Review / Tutorial: Sunblaze

Opa, William Wolf8bits aqui e vamos para nossa review.
Hoje trazemos para vocês um novo game de plataforma e puzzles que vão fazer você tiltar de uma maneira única.

Estamos falando do game Sunblaze.

O jogo foi desenvolvido pela Games From Earth e distribuído pela Bonus Stage Publishing, sua data de lançamento foi dia 03/06/2021 para PC, Mac e Nintendo Switch.

Fiquem com o trailer oficial:

Código cedido para review pela Bonus Stage Publishing, versão Steam.

Ficha técnica:

Título: Sunblaze
Gênero: Plataforma, Aventura, Ação, Puzzles.
Desenvolvedora: Games From Earth
Distribuidora: Bonus Stage Publishing

Plataformas: PC, MAC, Nintendo Switch
Data lançamento: 2021 (03/06)
Mídia: até o momento do review, penas versão digital.
Textos: Inglês, Português, Holandês, Suomi, Russo e Espanhol (Idiomas dentro da versão da Steam)
Valor da Steam: R$28,99

Link para compra do game na Steam – Sunblaze

História:

Josie é uma garota bem animada que vive junto com seu pai um super herói aposentado e sua gatinha Pryde.
Seu pai arrumou o simulador de treinamento para sua filha se divertir e aprender um pouco de suas técnicas da época de herói, para quem sabe um dia ela se tornar uma super-heroína. Só que a máquina começa a dar problemas e deixa Josie trancada tendo que passar por vários desafios para poder assim sair de dentro da simulação e seu pai fica do lado de fora tentando consertar para salvar sua filha.

Gráficos:

Os gráficos do game tem como foco a mobilidade do personagem e o dinamismo. Com um visual voltado para o pixelart.
Os cenários têm uma ambientação literalmente como a premissa do jogo propõe que é salas de treinamento, são simples porém seus detalhes são tudo que precisa para tornar a imersão alta de um desafio.
Os 4 personagens também são bem construídos, as mudanças das roupas, comidas e detalhes da Josie são o que o jogo tem de diferencial, mesmo sendo bem sutis são extremamente necessários para o conforto visual.

Tecnologia:

Game Engine: Unity
Level Editor: Custom
Audio Engine: FMOD, FMOD Studio
DAWs: Logic Pro X, Ableton Live
Character Pixelart: Aseprite
Environment Pixelart: GraphicsGale

Sonoplastia e Trilha sonora:

O jogo tem uma imersão bem grande dentro da sala de treinamento as músicas são animadas. Quando temos cenas dentro da casa as músicas são mais tranquilas e calmas para aliviar a tensão insana dos puzzles do treinamento.
Abaixo temos o criador das músicas, sons graves e também muitas outras coisas.
Não há dublagens efetivas para os personagens

Infelizmente não consegui achar a trilha sonora disponibilizada para ouvir.

Jogabilidade:

Jogo no estilo de plataforma e aventura tem a premissa de fazer você avançar por diversas fases realizando pulos e pulos duplos, dash, pulos pelas paredes e afins.
Diversos puzzles que efetivamente irão lhe matar muitas e muitas vezes tornam a gameplay bem frenética a ponto de não começar a se importar mais em morrer para poder criar mecânicas para finalizar os puzzles.
A ambientação torna a gameplay agradável tanto quanto as músicas dentro do game te fazem animar bastante nos cenários.

Controles do Game:

Os controles são bem simples o que torna fácil a play do game tendo como comandos básicos movimentação nos respectivos direcionais e X ou o A para o pulo e o quadrado/bolinha ou B/X para o dash.
Confira abaixo as configurações dos controles do jogo:

Conquistas:

O jogo possuiu no total de 33 conquista dentro da Steam. Sendo algumas alcançadas apenas por terminar o jogo e outras que perderá a alma para conseguir. Nota de dificuldade acredito que seja entre 8,5 e 9 por ventura de ter algumas fases terem que ser efetuadas sem morrer.
Abaixo confiram a lista de conquistas do game:

Sistema de Jogo:

O jogo começa com um sistema de capítulos, temos no total de 6 capítulos com uma quantidade de fases considerável em cada.
Tendo o foco em passar em cada uma das salas resolvendo seus puzzles e pegando o chip no final para terminar. Algumas salas em específico temos um cubo, cada capítulo tem uma quantidade X de cubos, ao coletar todos os cubos do capítulo você habilita o modo Difícil do mesmo para poder jogar além do modo normal.

Capítulos:

Temos um menu bem agradável de seleção de capítulos com cenas da nossa heroína em partes dos puzzles, além de uma arte voltada para anime bem bonita para cada foco dos capítulos

Modos Zen:

Temos o modo Zen também, que basicamente é um modo mais “fácil” de jogar .
Os puzzles têm uma dificuldade menor para conseguir se familiarizar mais com o game.

As Fases Perdidas:

O jogo após terminar os 6 capítulos te habilita mais um modo chamado as fases perdidas onde possuem no total de 127 fases mais mais desafios ainda para completar.

Diferença entre capítulos:

O jogo a cada mundo que passa o cenário muda conforme passa para outro capítulo com isso podemos ver um ambiente totalmente novo com diversas dificuldades a mais para resolver os puzzles.

Capítulo 1:

Capítulo 1 possui uma dificuldade simples literalmente um tutorial do jogo.
Tem no total de 40 salas.

Capítulo 2:

Capítulo 2 possui uma dificuldade normal mais moderada por ter alguns obstáculos já para resolver os puzzles quase que uma sequência do capítulo em no quesito tutorial do jogo.
Tem no total de 55 salas.

Capítulo 3:

Capítulo 3 possui uma dificuldade média-alta, no quesito de começar a “tiltar” conforme vai avançando dentro do capítulo pela quantidade de mortes que começa a ter e as dificuldades do puzzles.
Tem no total de 68 salas.

Capítulo 4:

Capítulo 4 possui uma dificuldade levemente alta, sequenciando a linha do capítulo 3, são adicionados cada vez mais dificuldades dentro dos puzzles e objetos novos para interação da nossa heroína, tornando a gameplay mais árdua na parte de não morrer muito antes de passar algumas das salas.
Tem no total de 67 salas.

Capítulo 5:

Capítulo 5 possui uma dificuldade alta, pelos fatores do cenário e a destreza que deve possuir para passar por seus inúmeros obstáculos novos, o visual do cenário as vezes também pode dificultar na hora de realizar as tentativas de passar. .
Tem no total de 69 salas.

Capítulo 6:

Capítulo 6 possui uma dificuldade altíssima, por ser o último capítulo enfrentamos de tudo nesse capítulo, dificultando a jogabilidade ao extremo, te deixando completamente irritado por não conseguir passar uma das salas por minutos a fio.
Tem no total de 65 salas.

Capítulo 7 (As fases perdidas):

Capítulo 7 possui uma dificuldade Insana, por ter que passar por um número absurdo de fases pegamos a ambientação de todos os 6 capítulos anteriores além de algumas fases com uma ambientação nova que nos trás literalmente o capítulo 7 em com essa dificuldade insana por ter novos puzzles de forma de “tetris” para resolvermos.
Tem no total de 127 salas.

Modo Difícil:

Modo difícil é um modo habilitado após coletar os respectivos cubos em cada capítulo. A cada capítulo que coleta todos os cubos o modo se habilita para o respectivo capítulo.
Cada capítulo do jogo possui seu modo difícil (excluindo o modo “as fases perdidas”) com no total 12 fases por capítulo.

Puzzles:

O jogo em sua jogabilidade em si se trata de passar de sala em sala resolvendo seus puzzles para assim poder sair do simulador de treinamento.
Com isso vou mostrar alguns desses puzzles para conhecerem um pouco do que passarão dentro do game.

Tipos de possíveis mortes:

Como comentei anteriormente, iremos morrer muitas e muitas vezes com isso vou apresentar alguns tipos de possíveis mortes que irão presenciar dentro do game (e sim irão morrer desses modos mais vezes do que esperam). Possíveis causas de mortes são: Queda, espinhos, encontro com os drones, esmagamento entre outros nos capítulos mais avançados.

Tipos de Habilidades:

Temos algumas habilidades que nossa heroína executa ao longo de game, elas são: Dash, pulo, pulo duplo, wall jump, se pendurar e escalar quando há possíveis aberturas nas paredes.

NPCS:

O jogo possui num total de 4 NPCS mas também temos uma variação na forma de um desses NPCS abaixo apresentarei os 4 para vocês.

Herói Aposentado (Papai):

Papai um herói aposentado que decide começar a treinar sua filha para quem sabe se tornar uma futura heroína.

Sunblaze (Josie – Aprendiz de herói – A filha):

Josie uma garota animada e ansiosa para se tornar uma possível heroína assim como seu pai.

Senhorita Pryde (A Gata):

Senhorita Pryde, a gatinha de Josie ela faz companhia ao pai de Josie quanto ela passa pelos treinamentos do simulador.

AI – Unicórnio (Brilho de Purpurina Espacial):

AI – Unicórnio – Brilho de Purpurina Espacial, com diversos nomes ela é uma Inteligência artificial que surgiu dentro do simulador do papai para “auxiliar” a nossa heroína. Lembrando que ele também pode alternar de forma quando quiser.

Considerações Finais:

Bem como podem perceber Sunblaze não é um jogo para pessoas com humor “oscilante” por que digo isso, pois ele vai te deixar extremamente irritado e quando você acha que vai se acalmar vem uma próxima fase que vai te deixar 2x mais irritado do que a anterior, com isso só tente a piorar.
Mas se consegue manter a calma o jogo vai lhe tirar ela rapidinho.
Piadas a parte, o jogo é maravilhoso com diversas dificuldades e mecânicas que não irá se arrepender de jogar. O jogo pode te manter entretido por horas a fio quando for perceber já se foram 4, 8, 10 horas e ainda esta na mesma fase.
O jogo tem muitos pontos positivos mesmo com a história simples ela te cativa te fazendo querendo descobrir o desfecho do game e assim te obrigando a passar todos os capítulos para descobrir o que lhe aguarda na próxima sala.
Sunblaze tem uma essência dos jogos de plataformas que antigamente jogávamos nos consoles antigos (pelo menos senti isso ao jogar o game) e sentia saudades desse nível de dificuldade, tendo em vista que os criadores chegaram a colocar um contador de mortes dentro do jogo para ficarmos cientes do quanto morrendo ao longo da gameplay.
Uma coisa da qual fiquei apaixonado pelo game fora logicamente (gráficos e jogabilidade) foram os diálogos com aquele humor “pastelão” isso deu uma essência cômica para o game o que alivia a tensão dos “tilts” que sofre ao longo do jogo.
Por fim não menos importante o game consegue lhe animar até mesmo nos créditos finais com os agradecimentos.
Aqui são os créditos finais do game onde ocorrem os agradecimentos do qual ao ler percebe-se que os criadores se importam com todos dentro da sua equipe não diferenciando os cargos e afins, isso torna a experiência do jogo num todo completa.