REVIEW / TUTORIAL: Lost Epic

Opa, William Wolf8bits partiu para mais um review.
Hoje vamos trazer um conteúdo sobre esse game lindo que se chama: Lost Epic.

O jogo foi desenvolvido pela Oneoreight e pela Team Earthwars e distribuído pela Oneoreight, mesma criadora do game Earth’s Dawn. Sua data de lançamento foi dia 05/06/2021 para PC na Steam em sua versão Early Access.

Fiquem com o trailer oficial:

Código cedido para review pela Ryu’s Office, versão Steam.

Ficha Técnica:

Título: Lost Epic
Gênero: Ação, RPG, Hack & Slash, Metroidvania, Anime.
Desenvolvedora: Oneoreight
Distribuidora: Oneoreight e Team Earthwars
Plataformas: PC
Data lançamento: 2021 (05/06) – Early Access
Mídia: Apenas versão digital até a data que foi realizado a review.
Textos: Inglês, Chinês e Japonês
Valor da Steam: R$37,99

Link para compra do game na Steam – Lost Epic

História:

O jogo inicia com um personagem em formato de sombra, passando por um rápido tutorial até chegar a casa da bruxa.
Entrando na casa a bruxa se apresenta e o parabeniza por chegar até ali, levantando sua moral e perguntando mais sobre o seu personagem.
Com isso ela começa a lhe explicar o que perderam muitos guerreiros nas mãos dos santos e dos novos deuses e que suas destruições estão se aproximando, e por isso os cavaleiros existem, para poderem lutar pela sobrevivência.
E selecionando você como um cavaleiro escolhido, seu destino é enfrentar os deuses e salvar todos da destruição certa, mas seria totalmente ir e lutar sem uma “preparação” mesmo sendo um cavaleiro escolhido.
A bruxa te aconselha a explorar as áreas para se familiarizar e ganhar experiência para se fortalecer e que também se encontrar qualquer “Anima” (Gemas que consegue ao eliminar os inimigos e destruir itens do cenário) – [Explicação mais detalhada sobre animas mais para frente na parte de Tutoriais] lhe entregar para assim ela poder criar mais magias para tentarem assim matar os deuses.

Ao sair da casa da bruxa e começar sua jornada entra no próximo cenário como se fosse um deserto e nele começa uma introdução sobre o que ocorreu com o mundo no game:(Explicação será fornecida abaixo em formato de resumo)
“A muito tempo atrás, a terra foi devastada pela guerra, os deuses antigos partiram e com isso os novos deuses vieram.
Os 6 novos Deuses são:

  • Heoxilia – A mãe Fertil
  • Neovonis – O senhor das águas que choram
  • Landrute – O defensor do castelo
  • Ankah-Vaye – A ameaça distorcida
  • Efufu-Paluno – O salvador
  • Nozoth – O defensor da fronteira

Juntos esses deuses assumiram o controle do mundo governando seus próprios domínios. Os escolhidos são chamados de santos e recebem proteção dos deuses, eles vivem em harmonia nos santuários, que são abençoados pelos deuses a muito tempo.
Depois, há aqueles que os deuses abandonaram, um povo que não tem nada. Os que perecem,
separados do resto do mundo, eles residem em uma terra desolada, abandonados a uma vida de miséria, onde não podem fazer nada a não ser esperar a morte.
No entanto, alguns se levantaram de sua posição para se opor aos deuses.
Usando o poder das Habilidades Divinas para subjugá-los, eles se autodenominam cavaleiros.
Agora, a pessoa põe os pés nos santuários para conquistar a liberdade.”

Gráficos:

O jogo possuiu gráficos lindos, com desenvolvimento de fluidez para movimentação e seus respectivos ataques, o dinamismo e mobilidade dos personagens deixa a imersão cada vez melhor.
Os diálogos tem tanto detalhamento na mobilidade quanto na dublagem em si
O jogo foi desenvolvido em cima da tecnologia de Engine Unity.
O design dos personagens fica por conta de Namie (Fate / Grand Order)…

Sonoplastia e Trilha sonora:

O jogo possui uma trilha sonora incrível assim como sua ambientação e os próprios sons do jogo. Temos um adendo pela dublagem do mesmo com falas e mecânica gráfica para os lábios se mexerem nas falas isso trás uma imersão mais ainda para o jogo.
No elenco de dublagem, temos os seguintes nomes:

Ele possuiu uma mini trilha sonora disponível também na Steam para download gratuito com 5 faixas de áudio.

Artista: Yuma Yamaguchi e Kana Yoshizawa
Gravadora: Irma la Douce
Diretor de Som: Hiromitsu Iijima
Lançamento: 25/12/2020

Link para download da trilha sonora: Lost Epic – Mini Soundtrack

Jogabilidade:

Sua jogabilidade é bem fluida sendo um 2d Scrolling RPG você tem algumas rotas para seguir desvendando passagens secretas e entrando em dungeons, tornando a jogabilidade mais desafiadora. Tem seus elementos de combo que tornam as batalhas divertidas quando tem vários monstros, suas mecânicas de batalhas também se tornam atrativas pelas variações de combate tanto no solo quanto aéreos, podendo varias de ataques físicos, mágicos, de longa distância (com arco e flecha), também temos a possibilidade de poder pescar dentro do game além de cozinhar. As possibilidades no game são diversas.

Controles do Game:

Os controles do jogo são bem simples pois se trata de um 2D Scrolling que significa que você anda somente para frente ou para trás não tendo uma profundidade para poder ir.
Os comandos são simples como botão de ataque, pulo, ataque especial, ataque forte, rolagem e Skills (mais combinações para realizar outros ataques especiais).

Conquistas:

O jogo possuiu um sistema de conquistas internas na Steam algumas aparentam serem bem demoradas de conseguirem outras nem tanto, mas a maioria ainda você não tem como conseguir pois o jogo ainda esta em Early Access com isso ainda não liberou muitas coisas dentro do game.

Abaixo confiram a lista de conquistas do game:

Sistema de Jogo

Abaixo iremos ver todas as mecânicas do game, para poder facilitar quando for realizar sua play.

Personagens:

Temos num total de 16 personagens para escolhermos, sendo 8 personagens habilitados e 8 bloqueados. Cada classe possui 2 personagens um masculino e outro feminino. Com isso temos num total de 8 classes.

OBS: As classes não são distintas por nomenclatura, mas você consegue diferenciar pelos seus visuais. Mas pode jogar com um espadachim no modo arqueiro sem problema essa liberdade é bem legal não te travando de poder jogar com um certo personagem apenas naquela classe.

Classe 1:

Classe 2:

Classe 3:

Classe 4:

Vozes:

O jogo além de te permitir escolher seu personagem também te da o direito de escolher entre 10 tipos de vozes para dublagem do seu personagem, sendo 5 vozes masculinas e 5 vozes femininas com 4 possíveis falar para poder ouvir antes de escolher a sua preferida.

Habilidades:


Rolinho ou Esquiva

Ataque Divino

Pulo Duplo

Cenários:

Temos algumas variações de cenários, como florestas, cavernas, cenários aquáticos e submersos entre outros.
Abaixo iremos ver alguns modelos desses cenários.

Todos os cenários são muito bem trabalhados com suas estruturas com interações diversas, os cenários aquáticos tem uma mecânica em especial que me cativou que foi no momento que você entra na água e fica total mente submergido, o som do jogo se torna abafado pelo fator da água esse detalhe fez toda a diferença na imersão do game.

Checkpoints:

O jogo possui 3 formas de salvamento do jogo com seus estilos de checkpoints.
Checkpoint Cristal:

Nesse apenas realiza o salvamento automático e também pode retornar a última estatua que passou.

Checkpoint da Estatua Quebrada:

Esse checkpoint apenas realiza seu salvamento.

Checkpoint da Estatua Inteira:

Checkpoint do qual além de salvar você consegue abrir alguns menus extras para realizar upgrades ou criação de items.

Menu Base:

Stats:

Aqui nesse menu você gerencia todos seus equipamentos e itens para equipar e utilizar além de ver seus stats para controlar o que você tem, onde seus significados são:

Atributos “Per Level”

  • Anima – São cristais que adquire ao longe do jogo eliminando os inimigos, destruindo itens dos cenários. (São utilizáveis para tudo dentro do jogo, evoluir o personagem, evoluir armas, transformar armas, criar itens, criar armas)
  • Skill Points – Ao subir 1 level você adquire 1 ponto de skill que pode ser gasto dentro do menu da estatua – Tidings (explicado mais abaixo no tutorial)
  • Spirit – São pontos que adquiri ao matar os “mini boss” do jogo ou completando quests fortalecendo seu personagem.
  • Equipment Weight – Peso do equipamento do qual está utilizando. Lembrando que o máximo é 10.

Atributos Base do Personagem

  • Strength – Seu poder geral (Força)
  • Skill – Seu poder com Skill
  • Constitution – Sua resistência (Vida e Defesa)
  • Focus – Sua capacidade de realizar ataques críticos.
  • Faith – Sua fé (Magia da sua luva divina e sua Sorte)

Atributos Físicos do Personagem

  • HP – Vida do seu personagem.
  • Stamina – Sua resistência (Capacidade de nadar e atacar mais vezes).
  • ATK (main / sub) – Poder de ataque do seu personagem com a arma principal (espada, espadão, arco) e com a secundaria (luva).
  • MAG (main / sub) – Poder de ataque mágico do seu personagem com a arma principal (espada, espadão, arco) e com a secundaria (luva).
  • DEX (main / sub) – Destreza do seu personagem, esquiva do seu personagem contra ataques recebidos e porcentagem de acertos referente a arma principal e a secundária.
  • DEF (main / sub) – A defesa do seu personagem com base nas armaduras que seu personagem está utilizando.
  • LUC (main / sub) – A sorte do seu personagem para acertos críticos com a arma principal (espada, espadão, arco) e com a secundaria (luva);

Material:

Segunda aba do menu temos as partes de materiais onde ficam os drops dos inimigos e itens coletáveis dos cenários.

Items:

Terceira aba do menu, ficam todos os itens utilizáveis do jogo que você possuir.

Equipament:

Quarta aba do menu temos os equipamentos onde ficam todos equipamentos criados e dropados que você possui.
O Weight é o peso do equipamento com relação ao seu personagem.
A proficiency é o status máximo da sua arma, explicando de um modo resumido, algumas armas tem 3 níveis 0, 1, 2 ao alcançarem o nível 2 ela fica zerada como na imagem abaixo.
Na parte que diz: Next Lv: é onde mostra a quantidade de monstros que falta para elevar o nível da arma, ao completar o nível de proficiency aumenta.

Divine Skill:

Quinta aba do menu você pode visualizar todas as Skills que seu personagem possui.

Quest:

Sexta aba do menu temos a aba onde pode verificar todas as quests que tem ativas, inativas e completadas.

Journal:

Sétima aba do menu é a aba do famoso Jornal ou como é mais conhecido bestiário, lá ficam registrados todos os inimigos que você enfrenta ao longo do jogo.

Map:

Oitava aba do menu é o nosso querido mapa, como de costume em metroidvanias temos um mapa bem vasto com varias áreas.

System:

Nona aba do menu é nosso options do game onde pode alterar as configurações de som, idioma, controles e etc.

Menu Alta:

Esse menu é acessado ao conversar com Alta uma maga que vai te dar suporte no jogo, ela se encontra ao lado de uma estatua. E fica espalhadas pelos mapas.

Materialize:

Segunda opção do menu da Alta.

  • Create Weapon – Onde pode se criar equipamentos como armas, armaduras, Luvas Divinas.
  • Enhace Weapon – Onde pode se encantar as armas para melhorar seus atributos.
  • Evolve Weapon – Onde pode se modificar as armas para outros tipos do mesmo seguimento ou evoluir a mesma.
  • Create Item – Onde pode se criar itens como potions, sementes, ores entre outros.
  • Extract Anima – Onde pode se “destruir” itens ou materiais para gerar Anima.

    Obs: Anima é utilizado para realizar qualquer coisa no jogo como por exemplo: Subir de nível, criar itens e equipamentos, upar os mesmos e mais importante ao morrer você perde todo anima não utilizado que esta carregando.

Bag:

Terceira opção do menu da Alta.

Dentro dela temos duas opções:

  • Store – Serve para depositar no storage os itens do seu inventário.
  • Withdraw – Ser para retirar os itens do seu storage.

Quest:

Quarta opção do menu da Alta.

Nesse bloco do menu podemos adquirir novas quests e entregar as quests já completadas .

Kill List:

Quinta e última opção do menu da Alta.

Nesse bloco encontramos a lista de chefes que estão sendo procurados para serem aniquilados, ao encontrar e derrotar esses “chefes” ao entrar aqui nessa opção pode coletar a recompensa por ter matado cada um deles.

Menu da Estátua:

Na estátua ao lado da npc Alta iremos ter mais uma lista de opções para podemos utilizar.

Level up:

Nesse bloco iremos poder evoluir o level do nosso personagem para ganhar pontos de Skill para utilizar na lista do próximo bloco do menu da estatua.

Para evoluir de nível temos que oferecer uma quantia específica de Anima para subir 1 nível e assim a cada nível elevado iremos gastar cada vez mais Anima.

Tidings:

Segundo bloco do menu da estatua.

É um livro de upgrades que pode ser comprado para o seu personagem, onde você pode evoluir as seguintes habilidades:

  • Strenght – Seu poder geral (Força)
  • Skill – Seu poder com Skill
  • Constitution – Sua resistência (Vida e Defesa)
  • Focus – Sua capacidade de realizar ataques críticos.
  • Faith – Sua fé (Magia da sua luva divina e sua Sorte)
  • Stamina – Sua resistência (Capacidade de nadar e atacar mais vezes)

    Ele vai se incrementando ao longo que sua jornada avança, vai ganhando mais páginas no seu livro com mais atributos para se adquirir.

Warp:

Terceira bloco e último do menu da estatua.

É onde poderemos nos teleportar por safe áreas que passamos ou em checkpoints específicos para nos facilitar o deslocamento dentro do game.

Considerações Finais:

Resumindo, o jogo em si tem um potencial enorme, se no early access já chegou nessa magnitude imagine quando sair. O game te da imersões tanto visuais quanto sonoras incríveis, sua jogabilidade é extraordinária, gráficos magníficos, simplesmente o jogo vai cativar muitos corações quando sair completo para podermos jogar.
Sua trilha sonora contempla apenas 5 faixas no Lost Epic Mini Soundtrack da qual a primeira faixa é cantada e extremamente linda e as outras 4 faixas sã musicas das quais você escuta durante o game (musicas dos cenários). Tanto a track cantada quanto as outras te animam mais ainda a querer jogar são musicas que dão um up para o player poder desenvolver o game. Porém poderia ter mais musicas cantadas, isso hoje é algum que os games não tem em peso dentro de suas trilhas sonoras músicas cantadas, mas as que tem sempre são perfeitas para o game e suas respectivas cenas das quais são introduzidas.

Obs: Iremos realizar um update da review quando o game sair completo para atualizarmos algumas coisas que estão por vir em sua versão completa.

Poder ter uma opção de escolha tanto de gênero quanto de classe para seu herói te anima mais a jogar com o que te cativou mais, o efeito de dublagem dos personagens também é incrível, movimentação labial dos mesmos ao falar é um diferencial que não posso deixar de mencionar.
Por hora é isso a comentar me aguardem para mais atualizações sobre.

Ponto ainda que não mencionei que na minha visão faltou realmente foi o port para diversos idiomas de legenda para escolhermos tendo em vista só os 3 citados no inicio da review.
Aos poucos fatores estão sendo adicionados ao game em meio de updates, como a relação dos pontos especiais nos mapas.

Pontos negativos encontrados nessa versão na minha opinião são as questões de idiomas já mencionado anteriormente, poderia ter mais abrangência de idiomas no geral (de preferência Pt-br).
Como ainda não foram liberados algumas entradas no game, ele recarrega a cena te recolocando novamente no cenário. Isso é complicado tendo em vista que as vezes se está em batalha com isso acaba se atrapalhando na luta tendo essa parte de carregamento e dizendo que não pode acessar ainda esse cenário, por que não esta liberado.
No geral o jogo está quase sem problemas, algumas mecânicas nas esquivas podem falhar ao utilizar, mas fora isso está muito bem otimizado.

Agora só nos resta aguardar para completar esse game maravilhoso.