Review / Tutorial: Just Dance 2022

Olá, sou a Debiee e por convite do Shin, vim falar de um dos meus gêneros preferidos nos consoles: jogos musicais…
Algo que era comum nos fliperamas e consoles antigos, era o fato de tocar guitarra, baterias, taikös sempre com algum periférico que simbolizasse os passos, isso inclui os jogos de dança como Bust a Move e Dance Dance Revolution, onde usávamos as setas de orientações dos passos, algo que dependida muito da criatividade de quem jogasse ou quem seguisse as riscas as setas, e consequentemente uma dança meio ‘confusa’ em termo coreografados…

Então, Just Dance surgiu com a aposta de precisar apenas do Wii Mote na mão, algo que deixava mais acessível para quem quisesse jogar os jogos no videogame sem precisar periféricos adicionais…
Porém, os anos passaram e Just Dance foi conquistando o coração de várias pessoas, além de seu auto aprimoramento e amadurecimento.

Os Coreógrafos e os Dançarinos

A proposta do jogo era usar uma espécie de coreografias com pessoas reais, baseadas em sequências de passos mostradas num sistema de metrônomo para o jogo.

O grupo de dançarinos para o jogo tem crescido e muitos dançarinos estão há anos na franquia, incluindo diversas nacionalidades, além do fato de alguns, no início, apenas pensarem nas coreografias e posteriormente mergulharem na performance dos jogos mais novos.

Para saber quem são eles ou quais músicas eles dançam nessa edição, assista o vídeo no YouTube por cortesia do canal rfmckinleyport gameplays.

Caso tiver mais curiosidade e queira saber dos outros jogos, visite o Just Dance Wiki

Dito isso, venha embarcar comigo nesse meu primeiro review / tutorial, e vamos mexer o esqueleto?

Código cedido para review pela Ubisoft, versão Playstation 4

Nome: Just Dance 2022
Gênero: Rítmico / Dança (subgênero: Exergaming)
Desenvolvedora: Ubisoft Paris, Ubisoft Pune, Ubisoft Milan, Ubisoft Shanghai
Distribuidora: Ubisoft
Plataformas: Playstation 4 / 5, Xbox One / Series S|X, Nintendo Switch, Google Stadia
Lançamento: 2021 (4 de novembro)
Mídia: Física e Digital

Tela Título

Gráficos

Os gráficos do jogo são baseados em filmagens dos bailarinos efetuando as coreografias em cenários de chroma key, em algumas músicas, há o uso de efeitos tridimensionais, animações de computação e stop motions…

A paleta de cores é bem intensa, com cores variantes e com uma aparência psicodélica, seja pelo figurino dos bailarinos ou por alguns dos cenários que ficam por trás deles…

Som / OST

O jogo é focado justamente na trilha sonora, já que é um jogo de dança.
A edição 2022 possui uma concepção mista em suas 40 músicas base, desde artistas mais recentes como Billie Eilish e Camila Cabello até mais antigas com Anatacia e Sylvester, e icônicas como Pussy Cat Dolls. Somado com o serviço do Just Dance Unlimited, que permite jogar as músicas dos JD’s antigos, aumenta seu repertório para centenas de musicas

Caso queira ver as músicas no jogo base, a Ubisoft disponibilizou um vídeo:

Jogabilidade

O jogo inovou no seu lançamento por precisar apenas de periférico já incluído no console (no caso Wiimote), e com o passar dos anos foi aprimorando para novas, porém opcionais, formas de jogar…

Na versão Playstation, é possível escolher entre a Playstation Câmera, Playstation Move (sem o navigator) e Celular, por intermédio do app Just Dance Controller.

Na câmera você não precisa segurar nada, apenas calibrar ela com seu console.

Para jogar com o celular, você precisa baixar o app Just Dance Controller na sua loja de celular e sincronizar com o jogo via Wi-Fi com um código único, em cada sessão que for iniciar o jogo.
O celular deve ser segurado firmemente na mão direita, espelhado com o jogo, isso é possível identificar pois os bailarinos usam uma luva na mão esquerda deles.

OBS: para Playstation Camera e Playstation Move são aceitos até 4 jogadores. Já o uso do celular e app, aceitam até 6 jogadores.

Sistema de Jogo

A base do jogo é simples, você deve tentar ao máximo imitar as coreografias dos bailarinos, sendo avaliado em cada movimento e julgado na sua performance final…

O Compasso por meio de Passos

O jogo conta com o método de seguir o ritmo da música, e imitar as coreografias pelos chamados Pictogramas, que são os bonecos demonstrando os movimentos, enquanto o mêtronomo é representado pelo limitador dos pictos, piscando conforme a batida da música.

Observe que em Good for You, o refrão se encontra na terceira imagem e é mais rápido, sendo sinalizado pelo metrônomo para os pictos.

Os Pictos irão mostrar alguns movimentos que pode parecer confuso, mas lembre-se, Shin Reviews também é tutorial, então vamos lá:

Direcional

Setas irão indicar algum movimento de direção dos seus membros ou seu corpo.
Setas tracejadas irão indicar movimentos pausados.

Movimento Isolado

Representação de movimentos próximo à membros, irão indicar movimento específicos naquela ocasião.

Dinâmico

Dois ou mais Pictos irão interagir de forma conjunta na coreografia.

Salto

Representação de uma sombra abaixo do personagem indica que terá um salto na coreografia.

Solo

Representado apenas por um boneco, caso houver mais jogadores, todos devem realizar o mesmo movimento.

Duets

Representado por 2 bonecos, cada jogador deve fazer a coreografia imposta pelo seu representante. Caso houver 6 jogadores, cada um deve escolher o bailarino que quer seguir.

Trios

Representado por 3 bonecos, cada jogador deve fazer a coreografia imposta pelo seu representante. Caso houver 6 jogadores, cada um deve escolher o bailarino que quer seguir.

Quartets

Representado por 4 bonecos, cada jogador deve fazer a coreografia imposta pelo seu representante. Caso houver 6 jogadores, cada um deve escolher o bailarino que quer seguir.

Timing e Movimento, essência da dança…

Com os pictos indo para o metrônomo, eles devem ser sincronizados com a sua dança em um tempo variado e julgado conforme sua precisão e coerência, sendo 4 diferentes julgamentos:

Perfect – você fez o movimento bem parecido ou perfeitamente sincronizado com a música
Super – você fez o movimento relativamente parecido e sincronizado
GOOD – você fez o movimento levemente atrasado
OK – você fez o movimento considerável e aceitável, mas fora do tempo da música
X / MISS – é nível Silvio Santos dizendo “Não consegue né, Moisés?” e Fausto Silva dizer “ERROU”.

Além desses fatores, haverão determinados passos dourados que são momentos de coreografia destaque da música, dando um grande número de pontos se forem executados corretamente, sem o julgamento de timing, e aparecendo apenas o YEAH.

Os movimentos podem ser ao mesmo tempo entre os dançarinos ou um de cada vez, como no exemplo da imagem.

Julgamento

Como a grande maioria dos jogos musicais, há o julgamento de performance, que foi modificado conforme o passar dos anos (antigamente tinham estilos que o jogo definia pra você).
No resultado, ele considera quantos passos foram acertados e todos os seus timings, além de ter feito as Gold Moves e a sequência de perfeitos.
O sistema de 5 estrelas continua, além de 2 adicionais:

Superstar – estrelas azuis, você conseguiu acima de 10000 pontos e poucos erros.

Megastar – estrelas rosas, acertou todos os movimentos da música e pontuação acima de 12000, com poucos julgamentos em atraso.

A dificuldade da dança…

As rotinas e coreografias são divididas em 4 níveis: fácil, médio, difícil, extrema.
As coreografias são baseadas na intensidade de movimentos e a dificuldade para os mesmos, por exemplo, algumas irão exigir que você deite durante a música, se esforce, salte e interaja com objetos, no caso da Buttons, é bom jogar com uma cadeira junto (geralmente é dado um aviso)…

Os Modos de Jogo

Todos os modos se consistem em dançar, mas há variações nas ideias aplicadas à essa dança.
Nessa edição, o menu ficou mais simples e é dividido em 3 modos principais: Kids, Just Dance e Quick Play

O modo Just Dance engloba o modo de recompensas, jogos online, sweat e playlists.

World Dance Floor – nesse modo você jogará online com diversos jogadores do mundo, tentando vencer um ao outro, além de desbloquear recompensas pro seu avatar e rotinas diferentes pras músicas. É constituído em rodadas de 3 músicas em mini torneios.

Sweat – nesse modo haverá um contador de perda de calorias (baseado na coreografia, nos seus acertos e precisão deles), o que dá embasamento ao subgênero do jogo (exergaming).
Deve ser ativado antes de cada música.

No modo Quick Play, as músicas serão aleatórias pra você dançar.

Playlists – escolha músicas com temas específicos ou crie sua própria ordem para a lista.

Kids – músicas destinadas às crianças, com coreografias mais lúdicas. As músicas base do jogo não terão precisão de tempo para a coreografia, sendo apenas uma diversão para os pequenos.
OBS: as músicas do serviço UNLIMITED, por ser de edições passadas, terão timing na coreografia, por ser algo que sempre esteve presente no jogo.

Rotinas

As rotinas são padrões de coreografias variantes em dificuldade, estilo e quantidade de dançarinos, que podem ser desbloqueadas por intermédio de objetivos das músicas já disponíveis.

Rotina de dificuldade Extreme – no extreme, as coreografias mais intensas e com um ritmo mais elevado para os movimentos.
Rotina de estilo Kids – músicas que variam entre músicas infantis ou de memes da internet, com roupas mais caricatas e / ou cômicas para os bailarinos.
Rotina de quantidade (Solo / Duo / Trio / Quartets) – a quantidade de bailarinos na coreografia da música, podendo ser atribuído para diferentes jogadores .

Tornando-se Experiente

O jogo ainda conta com um sistema de nível para seu avatar, que irá desbloquear alguns itens extras e codinomes para representar seu estilo de dança no online.

Com a conclusão de cada música, você também ganhará o chamado Mojo, que são moedas para gastar na Gift Machines que irão conceder avatares, stickers e codinomes.

O serviço Just Dance Unlimited

A idéia de aprimorar a sua experiência de dança e aumentar seu repertório, é baseado no serviço de streaming com as músicas dos jogos anteriores, adicionadas periodicamente em 3 opções de planos: 1 mês, 3 meses e 1 ano

Do Just Dance 1 ao Just Dance 2021, você terá 600 músicas para relembrar, conhecer e dançar, seja em suas versões alternativas ou originais. Todas as cópias de Just Dance 2022 fornecem 1 mês de Unlimited para avaliação.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 7/10

A platina exigirá uma certa dedicação, como de costume em toda a franquia.
Os troféus são relacionados à ter o nível de dançarino no 100, conseguir a classificação megastar em todas as músicas do jogo base, acertar movimentos dourados, desbloquear stickers, queimar 250 calorias em uma sessão do Sweat, dançar 10 músicas no modo cooperativo, completar desafios diários, entre outros.

Curiosidades

A música Mr Blue Sky foi feita em stop motion e demorou em torno de 7 meses para o resultado final.

Como eu gosto de STOP MOTION, achei um excelente trabalho e bonito de ver a animação…
Caso quiser conferir, há um vídeo dando maiores detalhes com a própria produtora da animação Inspira Stop Motion:

Todrick Hall, performista e cantor da Nails, Hair, Hips, Heels, fez uma versão de sua música exclusivamente para o jogo.

A animação e efeitos visuais de Chandelier e Girl Like Me, foram feitos pela Trizz Studios e contou com a participação de 3 coreógrafos, Ines Vandamme, Jessy Osseux e Estelle Manas.

Detalhes podem ser vistos no site da própria Trizz Studios por esse link.

Considerações Finais

Graficamente o jogo traz uma melhoria significativa com as animações e maior resolução, assim como closes nos dançarinos que dão maior imersão aos clipes das coreografias. Moods por exemplo, simula 2 pessoas gravando um vídeo com filtros para o TIKTOK.

Trilha sonora está bem variada, com músicas de todos os estilos e épocas, além de criar um easter egg com a própria Katy Perry, em crossover com todas as performistas anteriores encontrando a do jogo atual na música Last Friday Night. As músicas de Katy estão na maioria das edições dos jogos.

Mesmo sendo um jogo com algumas exigências na dificuldade, é um jogo que ainda mantém o interesse em continuar jogando por horas e horas, assim como ligar o modo SWEAT e praticar o exergaming de forma divertida e agradável.

O jogo possui pequeno crashes repentinos ao ser jogado por algumas horas (não me aguento hahaha), sendo necessário reiniciar e voltar pro jogo.

Mantém o interesse das crianças de forma simplificada com o KIDS isolado e sem a necessidade de timing, deixando os pequenos inspirados em dançar cada vez mais, sendo novamente um jogo que prende toda a família.

Espero que tenham gostado do meu primeiro review, e quem sabe me verão em outros jogos… ou ano que vem se a Ubisoft gostar e nos conceder uma cópia novamente… (HAHAHAHA não custa tentar)