Review / Tutorial: ENDER LILIES: Quietus of the Knights

Importante: Esse review foi iniciado na versão do acesso antecipado e agora que o jogo foi lançado, foram alterados os pontos necessários pra condizer com a versão final do jogo, além de identificação do que foi adicionado.

O Cavaleiro Umbral que vai te acompanhar durante a campanha

Ola, aqui é o Pena e estou trazendo mais um metroidvania, dessa vez o ENDER LILIES: Quietus of the Knights.

O jogo está a cargo da Adglobe (que trabalhou nos jogos Last Cloudia e Fate/Grand Order -Cosmos in the Lostbelt) e do seu time de desenvolvimento Live Wire, enquanto a publicação dele é feita pela Binary Haze Interactive, sendo esse o primeiro jogo publicado por eles.

Ele tem boa base de referência do Hollow Knight, que por sua vez também usou referências da série Souls, mas não é algo brutal que nem ela.

Review feito em base das versões pra PC
(códigos cedidos pela Binary Haze Interactive )

Titulo: ENDER LILIES: Quietus of the Knights
Produtora: Adglobe e Live Wire
Distribuidora: Binary Haze Interactive
Gênero: Metroidvania
Plataformas: Nintendo Switch e Pc (21/06/21) / PlayStation 4 e PlayStation 5 (06/07/21) / Xbox One (sem previsão até o momento)
Mídia: Digital
Textos: Português, Inglês, italiano, Francês, Espanhol, Alemão, Russo, Japonês, Coreano, Chinês Tradicional e Simplificado.

História

A história se desenrola em torno duma garota que estava adormecida a não se sabe quanto tempo e é encontrada por um dos espíritos purificados

O seu longo sono fez ela perder as memórias e a habilidade de falar, mas ela ainda tem a habilidade de purificar os seres corrompidos pela PRAGA e usar espíritos purificados em batalha

Em companhia do Cavaleiro Umbral, ele partem nesse mundo desolado pra descobrir o que realmente aconteceu e tentar sobreviver aos diversos perigos que os esperam.

A temática do jogo segue a linha de horror e boa parte dos acontecidos do mundo são contados a partir de memórias e outros objetos encontrados na campanha, dando apenas pistas vagas, mas mantendo a curiosidade do jogador, revelando o que realmente está acontecendo perto do final dele.

Gráfico

O jogo utiliza a Unreal Engine, usando artes em 2D com uma ótima definição e cheio de efeitos durante os ataques e outros elementos dos cenários. A temática do jogo puxando mais pra um de terror deixa ele bem interessante, com cenários de locais devastados e mesmo com várias cores em alguns pontos, continua sendo algo bem mórbido, enquanto as movimentações dos sprites estão bem fluidas, tanto dos inimigos como dos seus espíritos

Em alguns pontos da campanha tempos artes mais detalhadas enquanto explica alguma parte da história do jogo. A arte normal já é bonita, mas nesses pontos ficam bem melhores.

Áudio

As sonoplastia do jogo tem uma boa variação, em alguns pontos temos apenas o som ambiente, enquanto outros pontos temos musicas orquestradas mais tristes, algumas até com uma canção infantil de fundo muito gostosa, enquanto os efeitos das batalhas também agradam bastante.

As musicas dos chefes são um detalhe a parte, por que elas mudam bastante dependendo do ponto, tendo umas mais pesadas misturando um eletrônico que te deixa no clima pro que esta acontecendo na batalha (claro que não vou entrar em detalhes aqui haahha)

Infelizmente, pelo menos até o momento do acesso antecipado, não temos dublagens nas conversas, não que vai atrapalhar pois não é o foco do jogo, mas não custa avisar.

Dessa vez achei a OST completa do jogo no SoundCloud, então aproveita pra curtir as músicas dele enquanto continua a leitura.

Jogabilidade

Sendo um metroidvania, já da pra saber que tem muita exploração e retorno aos pontos que você já passou que só são acessíveis depois que consegue uma habilidade nova, mas vamos por partes, o jogo não é difícil de entender, mas as coisas só liberam conforme você avança, então se você não conseguir acessar algo no começo, não se preocupa que aparece posteriormente.

Menu

O menu do jogo é simples e boa parte dele é usado mais pra visualização do que você tem do que pra configuração da protagonista, sendo que essas partes você só consegue fazer nos pontos de descanso, então aqui só vou entrar em detalhes do que realmente ajuda saber.

Na aba de Records você tem um geral das características da sacerdotisa, qual capitulo você está e quanto tempo tem de jogo. Como ele usa elementos de RPG, segue os parâmetros:

  • Level (Lv): Qual nível você está e o máximo do jogo (que é 100);
  • Blight: a quantidade da praga purificada pela protagonista, que fica no lugar da experiência, usada pra subir de level;
  • HP: a quantidade de vida da protagonista, aumenta conforme consegue itens de melhora;
  • Prayers: Mostra a quantidade atual e total de orações que você tem, que são usadas pra cura;
  • Prayer Potency: é a força das orações. O número marcado ali é a quantidade de HP recuperada por ela e isso some com itens encontrado na campanha;
  • Attack: Um geral da força da protagonista, esse aumenta conforme sobe de level.

Além disso temos os três tipos de resíduos, que são utilizados na melhora dos seus espíritos.

Na aba Collection você consegue verificar todas as ações já desbloqueadas, além dos seus espíritos e relíquias. Passando por cima dos ícones tem informações sobre eles.

Na aba de Findings tem todas as informações extras que você encontra durante a campanha. Nelas que temos boa parte da história do jogo, então é bom caçar todas elas.

Na aba Map, como o próprio nome diz, temos o mapa de todos os pontos que você já explorou. O bom desse mapa que eles demarcam salas com saídas que você ainda não explorou e deixam marcado em bege quando você já conseguiu tudo daquele setor, facilitando muito a vida na hora da exploração.

Descanso

Durante a exploração você encontra diversos ponto pra descanso. Na sua maioria são bancos, mas tem outros tipos também. São neles que você salva o jogo e tem acesso a customização da sua protagonista, por isso não entrei em muitos detalhes no menu. Aqui temos as opções:

  • Fast Travel: possibilita viajar entre todos os pontos de descanso que você já encontrou;
  • Sprits: Ponto pra equipar os espíritos purificados;
  • Relics: Local pra equipar as relíquias encontradas na campanha;
  • Enchance: Aqui você melhora os seus espíritos, aumentando a sua força;
  • Save: Único local do jogo que você consegue salvar o jogo;
  • Depart: sai do local do descanso e continua a exploração.
Nossa protagonista

Vale apontar que, como no Hollow Knight, quando você entra no ponto de descanso, todo o seu HP e uso de orações são recarregadas, mas também todos os monstros retornam ao mapa.

O Fast Travel não tem muito segredo, ele te permite voltar a qualquer ponto de descanso que você já passou, basta escolher na lista.

Na opção de Spirits você equipa os espíritos que foram purificados. É possível montar dois sets diferentes que tem como trocar entre eles a qualquer momento na exploração. Cada espaço é relacionado a um botão de ativação, então escolha o mais intuitivo na hora de acertar os pontos.

Já é bom explicar uma parte sobre os espíritos aqui. Cada um deles tem umas peculiaridades:

  • Main Skill / Subskill: identifica qual tipo de técnica o espírito usa:
    • Main Skill: O ataque do espírito acompanha a protagonista. Esses espíritos permitem o uso do Last Rites (adicionados no jogo final). Entro em detalhes na parte da exploração;
    • Subskill: O ataque do espírito é localizado no local aonde ele foi convocado, não acompanhando a protagonista (existe exceções);
  • Uses: o limite de utilização do espírito. Isso é recarregado quando entra num ponto de descanso e alguns poucos espíritos tem uso infinito (como o Umbral Knight);
  • Cooldown: quantos segundos tem que esperar pra usar novamente o espírito, alguns não tem espera alguma;
  • Aquatic: Espíritos que tem essa opção são utilizáveis na água.

Com todas essas opções, é bom prestar atenção na hora de montar o set de ataques.

Na versão final temos 2 linhas pra equipar relíquias)

Na opção Relics você equipa as relíquias encontradas no jogo, que são os acessórios.
É bom reparar que o numero de slots que a relíquias necessita não é o espaço aonde mostra ele equipado, mas sim informação Slots na mesma aba do Equipped Relics.

Na opção Enchance você melhora os seus espíritos usando os materiais solicitados. Ao melhora-los, aumenta o dano básico deles e a quantidade de usos. Claro que as quantidades pra cada nível também aumenta.

Exploração

A exploração é toda em plataforma side-scroll e qualquer objeto que você pode interagir aparece o botão respectivo pra isso. Eu não vou entrar em todos os detalhes de todas as habilidades por que a descoberta das técnicas é uma das diversões dos metroidvanias, mas vou dar a base geral.

Se já não deu pra entender, nossa protagonista não é uma guerreira, então todos os ataques são feitos pelos seus espíritos. Alguns atacam seguindo a sacerdotisa, outros ficam no local que foram convocados, dai vai da sua estratégia pra usa-los.

Não faça isso, é só pra exemplificar hahahaha

Os espíritos tem utilização limitada e tempo de recarga, mas podem ser utilizados um na sequencia do outro sem precisar esperar terminar o ataque anterior, isso abre várias estratégias.

Alguns espíritos, além da utilização pra ataques, também libera técnicas extras, tais como o pulo duplo ou quebrar obstáculos. Não precisa ter eles equipados pra utilizar essas habilidades.

Adição da versão final do jogo: depois de uma parte do jogo você libera o uso dos Last Rites. Quando liberado, a barra do lado do set de espíritos começa a carregar conforme desfere ataques e assim que estiver totalmente carregada, segure + o botão do espírito que deseja usar pra desferir o seu ataque mais forte.

Vale lembrar que somente os os espíritos da categoria principal (main skill) consegue utilizar esse ataque especial.

Ele não sabe lutar, então a esquiva dela não é nada graciosa, mas ainda é bem efetiva hahahaha

Adição da versão final do jogo: Depois de um certo ponto você tem como usar uma defesa mágica com a sacerdotisa. Caso acerte o momento, além de evitar o dano, deixa o inimigo sem movimentos por alguns momentos

Pra recuperar energia durante a exploração, a sacerdotisa utiliza a oração, só demora um pouco pra utilizar e tem limite de utilizações, que tem como aumentar quantidade, mas como eu deixo pra você descobrir. Pelo menos está bem programado, caso use sem querer sem recuperar nada de vida, não gasta uma utilização.

Durante a exploração você encontra essas flores, que são usadas para recarregar o uso dos espíritos e orações fora do ponto de descanso é com essas flores. A vermelha recarrega a utilização dos espíritos e a branca das orações.

Na versão final do jogo, além dessas flores, agora também tem chance de encontrar recargas menores de espíritos ou cura ao destruir objetos do cenário, como barris ou caixas.

Conquistas

deu bastante trabalho pra achar tudo

Como todo bom metroidvania, fazer tudo do jogo da um bom trabalho e claro que a lista de conquistas também é complicada. Entre as mais trabalhosas, temos:

ConquistaDescrição
ExposéAchar todos os textos do jogo
SecretMelhorar por completo o Cavaleiro Umbral
Ruined OneAlcançar o nível 100

Conclusão

Essas cenas são trista, mas muito bonitas

Desde o acesso antecipado Ender Liles traz aquilo que esperamos de um bom metroidvania, bastante exploração com diversos caminhos e habilidades necessárias pra atravessar pontos antes intransponíveis, usando algumas mecânicas que vimos no Hollow Knight (e que por sua vez tiveram inspirações na série Souls). Um detalhe é que pra conseguir tudo você vai precisar entender bem certos mecanismos pra fazer combo de itens e técnicas pra alcançar pontos inicialmente inacessíveis, capricharam na maldade dos itens escondidos ahahahah.

A arte e clima macabro do jogo, que entra em contraste com a figura inocente da nossa protagonista, foi bem explorado e agrada bastante durante a campanha, dando aos poucos os acontecimentos do mundo deles e deixando a ponta de curiosidade pra procurarmos mais.

A parte musical entra num ponto que, boa parte fica somente no barulho ambiente, mas quando temos musicas, são muito gostosas e tristes ao mesmo tempo, mantendo o clima de devastação que a chuva da praga nos traz, mas também temos uns momentos mais agitados durante as batalhas de chefes.

Iniciando o jogo no acesso antecipado e ver como o jogo final saiu realmente realmente valeu a pena a espera, o jogo ficou muito bonito bem grande, tem muitas áreas e inimigos diferentes, deixando a exploração dele excelente, além que as técnicas extras ficaram muito boas, mesmo que boa parte você vê em vários metroidvanias, as animações e como foram adaptadas agradaram muito.