Review / Tutorial de Flat Kingdom Paper’s Cut Edition

* Esta análise foi feita com o código cedido pela Ratalaika (versão PS4/PS5)

Distribuidora: Ratalaika Games
Produtora: Games Starter
Plataforma:  PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2022

Flat Kingdom Paper’s Cut Edition é um jogo de plataforma 2D em um mundo feito de papel, com um herói que muda de forma geométrica para enfrentar os inimigos.

O Reino de Flat vivia o caos do mundo em três dimensões, até que um mago criou seis joias mágicas e com elas o mundo voltou a ser 2D.
Por muitos anos o reino viveu em paz, até que Hex, o Nascido das Sombras, começou a roubar as joias e todo o caos do ambiente 3D voltou a se alastrar.

Flat encontra Hex pela primeira vez… e a princesa Tri também!

Desesperado com o rapto da princesa Tri, o rei convoca Flat, um pequeno herói, para resgatar a princesa e descobrir o mistério por trás do roubo das joias mágicas.

O Reino Flat é abalado pelo sequestro da princesa e pelo roubo das joias mágicas.

Flat possui uma habilidade imprescindível para navegar pelo mundo que agora sofre novamente os efeitos das três dimensões: ele pode mudar entre três formas geométricas.
Através da habilidade de transmutação corporal, Flat pode derrotar diferentes inimigos e resolver puzzles.

O esquema “pedra, papel e tesoura” explicado logo no começo

Para derrotar os inimigos, basta encostar neles, utilizando a forma correta:
– círculo: a forma inicial de Flat, permite o salto duplo e derrota a forma quadrado;
– quadrado: a forma mais forte, permite empurrar objetos pesados para criar plataformas e derrota o triângulo;
– triângulo: a forma mais veloz, permite correr rapidamente e derrota inimigos na forma de círculo.

Forma triângulo para derrotar um Morceglobo

Além das habilidades iniciais de cada forma, combinações entre elas são desbloqueadas, como por exemplo a Flat Bullet. Correndo na forma de triângulo, ao atingir alta velocidade e trocar para a forma quadrada, o personagem se arremessa horizontalmente, destruindo paredes bloqueadas.

A Flat Bullet é a primeira habilidade aprendida

Alguns inimigos, no entanto, possuem mais de uma forma, precisando ser atacados na ordem geométrica correta.
Já os chefes, gigantes em tela, possuem diferentes padrões de ataque e é preciso analisar com mais cautela quais formas usar, bem como entender o tempo necessário para atacar.

Meu chefe preferido!

Os cenários possuem caminhos ocultos por plantas e também bloqueios que dependem das combinações de formas; algumas vezes tais bloqueios só podem ser eliminados revisitando a área quando possuir a habilidade necessária.

A forma quadrada permite empurrar pesados objetos

Moedas e pergaminhos estão distribuídos pelos cenários; enquanto os pergaminhos contam a história do Reino Flat, as moedas servem para comprar corações extras (200 moedas cada), aumentando a vida.
É possível também obter corações ao completar sidequests, como achar a chave da prisão ou encontrar a flauta do músico (algumas fases à frente).

Pergaminhos escondidos revelam o lore
Na primeira sessão de cada “mundo” é possível encontrar um vendedor de corações

O gráfico de FKPCE é bonito e bastante colorido, assemelhando-se a um livro infantil.
A estética de recortes de papel combinada com partes 3D, como em livros pop-up (onde as imagens ganham formas ao desdobrarem-se em figuras tridimensionais) não apenas possui beleza e criatividade, como abre possibilidades de movimentação, como árvores e plataformas 3D que “saem do papel”, permitindo a Flat alcançar partes mais altas ou atravessar desfiladeiros.

Os efeitos da tridimensionalidade começam a afetar o mundo…
… e a maioria dos habitantes não possui habilidades para superar obstáculos em mundo 2D com barreiras

A trilha sonora conta com temas animados com uma pegada lúdica/infantil mesclados a temas medievais.
Embora o jogo não possua dublagem nos diálogos, uma narradora faz uma bela introdução, como que lendo um conto de fadas para uma criança.

Eu ouvi inspiração mesoamericana?

A platina de FKPCE é bem tranquila, ao estilo usual Ratalaika.
Um troféu por morrer, um troféu para cada inimigo inicial derrotado com uma das formas, um troféu por derrotar um inimigo utilizado mais de uma forma, outro troféu por mudar de forma dez vezes, completar uma sidequest, derrotar os dois primeiros chefes (ou subchefe e chefe) e aprender a primeira habilidade especial.

Momento Indiana Jones!

RESUMO DA ÓPERA:
Flat Kingdom Paper’s Cut Edition é um charmoso jogo de plataforma 2D com temática de livro infantil pop-up, com alguns elementos 3D nos cenários e um protagonista que esbanja carisma, mesmo sem proferir uma palavra.

Os belos gráficos não apenas dão um estilo marcante ao título, como abrilhantam a mecânica de mudar as formas do pequeno Flat para derrotar seus inimigos.

Ideias simples combinadas a cenários coloridos e variados (indo de florestas ao fundo do mar, passando por um neve e um local vulcânico), fazem de Flat Kingdom Paper’s Cut Edition um jogo divertido e estilo marcante pela estética e gameplay únicos.