permitir a remoção de mais peças ao formar uma linha, substituir uma peça adversária por uma sua, etc.

O objetivo é simples: alinhar três peças para remover uma…

O Zhuolu segue como uma sidequest própria, sendo necessário derrotar-se todos os oponentes para concluí-la.
Cada adversário derrotado concede uma nova peça especial, sendo que você pode escolher até seis delas ao começo de cada partida.

… mas a complexidade das peças especiais logo muda o jogo

Embora não haja um troféu por completar todas as sidequests, faz-se necessária tal completude para ter acesso a determinados materiais para os upgrades das estruturas do Elysium.

NAVEGAÇÃO

O jogo transcorre em mapas interligados por áreas selvagens e pequenos vilarejos.
Durante a caminhada, é possível descansar em fogueiras, o que gera diálogos entre os personagens e serve como ponto de save.

As conversas em volta da fogueira expandem o lore e completam o diário de viagem

Há também pequenos altares que servem como restauração de vida e pontos de save, mais presentes nas áreas urbanas, mas também sendo possível encontrá-los em dungeons fechadas e algumas clareiras.

Os pilares funcionam como fast travel

Pilares de pedra servem como pontos de fast travel, interligando-se sempre que descobertos.
Ao bater a aldrava do pilar duas vezes, ele abre-se, transformando-se numa espécie de antena, dando acesso ao mapa com a localização de todos os outros pilares já descobertos.

Vendedores não muito convencionais…

Os mercadores, citados anteriormente, costumam encontrar-se nas áreas urbanas mas, em algumas dungeons ou ao ar livre, é possível encontrar mercadores não-humanos, sapos antropomorfizados sobre baús dourados. Embora não tenha totalmente certeza, acredito tratar-se de uma livre interpretação do Chan Chu, o “sapo da prosperidade”.

… seriam inspirados no Chan Chu?

Dentro das dungeons, é possível encontrar puzzles para a liberação de novas áreas, seja através da abertura de novas passagens ou mesmo modificando o layout de salas e/ou pontes.
Os puzzles com formação de imagens através do arrastar de pedras ou rotação de círculos são mais comuns nestes casos.
Em um específico, o título inclusive dá a opção de pular a solução do puzzle, caso o jogador assim o prefira.

Arraste os pilares de pedra para formar a imagem correta
Um portão aberto através de um puzzle de rotação

ARTE MILENAR

Xuan Yuan Sword 7 possui belos gráficos 3D, beneficiando-se do poder da Unreal Engine 4.
Os personagens são bem modelados e expressivos e não há grande contraste entre protagonistas e NPC’s de menor importância, mostrando o nível de polidez.

A modelagem dos NPC’s não deixa a desejar comparada aos protagonistas

Os cenários grandiosos são variados e coloridos, com um tom mais realista, sem grandes exageros.
Pequenos vilarejos, templos abandonados, florestas e desertos são bem retratados, com especial atenção à fidelidade arquitetônica chinesa.

A arquitetura chinesa representada em um forte
A Unreal Engine 4 brilha com a bela arte do título

Os monstros possuem interessantes visuais, diferentes do que estamos acostumados nos games ocidentais e mesmo japoneses.
Locais onde a corrupção da Chama Negra espalhou-se mostram chamas azuladas queimando e o resquício das batalhas entre “a mulher de verde” e os monstros pode ser encontrado em grandes fendas abertas diretamente na terra.

Esse QTE é para matar o lobo, não fazer carinho nele
A Chama Negra corrompe os locais por onde passa

A coreografia marcial das lutas em cutscenes (as quais alguns quick time events são adicionados) é bem fluída e cenas pintadas ilustram alguns pontos da trama.

Aqui Zhao executa um autômato
A mulher de verde, portadora da espada Yuan-Xuan, representada nas pinturas durante a trama

A trilha sonora mistura o clima épico de aventura das grandes óperas chinesas com o som melancólico dos instrumentos tradicionais da cultura local.


A dublagem, em chinês, possui bons dubladores e, sabiamente, foi mantida na versão ocidental, limitando-se o texto ao inglês e demais línguas.

PLATINANDO O ELYSIUM

A platina de Xuan Yuan Sword 7 não é complexa, especialmente em se tratando de um RPG.
Enquanto boa parte dos troféus gira em torno de completar missões principais da trama, a outra parte concentra-se na completude de atividades, como encontrar todos os locais, obter todas as entradas no diário de viagem, obter todos os itens, entradas de monstros e personagens, além de fazer o upgrade total de todas as estruturas do Elysium e o upgrade máximo de uma arma.

Completar as entradas no diário de viagem é um dos troféus

RESUMO DA ÓPERA:
Xuan Yuan Sword 7 é uma grande entrada da série do estúdio DOMO no Ocidente.
Contrário ao restante da franquia, XYS7 aposta no RPG de ação, fugindo do habitual RPG de turnos.

Uma fã quebrando a quarta parede

A trama que gira em torno de um irmão tentando achar a cura para uma irmã mais nova enquanto enfrenta a corrupção da Chama Negra é um bom desvio da habitual salvação do mundo. A mulher de verde é quem está responsável por isto, sendo os três protagonistas apenas meros peões em um jogo de poder muito maior.

Eu achei uma área secreta com os desenvolvedores?
Com toda certeza!

O combate dinâmico e funcional é abrilhantado pela variação das possibilidades de uso de buffs e diferentes estratégias.
Como dito no corpo do texto, NÃO IGNORE O PARRY; a mecânica está lá e será bem útil mais para o final do jogo, acostume-se e domine-a.

O combate é um dos grandes destaques do título

Os belos gráficos, combinados ao visual diferenciado das criaturas e a integração ao folclore e cultura chineses, fazem de Xuan Yuan Sword 7 uma surpreendente estreia de uma franquia já antiga, mas ainda inédita para os ocidentais.