Review / Tutorial de Agent Intercept

* Esta análise foi feita com o código cedido pela PikPok (PS4/PS5)

Distribuidora: PikPok
Produtora: PikPok
Plataforma:  PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2022

Agent Intercept é um jogo arcade de ação e velocidade, onde você controla Intercetro, um veículo espião com capacidade de transformar-se no que for necessário para enfrentar a organização criminosa GARRA.

A AGÊNCIA

Você é um novato na Agência, responsável pelo controle do veículo com alta tecnologia de combate experimental Intercetro.
A Agência enfrentar a organização GARRA, que tenta dominar o mundo.

QG e Penny, a líder e a infiltrada

Liderados por QG, você e uma equipe composta pelo cientista Torpere e pela agente infiltrada, Penny, devem impedir o avanço da GARRA pelas mãos de Eris, a líder sanguinária que quer executar o plano Ragnarok.

A VERSATILIDADE DE INTERCETRO

A princípio apenas um carro veloz, com manobras precisas e armamento diverso, Intercetro é na verdade um protótipo de algo maior, poderia dizer até uma… Super Máquina!*

A Super Máquina (Knight Rider) original

*aqui apenas uma nota de tradução para os leitores não-brasileiros: A Super Máquina foi o nome nacional da série Knight Rider, sobre Michael Knight e seu carro KITT

Adaptável a todo tipo de terreno, Intercetro conta com um modo “neve” (esquis substituem as rodas), além de uma transformação em barco e jato.
Apesar de cada forma possuir suas particularidades, o carro convencional é o modo no qual jogamos a maior parte do tempo e com maiores possibilidades de manobra.

Combate marítimo não é um problema por Intercetor

O drift é parte importante não apenas para manter a velocidade, mas também para não perder o combo de manobras e ataques.
Você pontua fazendo drift, coletando bônus de pontuação, bônus de boost, saltos, manobras aéreas e derrotando inimigos (com uma variedade de combinações possíveis, seja atropelar um carro já abatido ou mesmo cair sobre um).

Drift + armas = vencer uma corrida a qualquer custo

DIFERENTES MISSÕES

O jogo conta com múltiplas modalidades:

– Campanha: enfrente a GARRA através de 15 missões, divididas em três capítulos, cada missão com cinco objetivos diferentes a serem conquistados. Ao concluir os 5 objetivos de cada missão, você recebe um cartão de dados, com informações sobre inimigos, tecnologia, aliados e veículos;

Ao concluir cinco objetivos de uma missão…

– Missões adicionais: 12 missões extras, divididas em três locais diferentes (Mediterrâneo, Círculo Ártico e Saara), em alguns casos repetindo missões da campanha, com diferentes desafios;

… você desbloqueia cartões de dados com informações importantes

– Missões de Pontuação: 27 missões, distribuídas em seis capítulos, cada qual com 3 desafios próprios: Caça ao Recorde (faça a maior pontuação possível, coletando pontos eliminando inimigos e fazendo manobras), Tiro Ao Alvo (percorra pistas com alvos que são acionados conforme sua aproximação e atinja-os o mais rápido possível) e Contrarrelógio (no time trial do jogo, boosts de velocidade espalhados no chão o impulsionam, enquanto bater em veículos adiciona segundos ao seu tempo). Ao finalizar cada modo em primeiro, você libera a disputa entre os Líderes Globais (mas aqui o Modo Assistente não pode ser usado, ou o desqualificará para a leaderboard entre os jogadores reais).

Tela de sucesso na Caça Ao Recorde

O Modo Assistente permite ligar uma série de melhorias para ajudá-lo com pontuações, como Vida Dupla, Mais Nitro, Munição Dupla, Inimigos Normais Fáceis, Contrarrelógio Mais Fácil e Tiro Ao Alvo Mais Fácil. Destinado a facilitar sua vida, o Modo Assistente limita-se aos modos single player, não podendo ser utilizado para disputar entre os Líderes Globais (como citado anteriormente).

LUTANDO POR TERRA, AR E ÁGUA

A ação frenética de Agent Intercept é o seu ponto alto, com batalhas ininterruptas por rodovias, estradas de terra, complexos militares e tecnológicos, rios e mar, neve e areia.
Enquanto combate os veículos adversários, é importante prestar atenção às mudanças do cenário, como deslizamentos de rocha, explosões, mísseis teleguiados, disparos de laser, portas que se abrem ou fecham, etc.

O Intercetor lida bem com qualquer tipo de terreno

Como armamento, o Intercetor conta com canhões duplos, disparos de laser, mísseis, minas terrestres e um lançador de EMP. O próprio Nitro pode ser usado como arma, seja para acertar veículos ou atravessar estruturas.

Sem armas para usar?
Use o Nitro como propulsor e esmague os inimigos!

Os inimigos consistem em diferentes modelos de carros, indo de jipes a caminhões, passando pelos Espectros (veículos com blindagem especial), além de barcos, navios, helicópteros e jatos.

BELO E VELOZ

O gráfico de Agent Intercept é limpo e colorido, possuindo um visual levemente cartoon.
Os personagens, tanto aliados como inimigos (mesmo os soldados rasos) possuem dublagem, além de imagens estáticas durante as conversas.
Os cenários são vastos e percorridos rapidamente, sem engasgos, o que é essencial para este tipo de jogo.

Eris, a mente maligna por trás da Garra

A trilha sonora segue o estilo 007 de ser, com músicas calmas para os menus e agitadas durante as missões, sempre com uma pegada dos filmes de espiões e agentes especiais.

PLATINA INTERCEPTADA

Eu não vou mentir, aqui as coisas podem ficar complicadas.
O jogo pede que você complete basicamente tudo que há nele: concluir todas as missões da campanha e missões adicionais (sem o modo assistente ligado gera um troféu), concluir todos os objetivos de todas as missões possíveis e bater todos os recordes.

Os mísseis são, sem sombra de dúvidas, a melhor arma do jogo

É uma platina bem trabalhosa em termos de habilidade, mas ao mesmo tempo com aquele gostinho de desafio não completado.

RESUMO DA ÓPERA:
Agent Intercept foi um título que me surpreendeu positivamente pelo dinamismo da ação e dos diferentes modos de jogo.

Um jogo frenético, com muita ação e adrenalina, faz de sua simplicidade seu maior trunfo (como todo bom jogo arcade faz).

O gráfico estilizado e a trilha sonora empolgante embalam um jogo divertido e prático: você pode ligar e jogar uma missão por vez, para passar o tempo, ou pode ficar compulsivamente tentando bater recordes (como eu fiz).
Apesar de mais simples em sua estrutura, um dos sucessores do saudoso Driver, ideal para os órfãos da franquia.