Review / Tutorial: Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book DX

Olá, aqui é o Pena e hoje vamos com um JRPG daqueles bem tranquilos pra curtir a história, o Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book DX.

Ele é produzido pela Gust, da qual já fizemos review do Blue Reflection, enquanto a publicação ficou encarregada pela Koei Tecmo, que já fizemos review do Samurai Warriors 5 e do Ninja Gaiden Collection (mais reviews deles você encontra aqui: Gust / Koei Tecmo)

Esse review foi feito em base da versão Deluxe (DX) do jogo, que faz parte do pacote Atelier Mysterious Trilogy Deluxe Pack, que traz os três primeiros jogos do arco “Mysterious”, que contem os jogos:

  • Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book;
  • Atelier Firis: The Alchemist and the Mysterious Journey (review aqui);
  • Atelier Lydie & Suelle: The Alchemists and the Mysterious Paintings (review aqui).

Apesar dos três jogos serem parte da mesma história, várias mecânicas variam entre eles, então achei melhor separar os review pra cada jogo (pra também não ficar uma leitura muito pesada).

Review feito em base da versão pra PS4
(Código cedido pela KOEI TECMO)

Titulo: Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book DX
Produtora: Gust
Distribuidora: KOEI TECMO
Gênero: JRPG / Gerenciamento de itens
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch e PC (Steam) / PlayStation 3 e Vita (apenas a versão normal)
Mídia: Físico e Digital
Textos: Inglês
Dublagem: Inglês e Japonês

Versão física do Nintendo Switch (Asiática com Inglês): https://www.play-asia.com/atelier-mysterious-trilogy-deluxe-pack-english/13/70e5ab?tagid=1174255

A Série Atelier

A série Atelier é produzida pela Gust e começou em 1997 com o jogo Atelier Marie: The Alchemist of Salburg, trazendo a formula (alquimica?) que a série mantém até hoje, sendo um JPRG com um grande foco na criação de itens através de alquimia, tendo um dos métodos mais completos e diversificados nesse ponto.

Infelizmente a série demorou um pouco pra dar as caras no ocidente, somente parecendo em 2004 com o jogo Atelier Iris: Eternal Mana para Playstation 2. Como é meio complicado ter jogado todos os jogos dessa franquia, o que vem a seguir é um pequeno resumo baseado em pesquisa dos arcos que compõe toda ela.

Algumas matérias da série que já foram postadas aqui no site você encontra nesse link.

Arco “Salburg”: Primeiro arco da série, iniciou no PlayStation 1 e tem algumas jogos paralelos, mas infelizmente ficou somente no Japão. Os jogos que compõe esse arco são:

  • Principais:
    • Atelier Marie: The Alchemist of Salburg (PS1);
    • Atelier Elie: The Alchemist of Salburg 2 (PS1);
    • Atelier Lilie: The Alchemist of Salburg 3 (PS2).
  • Histórias Paralelas:
    • Marie & Elie: Atelier Pair (WS);
    • Hermina and Culus: Atelier Lilie Another Story (PS2);
    • Atelier Marie, Elie & Anis: Message on the Gentle Breeze (GBA);
Primeiro jogo da série
Capa da OST do jogo

Arco “Gramnad”: Segundo arco da série, lançou os dois jogos no PlayStation 2, mas também ficou só no Japão. Os jogos que compõe esse arco são:

  • Atelier Judie: The Alchemist of Gramnad;
  • Atelier Viorate: The Alchemist of Gramnad 2.

Arco “Iris”: Primeiro arco da série que teve localização ocidental, todos saindo para PlayStation 2 e foi a porta de entrada para a série de muitos jogadores (eu incluso).

Esse segue uma linha mais “clássica” de aventura de JRPG do que o modelo de “data limite“. Os jogos que compõe esse arco são:

  • Atelier Iris: Eternal Mana;
  • Atelier Iris 2: The Azoth of Destiny;
  • Atelier Iris 3: Grand Phantasm.
OST do 2º jogo do arco
Vayne Aurelius, protagonista do 1º Mana

Arco “Mana Khemia”: Ambos sairam inicialmente para PlayStation 2, recebendo um port posterior para PSP.
Esse segue mais o modelo padrão da série, focando numa escola de alquimia e com datas pra entregar os resultados. Os jogos que compõem esse arco são:

  • Mana Khemia: Alchemists of Al-Revis;
  • Mana Khemia 2: Fall of Alchemy;

Arco “Arland”: Esse iniciou no PlayStation 3 com três jogos entre 2009 e 2011 e posteriormente recebeu um 4º jogo em 2019. Os jogos que compõem esse arco são:

  • Atelier Rorona: The Alchemist of Arland (Ps3 / Vita);
  • Atelier Totori: The Adventurer of Arland (Ps3 / Vita);
  • Atelier Meruru: The Apprentice of Arland (Ps3 / Vita);
  • Atelier Lulua: The Scion of Arland (Ps4 / NSW / PC).
Os três iniciais desse arco.
Temos uma matéria especifica dele aqui
Um dos poucos jogos da série que temos um homem como protagonista (mas não o único)

Arco “Dusk”: Esse arco foi lançado entre 2012 e 2014, incialmente para o PlayStation 3, recebendo um port de cada jogo indual para o Vita e posteriormente o pack d Trilogia para Nintendo Switch, PlayStation 4 e PC.

Os jogos que compõe esse arco são:

  • Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk;
  • Atelier Escha & Logy: Alchemists of the Dusk Sky;
  • Atelier Shallie: Alchemists of the Dusk Sea;

Arco “Mysterious”: Esse é da matéria que você está lendo agora, iniciou como uma trilogia lançada entre 2015 e 2017, sendo que temos um quarto jogo previsto para 2022 desse arco.
Os jogos que compõem esse arco são:

  • Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book (PS3 / Ps4 / Vita / NSW / PC);
  • Atelier Firis: The Alchemist and the Mysterious Journey (Ps4 / Vita / NSW / PC);
  • Atelier Lydie & Suelle: The Alchemists and the Mysterious Paintings (Ps4 / Vita / NSW / PC);
  • Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream (Ps4 / NSW / PC);

Arco “Secret”: Ultimo arco iniciado da série, até o momento com dois jogos protagonizados pela Ryza. O primeiro jogo saiu para PlayStation 4, Nintendo Switch e PC, enquanto o segundo também recebeu uma versão para PlayStation 5.
Os jogos que compõem esse arco são:

  • Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout (2019);
  • Atelier Ryza 2: Lost Legends & the Secret Fairy (2020).

Arco “DS”: Esse é considerado como histórias paralelas, lançado somente no Nintendo DS e infelizmente somente o 2º jogo foi localizado.
Os jogos que compõem esse arco são:

  • Atelier Lise: The Alchemist of Orde (2007);
  • Atelier Annie: Alchemists of Sera Island (2009);
  • Atelier Lina: The Alchemist of Strahl (2009);
Capa do 2º jogo do arco

História

A história ocorre na cidade de Kirchen Bell, um lugar bem afastado e pacifica. Aqui encontramos Sophie, uma aprendiz de alquimista que vive sozinha desde que a sua avô faleceu.

A vida dela era bem pacata até ela encontrar no meio das coisas da sua avô um livro falante chamada Plachta. Ela perdeu a memória e aparentemente começa a recupera-las conforme Sophie escreve novas receitas de alquimia nela. A partir dai ela decide treinar de verdade, tanto pra chegar no patamar da sua avô como recuperar as memórias da sua nova companheira.

O desenvolvimento da história é bem simples, focando no dia a dia da Sophie no seus aprendizados e explorações pra conseguir material pra alquimia enquanto ajuda os moradores da sua cidade, então não espere que você sairá numa viagem mirabolante que no final irá destruir um deus (foge bem desse clichê de JRPG).

Claro que ainda uns pontos que seguram bem a história, mas essa parte eu não vou entrar em detalhes pra não dar spoiler dele.

Gráficos

Os Punis não podem faltar num jogo da série

Os gráficos do jogo são todos em 3D seguindo o estilo de arte de animes, o que já é esperado de um JRPG, sendo bem colorido e puxando mais pra um lado mais infantil, mas é bem detalhado tanto nos cenários como nos monstros e ataques durante as batalhas.

Como um dos pontos principais da série é a criação de itens, todos eles tem desenhos bem feitos e únicos pra diferenciar os diversos produtos das suas experiências no atelier.

Pamela, uma velha conhecida da série, também das as cara aqui.

Em alguns pontos do jogo temos umas artes em 2D muito bem feitas, isso agrada bastante que curte esse estilo de arte, dando um ponto especial pra esses momentos.

Áudio

As musicas do jogo seguem o clima tranquilo dele, bem gostosas de escutar durante os diversos eventos do jogos. Até as de batalhas são mais leves, dando pra saber se a batalha será mais fácil só pela musica que está tocando, que varia conforme o nível dos inimigos em relação ao seu time.

Só que aqui eles usam o mesmo esquema de outros jogos da série que eu já joguei, enquanto as musicas normais do jogo são tranquilas, quando chega na parte final dele ou nas batalhas extras não obrigatórias, ai vem aquele rock pesado pra seguir o ritmo do desafio proposto, da um diferença enorme, o que deixa bem marcado pra aqueles que curtem os dois estilos de musica.

Infelizmente não encontrei a OST do jogo no Spotify, então segue uma playlist que encontrei no Youtube pra você curtir enquanto termina de ler o review.

Como todo bom JRPG que se preza hoje em dia, temos a opção de dublagem em inglês e a original japonesa. Caso queria manter o clima anime dele, temos um pessoal trabalhando nas dublagens, entre eles:

  • Yuuka Aisaka: Dubladora da Sophie, fez a Ames do Princess Connect! Re:Drive e a Muse do Amagi Brilliant Park;
  • Yuka Iguchi: Dubladora da Plachta, faz a Mitsuba Sangu do Seraph of the End e a Hibari da série Senran Kagura;
  • Tarusuke Shingaki: Dublador do Harol, fez o Kaname Date no AI: The Somnium Files e o Lemillion do My Hero Academia;
  • Seiichiro Yamashita: Dublador do Oskar, fez o Raiden Shuga no anime 86 e o Nebula no Natural Doctrine.

Jogabilidade

Como todo bom JRPG, temos bastante detalhes em menus e jogabilidade, só vale lembrar que o que é mostrado aqui não está liberado desde o começo, então não estranhe caso pegue o jogo e não consiga mexer em tudo logo de cara.

Já de cara no menu principal temos várias opções e algumas informações, com o estado atual dos seu time de batalha e quanto falta pra liberar a próxima memória da Plachta.

Container / Basket

O Container é aonde você encontra todos os seus itens, podendo ver as informações deles. Aqui você não consegue usar os itens de cura pois essa opção só fica liberada enquanto você está na cidade. Só um detalhe, o Container tem um limite de 5000 itens diferentes, mas esse numero é mais do que suficiente pra a partida toda.

Quando você está numa exploração, o Container é substituído pelo Basket. Aqui você tem acesso a todos os itens que você já encontrou na exploração atual. Só tome cuidado pois a cesta tem um limite de itens que ela pode carregar.

Outro detalhe aqui é que os itens de cura só são liberados para os que estão EQUIPADOS nos personagens, qualquer coisa que você não equipou fica no atelier da Sophie.

Recipe Ideas

Um dos pontos mais importantes do jogo. Aqui mostra todas as receitas que você já aprendeu como também mostra o que você precisa fazer para liberar uma próxima receita. Você precisa criar diversos itens pra progredir na história, liberando os que estão em cadeados.

Depois que você concluiu o requerimento, a receita é liberada quando você volta pro atelier e a Sophie marca a receita no livro.

Events

Aqui mostra as suas missões principais como os eventos secundários relacionados aos NPCs da cidade e os personagens do seu grupo. É sempre bom olhar aqui pra saber o que precisa fazer em seguida.

Equipment

Na área de Equipment você consegue equipar os seus personagens com os equipamentos disponíveis. Só um ponto importante aqui, você NÃO PODE ALTERAR equipamentos fora da cidade, então prepare bem antes de começar uma nova exploração.

As carinhas “chibi” lá em baixo mostra quem pode usar cada item

Outro ponto é que você precisa equipar os itens nos personagens pra conseguir usa-los durante as explorações e batalhas e aqui tem dois pontos importantes:

  • Com exceção da Sophie, todos os personagens tem um limite de itens que pode carregar, isso descrito em números e cada item tem um “peso” diferente;
  • Também com exceção da Sophie, nem todos os itens são utilizáveis por todos os personagens, então precisa prestar atenção no que você cria pra equipar corretamente eles.
Nenhum atributo de “trait” afetam os equipamentos de exploração

Exclusivo pra a Sophie, tem um campo chamado “Explore”. Nele você equipa ferramentas que ajudam na exploração. Aqui tem itens que aumentam a quantidade de itens que você pode recolher, como também ganhar mais dinheiro ou exp nas batalhas, entre vários outros efeitos.

Formation

Aqui você acerta o seu time de batalha, sendo que a Sophie é sempre obrigatória no time. Pelo menos nessa parte você pode trocar os personagens durante as explorações.

Status

Essa área INICIALMENTE é o básico dos RPGs normais, apenas pra visualização das técnicas e caracteristicas dos seus personagens…

… só que isso muda um pouco depois que você chega no nível máximo dos personagens (que é relativamente baixo pros padrões de RPGs). Assim que você chega no nível máximo, eles continuam recebendo experiência, mas em vez de níveis, recebem pontos que são utilizados pra melhorias individuais de caracteristicas e técnicas e isso é feito aqui na parte de Status.

Requests / Rumors

Aqui você tem acesso aos pedidos e rumores coletados na cidade, facilitando a sua vida durante as explorações. Caso esteja no atelier e acesse um pedido de itens que necessita a criação dele, você pode acessar a parte de criação diretamente daqui, indo pro item necessário.

Encyclopedia

Aqui é guardada todas as informações liberadas durante a campanha, como os monstros e efeitos das caracteristicas de itens. Isso ajuda bastante já que o jogo tem uma quantidade enorme de informação, principalmente para a parte de alquimia, ficando muito difícil lembrar tudo.

Cidade

Toda a campanha ocorre na mesma região, então temos acesso somente a cidade de Kirchen Bell, mas ele é bem grande e temos um mapa geral pra facilitar a movimentação nele (mas é possível andar em todos os pontos sem usar o mapa).
Outro ponto importante do jogo é que ele tem um sistema de tempo, mas ao contrário da maioria dos jogos da série, aqui ele é utilizado apenas pra passagem de tempo que afeta eventos e posicionamento dos NPC, não é um fator limitador na sua partida.

Outro detalhe aqui é que como funciona o calendário do jogo. Cada mês tem exatos 30 dias e cada semana tem 5 dias, sendo os dois últimos finais de semana, aonde geralmente as ações dos personagens são diferentes do que na semana normal.

Todo Atelier PRECISA ter a piada dos barris XD

Na cidade você tem movimento livre pra andar por vários pontos dela, mas a cada troca de região o tempo avança, então pode ser escureça e feche as lojas durante a sua passeada na cidade.

Os personagens do seu grupo e alguns NPCs mais evidentes da campanha podem receber presentes pra aumentar a sua amizade e liberar novos eventos deles.

Cafe

O jogo gira em resolver os pedidos dos habitantes da cidade enquanto Sophie tenta recuperar as memórias da Plachta. Boa parte dos pedidos não expiram, mas quando tem uma data limite, é mostrada logo abaixo do titulo da missão.

Alguns pedidos tem múltiplas tarefas embutidas e mesmo que você só precise completar uma delas pra finalizar o pedido, completar todas rende melhores recompensas.

Na parte de rumores aparecem alguns eventos aleatórios que ao compra-los, tem vários efeitos, como itens com efeitos específicos ou monstros secretos aparecem. Isso ajuda bastante na parte final do jogo.

Algumas missões, além da recompensa normal, também dão cupons que podem ser trocados com a Tess, a garçonete com orelhas de coelho. Tem uns bons itens aqui.

Lojas

Na cidade tem algumas lojas diferentes, cada uma com um tipo de produto específico. Na hora de compra tem dois detalhes aqui:

  • Produtos com o texto em azul indica que você não tem esse item no contaier;
  • Produtos com o texto “LIMITED” são únicos e assim que comprar, não são reabastecidos.

Outro detalhe importante é que cada loja tem uma quantidade limitada de cada item pra venda, recarregando o estoque depois de um certo tempo passar no jogo.

Logy, de dois jogos atrás, faz uma ponta de ferreiro aqui

Nas lojas de armas e armaduras (são lojas diferentes) você pode criar equipamentos, como se fosse usando a alquimia no atelier, mas aqui não gasta tempo, mas precisa pagar uma taxa de criação (além dos materiais). Nesse jogo não é possível criar equipamentos que não são acessórios por alquimia.

Também é possível melhorar os equipamentos usando materiais específicos pra isso, mas tem um limite de quantas vezes um equipamento pode ser melhorado e a cada nível, custa mais.

Uma loja diferente é de Duplicação da Cory. Aqui, além dos itens bases dela, você pode entregar itens criados por alquimia (exceto acessórios) e ela começa a criar cópias exatas do item cadastrado, mas precisa pagar por essas cópias novas.

Outro detalhe da loja dela é que você pode ativar a recarga de itens consumíveis. Ela vai cobrar uma taxa que varia dos itens recarregados quando você volta da exploração, mas qualquer item é recarregado ao seu máximo de utilização.

Pra quem gosta de tirar diversas fotos durante o jogo, também tem o modo fotografia, podendo montar diversas combinações pra tirar aquela foto que você vai mostrar posteriormente pro pessoal.

Atelier

No Atelier da Sophie é aonde você passara boa parte do jogo criando os itens necessários pra avançar na campanha ou completar as missões secundárias.

ATENÇÃO: Nessa parte eu prefiro não comentar sobre uma das opções do atelier por ser um spoiler da história que, mesmo que não seja nada extremamente pesada, pode estragar a experiência de jogo de alguns leitores.

Na escrivaninha você pode salvar o seu jogo e na versão DX também temos acesso a troca das musicas. Aqui você tem acesso a músicas de praticamente toda a série, então se você não conhece, gaste um tempo ouvindo umas, tem várias musicas excelente aqui.
Mais pra frente no jogo também libera a opção de troca de roupa da Sophie, dai você pode deixar ela do jeito que preferir.

Na cama você pode avançar o tempo pra um dia ou horário que precisar. Já que o jogo não tem limite de tempo, isso ajuda muito pra fazer certos eventos de horários e datas específicos.

Quando você retorna de uma exploração e está com o refil automático de itens da Correia ativado, você recebe o recibo dela assim que retornar pro atelier.

Outro ponto é que sempre que você retornar da exploração, toda a sua equipe recuperar suas energias sem gasto extra.

E qualquer ideia de item novo ou aprendido por livros são liberados assim que entrar no atelier também, adicionando eles para o livro de receitas dela.

Caldeirão de Alquimia

É aqui que a magia alquimia do jogo ocorre. Conforme você aprende novas receitas de itens, eles são adicionados a lista de coisa que pode ser criadas nele. Repare que tem uns símbolos na frente de cada item, cada um deles tem um significado:

  • O: Você tem todos os materiais necessários pra criar o item;
  • △: Você não tem todos os itens necessários pra criar o item no exato momento, mas tem como criar algum componente dele pra assim cria-lo;
  • X: Você não tem os componentes necessários pra criar o item mesmo nem mesmo nenhum dos seus materiais.

Assim que escolher o item que vai criar, você entra na área de seleção de materiais. Alguns itens requerem algum componente específico, como por exemplo água benta, enquanto outros necessitam apenas de um item de uma categoria, por exemplo apenas “água“, dai nesse ponto você pode usar água benta ou água do poço.

Nessa seleção, você tem no canto direito uma tabela que mostra os efeitos do item que você está criando e conforme as barras chegam em certos pontos, o efeito muda.

Outro ponto importante dos componentes é que eles tem caracteristicas diferentes entre eles. Uma mesma planta pode ter ter a característica de causar veneno ou aumentar o fator de cura. Com isso é importante para o item que você está criando, você pode filtrar os itens por caracteristicas que está precisando. Outro detalhe é que cada item tem um atributo elemental, que é importante na próxima parte da criação de itens.

Depois que selecionou os componentes do item, chega a hora de mistura-los no caldeirão. Aqui você precisa coloca-los em pontos do espaço liberado pra conseguir bônus na tabela de efeitos. Aqui o tamanho dele (que é formato da “peça de Tetris” do componente) e o elemento (que é identificado pela cor do número nele) são bem importantes.

O formato e bônus variam dependendo do caldeirão que você usa e tem como melhora-los, do mesmo modo que você cria itens. De qualquer maneira, o objetivo é tentar completar os efeitos, que vai acumulando as barras conforme o valor e elemento do componente. Bônus nesses valores são ganhos conforme você usa as luzes que aparecem no espaço do caldeirão e a cada ponto ativado, mais pontos aparecem, conseguindo pontuações enormes.

Depois que você coloca todos os componentes, o elemento com maior porcentagem (que mostra no topo da tela) aumenta na mesma porcentagem os efeitos com o mesmo elemento. Depois disso, você pode criar o item, mas isso gasta um tempo, que é mostrado antes de aceitar.

Depois de criar o item, está na hora de acrescentar as caracteristicas que os componentes carregavam, mas isso depende do nível de ALQUIMIA da Sophie (não confunda com nível de batalha). Algumas características podem mudar dependendo das combinações e com esse ponto, cada item que você cria é praticamente único.

Exploração

Esse circulo mágico na região indica que um rumor está ativo nela.

A exploração do mundo é feita pelo mapa mundi, aonde as áreas são liberadas conforme avança na campanha ou são comentadas com os NPC. Sophie segue as linhas que conectam as áreas e as vezes aparecem pontos vermelhos nelas. Aqui pode encontrar algum item, recuperar algum atributo ou entrar em batalha.
O movimento entre as regiões faz o tempo passar e gastam LP, que é mostrado no lado direito da tela, que conforme é gasto, os personagens ficam mais fracos, então cuidado.

Pontos brilhantes indicam locais de extração de ingredientes

Dentro das regiões você tem acesso a pequenas áreas de exploração, todas interligadas (isso quando a área não é apenas um único local). Enquanto somente andar não faz o tempo passar, mas colher ingredientes e iniciar batalhas faz. Além de passar o tempo, também consome LP dos personagens, assim como na exploração do mapa mundi.

Lembre-se que a sua cesta tem um limite de quanto pode carregar. Caso passe disso, precisa jogar coisa fora pra pegar novos materiais.

As batalhas só iniciam se você atacar ou encostar um inimigo. Conforme o tempo passa, o que está disponível na área muda, tanto itens como inimigos, então depende muito do que você está procurando o horário melhor pra explorar.

Barra mostrando quanto falta até a próxima memória
Sophie tendo ideia de um novo item

Conforme você age no jogo, tanto na exploração como na criação de itens e interação na cidade, Sophie tem diversas ideias para novos itens e também ajuda a Plachta recuperar as suas memórias. Sem que tiver algo assim o jogo avisa.

Batalhas

As batalhas do jogo são por turno, aonde você consegue acompanhar a sequencia dos ataques pela barra do lado esquerdo. Quem estiver mais ao topo, ataca primeiro. Antes mesmo que você escolha as suas ações, o inimigo já seleciona o dele, dai conforme você escolhe os seus, o posicionamento dos seus personagens na barra mudam dependendo do ataque.

Como foi falado antes, você precisa equipar os itens nos seus personagens pra eles conseguirem utilizar nas batalhas. O numero no item indica quantas vezes você pode usa-lo antes de expirar. Caso esteja com a recarga automática da Cory ligado, ao chegar a zero, com tanto que não desequipe eles, ficaram no seu inventario até voltar pro atelier.

Um “Warning” indica que o inimigo vai utilizar um ataque forte

Muitos ataques e itens tem uma área grande de ação e pra facilitar a visualização, tem como alterar pra essa visão superior antes de iniciar as ações do turno.

Os personagens também podem assumir uma postura Ofensiva ou Defensiva. Isso além de afetar os danos causados e recebidos, afeta a sequencia de ataques em corrente deles.

Quando a sua barra de Chain está em 100%, os personagens começam a atacar em sequencia (caso estejam na Ofensiva) ou defender os parceiros de um ataque (quando estão na Defensiva).

A partir dos 200%, eles começam usar técnicas especiais das suas posturas, o que pode mudar em muito o rumo da batalha.

“ZA WAAAAAAAARDOOOOOOO!!”… opa, série errada XD

Chegando no máximo, que são os 300%, no final do turno se tiver três ou mais personagens na mesma postura, um deles utilizará o seu especial mais forte (dependendo da postura do momento). Ao fazer isso, a barra é totalmente gasta e é necessário recarrega-la novamente causando e recebendo dano.
Isso é quando você já está com tudo liberado, antes disso a barra é consumida nos 100% e 200%, dependendo do que já foi liberado.

No final da batalha, caso um dos personagens aprenda uma nova técnica, é mostrada na hora, junto com as melhorias do novo nível.

As vezes, depois da batalha, alguns inimigos deixam um baú pra trás, contendo itens aleatórios, sempre de uma olhada, as vezes vem coisa boa neles.

Conteúdo Deluxe (DX)

Depois que você finaliza a história principal, é liberado o pós game e o conteúdo de DLC dessa parte, que envolve uma dungeon extra extremamente difícil, mas com itens excelentes para enfrentar essas dificuldades.
Isso sem contar os acontecimentos que ocorrem aqui que faz a ligação para o próximo jogo.

Além das DLCs que o jogo base continha, vem também um aplicativo extra com o artbook do jogo, com índice pra facilitar o manuseio dele.

Tem bastante artes aqui que não aparecem no jogo, então é algo bem legal pra quem curte ver essas artes extras dos jogos que gosta.

E pra acompanhar a visualização do artbook, temos uma pequena seleção de algumas musicas (as mais calmas) do jogo, podendo trocar qual toca a qualquer momento.

Conquistas

Esse foi BEM mais tranquilo de fazer a platina do que outros jogos da série.

A lista de conquistas do jogo pode ser um pouco complicada, já que você terá que fazer o conteúdo do pós game e a parte da DLC que foi inclusa no total do jogo, então se for tentar, se prepara pra entender muito bem os sistema de criação de itens e equipamentos do jogo. Entre os mais difíceis temos:

ConquistaDescrição
Master of InsightAprender todas as receita de itens do jogo,
isso inclui os itens extra das DLCs
Harvester of LifeDerrotar o Demon Lord
Money SaverAcumular 100 mil em dinheiro

Conclusão

Tem umas cenas MUITO engraçadas, essa do fantasma é demais hahahaha

Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book DX traz um rpg pra aqueles que querem curtir uma história mais tranquila, focada no dia a dia de aprendizado da Sophie e se aprofundar no sistema de alquimia da série.

Os gráficos são no melhor estilo anime, o que já é esperado da série, bem colorido e puxado um pouco mais pro infantil, mas cheio de detalhes pra agradar o jogador, principalmente nos itens e nos efeitos deles em combate.

As musicas no geral são mais calma pra acompanhar o clima tranquilo da campanha, com várias musicas mais engraçadas, mas não deixa de lado umas musicas mais pesadas pros momentos de “grind” do jogo.

Os combates por turno são bem gostosos de jogar, com a quantidade de mecânicas dele, da pra fazer umas estratégias bem interessantes, mas o que ganha mesmo no jogo é a parte de alquimia (na qual você passara várias horas mexendo nela). Aqui que a “magia do jogo” realmente ocorre, com uma quantidade enorme de itens pra fazer e com uma variedade ainda mais de combinações de efeitos pra montar o necessário pra avançar na história ou completar certos desafios extras.

Um comentário sobre “Review / Tutorial: Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book DX