Review / Tutorial: Aeon Drive

Plataformas por si só já são desafiadores na sua essência, mas… e se a gente incluísse a pressão de um tempo de 30 segundos nisso???

Aeon Drive é um daqueles jogos que irá desafiar sua destreza e agilidade, além de apimentar um pouco seu espírito competidor contra amigos de forma local ou na internet…
O jogo trata-se de uma continuação do jogo Dimension Drive (que em breve pretendo trazer o review pra vocês).

Desenvolvido pela 2Awesome Studio e publicado pela Critical Reflex / Inpleron LTD, com a ajuda da Creative Industries Fund NL, vamos ver o que essa nova aventura de Jack nos traz?

2Awesome Studio (Site oficial)

Não apenas um editor, seu parceiro
Fundamos o estúdio com o objetivo de criar e publicar jogos incríveis em todas as plataformas. Desde a criação do estúdio em 2014, ganhamos vários prêmios internacionais e lançamos vários jogos em todos os consoles em edições digitais e físicas. Não somos apenas mais um editor, vamos nos tornar parte de sua equipe, seu sucesso é nosso sucesso!
Publicação
O pacote completo: marketing, relações públicas, comunicação, comunidade, localização, controle de qualidade, relações com o titular da plataforma. Cuidamos do seu jogo como um dos nossos
Port de console
Graças ao nosso conhecimento altamente técnico, somos capazes de portar seus jogos para qualquer console, tendo feito este processo várias vezes.
Desenvolvedores de jogos
Somos, em primeiro lugar, desenvolvedores independentes, temos orgulho de nossas criações inovadoras e desenvolvemos jogos que gostamos de jogar.

Critical Reflex (Site Oficial)

CRITICAL REFLEX é uma editora independente de jogos com a missão de:
Encontre jogos incríveis, certifique-se de que esses jogos estejam no seu melhor após o lançamento e coloque-os diante do maior número de fãs possível.

Código cedido pela Critical Reflex / Inpleron LTD, versão Playstation 4

Nome: Aeon Drive
Gênero: Ação / Plataforma / Speedrun
Desenvolvedora: 2Awesome Studio
Distribuidora: Critical Reflex / Inpleron LTD
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2021 (30 de setembro)
Mídia: até o momento do review, apenas digital

Tela Título

História / Enredo

Gráficos

O jogo conta com o estilo de gráficos no pixelart e uma paleta de cores bem viva, tendo em vista o universo cyberpunk na chamada Neo Barcelona, rodeada de luzes de neon e com cenários bem animados. Os efeitos do jogo são na sua maioria, baseados na paleta de cores, tendo efeitos tridimensionais na sua engine de forma sutil, seja no cenário ou pequenos feixes de luz.
As intermissões possuem cenas com a mesma engine do jogo, porém com a foto das personagens nas suas falas…

Som / OST

Um dos pontos fortes do jogo é a trilha sonora, sendo composta por Jose Mora Jimenez (aka Xetrovoid).
Com arranjos baseados em eletrônica, sintetizadores, trance e soft rock. Todas as músicas tem um teor agitado que remetem ao speedrun.
O tema do jogo (com mesmo nome) por sua vez, é cantado por Megan McDuffy

Jack é interpretada por nossa já conhecida Kira Buckland

Jogabilidade

O jogo possui um esquemático simples, com poucas atribuições para os botões de função.
O estilo de precisão no speedrun pode ocasionar os clássicos delays vindos da entrada (input lag) em pontos de pulos rápidos ou destreza dos obstáculos.

Move - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideMover Jack / Mirar direção de lançamento da Adaga
Jump/climb - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuidePular
Crouch/prone - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideLançar Adaga / Teleport
Mask mode - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideRecuperar Adaga
Interact/reload/interrogate enemies - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideEspada
Change ammunition - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideUsar cápsula do tempo

Sistema de Jogo

A progressão do jogo se dá em 10 fases divididas em 10 setores (total de 100), onde seu objetivo é simplesmente chegar de um ponto ao outro.

Contra o Tempo…

Jack terá 30 segundos de manipulação do seu tempo para conseguir chegar no seu objetivo…
Um dos maiores pontos de diversão do jogo, para quem gosta de competição, é cumprir as fases no menor tempo possível e subir no ranking global do jogo…

Com isso, Jack poderá recolher as pequenas capsulas de energia, que se coletar 4, você consegue uma capsula do tempo inteira que irá recuperar 5 segundos restantes.
O aspecto de speedrun se encontra nessa mecânica, porém para os jogadores mais atenciosos e com alto nível de destreza, podem explorar as fases em sua maioria…

Vera

Como consequência da radiação do núcleo dimensional (LOL), Vera pode deslocar Jack em pequenas distâncias e passar por obstáculos sem tomar dano, através da ajuda da Adaga na qual pode ser atirada em direções octagonais.

Claro que esse recurso também acelera e muito seu avanço nas fases, se tiver uma excelente coordenação e timing, pois ativa chaves, botões e destrói alguns obstáculos.

Ataques

Como era de se esperar, o jogo terá inimigos que irão atrapalhar seu avanço até o ponto final da fase. Jack pode usar sua espada e destruir seus inimigos, usar um pisão ou então usar uma breve rasteira quando for necessário…

Além disso, é possível usar a adaga para destruir inimigos em longo alcance.

Coletáveis

Obviamente, como era de se imaginar o jogo tem coletáveis para descobrir sua localização e correr contra o tempo para conseguir apanha-los, principalmente por alguns estarem localizados em pontos que irão retardar seu avanço ou dificultar seu alcance.

Os hotdogs é o lanche preferido de Jack.

Os cubos de dados possuem informações adicionais sobre o universo do jogo.

Os diamantes são coletáveis responsáveis para um final diferente da história.

Multiplayer

O jogo conta com um modo multiplayer local com até 4 jogadores na forma cooperativa e competitiva.
Porém, é possível usar o recurso Shareplay do PS4 e jogar online junto com um amigo.
A versão Steam também conta com a possibilidade via Remote Play Together.

No modo cooperativo, você ou um de seus amigos podem explorar totalmente a fase e coletar os itens, tendo zoom dinâmico na tela. O primeiro que chegar no fim da fase já dá vitória.

No modo competitivo, você terá um pequeno torneio com 3 percursos para cumprir voltas, vence o que chegar mais rápido.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 4/10

Ainda me faltam alguns coletáveis… hahaha

A platina do jogo não é difícil no seu conceito, porém na prática irá exigir atenção e persistência.
De forma resumida, você deve:

  • Coletar 10 hot dogs
  • Vencer o jogo
  • Desbloquear o final secreto (achar os 100 diamantes)
  • Terminar todas as fases sem usar as capsulas do tempo
  • Coletar todos os cubos de dados
  • Achar o cubo de dado de VERA
  • Terminar uma fase em 10 segundos
  • Coletar todos os diamantes
  • Dar um pisão em 10 inimigos
  • Teleportar 100 vezes
  • Recuperar sua adaga 10 vezes
  • Acertar um inimigo com rasteira
  • Usar capsula do tempo 10 vezes
  • Morrer 20 vezes
  • Em 1 fase, derrotar inimigos com espada, rasteira e adaga
  • Ver 1 item coletável na galeria (coletar 1 data cube)

Considerações Finais

Graficamente o jogo é bem competente. Traz a nostalgia com sua arte pixel e fases bem variadas nos seus ambientes, com a paleta de cores rica, saturada porém com toques opacos devido à ambientação cyberpunk de Neo Barcelona, remetendo bem a era 16 bits.
A simplicidade nos efeitos mostra que “menos muitas vezes é mais”.

A trilha sonora do jogo é um dos pontos fortes, apesar de poucas músicas únicas, todas são agradáveis de ouvir, sendo a mesma música para o setor no seu conjunto de 10 áreas.

A jogabilidade é divertida e responsiva para a proposta do jogo, sendo totalmente funcional. Jack responderá à altura nas suas necessidades de ações e timing para desviar dos obstáculos e acertar inimigos dinamicamente, seja atirando a adaga para acertar uma chave de dispositivo e correndo na direção de um inimigo para acertar com a espada, além de acertar outro inimigo com a adaga quando ela retornar pra você…

A performance do jogo é totalmente satisfatória, rodando em 60fps constantes e com loads rápidos entre seus intervalos de mortes (LOL), além de não ter fechamentos repentinos.

O desafio é moderado, sendo um jogo de speedrun e pressão, caso você for começar pelo troféu de não usar as capsulas do tempo, certamente terá bons desafios e nós cerebrais durante suas tentativas. Claramente, o jogo faz com que você aprenda os padrões das fases e timing dos inimigos, totalmente focado para os amantes de finalizações rápidas.
O replay value com certeza será necessário para dar tempo de você tentar achar todos os coletáveis e tentar ver o final secreto… (eu vou voltar à coletar meus diamantes restantes e ver o que acontece no outro final LOL)

A variedade dos setores é algo que não deixa o jogo totalmente com a ideia de repetitivo (mas no fundo está lá), pois conforme avança aparecerão dispositivos novos, plataformas, Porém, o conceito tão bom para o jogo não teve um amadurecimento suficiente para incluir batalhas de chefes, uma pena na minha opinião, pois a ideia seria bem vinda para a mecânica imposta aqui, comportas e chaves que ativam apenas com a adaga, fazendo você aperfeiçoar suas táticas de velocidade para cumprir a fase, cairiam muito bem em batalhas com chefes, talvez.
(Quem sabe não vemos uma terceira aventura para Jack usando um misto dos dois jogos, né 2Awesome?)

De forma resumida, Aeon Drive é um excelente exemplo de jogo plataforma com foco no Speedrun, onde mistura um bom desafio com a sua própria culpa em sua performance de tentativa e erros, além de ser um gênero diferente do seu antecessor, Dimension Drive, é um jogo que também te tira do sério no mesmo nível.

Ajude Jack à restaurar sua nave e salve o planeta da catástrofe temporal em mais uma aventura dimensional…

Jack com o seu traje de voo de Dimension Drive