Review / Tutorial: Collapsed

Ola, aqui é o Pena e hoje trago um jogo de plataforma de tiro com rogue-like pra aqueles que curtem jogos que precisam de reflexos rápidos, o Collapsed.

Esse é o primeiro jogo da Glaive Games, sendo que ele lançado inicialmente para PC em 2019 e recebeu o port em março de 2021 para os consoles.

Já deixo um comentário aqui:
A versão pros consoles é apenas de um jogador, no PC tem multi-player. Como o review foi feito a partir da versão do PlayStation 4, não tenho como comentar sobre essa parte.

Review feito em base da versão pra PlayStation 4
(código cedido pela Fun Games LLC )

Titulo: Collapsed
Produtora: Glaive Games
Distribuidora: Fun Games LLC / OverGamez
Gênero: Plataforma / Rogue-Like
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e PC
Mídia: Digital
Textos: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Russo e Chinês Simplificado
Jogadores: 1 Jogador (Consoles) /Multi-Online (PC)

História

O mundo foi destruído, ponto final.
Como ocorreu isso? Bem, é ai que o entramos numa espécie de simulador que lê as memórias do prisioneiro, cantando pedaços do que ocorreu.

A maior parte da história é contada em pedaços de memórias que encontramos durante as explorações, já que não temos interações com nenhum NPC durante a campanha.
A premissa da história é interessante, mas infelizmente faltou se aprofundar mais, mas como a ideia do jogo era focar na ação, eles deixaram algo bem subjetivo com apenas alguns pontos concretos pro próprio jogador montar os acontecimentos.

Gráficos

Os gráficos do jogo são todos em 2D, usando esquema de sprites que lembram aqueles jogos antigos de flash. Não está mal feito, mesmo com a distância da pra ver detalhes bem interessantes nos inimigos e no cenário.

O problema é, como a maioria dos rogue-like, a variação dos cenários é bem pequena e com pouco tempo de jogatina você já começa a pegar os parâmetros dos mapas por causa disso, mas ainda assim, tem uns locais interessantes, não focaram em deixar somente em locais escuros, dando pra aproveitar outros pontos mais claros e ver a destruição em vários pontos.

Áudio

As musicas em geral são puxadas pra as mais tensas, justamente pra manter o clima pós-apocalíptico que o jogo propõem, enquanto as musicas dos chefes dão uma agitada, mas ainda assim mantém a tensão.

Não temos dublagem nas poucas conversas que temos (que eu não vou entrar em detalhes delas), mas tem alguns gritos e gemidos dos inimigos durante a carnificina do jogo.

Infelizmente não achei a OST do jogo em nenhum lugar, somente a da tela título que a própria produtora disponibilizou no canal deles, então segue ela aqui pra dar um gostinho dele.

Jogabilidade

O nível não é exatamente do personagem, mais pra frente explico melhor

Como comentei, ele é um jogo de plataforma com rogue-like, mas ao contrário da maioria dos jogos desse gênero, pelo menos temos algumas coisas que facilitam a sua vida (enquanto outras vão aumentar a dificuldade a níveis extremos).

Um dos pontos é que, existem 4 personagens e 4 slots de save, então você pode usar as quatro classes separadamente sem problema, já que há uma divisão de recursos entre eles, mas no momento certo eu explico melhor isso.

Personagens

Ao iniciar uma nova partida em um slot vazio, você escolhe uma das 4 classes de personagens. Elas não afetam em nada a história, mas como eles tem algumas peculiaridades , vou explicar cada um separado.

Reaper

Ataque físico
Tiro

O Reaper é uma unidade usada pra atacar várias inimigos ao seu redor ao mesmo tempo com o seu ataque físicos e tem um tiro rápido de longo alcance, mas é apenas 1 tiro por vez
As habilidades passivas dele são:

  • Funnel: usar o dash faz o raio de pegar itens no ar seja maior por 3 segundos;
  • Ammo Steal: recupera 5% do total de balas a cada 4 segundos.

Devouer

Devourer é uma unidade focada em ataques de longa distância ao estilo de sniper. Os ataques físicos usam uma lança pra afastar os inimigos enquanto os tiros tem um longo alcance, mas é bem lenta a cadência entre eles.
As habilidades passivas dele são:

  • Counter Air: Tiros causam um dano 50% maior em inimigos no ar;
  • Free Shot: recebe um tiro extra a cada 5 segundos.

Warrior

Warrior é focado em ataques de curta e média distância, tanto com a espada larga, que é um pouco mais lenta, como com a sua espingarda que espalha os tiros.
As habilidades passivas dele são:

  • Blade Boost: aumenta o dano dos ataques físicos;
  • Bullet Burst: aumenta dano dos tiros em 15%;
  • Ammo Blow: Ultimo ataque do combo recarrega 20% das balas.

Pest

O Pest é um pouco mais versátil, com ataques curtos rápidos e tiros laser que focam a direção dos tiros depois de manter os ataques por algum tempo, mas os tiros dele são bem curtos pra compensar tão mudança.
As habilidades passivas dele são:

  • Ultimate Aim: diminui a distância entre os tiros espalhados;
  • Ammo Regeneration: Recarrega 2,5% dos tiros a cada 5 segundos.

Menu

O menu de equipamentos do jogo também é simples e direto. No lado esquerdo mostra os seus status, como vida, munição e outros aspectos, enquanto no lado direito mostra os seus equipamentos.

O jogo é todo baseado no grid de equipamentos mais fortes, então entender essa parte é importante. As imagens iniciais de cada equipamento muda de personagem pra personagem, mas segue exatamente a mesma sequencia:

  • Arma de longo alcance;
  • Arma de curto alcance;
  • Armadura.

No menu você pode comparar os seus equipamentos e cada categoria pode equipar 3 itens cada. Mas precisam ser itens diferentes, não da pra equipar 2 “Multi Chamber“, por exemplo. Repare que os nomes dos equipamentos estão de cor diferente, eles variam conforme a raridade, segue uma pequena lista:

CorDescrição
LaranjaEquipamentos normais
RoxoMesma base dos normais, mas geralmente tem status melhores do que os os da mesma categoria no mesmo nível
VermelhoEquipamentos únicos que são variações dos bases, tem mais bônus, mas também tem algumas penalidade.

Todos os equipamentos tem a sua habilidade básica e uma aleatória, sendo essa segunda marcada no “Efeito Adicional“. O nível do equipamento determina a força dessa segunda habilidade e claro, os itens de maiores níveis vem nas dificuldades mais elevadas.

Dois últimos detalhes. Aqueles dois itens separados são equipamentos que dão técnicas que você ativa durante as explorações e variam conforme a classe que você está utilizando.
O outro detalhe é que tem limite de inventário, você pode carregar até 18 equipamentos com você, então se você pretende guardar algo, organize bem o seu inventário.

Memory Void

O Memory Void é o ponto de partida da exploração, mas aqui a coisa é bem simples e direto, não tem muito o que inventar, tem apenas 3 pontos de interação.

Global Progress Tree

Conforme avança na sua exploração, você adquire três tipos de materiais que são utilizado na Árvore Global de Progresso. Por que Global ? Porque tudo que você libera aqui é compartilhado entre os 4 slots de save do seu jogo, então um dos motivos que eu comentei que você pode criar as 4 classes sem muitos problemas é por que praticamente tudo do jogo é compartilhado entre os slots.

Temos uns detalhes nessa parte:

  • Qualquer melhoria tem que ser equipada pra o efeito funcionar. No começo tem somente quatro slots de técnicas, mas ao avançar consegue liberar mais;
  • Nessa parte não libera apenas técnicas de melhoria dos personagens, mas também equipamentos que, uma vez liberados aqui, podem aparece em qualquer lugar do jogo aleatoriamente.

Aqui é o único ponto do jogo que você pode customizar a parte de técnicas, então antes de sair pra a exploração, tenha certeza que você equipou o que precisa.

Storage

Outro ponto que deixaram mais fácil em comparação a outros rogue-like é que ao morrer você NÃO PERDE nenhum equipamento. Quando você retornar pro Memory Void, você pode deixar aqui os itens que pretende guardar e ao carregar outro slot, retirar e equipar no outro personagem, agilizando a sua vida.

Uma coisa interessante aqui é que, se você guardar um equipamento de técnica com uma classe e carregar o save de outra classe, os itens são alterados pra os correspondentes a classe que você está utilizando no momento.

Lost Memory Log

É aqui que você entra pra iniciar a sua exploração. Cada Log é um nível de dificuldade e você libera o próximo Log quando finalizar o o jogo no seu anterior. O maior nível é o 10 e a partir do quinto nível começam a adicionar efeitos pra atrapalhar a sua vida, indo de reduzir o seu HP máximo até não cair itens pra recuperar o seu HP ou munição.

Exploração

Cada campanha é dividida em 10 estágios, funcionando da seguinte maneira:

  • 2 estágios de exploração;
  • Estágio do sub-chefe;
  • Mais 2 estágios de exploração;
  • Outro estágio de sub-chefe;
  • Novamente 2 estágios de exploração;
  • Mais um estágio de sub-chefe;
  • Chefe final.

Quais estágios e subchefes aparecem são relativamente aleatórios, você até consegue escolher um ponto ou outro (explico posteriormente), mas a construção do estágio e o que tem nele é totalmente aleatório.

Na exploração você controla a mira do personagem enquanto pode se mover normalmente, além de emendar os ataques físicos pra recuperar as balas, que são limitadas. Derrotando eles tem chance de cair itens de cura, recarregar o seu estoque de cura ou munição.

A cura reserva está sempre equipada (no caso do PS4, no ) e a porcentagem mostrada ali é relativa ao seu HP máximo e conforme você usa ele, carrega o seu HP.
Por exemplo, se o seu máximo de HP é 301, que nem na imagem, em 100% sua cura reserva carrega EXATAMENTE esses 301 de HP

Desde o começo do jogo você tem liberado o pulo duplo, escalar na parede e o dash. Quando você está escalando, é possível atirar enquanto está na parede, isso ajuda bastante na exploração dos estágios.

Todos as habilidades são essenciais na exploração, principalmente o Dash, já que ele consegue evitar todos os ataques se você atravessar os tiros no momento certo.

Conforme você explora o estágio, vai completando o mapa pra conseguir se guiar nele, já que alguns podem ser meio confusos mesmo.

Ao abrir baús, derrotar inimigos ou abrir portais podem aparecer itens de 2 tipos:

  • Os que flutuam são itens de recarga instantânea, podendo ser cura de HP, munição ou cura reserva. Eles só são pegos se realmente tiver necessidade, bastando chegar perto deles. Esses SOMEM depois de um tempo;
  • Itens que ficam no chão são equipamentos. Esses ficam no chão até você decidir pega-los.

Alguns inimigos aparecem com uma aura colorida, eles são os elites. Além de receberem bônus variados, como poder impedir tiros, tem mais HP também, mas pelo menos tem chance maior de deixar itens.

O objetivo em cada estágio de exploração é achar o portal verdadeiro que te leva pro próximo level. Quando você ativa o portal, você fica preso na área e vários inimigos aparecem pra derrota-los. Ao derrotar todos, temos 3 conclusões:

  • Portal falso normal: deixa itens aleatórios;
  • Portal Distorcido: Esse aparece raramente, se você ativar ele, inimigos elites aparecem e se sobreviver, recebe itens aleatórios mais fortes;
  • Portal Verdadeiro: te permite seguir pra a próxima área.

Quando você derrota um dos sub-chefes, aparece dois portais pra você escolher qual o próximo sub-chefe pretende enfrentar, e subsequente, quais estágios irá explorar. Esse padrão mantém até você derrotar o terceiro sub-chefe, aonde dali segue pro ultimo chefe, que eu não vou explicar nada dele pra não estragar a surpresa.

Criar item

Raras vezes aparecem locais durante a exploração que te permite criar ou alterar equipamentos e tem diferença entre eles:

  • No primeiro tipo você sacrifica três equipamentos pra criar um da categoria que selecionou. o nível do equipamento criado é o mesmo dos que você encontraria no level que você está e o efeito adicional é aleatório;
  • No segundo tipo você escolhe um dos seus equipamentos do inventário e utiliza os mesmo materiais que são utilizados na árvore global pra trocar aleatoriamente o efeito adicional dele, sendo que o nível do equipamento continua o mesmo

Conquistas

Tive que desistir desse, 9 dificuldade não tava dando mais pra mim…

Como todo rogue-like que foca em forçar novas partidas aumentando a dificuldade, esse jogo é bem complicado de completar a lista de conquistas dele (a lista é a mesma pro PS4 como na Steam). Das conquistas mais complicadas, temos:

ConquistaDescrição
Hunting Season is ClosedDerrotar todos os inimigos supremos na ultima dificuldade
Experienced ScientistLiberar todos os pontos da árvore de habilidades global
ReaperDerrotar 15 mil inimigos comuns

Conclusão

Pra quem gosta de jogos de tiro em plataforma com uma boa dificuldade e não está muito interessado na história, Collapsed é uma boa pedida, já que o foco dele é exatamente a destruição e matança das hordas de inimigos enquanto você melhora os seus equipamentos.

O detalhe é que nas ultimas dificuldades, principalmente durante as batalhas do ultimo chefe, o dano fica tão absurdo que com cerca de 3~4 ataques você já morre, o que acaba obrigando a decorar os padrões de ataque num nível de especialista e mesmo assim fica difícil esquivar.