Review / Tutorial: B.Ark (Bio-Interstellar Ark)

Dando um tempo em jogos violentos e continuando com a leva de jogos fofos (caso não leu o review de Cotton Reboot!), vamos agora para mais um SHMUP, porém apesar do visual bem simples, carismático e com animais pilotando as naves, ele poderá ser um pesadelo na dificuldade mais alta… hahahaha

Mas antes disso, vamos conhecer um pouco mais sobre a empresa por trás do jogo.

Tic Toc Games

Quando construímos a Tic Toc Games em 2011, começamos com um amor por jogos e um compromisso com histórias atraentes e envolventes para todos os níveis de jogadores. Desde então, construímos um portfólio de jogos que inclui Funko Pop! Blitz, Adventures of Pip, Pug Run, Wheel Of Fortune: Puzzle Pop – todos eles encantaram os jogadores e ganharam prêmios por sua tecnologia e inovação.
Em 2018, expandimos a Tic Toc Games com um estúdio irmão em Manila, Filipinas, trazendo programadores, artistas, produtores e todas as pessoas que ajudam a fazer os jogos acontecerem.
Nossos dois estúdios trabalham juntos o tempo todo para criar ótimos jogos que as pessoas adoram jogar.
A Tic Toc Games é uma desenvolvedora de serviço completo para aluguel, com uma equipe experiente de artistas, designers, programadores e gerentes de produção que criaram conteúdo divertido e viciante com base em algumas das maiores propriedades da Sony, Disney, Nickelodeon, Lucasfilm , e mais.
Também estamos comprometidos em criar nossos próprios jogos originais! O Adventures of Pip foi lançado em 2015 após uma campanha bem-sucedida no Kickstarter, e em breve teremos mais experiências deliciosas em sua direção.
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Código cedido para review pela Tic Toc Games, versão Steam

Nome: B.Ark – Bio Interstellar Ark
Gênero: Shoot them Up
Desenvolvedora: Tic Toc Games
Distribuidora: Tic Toc Games
Plataforma: PC e Nintendo Switch
Lançamento: 2021 (29 de julho)
Mídia: até o momento do review, apenas digital

Tela Título

História / Enredo

O mundo está dominado por diversas criaturas mecânicas de uma organização chamada Dark Tide. Aparentemente, animais aquáticos controlam essas máquinas e a B.Ark, uma organização secreta que tem equipamentos capazes de combate-los, manda seus 4 animais para tentar salvar o mundo e a galáxia…

Gráficos

O jogo tem gráficos bem coloridos na sua paleta de cores. Apesar de ser um shmup, vemos uma variedad de cenários em cores distintas, além de uma bela resolução nos sprites das naves com os carismáticos animais dentro, com a técnica e arte desenhada à mão.
As cenas em partes importantes são em animações e a artwork dos personagens aparece nos momentos de intermissões e diálogos durante a fase.
Os efeitos do jogo são baseados em efeitos de luminosidade com as cores, usando a engine Unity.
O design fica por conta de Michael Herbster (Shovel Knight) e Marc Gomez (Adventure of Pip), a produção é de Abraham Morales

Som / OST

A OST é composta por músicas em arranjos orquestrados, porém com uma pequena variação de ritmos e com um considerável número na sua trilha sonora.
O compositor é o Carlos Ramirez.
Não há dublagens significativas, apenas ruídos dos animais e palavras soltas de Milla.

Jogabilidade

A jogabilidade é simples, mais voltada para um jogo arcade com poucas funções, sendo apenas 3 botões de ações.
Os comandos são responsivos e funcionais, funcionando de acordo com a força aplicada no analógico para mover a nave com cuidado.
O jogo é totalmente compatível com controladores.

Sistema de Jogo

B.Ark tem um sistema de progressão totalmente linear, sendo constituído por planetas que denominam as fases, sem rotas alternativas.

O jogo possui 4 personagens para escolher, cada um com sua habilidade que veremos no decorrer do Review / Tutorial.

Escolhendo seu Pet

Barker & Wishbone

Barker, o cachorro, pode ser pequeno e babão, mas ele está fora de sua coleira e pronto para ajudar a equipe B.ARK a abrir caminho para a vitória.

Felicity & Payback

Felicity, a gata, está aqui para mastigar erva-dos-gatos e destruir robôs inimigos, e ela está totalmente sem erva-dos-gatos (sim, ela está braba).

Marv & Lucky 7

Marv, o coelho, geralmente passa seus dias brincando com seus 37 irmãos, mas a competição anual de salto em altura familiar foi adiada indefinidamente.

Lucio & Mossy Pig II

Lúcio, o Urso, vem de uma pacata cidade italiana, mas o tempo de hibernação acabou. Ele acredita que é importante saber os fatos sobre o Time B.ARK para que você não caia nos vídeos de propaganda do Dark Tide.

Após começar o jogo, você tem 2 opções, criar um perfil ou jogar sem salvar, além de escolher seu carismático animal…

Pondo um fim na Dark Tide

Como disse antes, cada animal tem seu estilo de jogo, devido à diferenciação de seus drones / aeronaves, porém todos tem o mesmo sistema de poder de fogo.

As três barras aqui são os indicadores de escudo (cor verde), super (cor amarela) e nível de poder (cor azul), além de claro o nome do personagem e seu perfil associado (para diferenciar no multiplayer) e o chamado Plutonium.

Os ataques se consistem em trêstipos: sequenciais, carregados e super.

Os tiros sequenciais tem uma cadência maior, porém com um dano menor, são os disparos normais de todo SHMUP:

Carregados é feito automaticamente enquanto não estiver atirando, tem um dano um pouco maior que os sequenciais mas demoram em torno de 2 segundos para carregar totalmente:

Como defesa, os personagens podem efetuar um dash com um escudo temporariamente ativado no deslocamento, sendo uma maneira de tentar evitar os tiros com padrões absurdos ou perigos iminentes dos inimigos.

Plutonium e seu poder

Ao derrotar os inimigos, eles irão deixar plutoniums.

Esta grande fonte de minério serve para sua pontuação no jogo e também para aumentar seu nível de poder dos disparos, indicados na sua barra azul.

Porém, esse poder é facilmente nerfado se você sofrer um dano.

Os plutoniums ficam na tela em um espaço curto de tempo, por isso tome cuidado em saber a hora certa de pegar ou deixar eles pra trás para não perder um poder quase carregado de forma que sua “ganância” te puna… (LOL)

Um poder “Super” legal

Ok, a piada foi horrível mas tinha que impôr uma chamada pra isso… lol

A barra super, por sua vez, preenche automaticamente, em frequência menor enquanto está viajando pelo cenário ou maior enquanto destruir seus inimigos.

Ao chegar no máximo, ela começa a brilhar e a nave do seu personagem começa a emanar o brilho da cor respectiva.

Ao usar o super, a barra começa à diminuir sua carga e você estará com um poder acima do normal, que causará um dano descomunal nos inimigos.

Os diferentes poderes dos Pets:

Muitos podem escolher um personagem preferido e ir com ele até o fim, mas também é possível variar os bichanos pra cada missão, e talvez descobrir uma facilidade maior com um personagem específico…

Barker tem seus tiros em horizontal mas com “options” em seu apoio.
Seu super é tiros com danos mais elevados para todos.

Felicity tem seus disparos espalhados conforme aumentar seu nível em 2 colunas de rajadas triplas em diagonal superior e inferior.
Seu super é 3 fileiras de disparos horizontais.

Marv tem seus seus disparos auxiliados por misseis teleguiados.
Seu super é a intensidade maior na cadência dos mísseis e causar um atraso no tempo (slowmo).

Lucio possui disparos explosivos, deixando um raio de dano considerável em inimigos mais fortes enquanto estiverem explodindo.
Seu super é um escudo que absorve disparos dos inimigos, sofrendo uma explosão e espalhando na tela.

Power Up’s

O jogo conta com os clássicos pick-ups durante as fases, sendo eles:

Repair / Repair+ / Repair Full
Diferentes níveis de reparo para saúde da sua nave.

Plutonium Box / Plutonium Box Full
Caixas de plutônio que aumentam seu poder de fogo em grande escala ou instantaneamente.

Super / Super Full
A sua barra de super é carregada em grande escala ou instantaneamente.

Character Special
Diferente da barra Super normal, esses são exclusivos para o personagem em questão, tendo um efeito mais significativo para o multiplayer.

O segredo por trás dos personagens

Notou que cada personagem tem um objeto destacado???

Ainda nos pick-ups, porém de forma especial, você pode coletar Hidden Memories.
Esses itens se encontram em determinada parte das fases e geralmente em algum objeto destrutivo.
Eles mostram o passado dos personagens antes de começarem a missão, cada um com seu próprio relato e background. São vistos na seleção de fase, se quiser saber um pouco mais dos animais…

Multiplayer

O jogo conta com a opção de jogar 4 perfis em forma local, além de ter disponível o recurso Remote Play Together.

No multiplayer você pode ser resgatado pelo seu parceiro, caso perder sua aeronave.
Servindo de apoio para ajudar ele enquanto sua vida se restaura.

Caso seu amigo não consiga lhe apanhar, o contador no rosto do personagem deve ser zerado para que volte na batalha.

Ao ativar os Supers simultaneamente, você ativa o fusion, que fará com que o super dure mais tempo e cause mais danos.

Extras

Ao concluir o jogo, você libera a dificuldade insane, tornando um padrão mais agressivo para os inimigos e com uma barra mais limitada de escudo.

Além disso, você libera Vênus, sendo um modo BOSS RUSH procedural… consegue vencer???

Conquistas

Dificuldade: 6/10

Para dominar as conquistas do jogo, de forma resumida, você deve:
Terminar o jogo e achar todas as memórias.
Terminar Venus.
Jogar em coop, resgatar um amigo e ativar o Fusion.
E algumas conquistas ocultas que eu ainda não consegui pegar xD…

Considerações Finais

Graficamente o jogo é bem agradável e colorido, os efeitos de luz usado as paletras são bem aplicadas e sem exageros. A artwork desenhada à mão e a emoção dos personagens é carismático ao extremo, dando uma movimentação fluída nas suas animações.

A trilha sonora é um dos pontos fortes do jogo, onde os arranjos são agradáveis de ouvir e são condizentes com as situações de cada fase, não sendo um ponto negativo ter poucas músicas.

O desafio é moderado-alto, sendo executado em forma progressiva. Alguns inimigos possuem tiros que beiram os testes de reflexos, além de as fases sofrerem variações de rolagem na tela. Um ponto positivo para os que tem reflexos lentos e não precisam se preocupar com cenário, já que não toma dano ao bater nos cantos das paredes.

A duração é considerada boa, sendo 6 fases divididas em 3 segmentos, com dois subchefes e 1 chefe, além da opção de se desafiar e fazer o bossrush. Pra enriquecer ainda mais o replay value, você pode testar realmente seus reflexos no insane e ver se consegue desviar o máximo possível dos tiros e inimigos, já que sua barra se limita em 3 slots.

A performance roda de forma satisfatória para notebooks razoáveis (no caso o meu foi um I5 com Intel Graphics 4000 e memória), entretanto talvez na fase de Jupiter e Saturno, notebooks mais razoáveis como um I3 pode ter variação de frames entre 17 / 30 frames.

Em resumo, B.Ark se mostrou uma excelente surpresa para o gênero, trazendo uma arte bonita, personagens carismáticos e uma história simples e totalmente digna de desenho animado, com diversão em coop e desafio equilibrado para todo o tipo de jogador.
Se a Tic Toc pretende lançar para Playstation, estarei lá querendo jogar novamente…