Review / Tutorial: Double Pug Switch

E mais uma vez estamos em um jogo de plataforma com mecânica de runner, porém comparado com Super Meat Boy Forever, ele é mais amigável em sua progressão, tendo um desafio alto e preciso conforme avançar.

Lançado pela Polygon Loft inicialmente para PC e Mobile sendo posteriormente portado e publicado para os consoles pela aPriori Digital.

Código cedido para review pela Apriori Digital, versão Playstation 4

Nome: Double Pug Switch
Gênero: Platformer (subgênero: runner de precisão)
Desenvolvedora: Polygon Loft (Mobile / PC), aPriori Digital (Playstation, Nintendo Switch, Xbox)
Distribuidora: Apriori Digital (Consoles)
Plataformas: Mobile (Android / iOS), Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2020 (22 de outubro)
Mídia: apenas digital, até o momento da publicação do review

Tela Título

História / Enredo

Achei mais em conta pôr o vídeo de introdução da história para ilustrar o que acontece.

Gráficos

O jogo possui gráficos todos desenhados, com animações em frames de menor número porém fluídas. Os efeitos de luz são aplicados de forma competente, porém pessoas com sensibilidade à epilepsia podem se sentir mal perante a constante troca de “dimensão”…
A arte dos personagens é mostrada conforme os diálogos no início ou durante as fases.

Som / OST

A trilha sonora é composta por músicas no estilo pop e trance, porém com batidas mais medianas para as fases e um pouco mais agitadas para as batalhas de chefe.
Infelizmente não consegui encontrar uma lista com a trilha sonora, seja em vídeos ou plataformas de streaming de áudio.
O jogo não possui dublagens.

Jogabilidade

O jogo possui uma jogabilidade simples, com 2 botões de funções, por ser um jogo de precisão, ele é influenciado pela pressão dos botões para a altura dos pulos, porém em alguns momentos a jogabilidade não é efetiva (detalhes nas considerações finais).

O jogo não possui esquemático “in-game” para mostrar, mas os únicos comandos nas fases são:
X – saltar
O – trocar dimensão

Sistema de Jogo

O jogo conta com o sistema de runner automático, Otis irá correr automaticamente, porém mesmo sendo um jogo de precisão, ele não é focado com inimigos nas fases (mas há exceção), sendo mais focado em destreza, e você deve prestar atenção na tela e desviar dos obstáculos que tiver pela frente.

Pick-Ups

Otis pode coletar alguns itens que irão contribuir para os extras do jogo ou para o percurso das fases e sua progressão.

Aceleração

Pick-up representado pelo ícone , Otis ganha uma velocidade maior que a normal, sendo lançado para frente imediatamente:

Impulso

Otis sofre um impulso de altura para frente ou para cima, dependendo do ícone e pick-up resgatado conforme os ícones e .

Tome cuidado, pois qualquer salto ativado ao usar esse pick-up pode lhe prejudicar no impulso.

Encolhedor

Representado pelo ícone , Otis sofre uma diminuição de tamanho, sendo capaz de passar por lugares apertados e fechados.

Moedas de Dinheiro

Servem para juntar dinheiro e serem usadas na loja, tendo um grande número disponível nas fases.

Moedas Roxas

São disponíveis em número mais limitados nas fases, de 2 à 4 moedas.

Dois é Melhor que Um

Note que nas imagens anteriores há uma espécie de planície com transparência…
Isso se deve ao fato de que Otis tem a possibilidade de trocar de dimensão com seu “irmão gêmeo”, sim… você está num ambiente bidimensional.
Essa troca se faz necessário para alternar entre os planos das fases, evitando assim as diversas armadilhas que terá pela frente. Entretanto, alguns casos deve-se ter atenção, já que algumas armadilhas estão nos dois planos.

Com o passar do jogo, suas habilidades começarão à ser testadas juntamente com sua percepção de cenário e pressão do botão de salto, necessitando uma atenção maior e consequentemente alguns truques para saltos ou troca de dimensão de forma rápida.

Além disso, haverão portais que irão fazer essa troca de forma involuntária, obrigando você à se preparar antes de passar por eles e não correr o risco de trocar a dimensão erroneamente…

Barra de Progressão e Checkpoints

A barra de progressão mostra a sua distância até o fim da fase, algumas podem ter checkpoints em número suficiente, em número excessivo, escasso ou… inexistentes…

Os checkpoints são identificados como as bandeiras na barra de progresso.
Caso falhar, haverá a marcação da distância alcançada na sua falha.

Classificação

Após terminar as fases, o jogo lhe dará os resultados de quanto de dinheiro foi coletado, se pegou todas as moedas roxas, e claro sua medalha, seja de ouro, prata e bronze, porém se pegar todas as moedas roxas, um número suficiente de dinheiro e fazer a fase do início ao fim sem checkpoints, você pega a coroa de perfect.
OBS: para o perfect, você pode falhar nas suas tentativas, mas não poderá usar o checkpoint.

Bosses

Em determinado momento você irá enfrentar Sker, sim… há batalha, e tudo que você tem que fazer é aprender os padrões de progressão.

Loja de Chapéus

Caso você seja um daqueles jogadores que gosta de personalizar seus personagens (ou tenha filhos que gostam de enfeitar os personagens), o jogo oferece algumas opções de chapéus ou alguns itens para Otis usar, sendo as moedas para os chapéus mais genéricos e os de moedas roxas para os mais personalizados.

Seleção de Níveis

Caso queira se auto desafiar em coletar todas as moedas roxas deixadas para trás, o jogo fornece a opção de repetir as fases, mostrando uma espécie de progresso geral do jogo e suas classificações por fases.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 3/10 ou 6/10, conforme sua habilidade

Sim, também tirei print que nem o Pena… LOL

Na teoria, os troféus são simples, e de forma resumida você deve terminar o jogo, coletar todas as moedas roxas em uma fase, fazer uma perfect run em uma fase padrão, juntar 1000 moedas no total, falhar no tutorial, trocar de dimensão 200 vezes, comprar 5 chapéus e terminar uma fase usando um deles.

Considerações Finais

Graficamente o jogo não demonstra nenhum destaque significativo, ou seja, é competente.
O fato de ser um jogo simples deve ser levado em consideração por possuir 2 aspectos em questão: é notável que a proposta inicial é de um jogo mobile e a Poligon Loft é uma empresa nova, de 2018, onde há poucos jogos ainda no seu currículo, e Double Pug Switch foi seu primeiro jogo à ter diversificadas versões, o que de fato é plausível para todo e qualquer lançamento independente.
O que não podemos desmerecer o fato de que os efeitos foto negativados na troca de dimensão, são bem aplicados, além de claro, os raios lasers na arma de Sker.

A trilha sonora é agradável de ouvir, porém ela é igual em porções das fases, ou seja, há seções com as mesmas músicas em um número X por fase. A sonoplastia também é simples, sendo focado apenas na troca das dimensões, ou seja, não há um ruído específico para os saltos de Otis, mas há o latido dele nos checkpoints e há ruídos em algumas armas de Sker. Mas na sua maioria, o jogo deixa a OST predominante na maioria do tempo.

A duração do jogo é compatível com sua proposta.
Possui 34 fases, mas calma, não se assuste, sua progressão de fase é curta na sua duração (principalmente se for bom em reflexo e precisão), tendo 5 ambientes diferentes para completar.

O desafio do jogo é uma linha tênue entre um passeio no parque e o teste de paciência
O jogo num geral é moderado e termina num nível extremo, beirando o design hardcore.
Haverão momentos que sua visão irá notar a necessidade de desvio mas a sua mente não processa à tempo (e falo sério LOL), tendo um design desafiante.
Guarde esse nome “Desafio dos saltos” / Trial of Hop” no inglês, quando chegar nessa fase, dali pra frente é teste de paciência, integridade do controle nas suas mãos e orgulho…

Em aspectos de performance, o jogo não possui fechamentos repentinos, independente da quantidade de tempo que ele está sendo executado no seu console. Entretanto, o frame rate na sua ideia era pra ser 60fps (justamente por ser um jogo de precisão), algo que é conseguido em algumas fases no PS4 FAT, até certo ponto.
Conforme progredir, haverão fases que o jogo ficará em 30fps e alternado, e isso pode atrapalhar um pouco a sua performance, tendo em vista que o jogo não irá compreender a pressão exercida no salto ou a precisão de tempo na troca de dimensão, não sei se isso é plausível de verificação de código ou se é específico do port de console no PS4 (não cheguei à testar as versões de PC e Mobile por exemplo), mas fica assim o pedido para a Apriori Digital verificar.
E não, não estou botando a culpa no controle deixando em dúvida minha habilidade hahaha, mas é algo que tu percebe em entrada de comando x resposta. LOL

Quem não jogou até o fim certamente não presenciou um dos jogos de precisão mais desafiadores que existe, o que pode ocasionar a impressão errônea de ser um jogo fácil…
Caso preferir a versão consoles, em específico o PS4, tenha em mente tudo que foi dito aqui.

O que me faz aconselhar o seguinte: que você espere a aPriori verificar esse pequena variação de frames nessa versão, caso se sentir incomodado ou prejudicado na jogabilidade.
Ou teste outras versões (Mobile, PC, Xbox ou Switch) para verificar se ocorre o mesmo tipo de variação de frames.

Caso você não goste de jogos desse estilo, com certeza não fará falta no seu cúrriculo de jogador.

Caso você curta um desafio ou tenha filhos, é um jogo que merece atenção.

Concluindo, Double Pug Switch é um jogo independente que tem uma proposta interessante no seu desenvolvimento de desafio mas, com base na versão testada, os erros na execução da sua otimização não executam de forma satisfatória essa proposta.

Mesmo com esses problemas, não gostaria de dar uma chance ao pobre Otis????

Otis triste esperando que você confirme e dê uma chance…