Review / Tutorial de Sir Lovelot

* Esta análise foi feita com o código cedido pela pixel.lu (versão PS4/PS5)

Distribuidora: Sometimes You / pixel.lu
Produtora: pixel.lu
Plataforma: PS4 / PS5 / Xbox One / Xbox Series X / Xbox Series S / Switch / PC
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2021

Sir Lovelot é um jogo de plataforma/masocore, com foco em coletar presentes para donzelas enquanto mata monstros e evita armadilhas.

Achar o amor da sua vida pode ser algo complicado: que o diga o cavaleiro do título!
Sir Lovelot precisa coletar presentes para sua(s) amada(s) para conquistar corações e subir pelas tranças, no melhor estilo Rapunzel.

Após uma noite… acabou o amor!

Porém, na manhã seguinte ele é sempre enxotado e precisa achar um novo amor.
Lovelot, o que você faz durante a noite?
Ok, ok, não quero ser indelicado! O que acontece na torre, fica na torre!

As conquistas começam “simples”, bastando uma flor para sua amada no primeiro mundo, mas logo anéis, doces e diamantes são necessários.
Ao longo dos 42 níveis, a dificuldade vai aumentando progressivamente, bem como o sofrimento do jogador para finalizá-los.

Flor em punho, Lovelot conquista a donzela da vez!

O cavaleiro possui pulo duplo e disparos rápidos… e só!
O resto vai da sua habilidade em saltar e se agarrar às paredes, deslizar nos momentos certos e evitar os precipícios com espinhos mortais.

Há diversas passagens secretas: algumas funcionam como atalhos, outras escondem gansos, um dos coletáveis do jogo (além de um tesouro secreto).
Moedas flutuantes podem ser coletadas, além de outras escondidas em lâmpadas penduradas e outros objetos destrutíveis, incluindo pedras.

Passagens secretas podem esconder gansos… mesmo embaixo d’água!

Os inimigos incluem criaturas roxas, semelhantes a slimes, em diversas formas: alguns fixos (atacando apenas com mordidas), outros móveis, e ainda inimigos que disparam rajadas de tiro.
Morcegos aumentam a dificuldade com a mobilidade aérea, piranhas e baiacus na água, além de tentáculos roxos que surgem de buracos.
No time dos mais chatos de enfrentar, esqueletos suicidas e gorilas verdes que fazem pedras caírem do teto.
Um chefe apenas, no final do jogo, encerra o grupo de adversários.

Na última fase de cada mundo, a fuga de uma rocha gigante aumenta o desafio (sim, aquela alavanca precisa ser acionada!)


Os quatro mundos são a floresta inicial, cavernas, a parte aquática (e que muda consideravelmente o gameplay) e o cenário com lava.
Diversas plataformas exigem saltos precisos, incluindo plataformas quebráveis.
Dentre as diversas armadilhas, lâminas móveis penduradas no teto, plataformas voadoras com espinhos (assemelhando-se a dentes), espinhos no chão, a já mencionada lava e serras voadoras são alguns dos exemplos.

Trampolins e lava: uma bela combinação para o masocore


Como dito na introdução, Sir Lovelot é um masocore, ao melhor estilo Super Meat Boy, porém um pouco mais leve.
Não se engane, você ainda vai morrer inúmeras vezes, mas a frustração é menor e o jogo é mais acessível, permitindo que inimigos derrotados antes da morte não retornem (com exceção dos esqueletos suicidas).

Impressionante detalhamento gráfico e diversas camadas num mundo pixelado


O gráfico simples e altamente pixelado revela grandes cenários, com personagens mínimos na tela, tudo bastante colorido.
A trilha sonora possui um quê de desenho animado, com temas viciantes e que facilmente grudam no cérebro (de uma maneira boa).

O gorila verde é DEFINITIVAMENTE o inimigo mais irritante do jogo


A platina consiste em finalizar os 42 estágios, coletar determinados números de cada um dos itens do jogo, achar o tesouro secreto, morrer 100 vezes, finalizar um nível sem morrer e pausar o jogo.
Além da platina, o jogo oferece um sistema de porcentagem, sendo 100% em cada fase coletar todos os itens no número pedido e morrer até um determinado número de vezes.

RESUMO DA ÓPERA:
Sir Lovelot é um divertido masocore, punitivo, mas sem exagerar na dose.
As mortes serão inúmeras, mas o jogo não chega a se tornar frustrante.
Visual e trilha sonora leves contribuem para o clima ameno enquanto o cavaleiro segue sua jornada em busca do verdadeiro amor.