Review / Tutorial: Atelier Lydie & Suelle: The Alchemists And The Mysterious Paintings DX

Trages extras baseadas nas duas primeiras protagonistas da série, Marie e Erie

Olá, aqui é o Pena e hoje vamos terminar a saga da série Atelier no arco “Mysterious” com o jogo Atelier Lydie & Suelle: The Alchemists And The Mysterious Paintings.

Ele é produzido pela Gust, da qual já fizemos review do Blue Reflection, enquanto a publicação ficou encarregada pela Koei Tecmo, que já fizemos review do Samurai Warriors 5 e do Ninja Gaiden Collection (mais reviews deles você encontra aqui: Gust / Koei Tecmo)

Esse review foi feito em base da versão Deluxe (DX) do jogo, que faz parte do pacote Atelier Mysterious Trilogy Deluxe Pack, que traz os três primeiros jogos do arco “Mysterious”, que contem os jogos:

  • Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book (review aqui);
  • Atelier Firis: The Alchemist and the Mysterious Journey (review aqui);
  • Atelier Lydie & Suelle: The Alchemists and the Mysterious Paintings.

Esse é o terceiro e ultimo jogo da trilogia original e mesmo puxando mais mecânicas do jogo da Sophie, eles conseguiram acrescentar mais coisa na parte de alquimia e batalhas, então é melhor fazer o review deles separados.

Review feito em base da versão pra PS4
(Código cedido pela KOEI TECMO)

Titulo: Atelier Lydie & Suelle: The Alchemists And The Mysterious Paintings DX
Produtora: Gust
Distribuidora: KOEI TECMO
Gênero: JRPG / Gerenciamento de itens
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch e PC (Steam) / Vita (apenas a versão normal e em japonês)
Mídia: Físico e Digital
Textos: Inglês
Dublagem: Inglês e Japonês

Versão física do Nintendo Switch (Asiática com Inglês): https://www.play-asia.com/atelier-mysterious-trilogy-deluxe-pack-english/13/70e5ab?tagid=1174255

História

O jogo ocorre no reino de Adalet, na capital Merville, aonde nunca deram tanta importância assim pra alquimia, focando mais nos métodos convencionais de produção.

E aqui encontramos Lydie e Suelle, irmãs gêmeas que moram com o pai e tem um pequeno atelier na cidade. Lá elas estão aprendendo alquimia por conta própria pra cumprir a promessa pra a sua falecida mãe de ter o maior atelier do reino.

Nesse período, o reino inicia um programa de rank de alquimistas, chamando a atenção de vários especialistas da área para a cidade e assim apresentando uma grande chance para as gêmeas conseguirem cumprir a sua promessa.

E como está no nome do jogo, elas também exploram os mundos dos chamados “Pinturas Misteriosas”, quadros criados com alquimia que tem mundos independentes dentro deles, fugindo das casualidades do mundo real.

Como nos outros jogos, aqui ele é focado totalmente no desenvolvimento das gêmeas, trazendo diversos personagens da trilogia inicial e finalizando várias histórias paralelas. Sendo assim, enquanto é possível entender totalmente a história principal sem ter jogado os anteriores, esse eu recomendo jogar somente depois de ter jogado os jogos da Sophie e da Firis antes, pois além de certos spoilers dos jogos delas, muitos desenvolvimentos dependem do que ocorreu anteriormente.

Gráficos

A clássica piada de “queimar o espírito” na empolgação está presente aqui XD

Seguindo a linha dos jogos atuais da série, esse também é feito todo em 3D puxando pra o estilo anime de arte, tudo bem feito e detalhado, usando e abusando de efeitos visuais tanto nas batalhas como nos eventos do jogo, isso sem contar os cenários de exploração, tem uns muito lindos, souberam aproveitar bem a ideia dos mundos dentro dos quadros.

Firis tem uma constituição fora do normal XD

Durante vários pontos do jogo também temos artes em 2D pra acompanhar os eventos do jogo, sempre bem feitas e carismáticas, puxando vários personagens da série nelas.

Áudio

As musicas seguem mais a linha do jogo da Firis, mais puxadas pro lado cômico em diversos locais (principalmente no ferreiro ahhaah), mas também temos musicas mais agitadas, principalmente pra alguns chefes secretos e as musicas de batalha mudam bastante conforme você avança na campanha.

Infelizmente não achei a OST dele no Spotify, mas encontrei uma playlist no Youtube, então segue ela pra você curtir enquanto termina de ler o review.

PS: quem acompanha os meus reviews já deve ter prestado atenção no meu gosto pra musicas mais pesadas, mas pra esse jogo eu recomendo fortemente escutar a musica “Twin Birds Flying through the Wilderness” (nº 59 na playlist), muito gostosa de ouvir durante as explorações.

E assim como nos outros jogos da série, temos dublagem em inglês e japonês e caso prefira usar o áudio original, aproveita que tem um pessoal de peso aqui, além do retorno dos dubladores dos jogos anteriores.

  • Maria Naganawa: Dubladora da Lydie, faz a Kanna do anime Miss Kobayashi’s Dragon Maid e a Komekko do Konosuba;
  • Hikaru Akao: Dubladora da Suelle, faz a Akari do Ongeki e a Seria do Gekidol: Actidol Project;
  • Takehito Koyasu: Dublador do Roger, faz o Dio Brando da série Jojo’s Bizarre Adventure e o Zeke do Ataque aos Titãs;
  • Takuma Nagatsuka: Dublador do Alt, faz o Anima do My Hero Academia e o Lacus Welt do Seraph of the End.

Jogabilidade

O pai delas é muito cômico, escolheram o dublador certo pra ele XD

Como todo RPG que se presa, tem bastante coisa pra fazer e vários detalhes, então vamos por partes pra facilitar a vida do pessoal. Vale lembrar que nem tudo está liberado desde o começo do jogo (principalmente a parte de alquimia que vai liberando várias coisas ao avançar na campanha).

Menu completo depois de liberar todas as opções dele

O menu principal do jogo já adianta vem a vida, mostrando os status das personagens, o seu rank atual do atelier (e se tiver 3 estrelas você já pode fazer o teste de rank, mas isso eu explico depois) e o dinheiro. Tem bastante opção aqui, então vamos lá.

Essa parte funciona que nem no jogo da Sophie, mostrando Storage quando você está na cidade e Basket quando está em exploração:

  • Storage: Aqui mostra todos os itens coletados até o momento, dividindo por categorias e tipos de itens e, seguindo o esquema dos anteriores, cada item tem caracteristicas próprias, mesmo dentro do mesmo tipo de item;
  • Basket: Aqui mostra os materiais que você já coletou na exploração e na parte de “Use” é possível utilizar os itens de cura e outros tipo utilizáveis já equipados.
Os itens que só tem a silhueta precisam liberar ou sintetizar.

Aqui eles dividem por ambas das ideias de cada personagem, de ambas, livros e eventos, mas na pratica não muda muita coisa, mas vamos as diferenças:

  • Abas Lyd / Sue: Aqui as ideias de itens vão liberando conforme avança na campanha e mostra o que precisa fazer pra realmente liberar o item. Alguns só aparecem depois que libera o item ligado a ele;
  • Book: Esses você aprende ao pegar um livro com a receita e já libera eles assim que retornar para o Atelier;
  • Event: Esses só liberam conforme você avança na campanha ou faz alguns eventos paralelos.

Aqui você tem acesso a todas as missões principais e paralelas ativas, as missões do quadro de missões e as que já foram completadas. É sempre bom olhar aqui caso esteja perdido no que tem que fazer.

Pra permitirem que as gêmeas faça o próximo teste de rank, elas precisam ganhar pretigeo na cidade e pra isso elas tem algumas tarefas pra completar. Elas são vistas aqui e apesar de não precisar fazer todas pra liberar o próximo teste, é sempre bom fazer tudo pra melhorar os seus itens e personagens.

Caso não entenda o que o texto quer dizer (tem algumas tarefas que ficam extremamente vagas), aperte o botão indicado com o “Change Display” (no PS4, o ) que muda a visualização e mostra de maneira clara o que tem que fazer.

Aqui você pode trocar os equipamentos dos seus personagens. Nesse jogo retornaram ao modo básico da Sophie, aonde temos somente uma arma, uma armadura e dois acessórios. As armas nesse jogo não tem técnicas embutidas, elas tem um funcionamento diferente, mas isso eu explico na parte de criação delas.

Essa parte você tem acesso a dois pontos:

  • Use: Aqui você equipa os itens pra uso geral nas explorações, como itens de cura e ataque, lembrando que nem todo mundo consegue usar todos os itens;
  • Gather: Aqui temos acesso aos itens de exploração, que ajudam na coleta de materiais e outros pontos.

Aqui você acerta o seu time pra as batalhas. Nesse jogo funciona um pouco diferente, você pode colocar até 6 personagens no grupo (os outros ficam em espera, mas também te acompanham), mas apenas 3 ficam na linha de frente, os outros 3 ficam de suporte. Como isso ocorre eu mostro melhor na parte de batalhas.

Essa parte é mais pra verificação dos status das personagens e as suas técnicas, mas recomendo entrar aqui com uma certa frequência pra confirmar as condições pra que certas técnicas são ativadas, já que isso varia bastante de personagem pra personagem.

Leia os comentários nos itens e inimigos, tem muita coisa engraçada ali XD

Como nos anteriores, a enciclopédia do jogo ajuda bastante, já que tem muita informação nele e facilita bem a vida na hora de construir as suas estratégias.

Nesse jogo ficamos apenas na cidade de Merville e, assim como no jogo da Sophie, exploramos somente os arredores e as Pinturas Misteriosas. Assim, a cidade em si é bem grande com vários locais e você pode acessar elas rapidamente pelo menu de exploração ou andar pela cidade normalmente.

Não temos limite de tempo aqui, a exploração é livre, mas ainda assim o tempo passa conforme você anda pelos locais do jogo e algumas lojas não funcionam em certos horários, então é bom sempre prestar atenção no tempo.

Na praça central da cidade temos o quadro de missões, aonde são postadas até 9 tarefas e você pode pegar até 5 delas pra fazer ao mesmo tempo. Boa parte delas tem um tempo pra completar, mas caso expirem não tem problemas maiores além de não receber a recompensa.

Missões com o papel vermelho são únicas e especiais, podem liberar algum inimigo novo ou algum evento especifico e elas não expiram.

Falando com a atendente que fica no lado do quadro você pode receber as recompensas das missões ou até mesmo desistir de alguma que não queira mais fazer.

A missão principal do jogo é subir o rank do atelier e isso é feio a partir dos testes que você recebe no castelo. Cada teste tem um tarefa diferente e níveis diferentes de conclusão.

Quando for finalizar uma missão, você precisa completar pelo menos algum ponto da barra do lado esquerdo, que pode ter marcas diferentes dependendo da tarefa, mas é sempre bom tentar bater o limite dela pra melhores resultados.

Lojas

Assim como nos jogos anteriores, as lojas tem um estoque de itens que é recarregado conforme passa o tempo no jogo, assim como três categorias de itens:

  • Normal: Itens normais são recarregados no estoque da loja depois de um tempo passado dentro do jogo;
  • Limited: Itens que tem um estoque especifico limitado e assim que comprados, não voltam mais na loja;
  • Lucky Find: Esses também tem um estoque limitado, mas conforme você avança na campanha eles são recarregados.
Hagel da o seu brilho (da careca dele XD) como o ferreiro da cidade nesse jogo.

Assim como no jogo da Sophie, as armas e armaduras não são criadas no atelier, mas nas lojas e nesse especifico, ambos são criados com o Hagel, ferreiro da cidade.

O processo de criação das armas e armaduras são parecidas, selecionando os materiais pra a construção deles, tem algumas diferenças aqui:

  • Armas: Na criação das armas, você não consegue transferir caracteristicas dos materiais, tal como maior dano num tipo de inimigo, diretamente, isso é feito num próximo passo;
  • Armaduras: Nelas você consegue transferir até três caracteristicas dos materiais para o equipamento, assim como é feito na hora da alquimia.

Em ambos os casos, os materiais categorizados como “weapon material” e “armor material” (as barras de metais e panos) tem uma característica especificas, elas dão bônus pra o equipamento na hora da criação, como aumentar a força, mais MP e por ai vai. Esses bônus são mostrados com os números em vermelho durante o processo de criação.

Especifico para as armas, temos o processo de customização delas. Cada arma pode receber um parte principal e uma secundária e é a partir delas que as caracteristicas são transferidas, além de técnicas especificas pra as armas, como como mais dano pra itens e outros pontos.

Uma coisa interessante aqui é que você pode equipar e retirar essas partes a qualquer momento no ferreiro, por um preço, claro. De qualquer maneira, assim como nos itens de alquimia, você pode colocar até três caracteristicas de materiais na arma.

Nossa amiga Corneria (lá do jogo da Sophie) da as caras novamente nesse jogo e com isso trás os mesmos serviços que ela oferecia lá.

  • Register: O primeiro é duplicar um item que você registra, mantendo exatamente as caracteristicas registrada e com o passar do tempo no jogo, ela cria mais estoque desse item pra compra;
  • Refill: Aqui você pode recarregar os itens utilizáveis, como os de cura e ataque, para o seu valor máximo invés de descartar o item após o uso. Claro, tem um custo pra isso, mas vale bem a pena e você pode deixar isso automático pra toda vez que retornar no atelier.
Atelier PRECISA ter a piada dos barris

No atelier das gêmeas que acertamos vários pontos do jogo antes das explorações, sendo praticamente a sua base de operações.

Toda vez que você retornar duma exploração, além de recuperar toda a vida e magia, também deposita os itens encontrados, mas caso passe do limite do sue estoque, precisa jogar fora alguns itens.

Caso tenha um livro novo, assim que retornar Lydie vai aprender as receitas que estão nele (por a Sue não realmente não gosta de ler ahahaha).

Caso precisa avançar o tempo pra pegar algum item ou mudar as missões lá do quadro, você pode fazer isso na cama delas, da pra avançar até 10 dias de uma vez.

Na escrivaninha você pode salvar, carregar o seu save, alterar as roupas das personagens (não tem efeitos extras, são apenas cosméticos nesse jogo) e até mudar qual das gêmeas você controla no mapa, sendo que não muda a jogabilidade, vai do gosto do jogador.

As vezes Roger, o pai das gêmeas, copia na cara larga os estilo de testes do rank de alquimistas e da desafios pra as suas filhas. O funcionamento geral é o mesmo e o resultado final depende de como você finaliza elas. Recomendo fortemente fazer elas, além das recompensas, as cenas das maluquices dele são hilárias demais.

Caldeirão do Huck de Alquimia

Chegamos na parte mais importante da série, a criação dos itens. Caso tenha jogado os anteriores, muito da base dele é o mesmo, mas conseguiram adicionar mecânicas que deixam ainda mais difícil fazer certos itens apelões, isso atrapalha até pra criar certos itens básicos do jogo com propriedades melhores, mas como entra no motivo da história, da pra entender.

Na hora de criar o novo item, aparece uns símbolos na frente deles, sendo os significados:

  • O: Você tem todos os materiais necessários pra criar o item;
  • △: Você não tem todos os itens necessários pra criar o item no exato momento, mas tem como criar algum componente dele pra assim cria-lo;
  • X: Você não tem os componentes necessários pra criar o item mesmo nem mesmo nenhum dos seus materiais;
  • : Você não tem nível de alquimia suficiente pra criar esse item.

Depois de selecionado o item, você escolhe o catalisador. Nesse jogo ele tem umas funções diferentes do que vimos no da Firis. Além dele alterar o tamanho do campo aonde colocará os itens, alguns adicionam os símbolos de alquimia que podem aumentar ou diminuir as propriedades elementais do item, então precisa prestar atenção no que você vai utilizar junto com o que é mostrado na criação do item.

Repare que a ultima característica do item tem uma barra apagada, pois não temos nível suficiente pra chegar lá

Depois de selecionar o catalisador, é hora de escolher os materiais pra criar o item. Aqui também é um pouco diferente dos outros jogos. Cada material pode ter até 4 componentes diferentes e cada um deles tem um tamanho e elemento (cor) diferente, além de claro as caracteristicas transferíveis, e você precisa completar as barras elementais do lado direito pra acionar certas melhorias (repare que as barras também tem símbolos alquímicos).

Outro detalhe aqui é que, dependendo do seu nível e catalisador, não é possível alcançar a capacidade máxima do item, precisando melhorar o nível delas ou usar um catalisador que tenha propriedade de aumentar esse nível máximo.

Agora é a hora de colocar os componentes no caldeirão, usando os símbolos e cores pra ganhar bônus e alcançar as caracteristicas que você quer do item. Aqui entra bem no esquema de quebra-cabeça, já que muitas vezes você precisa fazer uma montagem prefeita pra chegar no resultado que você quer.

E durante essa parte temos uma novidade, o uso do Ativador. Você pode usar um deles por item e eles alteram bastante o produto final, podendo trocar as cores de componentes já colocados no caldeirão ou até mesmo permitir adicionar mais componentes.

Depois de tudo selecionado, mostra quanto tempo vai demorar pra criar o item, avançando o tempo do jogo. Isso é mais importante pra quando tem alguma missão com tempo limite, então precisa tomar cuidado.

Depois de criado o item, você pode transferir até 3 caracteristicas pra ele dependendo da sua categoria, bônus de catalisador e nível de alquimia das gêmeas.

Na hora de explorar o mundo do jogo, você escolhe pela lista de locais disponíveis e vai direto pra elas, claro que, existe o gasto de tempo pra chegar até o local.

No geral, conforme você anda nos locais o tempo passa e o que você encontra, tanto em termos de materiais como de inimigos, muda dependendo do período de tempo. A maioria dos itens você consegue pegar diretamente, bastando apenas coleta-los.

Pelo menos nesse jogo não temos o LP pra restringir a exploração, quem nem o ocorre no da Sophie e da Firis, mas tem outros pontos que te dificultam a coleta de itens.

Líquidos só se você tiver a garrafa pra coleta-los

Afora pra coletar alguns tipos de materiais, como líquidos e insetos, você precisa de uma ferramenta de exploração especifica pra isso, que nem ocorre no Firis pra pescar (e aqui também é assim na pesca).

Pra entrar em batalha você pode encostar ou atacar os inimigos no mapa pra enfrenta-los. Alguns depois da batalha deixam baús e sempre que fizer algo relacionado a uma das missões selecionadas, o jogo mostra no canto a informação do progresso delas.

O mini-mapa sempre mostra pontos de pesca, inimigos e outros pontos importantes

Infelizmente nesse jogo não temos um mapa geral da área de exploração, ficando apenas com o uso do mini-mapa no canto direito, mas pelo menos pra sair de uma área / quadro, baste abrir a opção pra sair de lá direto sem nenhuma penalidade.

Aqui ainda tem o efeito de stun, pros inimigos como pros seus personagens.

As batalhas desse jogo, apesar de seguirem os padrões da série, mostrando a sequencia de turnos no lado direito, tem umas peculiaridades. Uma delas é que agora usamos 6 personagens nelas, mas em duplas, tendo 3 atacantes e seus respectivos apoiadores. É possível trocar posição, mas perde o turno nessa ação.

Assim como nos anteriores, os outros personagens podem proteger as gêmeas de ataques, isso ajuda bastante na estratégia e dessa vez não gasta nenhum ponto pra isso.

Com o sistema de duplas, o personagem que está no suporte realiza as suas ações dependendo do que o atacante faz. Você pode ver essas ações na lista de técnicas e os requerimentos variam bastante, tal como usar um item de cura ou um ataque que acerte todos os inimigos. A quantidade de combos possíveis com isso é enorme e alguns são extremamente destrutivos (não vou indicar quais são pra não estragar as descobertas durante a sua campanha).

E junto com esse temos agora os ataques combinados que liberam conforme você melhora a amizade entre os personagens. Quando uma dupla tem a técnica liberada, aparece uma barra de especial no status deles que carrega durante a batalha e quando estiver totalmente cheia e ativar um suporte, você pode utilizar esse especial, que pode ser um ataque extremamente forte ou um suporte que ajuda muito na batalha.

Uma bomba de qualidade 10000 causa um dano animal XD

Junto com esse sistema de duplas também foi introduzido o Battle-Mix. Durante as explorações dos quadros você encontra uma substância chamada Anima. As gêmeas quando estão no suporte podem ativar essa técnica, que é literalmente usar uma alquimia instantânea durante a batalha pra criar itens muito fortes, mas pra isso você gasta uma quantidade mínima de Anime (que conforme usa mais o item fica mais forte e pode receber mais bônus dependendo da quantidade) e também precisa destravar a receita pra esses itens, geralmente completando missões vermelhas lá da cidade.

Extras

Depois que você fecha o jogo, independente de qual final fizer, libera o New Game Plus. Nele você reinicia o jogo nos níveis normais do jogo, mas já com os equipamentos e itens adquiridos na partira anterior.

Também libera a seção de Extras no menu principal, aonde você tem acesso a todas as artes já liberadas do jogo, além de alguns bônus, como mensagens dos dubladores.

Conteúdo Deluxe (DX)

Pra quem queria saber tanto sobre bebida no primeiro jogo, ela está bem fraquinha pra bebida hahahaha

Esse Atelier tem uma quantidade enorme de DLCs e a versão Deluxe já vem tudo inclusa. Em resumo, as DLC contem:

  • Ilmeria e Lucia entram no seu grupo;
  • Uma enorme quantidade de itens pra facilitar a exploração e batalhas;
  • Diversas áreas novas liberadas no capitulo final (algumas baseadas em jogos da Gust, como Blue Reflection e Nights of Azure);
  • Roupas extras (somente cosméticos);
  • Missões paralelas extras;
  • Pacote de músicas da série, além dos dois jogos convidados.
Ilmeria e Lucia são personagens jogáveis por DLC, mas fazem parte da história completa do jogo

Além do conteúdo de DLC da versão original, eles adicionara uma área extra pra essa versão trazendo a Nelke e a sua cidade (do jogo Nelke & the Legendary Alchemists: Ateliers of the New World). Aqui você encontra a cidade dela, novos itens e inimigos, além de umas interações engraçadas, já que o jogo dela foi lançado em 2019 pra comemorar os 20 anos da franquia, sendo um cross-over pra juntar todos os protagonistas e nesse Lydie e Sue aparecem no jogo.

E claro, seguindo a linha dos outros dois jogos do pacote “Mysterious”, a versão Deluxe também tem um artbook digital com diversas artes e músicas do jogo pra você curtir o trabalho feito. Nele, além das imagens e divisões por temas, também tem algumas musicas pra curtir enquanto navega no livro.

Conquistas

Esse demorou mas valeu a pena

Enquanto o jogo normal não é nada complicado, fazer todas as fazer todas as conquistas do jogo requer um bom tempo pra correr atrás de tudo que o jogo tem a oferecer, e eu realmente quero dizer TUDO do jogo base. As DLCs ajudam bastante mas não entram na contagem da lista. Entre as mais complicadas temos:

ConquistaDescrição
The Origin and the DemiseDerrotar as duas chefes extras no poder máximo delas
The Master AlchemistsCriar todos os itens (inclui os extras do DX)
Those Who Master Synthesis Own the BattleUsar todas as misturas nas batalhas
Monumental AmbitionsCompletar todas as ambições

Conclusão

Alelier Lydie & Suelle mantém a linha da série, trazendo uma história descontraída focada no dia a dia das protagonistas enquanto aprimoram as suas habilidades de alquimia.

Os gráficos continuam usando o estilo anime em 3D junto com algumas imagens em 2D, usando e abusando de efeitos visuais pra pros eventos do jogo, principalmente os mais cômicos.

A parte sonora do jogo puxa mais o estilo do Firis, com musicas mais cômicas e alegres, mas sim, tem umas duas musicas mais pesadas que agradam bastante, isso sem contar a dublagem, pelo menos na versão japonesa eles mantiveram os dubladores originais, o que deixa mais gostoso a partida.

A exploração do jogo já lembra mais o da Sophie, focado na cidade, nas áreas ao redor dela e das pinturas, enquanto as batalhas eles adicionaram bastante coisa interessante, como o esquema de duplas e o uso de alquimia no meio da batalha, isso agradou muito.

Sendo o ultimo jogo da trilogia original, ele fecha muita coisa que iniciou no jogo da Sophie, então é mais do que recomendado jogar eles na ordem pra curtir todos os momentos do jogo. Agora é aguardar o lançamento do Atelier Sophie 2 em fevereiro de 2022 pra ver o que teremos de novo na história.