Review / Tutorial: Rainbow Billy – The Curse of the Leviathan

Quando um gênero de jogos mistura com outro gênero, a gente define como um gênero ÚNICO ou MISTO, perante suas propostas diversificadas. Além do mais, jogos com gêneros que fazem uma boa combinação, com certeza merecem a definição tão inexplorada por diversos meios de comunicação…
Eu particularmente prefiro definir alguns jogos como ÚNICO / MISTO por justamente enaltecer a idéia que tiveram em mesclar gêneros e conceitos dos diversos tipos de jogos, principalmente quando a idéia é bem aplicada…

No caso de Rainbow BillyThe Curse of the Leviathan é um jogo que mescla os gêneros plataforma, dedução, collect a thon, puzzle e RPG, porém com uma proposta interessante na sua mecânica desde o anúncio do seu kickstarter…
Desenvolvido pela ManaVoid Games e distribuído pela Skybound Entertainment, vamos então analisar o que vem por trás deste jogo que chamou atenção pela sua premissa de gêneros mesclados???

Skybound Entertainment (Site oficial)

Uma genuína EMPRESA DE ENTRETENIMENTO MULTI-PLATAFORMA liderada por criadores apaixonados de conteúdo para todos os tamanhos de telas – grandes, pequenas e tudo mais …
DEFENSORES DOS DIREITOS DO CRIADOR, o Skybound foi fundado nos princípios de que os criadores devem ser capazes de manter o controle criativo. Trabalhamos incansavelmente para garantir que os criadores permaneçam no centro de seus projetos em um esforço para manter a integridade de sua visão. Um exemplo importante disso está em nosso presidente e cofundador, Robert Kirkman, que dirigiu todas as extensões de sua história em quadrinhos original, The Walking Dead. A franquia é agora um fenômeno mundial de plataforma cruzada, bem como o drama a cabo básico de maior audiência de todos os tempos.
FÃS DE NOSSOS FÃS – Valorizamos nossa comunidade de milhões de FÃS e nos certificamos de passar tempo com eles pessoalmente e online – participando de mais de 40 convenções a cada ano e administrando nosso programa INSIDERS, só para eles. Nós criamos e distribuímos conteúdo de maneiras novas e criativas com nossa comunidade de fãs em mente o tempo todo.
CONSTRUÍMOS FRANQUIAS – Nossa biblioteca de conteúdo é vasta- Representamos mais de 30 títulos e criadores de quadrinhos, temos uma vasta gama de conteúdo de filme, TV, online, RV e interativo e de jogos de mesa, além de nossos produtos e programas de licenciamento.
Nossa RODA DE INCRÍVEL é nosso molho secreto- Aproveitando nosso negócio multifacetado, a EQUIPE SKYBOUND coloca nossos criadores e propriedades bem no centro e traça estratégias como estender e criar conteúdo incrível por meio de nossos muitos departamentos para construir marcas e franquias …
Somos uma empresa INTERNACIONAL – abrimos nossas portas no Canadá e estamos produzindo shows na Ásia, América Latina e muito mais!

ManaVoid Games (Site oficial)


Fundada em 2014, a missão da ManaVoid Entertainment é produzir videogames que misturem e combinem gêneros, temas e mecânicas conhecidos para criar experiências novas e inovadoras, ao mesmo tempo que dá aos jogadores uma pontada de nostalgia. Além de desenvolver várias propriedades intelectuais, a empresa também oferece serviços de marketing e relações públicas especificamente para jogos independentes. Nossos clientes mais recentes são Boréalys Games (Mages of Mystralia) e Polymorph Games (Foundation).

A família ManaVoid é uma mistura multidisciplinar de indivíduos talentosos da indústria AAA, bem como jovens emergentes de várias universidades locais. A cultura da empresa está focada em compartilhamento, colaboração e criatividade, o que pode ser visto por nossa implicação na comunidade de desenvolvedores de videogames em Quebec, tanto organizacionalmente, por meio de La Guilde des Développeurs Indépendants du Québec, quanto por meio de nossa participação em eventos locais como a Montreal Expo Gaming Arcade (MEGA).
Aqui no ManaVoid nós trabalhamos muito, mas nos divertimos ainda mais!

Código Cedido pela Skybound Games para review, versão Playstation 4

Nome: Rainbow Billy – The Curse of the Leviathan
Gênero: Único / Misto (subgêneros: platformer, RPG, puzzle, collect a thon, dedução)
Desenvolvedora: ManaVoid Games
Distribuidora: Skybound Entertainment
Lançamento: 2021 (5 de outubro)
Plataformas: Playstation 4, Xbox, Nintendo Switch, PC
Mídia: até o momento do review, apenas digital

Tela Título

História / Enredo

Gráficos

O jogo conta com gráficos totalmente cartoon / desenhado em modelagem 2.5D, com texturas simples e paleta de cores mista entre pálida e intensa, devido ao seu universo de jogo. Os efeitos de luz são sutis em sua maioria, sendo um misto entre tridimensionais e variantes de cores.
Outro fator interessante é que alguns personagens possuem formato de camadas, dando a impressão de serem “papelão” quando viram de lado.
A artwork dos personagens aparecem na tela e os diálogos ocorrem pelos balões de fala e em alguns momentos terão animações…
A Engine usada é a Unity…

Som / OST

Certamente um dos pontos fortes do jogo e que me surpreendeu conforme avançava.
Sendo composta e produzida por Antoine Vachon com ajuda de Léandre Monette, Romy Allaire, Laura Intravia, Sheenah Ko para composições e arranjos, além de algumas letras das músicas cantadas.
O jogo conta com músicas tranquilas em arranjos pop, rock, orquestral e com vocal.

O dinamismo da trilha sonora é um dos fatores presentes, porém em pontos estratégicos.

Jogabilidade

O jogo tem uma jogabilidade em 2.5D para seu formato plataforma, ou seja, será uma câmera fixa em 2D com ambiente 3D, alternando a posição de acordo com a exploração de Billy no mapa.
Porém, a câmera fica totalmente livre quando Billy está dentro do Friend Ship.

O esquemático do jogo é simples, com poucas funções.

Move - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideMover Billy / Friend Ship
Camera movement - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideCâmera (dentro de Friend Ship)
Jump/climb - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuidePular / Selecionar Cores
Crouch/prone - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideDar Soco / Rodopiar / Selecionar Cores / Explorar interior Friend Ship
Mask mode - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideMostra moedas
Interact/reload/interrogate enemies - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideRolar / Selecionar Cores
Change ammunition - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideInteragir / Selecionar Cores
Map - Sniper Contracts 2: Controls - Appendix - Sniper Ghost Warrior Contracts 2 GuideAbrir Diário

Sistema de Jogo

O jogo aposta em um plataforma com puzzles e sistema de RPG baseado em turnos, com alguns elementos de dedução. O jogo não tem nenhum apelo para violência, sendo totalmente voltado para crianças e adultos em geral, com lições de amizade e comportamento.

O mundo sem cores

Billy deve devolver as cores do mundo imaginário e recuperar os 3 Cores Colors, para isso ele precisa explorar ilhas e destruir a corrupção criada pelo Leviathan e enfrentar os guardiões dos Cores…

Cada ilha terá alguma tarefa para ser explorada, e com isso outras ilhas serão reveladas (outras terão de ser encontradas) usando seu amigo Friend Ship.

Friend Ship porém precisa tomar cuidado… seu combustível é limitado, e quando chega ao fim, Leviathan pode expulsar ele e ter de voltar no último ponto visitado, então certifique-se de atracar em lugares seguros antes de o combustível acabar, ou recupere combustível nos pontos seguros (os círculos em volta das ilhas já purificadas).

A força das Palavras

As ilhas podem ter algumas criaturas corrompidas pela maldição, onde amargura, rancor e tristeza tomaram conta de seus corações…

É aqui que a parte RPG e dedução do jogo se encontra, ao encontrar uma criatura corrompida, você irá entrar em confronto.
Os confrontos com as criaturas usam o formato de turnos, onde Billy deve tentar chegar o mais próximo dos inimigos para purifica-los, usando outras criaturas.

Porém, a comunicação e compreensão fazem parte de um bom combate, Billy poderá usar as palavras ou ouvir o que a criatura tem a dizer, e isso muitas vezes é importante.

Os pontos de “?” são os símbolos de cores que irão enfraquecer a corrupção monocromática de Leviathan, trazendo a coloração dos animais aos poucos, esses símbolos serão revelados pela conversa ou pela habilidade das criaturas, que veremos mais pra frente.
Consequentemente, a Moral de Billy é sua resistência / vida, ao chegar no fim, Billy perde o confronto e deve tentar conseguir a amizade da criatura novamente.

Talk – conversar irá trazer a criatura para seu lado, ou piorar a situação, em alguns casos outras criaturas podem ter relação com a corrompida e poderão tentar ajudar Billy, conforme sua decisão do que fazer.
A resposta pode ser boa, neutra ou ruim.
Se for boa, você poderá revelar mais “?” e ganhar uma bonificação de moral ou coloração.
Se for neutra, poderá revelar poucos “?” ou não ter nenhuma consequência.
Se for ruim, poderá retirar o símbolo já purificado (e ter de colorir novamente) ou perderá moral.

Em algumas conversas, você deve convencê-la ao ponto de chegar ao seu coração.

Listen – a criatura irá mostrar seu rancor, ódio ou mágoa em alguma frase, geralmente use isso para prestar atenção em como agir no confronto…

Tips – reler dicas do jogo.

Billy tem camadas em até 3 linhas (identificados pelos círculos), essas camadas são o número de movimentos que Billy pode fazer em cada turno, e consequentemente usar as criaturas para esse slot.

A escolha das criaturas se dão por tokens que Billy ganha ao fazer amizade com elas, quanto mais criaturas você fizer amizade, mais tokens terá carregados na sua mão para os turnos, entretanto as ofertas são sorteadas em RNG, se não tiver a criatura correspondente para os símbolos dos inimigos, você deverá sortear novamente com o botão O.
Perceba que há 3 opções de cores e habilidade, isso darei detalhes mais pra frente…

Em determinadas partes do jogo, além das opções acima, haverão opções adicionais que envolverão suporte de outras criaturas…

Ao escolher o token, cada criatura terá sua particularidade, e na hora de atacar, Billy deverá completar os mini games:

Circle – aperte os comandos no tempo e posição correspondente.

Dodge – desvie dos obstáculos enquanto o tempo passar.

Line – aperte os comandos no tempo certo.

Paddle – não deixe os itens caírem.

Jackpot – faça combinações iguais, sem escolher os corruptos.

O mini-game será definido pelo primeiro amigo na linha de frente contra o inimigo, enquanto os de trás envolvem mais ataques, dificuldade e suporte.

Seu sucesso de quantos “?” irá colorir depende da sua precisão nos minigames.
Conforme ter mais movimentos e usar mais monstros, a dificuldade dos minigames aumentará.

Logo após os minigames, será o turno da máquina, que consiste em 2 aspectos:

Atacar Billy e diminuir sua moral.

Usar alguma habilidade que envolva os tokens ou invocar obstáculos e suporte.

Exploração / Puzzles

Enquanto explora as ilhas, haverá a necessidade de resolver alguns puzzles para prosseguir.
Os puzzles variam bastante conforme sua evolução e progressão no jogo nas ilhas visitadas.

Além disso, haverão os Pensamentos que foram corrompidos e precisam ser encontrados para serem purificados. Os pensamentos podem ser encontrados na exploração, confrontos e segredos das ilhas.

Os Biscoitos da Amizade são facilmente inspirados nos clássicos Biscoitos da Sorte, porém ao invés de frases, você irá encontrar PRESENTES, o que nos levará para o próximo item do Tutorial…

Melhorias

Billy poderá explorar o interior de Friend Ship quando estiver nele ou em pontos específicos das ilhas. Dentro do barco, você poderá purificar os pensamentos e melhorar a amizade com as criaturas.

Levar os pensamentos corrompidos para o Think Tank à esquerda dará melhorias para os confrontos de Billy:

O número em cima é quantidade para o próximo upgrade, e o número abaixo foi quantos Pensamentos você colocou dentro do Think Tank…

As 3 salas abaixo, são relacionadas aos Cores, lá estarão as criaturas adquiridas…

Ao falar com as criaturas você notará um certo pedido:

Trata-se de uma dica de algo que elas querem de presente, você deve achar qual o item é o correto perante o pedido deles…

Ao acertar o presente, sua amizade com a criatura irá aumentar de nível, desbloqueando 1 slot adicional para ataque de cores e a habilidade passiva.

As habilidades passivas são relacionadas com o temperamento purificado de cada animal, por exemplo:
Independente – aumenta força de ataque ao estar sozinho na camada.
Criativo – adiciona uma cor aleatória de ataque àquela camada.
Confortante – recupera parte da Moral de Billy
Entre outros…

Sim, a moral de Billy é recuperada perante a habilidade dos seus amigos ou por respostas certas nas conversas, não há itens de cura

Além disso, você ainda pode melhorar sua amizade com eles, alimentando-os através das guloseimas nos pontos de pesca das ilhas.

Os mini-games de pescas variam conforme os pontos visitados, além de diversas espécies de “peixes goma” e outros…
Note que há uma previsão de quanto de nível você ganhará alimentado com determinado peixe-goma.

Alternativamente, você ainda pode encontrar o Shopkeep e comprar dele alguns itens com as moedas que você coleta durante as explorações.

Tudo anotado e pintado…

Billy registra tudo no seu diário, mostrando todas as informações de pensamentos, criaturas, itens adquiridos, upgrades recebidos, ilhas visitadas (possível fast travel)

Além disso, ficam também as anotações de side quests descobertas durante sua exploração.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 2/10

Ainda não platinei, mas vou esperar o update de correção…

De forma geral, o jogo não é difícil, porém exige uma certa atenção para todos os coletáveis e monstros. De forma resumida, você deve:

  • Terminar o jogo
  • Melhorar amizade de 40 criaturas em nível 3
  • Melhorar amizade de TODAS as criaturas para nível 2 (dê 1 presente para todas)
  • Complete os 5 minigames de ataque sem erros 1 vez na dificuldade mais alta
  • Complete 50 minigames de ataque SEM ERROS (LER OBS)
  • Repinte 5 cores com 1 ataque
  • Colete 75 pensamentos
  • Obtenha todos os upgrades com Think Tank (colete os 90 pensamentos)
  • Faça amizade com todas as criaturas
  • Destrua 25 objetos
  • Descubra um cano
  • Suba ao ponto mais alto em cada área
  • Fale com todos os Kickstarter Backers
  • Ouça todos os segredos do confessionário
  • Plane por 5 segundos seguidos
  • Use Fast Travel entre duas áreas distantes do mundo
  • Ouça o assobio de Friend Ship por 5 segundos seguidos
  • Pesque 10 objetos que não sejam os Peixes Goma
  • Pesque 1 tipo de cada Peixe Goma
  • Pesque 3 tipos de objetos diferentes em uma sessão de pesca
  • Cave e ache 15 tesouros
  • Adquira, em uma única vez, 500 moedas

OBS: o jogo se encontra implatinável na versão Playstation por ter o troféu “PRACTICE MAKES PERFECT” bugado
Mesmo fazendo os 50 minigames, o troféu não desbloqueia, ficando ainda com 0.0% de raridade, já mandei email para os responsáveis e aguardaremos o update para consertarem.
Não cheguei à verificar se há o mesmo bug em outras plataformas.

Considerações Finais

Graficamente é um jogo que encanta pela sua paleta de cores incrivelmente definida em tons agradáveis e que remetem à um desenho interativo, mesmo que as texturas sejam simples. Os poucos efeitos tridimensionais de luz não chegam à incomodar e são aplicados de forma moderada e sem quaisquer exageros. A tonalidade do mundo enquanto você o colore é totalmente dinâmica, inclusive nos confrontos com os inimigos, além da mudança de artwork entre corrompidos e purificados.

A trilha sonora foi algo que me surpreendeu conforme avancei no jogo, lidando com a evolução da história e as situações que Billy passa. Os gêneros musicais expandem de forma inesperada (pelo menos pra mim), com um confronto específico e na última área.
Porém, há um bug no som onde ainda aparecem o ruído de pensamentos já adquiridos, confundindo possíveis jogadores desatentos e indo caçar algo que já foi caçado e não está mais ali…

A jogabilidade pode incomodar em alguns pontos, não pelos controles, mas pela câmera fixa e a falta de precisão entre o cenário e o foco, ficando o Billy muitas vezes tampado pela camada do cenário, além de pequenos erros de clipping entre o Billy e partes do cenário, ficando preso algumas vezes (mas isso se resolve usando um fast travel).

A duração do jogo está compatível com a proposta, sendo 4 áreas para explorar e com objetivos e sidequests diretas. Talvez a parte de coletáveis exija um pouco mais de atenção para os que forem completistas, chegando num total de possíveis 30 horas de gameplay, lendo os diálogos sem pular. O desafio do jogo é moderado baixo, então quem tiver acostumado com RPG’s não terá bastante dificuldade, mesmo sendo bem variante a quantidade de “?” encontrado nos inimigos e as batalhas de chefes terem diversas etapas criativas. O sucesso dos confrontos vai depender de quão atencioso em leitura você é.

A performance do jogo num geral é satisfatória, excluindo os bugs de clipping citados anteriormente e o fato do loading inicial demorar 1 minuto e 30 segundos no PS4 FAT.O jogo não teve fechamentos repentinos e tem a taxa de frames fixada em 60fps.

Em resumo, Rainbow Billy: The Curse of the Leviathan se tornou um excelente exemplo de jogo único / misto, com um sistema que foca em leitura, amizade, compreensão, lições gerais e sem violência. Talvez se tiver uma localização com mais opções de idiomas seja mais proveitoso para quem tiver filhos, pois a evolução da história se dá em pontos interessantes de como se deve enfrentar as situações.
PS: as cenas dos créditos irão explicar muita coisa…

Junte-se a Billy e Rodrigo e traga as cores de volta para o mundo imaginário…