Review / Tutorial: Kena – Bridge of Spirits

Começando o ano e retomando a agenda de atrasos dos reviews, vamos de Kena: Bridge of Spirits. Um indie que chamou atenção desde sua apresentação e que foi aguardado em nível considerável…
Ah, mas já li reviews desse jogo em todos os lugares…
Mas não viu de quem jogou tudo e mais um pouco (e temos GIFs!!!!!!!)…

Sem mais delongas, vamos lá:

EmberLab

O Ember Lab se esforça para criar histórias envolventes por meio de inovação técnica, personagens atraentes e mundos cinematográficos.
Fundada em 2009 pelos irmãos Mike e Josh Grier, a Ember Lab começou como um estúdio de animação e conteúdo digital. Nosso portfólio inclui comerciais baseados em personagens e curtas animados para The Coca-Cola Company, Hisense e MLB.
Somos movidos pela paixão por contar histórias. No estúdio, as linhas entre técnica, design, arte e história desaparecem à medida que nossa equipe se concentra em fornecer experiências imersivas que correspondem à nossa paixão.

Sparx

Sparx é o principal estúdio de produção do Vietnã. Com sede na cidade de Ho Chi Minh, o estúdio é o lar de mais de 500 profissionais que contribuíram para alguns dos maiores longas-metragens, programas de TV, videogames e cinemática até hoje.
Fundada em 1995, a Sparx fez sua marca pela primeira vez co-produzindo várias séries de TV de sucesso que foram ao ar em vários países nos cinco continentes. Em 1999, a série animada de TV ‘Rolio Olie Polie’ produzida pela Sparx recebeu um prêmio Daytime EMMY® e outro prêmio Gemini por ‘Programa de animação especial de classe excepcional’.
Em 2008, Sparx também se tornou o primeiro estúdio no Vietnã a ter animado totalmente um longa-metragem de Hollywood (Igor, 2008). Essas foram as bases sólidas para nosso Departamento de Animação alcançar novos marcos anos depois, participando da produção de episódios completos das últimas 3 temporadas de Star Wars Rebels – a premiada série de TV da Lucasfilm.
Em 2011, os ativos e a equipe principal da Sparx foram adquiridos pela Virtuos Holdings Pte. Ltd. Desde então, a Sparx se expandiu abrindo seus departamentos de Jogos e Filmes, que produzem conteúdo para videogames AAA e também para sucessos de bilheteria de Hollywood. O estúdio tem se empenhado em fornecer serviços em todo o pipeline para as maiores empresas de videogame globalmente, ganhando créditos em títulos lendários como Call of Duty, Fallout, Medal of Honor ou Battlefront, para citar alguns. O estúdio também contribuiu para algumas das maiores franquias cinematográficas de Hollywood, incluindo Marvel Cinematic Universe, Star Wars e Transformers.
Hoje, Sparx continua a oferecer uma gama excelente de soluções ponta a ponta para a animação, cinemática e desenvolvimento de jogos da mais alta qualidade e continua a ser o principal local de trabalho no setor de produção de entretenimento digital do Vietnã.

Como todo jogo promissor, há os atrasos de Produção…

Desenvolvido e distribuído pela EmberLab, sua primeira aparição foi no evento Future of Gaming de 2020, chamando atenção pelo seu visual e potencial sistema de combate, sendo lançado para Playstation 4 / 5 e PC. Com a promessa de ser lançado em setembro do mesmo ano. Entretanto, Ember Lab atrasou o jogo para o primeiro trimestre de 2021, citando atrasos no desenvolvimento como resultado do trabalho em casa durante a pandemia. Em um trailer da Sony no Consumer Electronics Show em janeiro de 2021, a janela de lançamento do jogo foi anotada em letras miúdas como março de 2021. Posteriormente, a Sony removeu as letras miúdas do trailer. Durante a apresentação State of Play da Sony em fevereiro de 2021, uma data de lançamento de 24 de agosto foi definida junto com o lançamento de um novo trailer. Em julho de 2021, Ember Lab atrasou o jogo novamente para 21 de setembro, citando a necessidade de mais tempo para garantir que o jogo fosse polido em todas as plataformas. O trailer final de pré-lançamento foi publicado em 20 de setembro de 2021. O jogo é um console exclusivo para Playstation devido ao acordo com Sony e Emberlab em 2017, já o lançamento do Windows é exclusivo da Epic Games Store.

Código cedido pela EmberLab para review, versão Playstation 4 / 5
Review baseado na versão Playstation 4

Nome: Kena – Bridge of Spirits
Gênero: Ação / Aventura
Desenvolvedora: EmberLab
Distribuidora: EmberLab
Lançamento: 2021 (21 de Setembro)
Mídia: Digital e Física (por prints limitados)

Edição Física

A edição física foi produzida pela Maximum Games Store, e tem prints de versão Playstation 4 e Playstation 5, com a opção Deluxe.
Na Deluxe, está incluso os itens da imagem acima, todos bônus digitais.

Para quem quiser comprar, algumas observações:
Os cálculos são feitos apenas com o valor de venda do jogo adicionado ao valor de frete para sua residência. Caso for preciso o pagamento de importações adicionais no seu serviço postal, deverá ser feito por sua total responsabilidade.

História / Enredo

Há um costume de as pessoas que partem para o mundo espiritual, ganharem uma máscara em ordem de homenagem à sua pessoa, que ao serem colocadas em templos sagrados, irão gradualmente extinguir em pó, simbolizando a jornada pacífica para o outro plano.

Porém, espíritos que foram traumatizados com alguma tragédia ou sentirem que sua tarefa ainda não foi concluída, podem ser corrompidos e ficam perigosos.
Para combater os espíritos, mestres denominados como Guias Espirituais, tem a missão de ajudar esses espíritos á encontrar a paz e irem com tranquilidade ao próximo plano. (por isso BRIDGE OF SPIRITS… RÁ)

Kena vem ao encontro de um espírito para tentar trazer sua paz…
Entretanto, sua resistência faz com que ele se refugie na entrada do Templo da Montanha.

O primeiro Rot chama atenção pela sua singularidade, sendo o menor de todos…

Kena ao perseguir seu rastro, vem ao encontro de pequenas criaturas chamadas Rot’s.
Ao continuar no caminho, Kena se depara com uma vila totalmente corrompida, com podridão e criaturas perigosas no seu entorno…

Eis que Kena encontra Zajuro, o espírito ex-ancião da aldeia, dizendo que há espíritos que precisam encontrar a paz, e Kena precisa salva-los para chegar ao Templo…
E assim começa a jornada de Kena, para tentar salvar uma aldeia e uma floresta tomadas por morte e tragédias espirituais…

Gráficos

O jogo conta com animações em CG’s em determinados eventos, com a ajuda do estúdio de animação vietnamita Sparx, sendo considerada uma das melhores animações, se igualando à estúdios dedicados como Dreamworks ou Pixar pela sua fluidez e expressões.

A paleta de cores do jogo é bem variada, intensa quando Kena purifica os lugares e mais opaca e escura nos lugares apodrecidos pela corrupção. Os efeitos de luz são bem comuns na proporção de um jogo místico e cheio de magia.

A engine do jogo final é a Unreal Engine 4.
OBS: nos protótipos, o jogo usava a engine Unity.

Som / OST

A trilha sonora de Kena tem arranjos diversificados com temática de uso gamelão.
A ideia era manter a cultura de Bali como a inspiração da trilha sonora, sendo totalmente fiel e respeitosa com a cultura da Indonésia, com isso, o jogo teve a participação do grupo Balinese Gamelan Çudamani. Emiko Saraswati Susilo, diretora associada do grupo, inicialmente foi hesitante em apresentar a música gamelão em um videogame, mas concordou com a equipe após ver a temática do jogo, que por sua vez teve performance da vocalista Dewa Ayu Dewi  Larassanti, filha de Emiko e Dewa Putu Berata, fundador do Çudanami.

A trilha sonora pode ser ouvida em cortesia pelo canal OP Music no YouTube.

Por sua vez, a dublagem ficou por conta de:
Larassanti (Kena), Vlasta Vrana (Zajuro), Tod Fennell (Taro), Amber Goldfarb (Adira), entre outros, caso queira ver, entre nos créditos do jogo no IMDB.

Jogabilidade

O jogo conta com um mapeamento completo de todos os botões, sendo inicialmente um combate via os botões shoulders e triggers do controle.
Entretanto, é possível remapear os botões conforme seu gosto, o que dá um ponto positivo para a confortabilidade do seu playthrough.

Sistema de Jogo

Kena é um action / adventure focado em exploração, combate e puzzles para progredir na história, usando uma perspectiva de terceira pessoa e um mapa com áreas que serão liberadas conforme o avanço da história.

A missão de uma guia espiritual…

Kena deve purificar novamente os lugares que passar para retirar toda a corrupção presente.
Seu cajado é interligado com seu cristal, anexado ao pendante que usa, também serve para auxiliar Kena em encontrar os caminhos e ativar dispositivos…

Mas, claro que além de exploração, o cajado também tem poderes para combater as criaturas corrompidas…

Combates de outro mundo…

Kena tem como base dois tipos de ataque base, sendo golpes fracos e golpes fortes.
O cajado fará ataques sequenciais em seu estilo de ataque, entretanto, não há variação de combos ao misturar ambos os tipos de ataques, sendo limitado apenas à sequências já prontas.

Além disso, também há ataques carregados para Kena aplicar nos inimigos:

Evolução Espiritual

O mundo de Kena, por ter referências de Bali e Indonésia, leva em consideração alguns fatores do hinduísmo, sendo o karma um dos principais elementos de troca do jogo.

Hinduísmo

No hinduísmo, “karma” refere-se ao efeito que nossas ações geram em nosso futuro, tanto nesta como em outras vidas, após eventuais reencarnações.

Algumas dessas boas ações, serão comentadas mais pra frente no decorrer do review / tutorial, mas para o combate, o Karma serve para aprimorar novos golpes em Kena e os Rots.

Enquanto Kena alterna suas melhorias entre seus ataques base, os ataques de Rots é executado por intermédio de dois requisitos:

Ação de Rot – é o círculo amarelo acima da barra de energia, é preenchido conforme sucessivos danos nos inimigos e retrocede em cada dano sofrido por Kena (em dificuldades maiores).
Aprimoramento de melhorias – de início, os Rots não auxiliam no combate, há não ser que gaste os karmas neles.

Mais pra frente falarei exclusivamente dos Rots…

As habilidades de um guia

Evidentemente, haverão alguns aspectos na mecânica de combate que deixarão ele mais dinâmico e com ritmo rápido, mas a ideia aqui não é explicar tudo que o jogo irá lhe oferecer, para não estragar a surpresa, e também porque os troféus são ocultos, dando a idéia de possíveis spoilers de história ou mecânica.
Mas, explicarei apenas algumas das habilidades de Kena…

Escudo – Kena usa um escudo espiritual para proteger dos ataques dos inimigos. A resistência do escudo é a barra espiritual, que se encontra abaixo da vitalidade de Kena.
OBS: Kena também possui a evasão para evitar os ataques

O escudo também muda de coloração indicando perigo de quebrar…

Parry – Kena irá expulsar o inimigo após bloquear o ataque dele no último instante…

Armas / Habilidades Espirituais – no decorreer da história, Kena irá receber novas habilidades espirituais que irão deixar seu combate mais variado e com possibilidade de combinações entre os ataques, no review, irei mostrar apenas o arco.

Pontos Fracos – alguns inimigos terão pontos de fraqueza, sendo sinalizados por pontos amarelos em específicas partes. Os movimentos de exposição variam conforme os padrões de ataque dos inimigos, aproveite a chance…

Pulso / Purificação – Kena irá purificar os pontos apodrecidos pela corrupção, quando possível.

Os Rots…

As pequenas criaturas que Kena encontra podem ser úteis de diversas formas, seja pela exploração do cenário ou atacando os inimigos em combate, como já citei antes…

Inicialmente, os Rots auxiliam Kena à purificar pontos de corrupção.
O indicador será mostrado para enviar eles no local adequado para aplicar o pulso.

A exploração por sua vez é auxiliada em os Rots deslocarem objetos de um ponto à outro.

Nos combates, os Rots irão auxiliar Kena em ataques poderosos (requer melhoria), porém gasta uma ação.

A flecha rot pode atravessar os inimigos

Os Rots irão avançar nos inimigos e distrai-los por um tempo, enquanto Kena pode se curar ou atacar…

Podem ativar as flores de cura para recuperar a saúde de Kena.

Há ainda mais uma habilidade, mas essa deixo pra vocês descobrirem enquanto jogarem…

Extras…

Como parte da exploração, Kena poderá encontrar alguns adicionais que irão contribuir sua força espiritual, organizar ambientes, liberar novas áreas e mudar a estética dos Rots…

Meditação – pontos de meditação irão fazer com que Kena aumente sua resistência vital.

Rots – ache mais Rots para aumentar o nível deles e ganhar mais ações…

Correio Espiritual – há alguns itens específicos para serem entregues na vila, encontre-os para purificar e liberar novas áreas.

Chapéus e itens – exclusivo para os Rots, podem ser encontrados conforme avança no jogo e faz algumas tarefas ou em baús. Além disso é possível compra-los nas carroças de chapéus.

Baús – os baús podem conter alguns chapéus, essência e Rots. Porém alguns podem estar amaldiçoados, sendo necessário destruir a maldição com algum objetivo específico.

Templo das Flores – ache e tente quebrar a corrupção para ganhar essências bônus.

Todos esses itens são rastreados no mapa do jogo…

Fazer o Bem sem olhar a quem…

Como falei antes, o Karma faz parte das melhorias de Kena, entretanto ele só é ganho em combates e algumas ações específicas no mundo. Nesse caso, pode ser: organizar os objetos que estão desorganizados no mapa, reviver alguns pontos podres, dar comida aos rots… etc
Devo frisar que os pontos de karma são diferentes das essências que você encontra, enquanto um é pra melhorias, o outro é pra estética dos rots, que não interfere em nada, há não ser visual.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 4/10

Para platinar o jogo, de forma resumida você precisa:

  • Terminar o jogo 2x, sendo uma na dificuldade Mestre
  • Achar todos os coletáveis (meditação, templos, chapéus, rots)
  • Alguns troféus relacionados ao combate com as mecânicas não mostradas no review / tutorial
  • Melhorar Kena e os Rots totalmente
  • Achar todos os baús amaldiçoados
  • Tirar uma foto no modo foto

O jogo possuía um glitch na dificuldade mestre no seu lançamento, que foi corrigido em um update na versão 1.06, o que fez a raridade da platina aumentar consideravelmente e a desistência de alguns jogadores ser notável.

De fato, o maior desafio é terminar o jogo no Mestre, tendo em vista que o dano dos inimigos é maior, eles são mais agressivos e resistentes, e suas ações de rots são descarregadas em cada dano sofrido…. mas não desista, acostume-se com o combate e será sucesso.

Considerações Finais

Graficamente não tenho o que dizer, o jogo é um espetáculo gráfico nos efeitos, mesmo no Playstation 4. As animações entre os eventos dá a noção de estar vendo um desenho animado, evidentemente pelo excelente trabalho da Sparx. A arte de Kena e o design cartoon / anime dos personagens deixam o jogo com um feeling excelente pra quem está de fora vendo você jogar. A intensidade das luzes não incomoda nem um pouco, mesmo tendo muita intensidade e frequência em algumas batalhas.

A trilha sonora é agradável de ouvir, e percebe-se que todo o respeito e essência da cultura de Bali foi trazida para o jogo, seja pelo feeling de cada momento e das cenas dos eventos, quanto pelos arranjos impostos para consolidar com o sentimento que o jogo quer passar.
A dublagem apesar de ser meio rasa em alguns pontos, ainda consegue passar uma emoção num geral…

A jogabilidade ser totalmente mapeável faz jus ao estilo variável de jogadores, tendo em vista que alguns preferem jogar nos shoulders e triggers e outros nos botões de ações. O combate terá momentos de ritmo rápido e com diversos inimigos flanqueando Kena, sendo necessário deduzir a melhor hora para desviar, proteger, repelir. Num geral há poucos inimigos minions variáveis, mas os poucos que tem terão sua melhor forma de derrotar, além da variação dos chefes que você enfrentará (esse sim tem alguns pontos e batalhas criativas).

A duração do jogo de forma geral tem uma média de 9 horas, excelente para o estilo de gênero e suas evoluções de mecânica, não deixando o jogo cair na mesmice (talvez se jogar 2x seguidas, aí fique cansativo). Já fazendo os extras, o tempo de jogo sobe para média de 13 / 14 horas.
Talvez essas horas variem conforme seu estilo de jogo e habilidade (aka jogar no difícil ou no fácil), o que entra o aspecto de desafio moderado alto, o jogo é didático suficiente para você usar a criativadade nas batalhas e derrotar eles tanto de forma rápida quanto de forma mais retrancada. Parries, escudos, desvios, ataques na hora certa, pontos fracos, tudo irá exigir precisão da sua parte, principalmetne na dificuldade mestre.

A performance do jogo é constante em 30fps no Playstation 4, sem fechamentos repentinos, porém com alguns bugs ingame, como lag’s de animações em batalhas com muitos inimigos, rots interagindo, mas que não atrapalhe sua performance efetivamente…
Porém, o jogo conta com bugs de clipping e erro de mapeamento e colisão entre cenário e personagem, e isso sim pode incomodar, pois tive alguns momentos seguidos com isso, e pode ocasionar trigger de inimigos antes da hora.
Veja o exemplo:

No caso, os inimigos deram spawn antes da hora, devido ao movimento da câmera se deslocar antes de Kena…
Evidentemente esse é um problema sério, mas que talvez ainda não tenha sido trazido para os desenvolvedores corrigirem…
Digo isso porque o jogo teve diversos bugs consertados desde seu lançamento, algo como coletáveis não registrarem, saves corromperem, colisões inconsistentes, fechamentos repentinos, karmas perdidos entre outros que evitarei falar por ser mecânica não mostrada no texto.
Esperamos que continuem dando suporte para o jogo nesse aspecto… (o jogo teve updade para chapéus de halloween e natal no fim de 2021).

De forma resumida, Kena: Bridge of Spirits é um indie AAA com notável expressão, seus dois prêmios tem um mérito indiscutível, e os atrasos são justificáveis, mesmo com erros de bugs no seu lançamento e que foram sendo corrigidos conforme o relatório dos jogadores, vemos a preocupação dos desenvolvedores em polir o jogo cada vez mais, o jogo ficou bem divertido de jogar. A diversidade dos chefes em algumas batalhas mostram o quão potencial é o sistema de combate. As histórias trazidas pelos espíritos são curtas, porém cada uma com sua particularidade, e alguns eventos podem emocionar os mais frágeis…
Caso ainda não tenha jogado, jogue sem medo, tendo em vista a duração imposta e que nem tudo foi mostrado aqui para não estragar a sua experiência com o jogo
Se for platinar, dê um tempo, se não irá se cansar do jogo…

Kena o aguarda com os Rots para ajudar à descobrir o que a vila esconde e ajudar os espíritos…