Review / Tutorial de Boris The Rocket

* Esta análise foi feita com o código cedido pela Big Way Games (versão PS4/PS5)

Distribuidora: Big Way Games
Produtora: Tor Studio /Big Way Games
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series S / Xbox Series X / Switch / PC
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2021

Boris The Rocket é um jogo de gerenciamento de recursos onde você controla Boris, um operador de mísseis recrutado “voluntariamente” pelo regime para defender a Mãe Pátria durante a Guerra Fria.

VOLUNTARIADO

Ah, o governo soviético é tão convincente!
Após um experimento de detonação com uma garrafa de refrigerante em sua garagem, Boris é gentilmente convidado pelos agentes da KGB a aceitar trabalhar para o governo ou ser executado por um pelotão de fuzilamento.
(a opção de recusar o contrato está lá, em letras menores, mas ela causa o game over imediato e concede um troféu)

Um jeito muito especial de fazer um convite irrecusável

Você então é enviado à uma base, com o objetivo de derrubar mísseis inimigos.
A tarefa, no entanto, vai ficando cada vez mais complexa, à medida que o manual vai sendo atualizado com novas diretrizes operacionais para cada tipo de míssil detectado pelo radar.

PETROV E O FIM DO MUNDO

Alguns incidentes envolvendo falsos alarmes durante a Guerra Fria são relatados de ambos os lados, mas um dos mais assustadores envolveu o coronel do Exército Vermelho, Stanislav Yevgrafovich Petrov.

Stanislav Petrov, o homem que sozinho impediu a Terceira Guerra Mundial

Em 26 de Setembro de 1983, Petrov monitorava a rede de satélites preventivos e deveria informar seus superiores em caso de um ataque americano.
A estratégia soviética seria contra-atacar os EUA de forma maciça, seguindo a doutrina conhecida como Destruição Mútua Assegurada (MAD).

Na época Tenente-Coronel, Petrov estava de plantão no bunker Serpukhov-15, perto de Moscou, quando percebeu um míssil no radar.
Considerou o alerta falso, pois os EUA jamais atacariam com apenas um míssil, mas outros sinais foram surgindo, totalizando cinco, pouco depois da meia noite.

Exibição de mísseis na Praça Vermelha, Moscou, então União Soviética

Ainda confiando em seu instinto, Petrov não informou os superiores, dado o pequeno número de ameaças. O radar terrestre da União Soviética não conseguia detectar mísseis além do horizonte, ou seja, caso o ataque fosse real, o radar terrestre só poderia detectar o ocorrido quando fosse tarde demais.

Minutos depois os alvos sumiram do radar, indicando que o instinto de Petrov estava certo e evitara um desastre de grandes proporções.
Petrov não estava agendado para ficar de guarda naquele dia, mostrando que o acaso impediu uma guerra nuclear de alta escala.

Petrov recebendo o prêmio Dresden pela paz, na Alemanhã, em 2013

Apesar do ato heróico, Petrov havia desobedecido o protocolo militar. Embora não tenha sido punido pelo Exército Vermelho, ele foi rebaixado de posto e, posteriormente, retirado do serviço militar. Seu raciocínio rápido mostrou as falhas do sistema soviético de detecção, o que desagradou seus superiores.

BORIS, A EQUIPE DE UM HOMEM SÓ

Ao início de cada turno de trabalho, o alto comando informa a nova ordem do dia.
O jogador precisa executá-la e lidar com os mísseis que estão a caminho.

Ordens que não envolvam a derrubada dos mísseis podem ser executadas em outro dia, mas isto afetará o desempenho e a recompensa.
Ao começo de cada novo turno, caso as tarefas tenham sido cumpridas de maneira satisfatória, o comando envia por avião um pacote de suprimentos, que deve ser coletado. Ele não fica marcado diretamente, apenas uma fumaça vermelha indica o local da queda.

Pacotes de recurso são jogados de paraquedas na região, se você for competente o suficiente


Mas estamos na Rússia, em um local gelado, então não esqueça de colocar seu casaco e calças para o frio e a sua Uchanka (o tradicional gorro russo), para evitar o congelamento.
É importante também lembrar-se de cozinhar e consumir alimento para ganhar bônus de experiência e uma dose extra de estâmina.

Não esqueça o casaco, o congelamento pode atrapalhar a defesa da União Soviética

Ao correr, a estâmina será drenada rapidamente e não se esqueça, enquanto anda por fora do bunker, você precisa prestar atenção aos mísseis que estão a caminho.

IDENTIFICANDO, OPERANDO E FABRICANDO MÍSSEIS

Para derrubar um míssil, o primeiro passo é localizar e travar o radar no alvo (e desligar o alarme, os ouvidos de Boris agradecerão). Feito isto, olhe pelo telescópio para identificar o tipo de míssil que está vindo em sua direção.

Através do telescópio (ou seria um periscópio?) é possível observar em detalhes o míssil detectado


Míssil branco – o tipo mais simples, vá até a área de lançamento, selecione o míssil de defesa, acione o botão interno, aperte o botão para carregá-lo e lance o ataque. Uma animação mostrará o impacto e a desintegração;

Míssil vermelho – o procedimento é semelhante ao do míssil branco, mas você precisa ativar o rastreador de calor antes do lançamento;

Míssil azul – desta vez, substitua o rastreador de calor pelo rastreador CME (Contra Medida Eletrônica);

Míssil aliado – a insígnia do país aliado (Mafao) estará estampada perto da ogiva (peixe vermelho sobre fundo amarelo), NÃO LANCE a defesa contra este míssil para evitar ser punido; caso abata um míssil aliado por engano, por dois dias eles irão retaliar, precisando então serem também seus mísseis abatidos;

Identificar os diferentes mísseis é fundamental para combatê-los

Míssil com velocidade variável Ok, aqui as coisas começar a ficar mais complexas, pois cada um dos mísseis possuirá seus procedimentos listados anteriormente, mas agora você também precisa prestar atenção à velocidade: 350 a 400km, acione o botão 1; acima de 400km, acione o botão 2. Se você errar o botão da velocidade, o míssil de defesa irá passar próximo ao alvo, sem acertá-lo;

Míssil fora de alcance – se a distância for muito longa (medidor vermelho), não será possível alvejá-lo até que esteja dentro do alcance;

Míssil com altitude extrema – é necessário utilizar uma medida anti-congelamento, enchendo a barra até a cor azul;

Míssil com ataque diferente – a ponta dos mísseis diferenciará entre três tipos de ataque, baseando-se na ponta normal, parabólica e pontiaguda;

Míssil com radiofrequência – mísseis com barbatanas possuem diferentes frequências de rádio para serem acertados;

Míssil codificado – mísseis com padrões de três símbolos precisam ser decodificados.

A mina produz recursos necessários para criações


Mas e o estoque de mísseis de defesa?
Bem, você começa com um pequeno estoque, mas precisará fabricar mais. Para tanto, saia do bunker e vá até a mina, lá é possível conseguir um pacote com recursos, que deverá ser levado até a fábrica, outra construção, do outro lado do mapa. E não se esqueça, enquanto faz isto, os mísseis estão avançando.

Acostume-se com este painel, dele depende o sistema seu defesa

Algumas medidas precisam ser ativadas conforme os mísseis de defesa vão ficando mais avançados; em caso de erro ou falsificação, é sempre possível descartar.

Ativação do míssil – a primeira medida para utilizar os mísseis de defesa é ativá-los através de um interruptor, antes de carregá-los;

Tempo de uso – alguns mísseis possuem um relógio marcando seu tempo máximo de lançamento, caso o míssil expire no ar, errará o alvo;

Selo válido – espiões plantam mísseis falsos no estoque, devendo ser o selo verificado, com apenas dois padrões de imagem e cor aceitos;

Eletricidade – mísseis mais complexos possuem três tomadas com dois plugs vermelhos e um azul, cada qual deve estar ligado com sua cor correspondente, sendo o plug azul desconectado em mísseis de barbatana quadrada;

Número de série – uma lista com três códigos seriais com letras e/ou números não podem ser lançados, precisando ser verificados previamente.

SOBREVIVENDO NO FRIO DA RÚSSIA

Sobreviver é parte importante na vida de um operador de defesa aérea, já que morto ele não pode executar sua função (e isso é traição para a Mãe Pátria!).
Vista seu uniforme antes de sair para o frio ou você congelará lentamente.

Nem só de fabricar mísseis vive Boris, é preciso também cozinhar.
Para isto, vá até a cozinha, no segundo andar do bunker (próximo ao radar) e ligue a panela. Não esqueça dela, ou a comida queimada precisará ser refeita.
Você pode deixar a lata em cima da mesa do refeitório, caso não precise consumi-la agora (sim, na União Soviética, a comida já sai da panela diretamente enlatada!).

Boris sobrevive à base de leite condensado


Bem, o frio exige alguns “sacrifícios”, como beber vodka ou a cerveja “Moonshine”, que você mesmo fabrica. O consumo excessivo de álcool, no entanto, pode causar envenenamento.
Não se faz uma revolução sem esforço! O mesmo pode ser dito da bebida.
Vodka pode ser encontrada em pacotes de recursos enviados pelo exército, coletados na neve, ou ser destilada no bunker, mas antes você precisa pegar recursos na mina.
As bebidas possuem dois usos diferentes: consumir para ganhar bônus de experiência e uma dose extra de estâmina ou usar para arremessar.
Você pode estar se perguntando por que arremessaria uma bebida tão importante de ser encontrada ou fabricada? Ursos, é claro!

O constante lançamento e a produção de mísseis acabou irritando o morador das redondezas

A partir de certo ponto, um grande urso rondará a região, tornando as coisas ainda mais difíceis para Boris.
Agora além do frio, dos mísseis inimigos e da constante ida até a Mina e a Fábrica (além de coletar os recursos jogados pelo exército), você precisa lidar com um urso pronto a te atacar a qualquer momento.
A bebida pode embriagar o animal, fazendo com que o mesmo durma e pare de incomodá-lo.

PRIORIZANDO AÇÕES E CORRENDO CONTRA O TEMPO

Cada dia possui uma nova tarefa dada pelo exército.
Enquanto as primeiras consistem em eliminar diferentes tipos de mísseis, logo isto será parte da rotina diária e diferentes tarefas precisarão ser executadas.

O tempo é curto e você precisará lidar com a sobrevivência, os mísseis inimigos e as tarefas.
O tempo das missões geralmente varia de 6 a 8 ou 9 minutos. Você pode completar quantas tarefas quiser neste meio tempo, mas precisa abater os mísseis obrigatoriamente. Caso o tempo termine enquanto um míssil ainda estiver no ar, você continuará no mesmo dia, até abatê-lo ou ter o bunker alvejado por ele.

Você pode acompanhar o lançamento dos mísseis de defesa


As missões consistem em fabricar o míssil de grande porte Stepan, encontrar os restos do último defensor do bunker (abrindo uma série de cofres e caixas enquanto isso). Encontrar chaves é ideal para isto, mas não espere indicadores apontando as localizações.

Outra olhar do bunker onde a magia acontece


Aprender o cenário fora do bunker faz a diferença entre sobreviver ou morrer, pois todo segundo conta e ficar perdido entre as árvores e a neve de nada ajudará Boris.
Embora a área não seja muito extensa, correr na neve não é nada prático e é realmente exaustivo, então saber as direções dos objetivos ajuda Boris a não desperdiçar o fôlego.
O tempo frio também possui mais neve e neblina dificultando a visibilidade.

MARAVILHAS DA MEDICINA SOVIÉTICA E APRIMORAMENTO DO BUNKER

Conforme abate mísseis, consome alimentos e bebidas, recupera recursos bônus e executa as tarefas pedidas, Boris ganha níveis de experiência, que podem ser convertidos em melhorias de velocidade de corrida, fôlego, resistência ao frio e aumento do ganho de experiência.

O míssil branco é o mais básico… até tudo complicar

Os upgrades do bunker são feitos com recursos, consistindo em melhorias nos níveis de recursos e na produtividade da mina, reforço nas defesas (cada reforço absorve o impacto de um míssil inimigo, mas apenas se vocês estiver dentro do bunker) e melhorias referentes aos diversos tipos de medidas de defesa (algumas melhorias tornam determinadas medidas automáticas, o que ajuda MUITO o processo todo).
Mas não esqueça, os recursos servem para fabricar o STEPAN, melhorar a base, fabricar a bebida e fabricar mais mísseis, então cabe a você balancear o uso de recursos da melhor maneira possível.

(IR)REALISMO SOCIALISTA

Calma, calma, o subtítulo não é uma crítica política, e sim um trocadilho com o nome do estilo artístico e de propaganda adotado oficialmente pelo governo soviético.

Stálin retratado como pai da União Soviética

O realismo soviético possui uma estética própria retratando imagens de onipresença e onipotência de Stálin como o líder e “pai” do povo russo, bem como imagens associadas à liberdade e exaltação da classe operária e camponesa (bastiões do comunismo, representados pela foice e o martelo como seus símbolos). As imagens contrastam diretamente com o estilo mais conversador usado pela monarquia russa dos czares.

Pôster ao estilo Realista

Já nos cartazes, para passar mensagens simples e de fácil entendimento para um povo em grande parte analfabeto, mensagens diretas, com poucas palavras e uso de elementos geométricos e poucas cores (branco, preto e vermelho).

Trabalhadores chineses exibem o Livro Vermelho de Mao


Difundido como propaganda comunista ortodoxa (especialmente stalinista), o estilo seria adotado por outros países comunistas como China, Coreia do Norte, Vietnã do Norte, Laos, Camboja, Alemanha Oriental e países do leste europeu.

No jogo, embora haja o Realismo Socialista nos cartazes ao fim de cada dia de missão, o jogo em si adota uma estética mais cartunesca nos personagens (embora apenas Boris seja visto como rosto nas conversas e partes do corpo ao olhar para baixo e as mãos ao manusear os objetos). A KGB, que o recruta no início e quem passa as missões, é possível ver apenas o contorno coberto pela sombra.

Cartazes na estética do Realismo Socialista na sala de lançamento do míssil STEPAN

Bunker e demais cenários fechados possuem o aspecto austero característico dos soviéticos, com o clima frio de fábricas e muito cinza do concreto e vermelho nas pinturas.
A parte externa consiste em árvores e rochas cobertas de neve, além de um lago congelado, tudo envolvido por uma cerca metálica restringindo a área. Há também uma caverna onde o urso habita (o personagem com aspecto mais realista do título).

Austeridade no padrão soviético


A trilha sonora consiste em músicas clássicas do folclore russo com elementos de rock, destacando Korobeiniki, a música que ficou mundialmente conhecida como o tema de Tetris.
Temas mais agitados são acionados quando os foguetes inimigos são detectados pelo radar, dando boa sensação de velocidade e tensão (como se o jogo já não tivesse tensão o suficiente).



O alarme do radar dispara sempre que um novo míssil é identificado e PRECISA ser desligado imediatamente no bunker, caso contrário, você enlouquecerá (você mesmo, o jogador, não Boris).
O som se mostra bastante importante no jogo, especialmente para identificar a aproximação do urso

REPÚBLICA PLATINADORA UNIDA

A platina é complicada, BASTANTE complicada.
O troféu por zerar em 20 dias é o mais difícil do jogo, já que é necessário, para tanto, construir o míssil STEPAN por completo no período de 20 dias.
Há diversos
troféus relacionados ao abate de mísseis, número de fabricação de mísseis, bebida e alimento, além da coleta de recursos.
Embebedar o urso, verificar o quão sexy é o seu corpo (é sério), conseguir o uniforme azul e recusar o convite da KGB são alguns dos outros troféus.

RESUMO DA ÓPERA KALINKA:

Boris The Rocket é um jogo tenso.
Correr contra o tempo enquanto executa ordens, sobrevive ao frio e ao ataque de um urso, além de defender o bunker contra os ataques de mísseis inimigos, enquanto tenta construir o STEPAN.

Aprender a gerenciar os recursos e conseguir os upgrades necessários para automatizar parte do processo é um ponto importante.
O jogo não possui quase nenhum desenvolvimento de roteiro, o que não chega a ser um problema no título, dado o foco na sobrevivência.
A trilha sonora é rica em versões de clássicos do folclore russo, que combinam e criam parte do clima de tensão do jogo.

Um jogo divertido, mas que causa certa ansiedade no jogador, embora seja viciante.
Fui tomado pela Síndrome de Estocolmo Moscou enquanto jogava, não conseguindo parar, mesmo nos momentos de frustração; um jogo repleto de humor incidental, recomendado especialmente para os jogadores pacientes e que são bons em administração de tempo.