REVIEW / TUTORIAL: Devoul – Curse of the Soulless

Opa, prazer me chamo William Wolf8bits e vamos para nossa primeira de muitas reviews aqui para o site, pois estou integrando a equipe a partir de agora.
Hoje trazemos para vocês um novo metroidvania com diversas mecânicas e tilts no geral.

E o jogo em si é o Devoul – Curse of the Soulless

O jogo foi desenvolvido de forma solo pelo português Simon “Lars” Lopes da Sweeping Avalanche Creations sua data de lançamento foi dia 04/06/2021 para PC na plataforma da Steam.

Fiquem com o trailer oficial:

Código cedido para review pela Sweeping Avalanche Creations, versão Steam

Ficha técnica:

Título: Devoul – Curse of the Soulless
Gênero: Metroidvania / RPG
Desenvolvedora / Distribuidora: Sweeping Avalanche Creations
Plataformas: PC
Data lançamento: 2021 (04/06)
Mídia: Apenas versão digital pela Steam e Ichi.io.
Textos: Inglês
Valor da Steam: R$28,99

Link para compra do game na Steam – Devoul – Curse of the Soulless

História:

Gebriel e Lani são os protagonistas da história, Gebriel é um caçador de demônios e tem como sua companheira Lani (uma fantasma que o acompanha na sua jornada). Ambos são como caçadores de “recompensas”, e são contratados para eliminar o mal nas cidades ao longo do mundo.
Só que certa vez eles foram chamados para eliminar o mal no castelo de Cambriala do qual esta infestado por diversos monstros que estão matando todos nas regiões das redondezas.
Só que o passado sombrio de Gebriel irá assombrá-lo ao longo da sua aventura e Lani tenta conhecer mais sobre seu parceiro.

Gráficos:

O jogo é feito pela engine – Unity

Tem como uma premissa passar uma ambientação em pixelart, particularmente tem cenários extremamente detalhados com as artes de pixelart assim como a parte de movimentação de árvores e fundos com os efeitos de neve, chuva e noite.
Temos diversos estilos de mapas desde gelo até lava dentro do game, todos bem específicos.
O personagem em si não tem tanto detalhamento quanto o cenário do game ou os inimigos mas mesmo sendo um estilo simples os personagens se tornam cativantes por suas individualidades visuais.

Sonoplastia e Trilha sonora:

O jogo com a temática medieval tem uns arranjos para cada cenário.
A composição sonora das músicas utiliza mais a linha de sintetizador FM.
Apesar do jogo não ter dublagens ele possuí sons de risadas dos chefes e também dor do personagem ao receber dano.

Jogabilidade:

O jogo tem toda mecânica clássica dos estilos metroidvanias que conhecemos, com o toque de pixelart deixa o game com uma leve dificuldade semelhante aos outros do mesmo estilo.
Possui diversos níveis de dificuldade assim que termina o game libera 2 modos o famoso Nightmare (pesadelo) e o modo Speedrun para aumentar cada vez mais o desafio do game.
Os monstros realmente te maltratam dentro do game, algumas vezes temos que criar alguns “macetes” para podermos matá-los assim como os chefes do jogo. Mas como todo clássico metroidavnia, morremos diversas vezes no percurso mas conseguimos passar dos chefes e dos cenários mais complexos com aquela persistência.

Controles do Game:

Infelizmente não podemos alterar os botões do jogo para melhor usabilidade.
Porém com o tempo você acaba conseguindo se familiarizar com eles.
Felizmente podemos alterar os botões das Skills podendo colocá-las nos que se sentir mais confortável dentro dos permitidos:

Conquistas:

Temos dentro do menu uma área da qual mostram as possíveis conquistas (troféus) que o game tem e sinceramente todas são bem demoradas de se conseguir. Questão de dificuldade do game acho que chega para se conseguir tudo uma nota variante entre 7 e 8, pois tende a passar raiva para conseguir fazer algumas coisas dentro do jogo.
Entretanto, o jogo não possui conquistas na Steam.

Sistema de Jogo

Skills:

  • Level – Informa o level que seu personagem se encontra no jogo.
  • Skill Tree Points – São pontos adquiridos ao subir de nível dentro do jogo, com eles você pode compras skills dentro da árvore de skills. E seus custos variam na primeira fileira entre 1 e 3 pontos, na segunda fileira de 5 a 7 pontos e na terceira fileira custa 10 pontos, indiferente do tipo de skill que escolher os valores são os mesmos.
  • Master Skill Points – São pontos adquiridos dentro de baus no jogo, com eles você pode comprar as últimas skills dentro da árvore, cada uma skill master custa no valor de 10 pontos.

Skills Tree (Árvore de Skills):

Essa é a árvore de skills do game onde você pode comprar com os pontos ao subir de nível 3 tipos de skills.

  • Stamina – Técnicas que utilizam de energia do personagem (são identificadas como habilidades vermelhas na árvore de skills)
  • Tools – Técnicas que utilizam de ferramentas do personagem (são identificadas como habilidades amarelas na árvore de skills)
  • Mana – Técnicas que utilizam de mágica do personagem (são identificadas como habilidades azuis na árvore de skills)

Ao escolher uma delas na parte de baixo tem um informativo de cada skill com o dano causado, o multiplicador de dano pelo atributo da skill e também a quantidade que gasta da sua especialidade.

Equipament (Inventário):

  • Armors – São armaduras que seu personagem vestirá, cada armadura concede 2 atributos que são: Vida e Defesa, para cada tipo de armadura terá um valor bônus diferente.
  • Souls – São almas que seu personagem usará, cada alma concede 3 atributos que são: Strenght, Cunning e Magic, para cada tipo de soul terá um valor bônus diferente.
  • Rings – São anéis que seu personagem usará, cada anel concede 3 atributos que são: Stamina, Tools e Mana, para cada tipo de anel terá um valor bônus diferente.

Food (Consumíveis):

Temos 4 áreas dentro da parte de Food do game, uma para cada tipo de consumível.

  • Life – Comidas que recuperam HP.
  • Stamina – Comidas que recuperam Stamina.
  • Tools – Comidas que recuperam Tools.
  • Mana – Comidas que recuperam Mana.

Key Itens (Itens Chave):

Essa parte dentro do game te mostra todos os Itens Chave que você ganha após matar algum chefe ou abrir uma porta trancada. Com eles podem também ganhar habilidades como Dash, Slide , Pulo Duplo e etc. No total são 6 habilidades novas que seu personagem aprende.

Haldor’s Journal (Diário de Haldor):

Diário de Haldor é um diário da qual um personagem descreve tudo que está ocorrendo e também dicas do game. No total são 30 páginas da qual você deve coletar dentro do jogo, elas se encontram espalhadas por todos os cenários do game dentro de baús e nas lojas. Valor delas nas lojas são 1000 golds e também 70 ametistas.

Monsterpedia:

Como o nome já diz Monsterpedia é uma enciclopédia de monstros do jogo, cada vez que você matar um monstro novo ele aparecerá para você dentro da enciclopédia. Nela também mostra a quantidade de monstros que já matou e o último monstro que matou.

Atributos Ativos:

Os atributos ativos são Strenght (Poder de Força do personagem), Magic (Poder de Magia do personagem), Cunning (Poder de Destreza do personagem) e Defense (Poder de Defesa do personagem) com o subir de nível eles vão aumentando e te deixando mais forte para cada nível upado.

Atributos Passivos:

Os atributos passivos são HP (Quantidade de Vida do personagem), Stamina (Quantidade de Energia do personagem), Mana (Quantidade de Magica do personagem) e Tools (Quantidade de Ferramentas do personagem) com o subir de nível elas vão aumentando e te deixando com mais pontos para utilização.

Itens Extras:

Esses itens extras são adquiridos no jogo como recompensa de algum minigame, baú ou matando algum inimigo. Esses itens são:

  • Essência Vermelha – Usado para dar upgrade em algum equipamento. (Raridade alta)
  • Essência Marrom – Usado para dar upgrade em algum equipamento. (Raridade média)
  • Essência Cinza – Usado para dar upgrade em algum equipamento. (Raridade baixa)
  • Ouro – Usado para comprar comida, equipamentos e paginas do diário. Encontrado destruindo tochas, dentro de baús ou no minigame de dentro do Cassino.
  • Ametista – Usado para comprar itens dentro da loja do Coliseu. Encontrado somente dentro do Coliseu ao matar algum inimigo.
  • Arcanarium Coin – Usado para poder jogar o minigame do Arcanarium. Encontrado normalmente matando inimigos.

Pontos de Up:

  • Next Lv XP – Quantidade de Experiência que necessita para trocar de nível.
  • Current Lv XP – Quantidade de Experiência que tem adquirida até o momento.
  • Enemies Killed – Quantidade de inimigos que já matou dentro do jogo.
  • Last Killed – Nome do último inimigo que matou dentro do jogo.
  • Played Time – Quantidade de tempo que está jogando o jogo.

Extras / Mini Games:

O jogo te proporciona diversos modos extras de se divertir e ganhar itens com seus minigames. Abaixo vamos descrevê-los pra vocês.

Arcanarium Score:

É um clássico jogo de nave que tem que ficar destruindo os fantasminhas que aparecem, mas isso não é tudo você tem apenas 100 tiros para matar 100 fantasminhas. 100 de 100 é o máximo de pontuação que poderá obter dentro do game. Cada vez que jogar gastará 10 Arcanarium Coin (Moeda Verde) e seu recorde ficará quando acessar o menu com uma porcentagem no topo.

Fight Club Bouts:

Clube da luta, o local onde você poderá lutar boxe contra seus os inimigos, ele possui uma mecânica de modo aleatória na escolha dos ataques dos inimigos. Você pode escolhe entre 3 opções por turno que são Ataque alto apertando para cima, Ataque médio apertando para direita e Ataque baixo apertando para baixo, automaticamente ao escolher uma das 3 opções o inimigo escolhe uma e você diferem o ataque um no outro, podendo ter 3 resultados diferente que são o seu acerto, o empate ou o acerto do inimigo. No total você possui 5 vidas, ao perder todos os corações você perde, mas para vencer os inimigos dependendo do nível variam entre 3 a 5 acertos. Ao ser derrotado ou vencer, você ganhará diversos prêmios.

Harpooner Games:

Esse é o minigame do cassino do jogo, se trata de um gancho que fica se movendo de um lado para o outro e quando você decidir ativar ele desce e se acertar ganha algum tipo de moeda que são de valores distintos como, 1 gold, 10 gold, 100 gold e 1000 gold.

Cooked Dishes:

Esse minigame se trata nada mais nada menos de fazer comida, ao começar tem que repetir o comando que aparecer na tela sendo eles para cima, esquerda, direita ou para baixo. Porém tem que efetuar em torno de 20x para completar o minigame indiferente de acertar tudo ou errar tudo sempre receberá um item de comida.

Observação: O tempo de resposta é bem rápido por isso deve estar bem atento e ter um reflexo bom.

Coliseum Waves:

Esse é o “minigame” que só irá ser habilitado após matar o penúltimo chefe do jogo. É o local da onde ira ter diversas ondas para passar matando os monstro do game e somente aqui eles droparão uma ametista cada um, com elas poderá comprar os itens da loja do coliseu.

Só que coloquei entre aspas a palavra minigame por que não acredito que se trate de um, pois se morrer dentro do coliseu recebe um gameover direto perdendo todas as ametistas coletadas dentro das ondas. Por isso como dica, ao ir no coliseu esteja bem equipado de itens de vida por que vai precisar.

Quests:

Não temos imagem para essa parte porque se trata de quests dentro do game, npcs que pedirão coisas como dinheiro ou itens para você para completá-las são no total de 10 no jogo por isso preste bem atenção ao falar com os npcs para realizar seus desejos e completar todas.

Salas:

Teleporte:

São salas da qual você pode se teleportar para outra área do game, identificado nos mapas como blocos verdes.

Mercado:

São salas da qual você pode comprar itens como equipamentos, comidas e páginas do diário do Haldor. Identificadas nos mapas como blocos amarelos.

Save Point:

São salas da qual você pode se curar totalmente e salvar seu progresso dentro do jogo. Identificados no mapa como blocos vermelhos.

Considerações Finais:

Num primeiro contato tivemos algumas dificuldades com os comandos pois jogamos no controle, mas conforme fomos pegando o jeito foi se tornando mais confortável a jogabilidade.
O jogo graficamente é muito agradável para quem gosta de estilo de pixelart mas passará muita raiva com sua dificuldade em algumas partes.

É um metroidvania com todos seus elementos clássicos e sua dificuldade alta, fazendo você passar horas a fio jogando para conseguir achar o que falta pegar no game ou simplesmente tentando subir de nível ou procurando dinheiro.

Na parte das músicas do jogo como não são muitos cenários as músicas se repetem muito então por consequência quanto mais tempo se joga o game acaba enjoando de ouvir as músicas.
Mas para uma primeira impressão as músicas são fantásticas e cativantes.
As músicas dos cenários dos chefes são iguais para todos os cenários.
Em relação a performance o jogo tem alguns bugs ao trocar de janela no computador “crashando” e tendo que ser finalizado pelo gerenciador de tarefas.
Os frames do jogo se mantem constantes sem haver muitas variações.
Os comandos foram bem responsivos de acordo com a necessidade das situações que o jogo lhe coloca.
O jogo é voltado para amantes de pixelart, metroidvania com aquele toque de dificuldade elevada vai amar o jogo podendo perder horas a fio dentro do game, já também não aconselho o jogo para pessoas com problemas de “tilts” constantes por vai acabar se estressando demais.

Devo frisar que vou ter de citar alguns defeitos, porém para destaca-los é necessário que se eu cite parte específica do progresso do jogo, ou seja, necessário citar um spoiler, assim sendo, se quiserem ler é por conta em risco.

Apesar do que foi citado, é um excelente jogo e a empresa está de parabéns, temos uma mecânica e jogabilidade balanceada misturado com alta variedade de ambientes para explorar no castelo, algo que faz do metroidvania ter o sucesso que tem no seu gênero.