Review / Tutorial: Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars

Neptune já tinha invadido a série Senran Kagura em Peach Beach Splash

Ola, aqui é o Pena e hoje vamos com um cross-over de ação com o jogo Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars.

O jogo foi produzido pela Tamsoft, que é responsavel pelos jogos de ação da série Neptunia (como o Action Unleashed e o 4 Goddesses Online) e os da série Senran Kagura (como Estival Versus e o Shinovi Versus) e já fizemos o review do OneeChanbara Origin, enquanto a publicação dele ficou encargo da Idea Factory e Compile Hearts, responsaveis pela série da Neptunia em geral e já fizemos alguns reviews deles, entre eles o Neptunia Virtual Stars, o Azur Lane: Crosswave e o Death End Re;Quest 2.

Esse é uma união entre a Marvelous (nossos reviews deles você encontra aqui) e a Idea Factory, juntando duas séries que tem um bom foco no fan service e no bom humor e como eles as vezes aparecem personagens de uma empresa no jogo da outra, o cross-over era algo já esperado.

PS: Já adiantando, apesar de conhecer a série Senran Kagura por nome e ter pesquisado um pouco dela pra achar alguns elementos deles nesse jogo, eu não joguei nenhum da série, meu foco foi mais na série Neptunia mesmo.

Review feito em base da versão pra PS4
(Código cedido pela Reef Entertainment)

Titulo: Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars
Produtora: Tamsoft
Distribuidora: Idea Factory / Compile Heart (América) / Reef Entertainment (Europa)
Gênero: RPG / Ação
Plataformas: PlayStation 4
Mídia: Físico e Digital
Textos: Inglês
Dublagem: Japonês

História

Um continente em forma de shuriken, nada mais certo que isso pra um jogo com tema de ninjas XD

Na Illusionary Dimension encontramos a região conhecida como Gamninjustri, aonde ninjas de diversos países se enfrentam pelo controle da Share Energy.

Aqui temos os dois maiores países, a Heartland com a escola do estilo Compa de ninjtsu e a Marveland com a escola do estilo Honeypa de ninjitsu. As duas potencias se enfrentam nas sobras com as suas melhores ninjas dos seus respectivos estilos pelo controle da Share Energy.

Isso foi mantido até que invasores se intitulam Steeme Legion começam um ataque nessa região e declaram o inicio do Super Robot Ninja Wars, forçando a união dos dois grandes países pra enfrentar essa nova ameaça.

Como já é de se esperar dos jogos da série Neptunia, ele é uma grande sátira com o tema de ninjas aproveitando as chances pra fazer piada com as duas séries envolvidas e até as suas empresas, mantendo um clima bem humorado durante toda a campanha.

Gráficos

‘Neko Shogun”, pessoal do SMT vai reconhecer ele XD

Os gráficos durante as partes de batalhas são todos em 3D, variando entre as personagens com mais detalhes e uma boa movimentação e alguns inimigos mais caricatos que encontramos na série Neptunia, como os Doggos.

Um jogo com fanservice sem uma cena no banho não fez direito hahaaha

Já durante as conversas temos imagens em 2D com as protagonistas e em alguns pontos algumas CGs pra aproveitar o fanservice de ambas as séries.

Áudio

As musicas gerais do ficaram muito boas, boa parte delas são mais puxadas pro lado cômico, mas eles mantém o “clima ninja” com o uso de instrumentos que remetem as musicas antigas japonesas, sempre bem divertidas, mas claro que não deixam de lado umas mais pesadas com guitarra pra acompanhar bem algumas batalhas e temas especiais.

Infelizmente não achei as musicas do jogo no Spotify e a lista que eu achei no Youtube tem imagens até da tela de créditos (que pra quem conhece Neptunia, sabe que eles sempre fazem piadas até ali, então melhor não olhar antes de fechar o jogo), então vou deixar o tema de especial da Yukki, umas das personagens especiais pra esse jogo, que ficou bem legal e da pra entender um pouco como são as musicas aqui.

O jogo só tem a dublagem em japonês devido ao cross-over, mas mantiveram as dubladoras originais das personagens (e sempre aproveitam pra fazer uma piada com a dubladora da Noire, tenho certeza que os roteirista da Neptunia fica torcendo pra ter esses colaborações pra fazer essas piadas com ela hahaha). Vamos dividir por times elas:

Time Neptunia:

  • Rie Tanaka: Dubladora da Neptune, faz a voz da Mitsuru Kirijo do jogo Persona 3 e Mariabell Crois da série Legend of Heroes;
  • Asami Imai: Dubladora da Noire, faz a voz da Kurisu Makise da série Steins Gate e da Ikaruga no Senran Kagura;
  • Kana Asumi: Dubladora da Blanc, faz a voz da Nyaruko de Haiyore! Nyaruko-san e Reina Akatsuki do anime Strike the Blood;
  • Rina Sato: Dubladora da Vert, faz a voz da Rixia Mao da série Legend of Heroes e Makoto Niijima do jogo Persona 5.

Time Senran Kagura:

  • Hitomi Harada: Dubladora da Asuka, faz a Karlamine da série High School DxD e a Airi Totoki da série Idol Master;
  • Eri Kitamura: Dubladora da Homura, faz a Keqing do Genshin Impact e a Mina Ashido da série My Hero Academia;
  • Yumi Hara: Dubladora da Yumi, faz a Albedo do Overlord e a Atui da série Utawarerumono;
  • Hitomi Harada: Dubladora da Miyabi, faz a Makoto Kikuchi da série Idol Master e o Mao da série Disgaea.

Jogabilidade

O jogo é dividido por capítulos e missões que liberam conforme avança na campanha. É possível alterar os comandos durante as batalha, assim fica mais fácil de se acostumar com o jogo.

Heartland

A base na Heartland é o ponto principal antes de cada missão, aonde você tem alguns locais pra se preparar. Vale lembrar que nem tudo está liberado desde o começo, então não estranhe caso não veja todas essas opções logo de cara. Aqui temos os seguintes locais:

  • Shinobi Base: Aqui você equipa e acerta as suas personagens pra as missões;
  • Market Street: Área pra comprar e vender itens;
  • Kumotsu Shrine: Aqui você encontra as missões paralelas e acessa algumas informações extras;
  • Peach & Cream Meditation: Local pra acionar melhorias temporárias;
  • NinChat: Conversa com personagens com vários resultados;
  • World Map: Acessa o mapa-múndi do jogo pra avançar na campanha ou áreas já liberadas.

Shinobi Base

A personagem que aparece no lado é a sua principal na missão

Aqui você tem um acesso geral as suas personagens e pode configura-las conforme desejar.

A parte de Status é somente pra ver um geral das suas personagens, como Spirit Gems que elas estão equipadas, como também os equipamentos ninja e suas técnicas particulares.

A parte de Items é pra verificação dos itens que você tem guardado. Repare que tem duas colunas na frente de cada item:

  • Held Items: A quantidade desse item você levará pra as missões. Essa quantidade varia de item pra item, geralmente os mais fracos tem uma quantidade maior do que os mais forte;
  • Storage: Quanto do item você tem guardado no inventario. Se você gastar algum item durante uma missão, ao sair dela essa quantidade é reduzida até chegar ao limite máximo de itens carregados na missão.

Na seção Spirit Gems você equipa essas joias que dão bônus pra a personagem. Os espaços são liberados conforme elas aumentam de nível e repare que existe umas linhas conectando essas joias.

Dependendo de como você organiza joias do da mesma cor (categoria), elas recebem um bônus extra, então pensar bem como coloca-las ai é fundamental. Pelo menos as joias não ficam presas a uma personagem, sendo assim, você pode equipar a mesma joia em todas as personagens e até mesmo manter a mesma configuração pra todas.

Ainda dentro da área de Spirit Gems, ao acessar a parte de Synthesis, você consegue fundir duas joias da do mesmo tipo pra elevar o seu nível e aumentar a força delas. Não existe gasto extra aqui, mas você só consegue juntar duas do mesmo nível para subir pro próximo ponto.

Depois que você configura as joias, você pode salvar essa configuração na área “Call Up Board” e depois reproduzir essa organização nas outras personagens, isso facilita muito na hora de configura-las e você pode salvar uma boa quantidade de configurações diferentes.

Na área Ninja Arts você equipa as técnicas das suas personagens. Cada uma pode equipar quatro das suas técnicas e não é possível troca-las durante as missões. Aqui você também consegue ver as caracteristicas delas pra você montar as suas estratégias de uso.

Em Equipment você configura todos os equipamentos das personagens, mas ao contrário das Spirit Gems, cada equipamento só é equipável em uma personagem, então precisa acertar quem vai utilizar cada um deles.

Cada personagem pode equipar uma Kunai, um Shuriken e dois amuletos (acessórios), sendo que cada um deles tem forças e efeitos diferentes.

Market Street

Aqui não tem muito segredo, é pra comprar e vender itens / equipamentos. Conforme você avança na campanha libera novos itens e sempre que tem coisa nova aparece o “NEW” na categoria.

Kumotsu Shrine

Essa parte você tem acesso a duas sub-opções:

  • Accept Request: Acessa as missões paralelas com objetivos pré determinados;
  • Treasury: Acessa todas as imagens e outros conteúdos já liberados do jogo.

Você pode escolher qualquer missão já liberada quantas vezes quiser, mas só a primeira vez tem certas recompensas e algumas dessas missões você precisa falar novamente com o NPC pra libera-las novamente.

Já no Treasury você pode ver as GCs, informações dos personagens, ver os filmes, ouvir as musicas e até mesmo rever os eventos que já ocorreram no jogo.

Peach & Cream Meditation

Nessa área você acessa um mini-game com três níveis de dificuldade. Eles dão bônus temporários para as personagens e você pode usar tickets pra pular isso e pegar direto as melhorias, mas não recebe os itens que conseguira caso termina-se normalmente.

O mini-game consiste em você manter a personagem equilibrada em cima dum pêssego gigante usando o sensor de movimento do controle e aguentar tempo suficiente até o símbolo de pêssego no centro encha completamente.

Dependendo do nível selecionado, você precisa passar por varios pontos que vão dificultado o equilíbrio. Em certos pontos aparece essa silhueta da personagem e caso consiga equilibrar ela nesse lugar, o pêssego carrega mais rápido.

Ao completar o mini-game, você ativa os bônus por uma determinada quantidade de missões além de receber itens que te ajudam nas missões do jogo.

NinChat

No Ninchat você encontra as suas personagens e alguns NPC pra conversar via a versão chibi deles.

Tem muitas paródias aqui, consegue reconhecer todas que aparecem no jogo? hahahaha

Dependendo do personagem que você inicia a conversa, elas podem ativar missões novas no templo ou algum evento novo entre as personagens do seu time.

System Menu

No menu de sistema você pode salvar o seu jogo (apesar dele fazer um save automático, é sempre bom ter um fixo), ver tutoriais e mexer nas configurações do jogo.

World Map

Aqui você escolhe algum dos locais já liberados para explorar. Todos mostram qual é o nível recomendável pra explora-los e também mostra quantos baús existem lá e quantos você já pegou.
Qualquer cenário que você já tenha passado da campanha pode ser revisitado sem custo, assim você pode pegar qualquer coisa que perdeu lá ou simplesmente fazer batalhas pra evoluir as suas personagens.

Exploração e Batalhas

Todas as missões do jogo são no modo de ação, aonde você controla as personagens e sai arrebentando os inimigos. Qualquer cenário você encontra esse cristal que serve pra sair do local da partida.

boa parte dos inimigos são mais cômicos mesmo 😛

Durante as missões você encontra vários inimigos, podendo prender a mira neles pra facilitar o combate. Os ataques normais não gastam estamina, que é a barra azul dividida em cinco blocos, na verdade eles servem também pra recarrega-las.

Segurando o botão correspondente, você abre a opção dos ninjitsus, que são as técnicas que você configurou la na base. Cada técnica tem um gasto de estamina diferente e assim que utilizar uma, aparece uma barra de tempo. Caso utilize outra dentro desse tempo, ela fica mais forte e pode ativar um efeito especial dependendo da sequencia. Isso da pra fazer até a quarta técnica, que finaliza a sequencia.

Já o uso de kunais e shurikens gastam o arsenal de cada um deles, tendo que esperar um pouco pra recarregarem automaticamente. Elas são muito boas pra ataque a distância e causar efeitos negativos nos inimigos (até chefes são propensos a eles, então abuse).

Tem como correr e esquivar, ambos utilizam um pouco de estamina, mas ajudam bastante. Tem como defender também, reduzindo o dano e caso consiga fazer isso no momento certo, também recarrega uma grande quantidade de estamina.

Todas as missões são em duplas, então tem como trocar elas a qualquer momento. Caso faça isso durante um ataque, a parceira entra na tela usando um ataque também pra manter o combo.

Quando ativa esses modos muda a musica pro tema da equipe / personagem

Todas as personagens podem usar um modo especial relativos a elementos. Cada um deles da um bônus especifico, entre aumentar o dano ou recuperar HP por um breve tempo. O uso é limitado em 5 vezes por estágio, mas essa contagem é pra cada personagem, então você tem 10 usos contando a dupla.

Conforme você ataca e recebe dano, carrega um especial que envolve a foto da personagem. Quando está completa, aparece a mensagem “Shinobi Extreme” e os botões de ativação. Ao usa-lo, elas usam o seu ataque mais forte, que causa um dano enorme nos inimigos.

Também é possível utilizar itens durante as missões, o jogo pausa quando entra nessa tela, podendo usar vários itens ao mesmo tempo. Só que tem um limite de quantos itens de cada categoria você carrega nas missões, mas se pegar um durante a missão, ele já entra nesse menu (caso tenha espaço ainda).

Em todas as missões tem um mapa pra te facilitar a navegação. Pontos em vermelho são locais que não são acessíveis durante a missão atual, então precisa retornar posteriormente pra ver o que tem lá.

Tem também dois tipos de baús. O básico você consegue abrir normalmente, enquanto o preto precisa de chave pra abri-lo.

Exclusivo pras missões da campanha, você encontra esses cristais, eles salvam o jogo, recupera a vida das personagens e dão acesso as configurações dela, como alterar as Spirit Gems e equipamentos, só não dá pra trocar as participantes da missão.

Alguns personagens esquecidos do Neptunia VII aparecem novamente aqui 😛

Como é de se esperar, temos batalhas de chefes durante as missões, eles tem várias barras de vida e são bem resistentes…

… e exclusivo pra eles, nessas batalhas tem a barra de break, que fica abaixo da vida do chefe. Caso consiga zera-la, o chefe fica imóvel por alguns segundo e recebe um dano enorme nesse período, então é o melhor momento pra usar os ataques mais fortes.

Extras

Depois que você finaliza a campanha libera o Yomi Training, que é uma sequencia de missões bem desafiadoras pra quem curte uma dificuldade mais elevada.

Cada um dos desafios contem 3 estágios que precisam ser finalizados em sequencia e cada um deles tem uma restrição diferente, como não poder trocar de personagem ou não permitir o uso de item. Essa é a parte final pra quem quer fazer tudo do jogo.

DLC

O jogo tem uma DLC gratuita que libera o uso das roupas normais antes da transformações delas durante as missões. Elas apenas mudam a aparência, não existem bônus ao usa-las, mas pelo menos você pode deixar as personagens no modo que preferir.

Troféus

E essa foi a 200ª platina da minha conta XD
Foi mais tranquilo, só o Yomi Training que deu mais trabalho

O jogo em si não é lá muito difícil, mesmo pra quem não é tão bom em jogos de ação, mas pra completar a lista de troféus do jogo vai precisar treinar um pouco, já que a parte do pos-game aumenta bastante a dificuldade. Entre os mais trabalhosos temos:

ConquistaDescrição
Survival from the YomiCompletar todos os treinamentos
Ninja Duties CompleteCompletar todos os pedidos do templo Kumotsu
True Worth of Mysterious Spirit GemsAtivar os poderes da Joias Espirituais ao máximo

Conclusão

Neptunia x Senran Kagura: Ninja Wars traz um jogo de ação bem gostoso e fluido, que vai agradar bem os fãs de ambas as séries e até mesmo aqueles que nunca tocaram nelas, já que a jogabilidade ficou muito boa.

Os gráficos, tanto na parte 3D como as em 2D, ficam muito legais, mantém bem o clima as séries e os movimentos dos modelos 3D ficaram bem fluidos e variados entre as 10 personagens jogáveis, cada uma com um estilo bem diferente da outra.

As musicas no geral são bem relaxadas, seguindo o “clima ninja” com instrumentos antigos e seguindo uma linha mais descontraída e cômica, mas que agradam bastante durante as explorações e ainda temos umas musicas mais pesadas pros melhores momentos.

A história infelizmente é bem curta e se você seguir somente a campanha, fecha ele muito rápido, mas como o interessante desses jogos é fazer as missões paralelas e acompanhar as diversas sátiras que temos aqui, da pra estender bastante o tempo de jogo com isso, principalmente se você for atrás de todos os troféus, dai sim o jogo estende bastante o seu tempo.