Review / Tutorial: Deadly Days

E cá estamos em mais um apocalipse zumbi, porém fugindo do gênero FPS e TPS…
Dessa vez estamos em um misto de estratégia, gerenciamento, roguelike e sobrevivência.

Desenvolvido pela Pixelsplit e publicado pela Assemble Entertainment, vamos então aprender como lidar com um apocalipse zumbi ocorrido por… hamburguer???

Pixelsplit (site oficial)

Pixelsplit é um estúdio de desenvolvimento de jogos independente com sede em Frankfurt. Desenvolvedor de Deadly Days, Virtual Rides e muito mais.

Assemble Entertainment

Com sede em Wiesbaden, Alemanha, a Assemble Entertainment é uma desenvolvedora e editora de jogos independente, mais conhecida pela premiada série Leisure Suit Larry, que apresenta duas novas entradas na icônica saga de décadas e a premiada Endzone – A World Apart, que desafia os jogadores a sobreviver e prosperar após um apocalipse ambiental. A Assemble Entertainment também organiza GermanDevDays, uma conferência anual que atrai mais de 1.200 participantes de todo o mundo de língua alemã.

Código cedido pela Assemble Entertainment para review, versão Playstation 4

Nome: Deadly Days
Gênero: Sobrevivência, Gerenciamento, Estratégia (subgênero: Roguelike)
Desenvolvedora: Pixelsplit Games
Distribuidora: Assemble Entertainment
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC
Lançamento: 2019 (19 de setembro, PC) / 2021 (4 de agosto, consoles)
Mídia: até o momento do review, apenas digital

Tela Título

História / Enredo

A fabricante de um hamburguer muito famoso na cidade, resolveu mudar sua fórmula usando ingredientes químicos alterados.

A idéia era testar a nova fórmula em todos os pontos de vendas do hamburguer…

Entretanto, esse ingrediente em específico causa uma mutação mortal nas pessoas, transformando-as em zumbi. Com a venda e distribuição da nova fórmula pela cidade de forma rápida, um apocalypse zumbi foi inevitável…

Você gerencia um grupo de sobreviventes que tentará buscar recursos para destruir os zumbis e os pontos de venta dos hamburguers, além de ir atrás dos 4 pontos de mapa que irão mostrar onde está a fábrica, e destruí-la.

Gráficos

O jogo possui gráficos no estilo pixelart, com detalhes mais voltados ao cartoon e design de animação em frames fixos, estilo “South Park”, onde os bonecos se mexem em frames isolados e “pulando”.
A paleta de cores é mais pálida e com menos intensidade, demonstrando o clima pós apocalíptico do lugar. Os efeitos ficam por conta de variação das cores, com pouco uso de elementos tridimensionais ou poligonais, sendo majoritariamente usado em efeitos sutis de iluminação e período vespertino do dia.
A engine usada é Unity.

Som / OST

Diferente do que se possa imaginar, a trilha sonora é bem mista e bem apática com o clima apocalíptico do jogo, sendo mais voltada para alguns gêneros variados como jazz, blues e outros.

Foi disponibilizada pelo canal Rob Stalker do YT :

Jogabilidade

Por ser um jogo de estratégia, temos o método de uso do point and click, com um cursor que irá definir as ações dos seus personagens, além de funções para os botões de ação, shoulders e triggers.

Sistema de Jogo

Move - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideMover cursor
Camera movement - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 Guidemover cãmera no mapa
Jump/climb - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideDefinir ações
Interact/reload/interrogate enemies - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideCrouch/prone - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideUsar Morteiro / Cura
Change ammunition - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideUsar Poder slot 1/2/3
Mask mode - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideConstruir novas alas (na Base)
Shoot - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideAtirar em ponto fixo
Gear wheel - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideEquipar Itens (na Base)
Use gadget - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideLigar Motor do ônibus
Binoculars - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideEquipar Poderes (na Base)
Equipar armas nos personagens (na Base)

Deadly Days é baseado em elementos de roguelikes, com fases procedurais em cada momento de rodada. O jogo conta com um gerenciamento de recursos e elementos de sobrevivência progressiva, além de missões diferenciadas para a progressão da história.

O seu porto seguro, o QG

Evidentemente, como todo e qualquer apocalipse zumbi, temos uma base, onde irá proteger seus personagens. Conforme tiver recursos suficientes, a base irá ficar mais fortalecida.

Temos aqui a base no seu momento trivial, com os slots diferenciados em:

Parte Superior Central – o número da esquerda é o número de periculosidade do apocalypse, e o número da direita os dias corridos de sobrevivência.
Parte Superior Direitaa picareta simboliza as ferramentas e modificam suas armas, a maçã simboliza a comida para seus sobreviventes, e a sucata é o custo para melhorias gerais do seu QG e compras nas fases.
Parte Esquerda – são os poderes equipados para seus personagens
Parte Direita – são seus personagens com seus níveis e as armas equipadas.
Parte Inferior Esquerda – construa novos setores para seu QG.
Parte Inferior Central – itens da base para usar durante as fases.

Pode parecer confuso mas não se preocupe, conforme sua leitura do review / tutorial será tudo esclarecido.

Os tipos de Missões

Em cada rodada, o jogo irá oferecer algumas missões, nesse caso haverão alguns aspectos que irão definir o rumo da sua estratégia de jogo.

As missões são divididas em tipos e raridades, além de 3 características de dificuldade.
O tamanho refere-se à matriz de mapa gerado para a fase.
O saque é a quantidade de recursos disponíveis para você coletar
O perigo é a dificuldade dos zumbis e a sua intensidade, além dos diferentes tipos de inimigos que irão surgir conforme progredir no jogo.
Agora perceba que há cores no topo das cartas, isso difere a raridade da fase, com relação à itens, armas e inimigos, no exemplo verdes claras significam incomum e as roxas significam lendárias, as mais altas.
Isso reflete na dificuldade e quantidade de recursos presentes, além do modificador da fase que você poderá ler abaixo das características.

Além disso, outros aspectos podem diferenciar as missões.
Perceba agora a imagem abaixo:

As missões são designadas em tipos no qual definem suas decisões de busca de recursos.
Entretanto, esses pontos devem ser encontrados no mapa para conseguir o objetivo de loot oferecido.
Por exemplo:
Pilhar – mapas com casas para juntar recursos e acessar lojas
Loja de Ferramentas – mapas com uma loja com recursos focados em ferramentas para as armas
Armazém – mapas focados em conseguir sucata
Mercado – mapas focados em comida para seus personagens
Hospital – mapas focados em itens de fase
Resgate – mapas focados em achar novos personagens para resgatar e se juntar à sua equipe

Agora perceba por fim, a última imagem:

As missões de Hamburguer basicamente é a sua progressão de jogo…
Você deve coletar 4 pedaços de mapa em 4 lojas de hamburguer para achar a localização da fábrica matriz e destruí-la…

Claro que há algumas missões que não citei como o Lançamento Aéreo e outras… mas aí deixo para sua experiência…

Dito os tipos de missões, vamos à ação…

Enfrentando o Apocalypse…

Evidentemente, você começa com 2 personagens na sua equipe, de acordo com as suas escolhas de missões, você deverá montar sua estratégia para aprimorar a sua força de sobrevivência e gerenciamento de personagens…

As fases se resumem em estilo de gameplay, seja pra fazer um pequeno rush e coletar o que achar necessário, ou tentar sobreviver o máximo de tempo possível, porém com sabedoria, saberá porque…

Como dito antes, o jogo usa sistema de point and click, sendo revelado o mapa enquanto anda…

Os personagens atiram de forma indutiva pela máquina ao ver os zumbis.
Os danos são mostrados conforme acertar ou matar eles, variando sua coloração para efeitos como crítico ou elementais…

O círculo no entorno do portrait dos personagens significam sua experiência para subir de nível, isso interfere na agilidade e raciocínio dos personagens de forma indutiva, além dos seus atributos físicos.

O jogo permite criar ações isoladas para seus personagens, seja em loots específicos ou defender enquanto outro explora, com R2 o personagem atira em determinados pontos ficando parado para defender enquanto outro vai à busca de recursos.

Uma boa forma de não perder tempo, é mandar rapidamente cada um fazer loot e outro ir explorando para encontrar mais pontos de loot.

Evidentemente, um roguelike não é tão simples assim, e alguns fatores irão complicar suas missões. Perceba os números na parte superior da tela, como expliquei antes, eles significam nível de perigo dos zumbis e os dias sobrevividos em sequência respectivamente.

O perigo sobe conforme o passar dos dias, ou em modificações do jogo perante a fase, por exemplo, comprando itens em determinada máquina de venda.

A loja gasta sucata como moeda, agora note que algumas lojas poderão aumentar consideravelmente a ameaça de zumbis, reflita se vale a pena o gasto…

Outro fator que tem no jogo é a duração do dia ser simulada no contador de tempo…
O mapa irá entrar em contagem para o anoitecer, indo de forma regressiva para progressiva…
Sua primeira estratégia é tentar completar sua missão antes do anoitecer, que é onde o perigo aumenta….

E por fim, temos mais os objetivos opcionais, onde consta tarefas para serem concluídas antes de sair da missão.
O seu dia é considerado perfeito quando completar todos os objetivos opcionais e fazer o saque no seu destino real (o de tipo de missão por exemplo).

Vale lembrar, que o ônibus precisa de um tempo para esperar os sobreviventes, e você deve ligar o motor dele com R1.

Morrendo e aprendendo…

Como todos sabem, um roguelike é injusto no início, e a morte será inevitável, e cada vez que você for derrotado, seu nível de jogador irá aumentar.

Aqui mostra seus personagens mortos na jornada, a duração de dias e seus bônus…

Entretanto, morrer não quer dizer especificamente que seja ruim…….. (quer dizer, é ruim sim, mas isso trará benefícios).

Conforme você subir de nível, irá liberar itens novos para sua base, e consequentemente irá aprimorar sua equipe através de especializações.

Especializações de Guerra – aprimoram ataques poderosos e seu combate num geral
Especializações de Pilha – aprimora sua sorte para achar recursos e itens
Especializações de Pesquisa – aprimora suas resistências e suporte
A quarta e última especialização libera após conseguir destruir a fábrica uma vez.

Vale ressaltar que apenas uma especialização é aprimorada por rodada.

A base e seu gerenciamento…

Por sua vez, e não menos importante, o gerenciamento da base irá ser aprimorado em cada rodada, conforme for desbloqueando novos itens e especializações, além de novas alas para fortalecer sua equipe.

As armas coletadas podem ser equipadas nos personagens apenas no QG.
Seu dano é mostrado como atributo principal, e características secundárias que irão definir se vale a pena a troca ou não, considerando o dano base.
As características envolvem:
Armas de Fogo
Ataques por Segundo – cadência de ritos
Raio – capacidade de dano no entorno do seu personagem
Alcance – distância dos tiros
Velocidade de Recarga – ao acabar um pente, a eficiência do personagem em recarregar a arma
Tamanho do Pente – número de balas na arma, sem precisar recarregar

Armas Brancas
Ataque por Segundo – frequência de golpes
Alcance – distância de ataque efetivo
Chance de Bloqueio – chance de não levar dano e se defender com a arma

As armas podem ser melhoradas com seu nível sendo aumentado no seu uso ou usando as ferramentas para criar modificações, além de também ter níveis de raridade, sendo comum, incomum, raras, lendárias e etc…

Por ser um apocalypse, também podem haver armas quebradas, mas não se preocupe, use suas sucatas para mostrar o que elas tem e repara-las, caso não for do seu agrado, pode trocar por sucata.

Como melhorias, sua base poderá ter alas que irão trazer pesquisas, treinamentos para seus personagens, etc…

Por fim, a comida é responsável por aumentar um nível do seu personagem no QG por seu uso próprio da dispensa, além de recuperar a saúde dos personagens.

Aumento de nível irá ser instantâneo, mas você deve garantir que consiga manter 1 comida para cada membro da equipe, caso contrário, eles irão terminar a missão e morrerão de fome, acabando com o jogo da mesma forma.

Claro que há mais coisas que não mostrei aqui, mas a base do jogo está presente para que você possa entender um pouco do que é necessário para sobreviver nele, o resto ficará por sua experiência, e também para não estragar a ideia de roguelike.

Desafio Diário

Para os amantes do hardcore, o desafio diário tem modificadores extremos nas missões e é rankeado conforme sua melhor pontuação e tempo de sobrevivência.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 5/10

Os troféus do jogo se resumem em coletar e acumular recursos de uma vez, além de encontrar variações de equipamentos em suas raridades e interagir com algumas mecânicas presentes no jogo. É uma platina que consome uma considerável parte de tempo, mas num geral não será difícil, como todo roguelike…

Considerações Finais

Graficamente o jogo mostra simples e com a plena intenção de ser um jogo cômico. As animações fixas dos inimigos e dos sobreviventes nas suas concepções agressivas e de fuga deixam praticamente um feeling de South Park na animação.

A trilha sonora com certeza é o ponto forte do jogo, onde as músicas são bem compostas em diversos gêneros. Entretanto, o fato do jogo te forçar a jogar diversas vezes para efetivamente se dar bem, talvez torne elas repetitivas e cansativas, deixando elas no mudo depois de um tempo.

A jogabilidade point and click com RTS dá um bom desafio em saber ser multitarefa e prestar atenção na forma que conduz o seu time. Ações rápidas funcionam bem na suas necessidades, e por ser um roguelike, o jogo lhe pregará peças em diversas formas, recomendo ser acostumado em jogar RTS para se aventurar nele.

O desafio é alto, exigindo bastante da sua estratégia e gerenciamento. Claramente o jogo é focado em testar seu controle de decisões, tanto em escolher usar seus recursos para personagens e armas, quanto ter certeza de conseguir recuperar seus recursos, além do auto controle em saber a hora de enfrentar hordas ou fugir (e tem troféu relacionado à aguentar a note por um determinado tempo).

A duração exigirá um pouco de dedicação, como todo roguelike, você irá morrer, morrer, morrer e…….. morrer. Mesmo que sua estratégia fique boa, em algum ponto o jogo irá mostrar algo novo que irá quebrar sua tática, algo que será facilmente contornado conforme subir de nível e desbloquear novos itens e armas, e com isso, você conseguir montar a build capacitada para o sucesso de forma progressiva, porém lenta.

Deadly Days claramente é um jogo que divide opiniões, os amantes do hardcore e estratégia irão sentir um bom desafio nas mãos, enquanto pessoas não acostumadas com o gênero, acharão forçado a repetição e não terão paciência em jogar o título, mesmo que se simpatizem com a trilha sonora.
A experiência do jogo é focada em aprendizado e dedicação para que seja possível vencê-lo.
Graficistas de plantão, jogadores de jogos de “renome”, pessoas focadas no que é comum de todo e qualquer hype, podem desconsiderar esse jogo, ele é para jogadores que amam serem testados na sua escolhas, usando a simplicidade estética com uma mecânica de progressão versátil.

Trívia

Alguns personagens do jogo são parte dos desenvolvedores e do time da Assemble.