Campo de Spoilers: A Tragédia em Gears Of War

ALERTA: Este texto tratará da trilogia original de Gears Of War, revelando pontos da trama, esteja avisado!

Quando comprei o PlayStation 3, escolhi o console pela sua variedade de títulos que mais me chamava a atenção.
Um jogo, no entanto, era exclusivo do console diretamente concorrente, o Xbox 360.

Prometi a mim mesmo que, quando tivesse dinheiro suficiente e o aparelho estivesse mais estável e livre das famigeradas 3RL, compraria para jogar Gears Of War. E assim o fiz.

Comprei logo a trilogia, pois o terceiro jogo acabara de ser lançado.
(spoilers abaixo)

Os trailers da franquia sempre chamaram minha atenção pela dramaticidade, realçada por belas escolhas de melancólicas melodias.
Só que este drama não estava tão presente no jogo, principalmente no primeiro título.

Ok, o que me incentivou a comprar o primeiro Gears Of War não foi esta carga emocional, e sim o fato de poder controlar um brutamontes capaz de serrar um monstro ao meio com uma metralhadora motosserra. Sejamos honestos, foi isso que realmente popularizou a franquia!

Embora este fosse realmente o estilo mais popular dos jogos até então, eu sentia falta daquele clima do trailer, com Mad World tocando ao fundo, enquanto Marcus Fenix corre por um mundo destruído e atira contra uma horda de Locust.



O jogo é mais bruto e focado na ação.
Temos o drama de Dom, o companheiro latino de Marcus, que busca por Maria, sua esposa que desapareceu após a morte de seus filhos no Dia da Emergência (E-Day, o ataque massivo dos Locust no planeta Sera).

Já no segundo título, agora com How It Ends (DeVotchKa) no trailer, vemos o crescente drama de Dom e seu desespero pela busca da esposa.
Durante a Operação Hollow Storm, Dominic finalmente encontra Maria Santiago, apenas para constatar que ela perdeu sua humanidade pela tortura dos Locust.



A cena, apesar do peso que carrega, possui uma direção um pouco estranha, uma atuação não muito convincente, especialmente por Dominic, o que tira parte do efeito desejado, realmente uma pena.
Talvez eu seja crítico com relação ao evento por ter jogado alguns anos após o lançamento, é bem possível, mas o momento poderia ser bem mais dramático se feito da maneira correta.



Mas ok, vida que segue!
Dado o estado psíquico e físico de Maria, um mero cadáver ambulante, Dom decide sacrificá-la, o que nos leva à verdadeira tragédia, em Gears Of War 3.

A guerra contra os Locust se arrasta por mais de uma década, os soldados do COG estão exaustos de uma longa série de conflitos.
O trailer de GeOW3 dita o tom melancólico e aqui, finalmente, o jogo alcança o pesar apresentado no vídeo de propaganda.


Gears Of War 3 é o jogo mais pesado da série.
A guerra contra uma raça que parece interminável abateu todos, até mesmo Cole Train, o personagem mais animado do grupo.

O gigante negro relembra seus momentos como jogador de Thrashball, vivendo ilusões em meio ao combate desenfreado.
Marcus segura as pontas como pode, mas Dom… Dom está acabado.

A chama interior que o movia apagou-se com o destino de Maria.
Dominic Santiago abateu-se de vez, lutando apenas pela necessidade do COG e de seus companheiros, mas não mais por vontade própria, ele é um homem sem objetivos.

Durante a missão em Mercy, o esquadrão Delta-One se vê encurralado por uma horda inimiga, incluindo os Lambents, humanos que foram infectados pela emulsão e agora tornaram-se agressivos.
Neste momento de desespero, Dominic Santiago vê uma solução para o conflito e uma última motivação, mesmo em meio à sua severa depressão.

Dom embarca em um caminhão e se lança contra um tanque de combustível grande, causando a destruição das forças que cercavam o esquadrão Delta-One.
Seu sacrifício garante o salvamento de seus companheiros, ao custo de sua morte.
Marcus Fenix não contém o choro… e se Marcus chora, quem sou eu para conter as lágrimas?

Gears Of War 3 mostra uma evolução significativa em termos de roteiro, na trilogia original da franquia.
Mesmo com inimigos monstruosos e fictícios, o título consegue mostrar os horrores da guerra, representada no cansaço aparente de seus soldados e na desesperança.
Um encerramento brilhante para a trilogia.