Review / Tutorial de Legal Dungeon

* Esta análise foi feita com o código cedido pela PLAYISM  (versão PS4/PS5)

Distribuidora: PLAYISM / Esquadra
Produtora: SOMI
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series X / Xbox Series S / Switch / PC / macOS / iOS / Android
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2019 / 2022

Legal Dungeon é um jogo de investigação policial através de documentos e confronto com suspeitos para gerar um Veredito Investigativo.

A ESCOTEIRA

Você controle Jane Blue, a nova Líder do Time de Investigação, responsável por organizar informações colhidas pelos detetives e montar os casos para o Veredito Investigativo, uma espécie de pré-julgamento, antes de o suspeito ser levado ao Tribunal.

Boas vindas recebidas, é hora de botar a mão na massa


Os detetives colhem depoimentos de vítimas, suspeitos e testemunhas e cabe à Jane cruzar as informações até encontrar a verdade e confrontar o suspeito.
O processo pode ser complicado, com diferentes versões entre os entrevistados, confusões com horários e fatos.

Conhecer as bases jurídicas e legais é importante, tanto quanto obedecer às regras da corporação


Outro fator importante é a parte legal e jurídica, que precisa ser respeitada.
Para isto, vários apêndices estão disponíveis, com leis e exceções, além de precedentes jurídicos de casos anteriores.

O (NÃO TÃO LONGO) BRAÇO DA LEI

Não apenas dados e depoimentos influenciam o Veredito Investigativo, mas também pressões externas.
Há um sistema de pontuação referente aos casos que influencia os salários e bônus dos funcionários, fazendo com que soluções “pacíficas” (onde o suspeito é considerado inocente no VI) sejam punitivas, afetando vida, defesa e dinheiro de JB durante o combate (explicado mais à frente).

Os resultados influenciam no status da personagem

A cadeia de comando pressiona para resultados melhores durante os diálogos entre casos e parece haver influência política…
Acontecem também interferências durante o caso, como uma repórter que encontra um erro nos procedimentos policiais.
Os detetives, por sua vez, conversam com Jane via chat, podendo fornecer novas pistas durante o processo de confecção do caso.

O chat com os detetives pode adicionar novas provas

A CANETA É MAIS FORTE QUE A ESPADA

Processo montado, é hora de finalmente entrar em combate.
Jane e o suspeito ficam frente a frente durante o duelo de ideias: com fatos concretos e provas, você deve derrotar a defesa do suspeito.

O começo do combate


Cada ataque é representado por um dos seus argumentos, que o acusado irá contra-argumentar.
Importante ressaltar o nível de conhecimento jurídico da população: em todos os casos, mesmo sem um advogado de defesa (uma vez que ainda não estamos no tribunal), todos os “réus” estão cientes do básico da legislação, contestando os fatos.

O sistema de Forja utiliza duas situações para criar um novo argumento


Todo argumento é representado por uma espada que ataca o oponente: sempre que Jane consegue um argumento e/ou prova sólida, uma espada acerta o adversário.
Caso não haja base legal, a espada ataca Jane, que pode sofrer o dano ou ser salva pelo erro (miss), baseado no nível de sua defesa. Os status de HP, DEF e COIN são definidos pela conclusão dos casos, podendo ser aumentados ou diminuídos dependendo dos resultados (o que também irá definir o caminho percorrido entre os casos).

Câmeras de segurança podem fornecer pistas valiosas

O oponente, embora não possa atacar diretamente, possui o escudo, que serve para defendê-lo sempre que seu argumento for validado por Jane.
O argumento só é validado com base legal, ou seja, alguma lei ou regulamento precisa estar de acordo para que o escudo seja acionado.

Um forum online sobre suicídio é abordado em um dos casos

ARTE BUROCRÁTICA

Legal Dungeon não possui muitos elementos artísticos, uma vez que se trata de um jogo fortemente baseado em texto.
Apesar disto, temos a mini Jane, uma assistente virtual em formato chibi, que caminha pela tela e pode ser consultada com ajuda nos objetivos.
É possível comprar objetos de enfeite para ficarem na base da tela, onde a mini Jane caminha. Esse dinheiro vem das batalhas vencidas e da avaliação de desempenho e, além de servir para comprar estes objetos de decoração, pode servir para meios escusos de resolver alguns casos…

Mini Jane pode acrescentar dicas quando uma lâmpada surgir sobre sua cabeça


A trilha sonora possui tons dramáticos, acompanhando a “ação” (?).
Temas no piano dão bom ritmo ao jogo, uma vez que ler e analisar artigos e leis é boa parte do gameplay.
Os temas se intensificam durante as batalhas.

Diferentes ramificações dos casos podem acontecer (e você pode repetir seus resultados escolhendo o ícone, após solucionado)


O jogo não possui platina, sendo os troféus referentes a variações específicas nos casos, pedindo conclusões menos óbvias.

RESUMO DA ÓPERA:
Legal Dungeon é um jogo investigativo muito diferente, apostando na burocracia de termos legais, curiosamente de uma maneira divertida.

Não vou mentir, eu estava um pouco apreensivo quando recebi o jogo para fazer o review, mas (mais uma vez) o estúdio Somi me surpreendeu positivamente, com ideias inesperadas, fazendo algo que deveria ser cansativo tornar-se viciante.

A Justiça pode ser cruel…

A variedade e seriedade dos casos (passando por assistência de suicídio, abandono e furto de jornais) é uma lufada refrescante de variação, saindo do lugar-comum de apenas casos de assassinato nos jogos investigativos.
A complexidade das diferentes soluções e caminhos que o jogo toma aumenta bastante o fator replay, com viradas inesperadas (e pedindo raciocínio e observação afiados do jogador).

Um título inovador, Legal Dungeon consegue ser diferente de todos os outros jogos investigativos que já experimentei.
O estúdio Somi entrou de vez no meu radar de desenvolvedores promissores e mostra que nós PRECISAMOS DE MAIS ESTÚDIOS SUL-COREANOS nos consoles.

Um comentário sobre “Review / Tutorial de Legal Dungeon