Review / Tutorial: Star Renegades

Se não gosta de arte em pixel,
você será dizimado pelo Império

Ola, aqui é o Pena e chutei o Pena dessa dimensão em nome da MÃE pra escrever esse review de Star Renegades, que tem uma forte referência a série Star Wars.

Ele foi produzido pela Massive Damage, que lançou o jogo Halcyon 6: Starbase Commander, e publicado pela Raw Fury, que temos review de jogos deles aqui, tal como West of Dead, Kingdom Two Crowns e Mosaic.

Tematizado numa guerra intergalática, esse é um jogo de RPG / Estratégia com rogue-like, então já pode esperar bastante aleatoriedade em cada uma das partidas.

Ele saiu inicialmente para PC pela Steam, saindo depois para Xbox One, Nintendo Switch e PlayStation 4. Também esta pra sair a versão da Epic Games em Abril de 2021.

Review feito em base da versão do PlayStation 4
(código cedido pela Raw Fury)

Titulo: Star Renegades
Produtora: Massive Damage
Distribuidora: Raw Fury
Gênero: RPG / Estratégia / Rogue-like
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC
Mídia: Física e Digital
Textos: Português, Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Polonês, Russo, Japonês, Chinês e Coreano

Links de compra da versão FÍSICA JAPONESA COM INGLÊS:

História

A galáxia está sobre o ataque de um força estelar conhecida apenas como Império guiados por uma IA denominada “Mãe“, tendo uma tecnologia muito mais avançada do que a conhecida na sua dimensão. Sim, é isso mesmo, dimensão.

Logo no começo já explica que essa força vem de uma dimensão paralela com o simples intuito de conquistar totalmente essa dimensão.

É aqui que entra o robô operário J5T-1N, o verdadeiro protagonista da história. Ele é enviado pela Professora Zurek para uma nova dimensão com todas as informações coletadas da invasão e assim bolar novos planos para que dessa vez essa nova dimensão consiga se defender da invasão do Império.

A premissa da história é bem interessante, além de ter diversas referências a famosa série Star Wars, mas infelizmente ela termina ai, não há um desenvolvimento dela, ficando apenas como plano de fundo pra as diversas partidas que te espera.

Mesmo com uma grande repetição de falas, o jogo pelo menos mantém um tom mais humorado durante a campanha, fazendo piadas justamente com coisas do universo de Star Wars e outras séries de ficção científicas espaciais.

Apesar de termos diversos heróis no jogo, não há um desenvolvimento deles, então não entrarei em detalhes sobre as personalidades deles.

Gráficos

Tirando a abertura do jogo, que é feita com uma animação, os gráficos são todos feitos em pixel art e como ela é feita varia bastante dependendo do ponto que você pega pra analisar.

Uma das heroínas do jogo

A arte dos avatares dos personagens durante as conversas são bem feitos, mesmo que algumas cores fiquem um pouco chapadas durante alguns movimentos, mas ainda assim tem ótima qualidade e bastante detalhes.
Isso também se mantém durante as animações que ocorrem durante o avançar do jogo, tiveram um com cuidado aqui.

A qualidade é mantida durante as batalhas, tanto para o cenário que tem bastante variação dentro dos poucos mundos que você explora, como nos inimigos, mas aqui já é possível reparar que os HERÓIS não receberam tantos detalhes assim, ficaram bem mais simples. Não são mal feitos, mas há uma grande discrepância entre as duas artes, pelo menos nos personagens “magros“, alguns que tem uma armadura mais elaborada recebem um detalhamento extra, isso devido ao tamanho deles.

Gif de animação direto do
Twitter dos produtores

Os mapas dos mundos também tem uma qualidade enorme, mas aqui os personagens ficam menores ainda, tendo pouquíssimos detalhes, é compreensivo pela proposta, mas não curta apontar. Em diversos pontos tem umas artes interessantes nos mundos.

Trava nos efeito de entrada nas batalhas

Infelizmente, pelo menos na versão do PlayStation 4 temos umas quedas de frames durante alguns efeitos de entrada de batalha e ataques que chegam incomodar um pouco, por que dá uns cortes grandes em certos ataques. Não é sempre e nem em ataques específicos, varia do que está acontecendo na batalha, mas acontece com bastante frequência

Áudio

As músicas do jogo são num estilo eletrônico que lembra bastante os chiptunes, muito boas por sinal, mesmo que não há uma variação tão grande nelas, são competentes o suficiente pra agradar mesmo as diversas rodadas dos jogo.

Já é de se imaginar, o jogo não tem dublagem alguma, não afeta em nada a diversão do jogo, mas sempre é bom avisar pra aqueles que fazem questão disso.

Como as músicas do jogo estão no Spotify, segue o player dela pra você curtir enquanto lê o review e a parte do tutorial.

Jogabilidade

Jogos rogue-like geralmente tem partidas curtas, mas esse não é o caso de Star Renegades, já que o uso de estratégia dele prolonga bastante cada dimensão (partida) e como todo bom jogo desse estilo tem várias mecânicas que necessitam ter um bom entendimento pra conseguir vencer, vamos separar por partes aqui.

Menu

Seu time inicial

O menu do jogo é bem simples e direto, aonde você vai mexer mais no seu time do que qualquer outro ponto, mas já no menu inicial temos os quatro materiais principais utilizados no jogo.

TipoUso Mantém?
Intel Liberar vantagens pra cada classe
Liberar novas classes e versões alternativas delas
Sim
Tech Liberar novos equipamentos na campanha
Liberar novas funções do J5T-1N
Sim
DNA Aumentar o nível dos heróis Não
Credit Comprar equipamentos de vendedores Não

Squad

Tela principal do seu time já preparado pra subir de nível

Essa é a tela que você mais vai entrar durante todo o jogo, tendo até botão especifico pra entrar direto nessa parte do menu (no PS4 é o ). Nessa parte eu não vou entrar em detalhes dos status dos personagens, vou deixar pra quando for abordar as batalhas propriamente ditas, já que ali será uma parte pesada na leitura, por que tem muita coisa.

Quando você tem DNA suficiente pra subir um heróis de nível, o jogo libera a opção Level Up, dai basta segurar o botão indicado pra evolui-lo.

Também é possível ver o geral da classe, que mostra quais técnicas e cartas ela recebe a cada nível, podendo navegar nelas pegar mais informações.

Ao escolher qualquer um dos heróis, você entra no status geral dele, como também tem a parte de equipar os itens que você encontra nas missões. Cada herói pode equipar 3 dos 6 tipos de equipamentos disponíveis.

Ao selecionar qualquer um dos slots do herói, abre o seu veterinário com todos os equipamentos, mesmo aqueles que a classe não pode utilizar.
Só que lembra que estamos num rogue-like, correto?

Então, aqui já jogo a primeira bomba, está vendo aquele pequeno número no desenho do equipamento? Ele indica qual é o nível mínimo que o personagem tem que estar pra usar o equipamento. Isso já vai exigir de você um planejamento.

Todos os equipamentos tem de uma a quatro técnicas e elas são mostradas logo abaixo do nome do equipamento e da sua raridade. Aé, claro que, como é um rogue-like, temos raridade nos equipamentos também, sendo eles (e suas cores):

ComumIncomumRaroÉpicoLendário

Claro, quanto mais raro o equipamento, mais forte são as técnicas que ele tem em comparação a raridades menores com a mesma habilidade e eles tem mais chance de vir com mais habilidades. Pelo menos a chance de vir equipamento lendário no final da campanha é bem alta.

Um ponto final sobre a parte dos equipamentos aqui é que você vende eles nesse menu direto, basta segurar o botão indicado (mostra até o valor recebido do lado dele), já que os lojistas realmente só vendem equipamentos

Nesse menu ainda você consegue ver os ataques já liberados na seção Power, como também as cartas (que são usadas no acampamento) na seção Cards e até as vantagens e desvantagens que o personagem tem nele no momento na seção Traits.

Formation

Só 3 heróis no começo, mas entra outros no decorrer da missão

Aqui você acerta o posicionamento dos seus heróis.
Como nesse jogo o local aonde o personagem está afeta bastante o desenrolar das batalhas, é bom ajustar isso corretamente.

  • Front Line: A linha de frente do seu time, coloco as classes que sejam especializadas em defesa e tenha um boa resistência pra segurar as pancadas;
  • Back Line: A retaguarda é pras classes de suporte ou focadas em dano sem muita defesa. Ataques normais não alcançam a retaguarda enquanto tiver um personagem na linha de frente. Isso vale pros inimigos também.
J5T-1N tem carisma XD

Claro que existem ataques que acertam a retaguarda sem precisar acabar com com a linha de frente, então conseguir entender o fluxo da batalha ajuda demais (eu entro em mais detalhe na parte de batalha mesmo).

Imperium

Nessa parte do menu você acessa a parte dos inimigos únicos que apareceram na sua campanha atual. Nele você consegue ver as características deles, te dando uma ideia do que você precisa pra enfrentar eles com mais facilidade.

Toda vez que entrar num novo planeta, você é encaminhado pra essa tela, justamente pra você se preparar, dentro dos recursos que você tem.

Tutorials

Qualquer duvida, só olhar aqui

Toda e qualquer mensagem de sistema do jogo explicando algo fica salva aqui quando é liberada, podendo averiguar sempre pra tirar as duvidas básicas do jogo.

Score Cards

Aqui mostra um resumo de cada uma das partidas que você fez no jogo, tanto as vitórias como as derrotas, além de mostrar recursos adquiridos e se liberou alguma nova classe.

Options

No options você altera algumas das configurações do jogo, como tirar alguns efeitos e ativar a aceleração das animações durante as batalhas. Mudar de língua somente no menu inicial do jogo e precisa reiniciar ele pra a alteração funcionar.

Abandon Mission / Save & Exit

As duas opções são bem simples e diretas:

  • Adandon Mission: desiste da missão atual e retorna pra a base e reiniciar toda a campanha. É contado como derrota;
  • Save & Exit: Salva e retorna pra a tela título. O Jogo não salva a cada movimento no mapa, mas salva automaticamente DENTRO das batalhas, então não da pra trapacear lá.
Esqueleto do He-man, é você?

Base

Antes do inicio da próxima missão / partida, você entra na base da resistência pra realizar os preparos necessários.
É aqui que você vai liberar novos conteúdos pra as missões seguintes com os recursos que você coletou na missão anterior.

Assim que você entra na área aberta da base ela faz uma contagem da quantidade de intel que você adquiriu na partida anterior pra liberar novas vantagens das classes. Cada nível tem uma vantagem pré-definida e elas NÃO CONSOMEM o seu intel.

Quantum Synchronizer

Aqui sim tem o gasto de intel . Conforme avança no jogo, você libera novas classes e versões progenitoras, que são versões alternativas das classes base. Qualquer classe liberara aparece aqui pra comprar.

Training Grounds

Essa parte é da ultima atualização e DLC gratuitaEnter the Dragoon“, uma classe nova. Nessa parte você compra com intel as vantagens dessa classe, já que ele não está na lista original de vantagens liberadas só por adquirir intel.
Provavelmente se recebermos novas classes, elas terão as suas vantagens listadas aqui.

Armory

No começo do jogo a variedade de equipamentos que estão disponíveis pra aparecer nos baús é pequena e, sem nem precisar dizer, são os mais fracos do jogo.
Aqui você utiliza o tech adquirido pra liberar novos equipamentos que aparecem aleatoriamente nas partidas. Além disso, a cada 6 equipamentos liberados, você recebe um ponto pra promoção e rebaixamento, que funciona assim:

  • Promoção: Aumenta em 100% (dentro da porcentagem interna) as chances do equipamento aparecer durante a partida. Quando selecionado, o fundo fica amarelo;
  • Rebaixamento: Diminui em 50% (dentro da porcentagem interna) as chances do equipamento aparecer durante a partida. Quando selecionado, o fundo fica roxo;

Além de liberar os equipamentos e escolher as promoções e rebaixamentos, você também pode escolher um, E APENAS UM, dos equipamentos liberados pra começar a próxima campanha. Quando selecionado, o fundo fica verde.

Droid Lab

Aqui você também utiliza o tech pra liberar novos módulos pro J5T-1N, que auxiliam você durante as missões. Os efeitos são variados, indo de encontrar recursos durante a noite, como também aparecer mais vendedores ou heróis ao liberar um planeta.
Só é possível equipar UM MÓDULO por vez, então pense bem qual você utilizara.

Cantina

Esse é o ponto inicial quando você retorna da missão e é apenas pra curtir algumas conversas dos personagens e rir um pouco com algumas piadas, nada essencial aqui.

Início da Próxima Missão

Todas as classes disponíveis e algumas já com a sua variante

Depois de feito todas os preparativos, é hora de seguir pra a próxima dimensão e enfrentar novamente o Império.
Pra isso você precisa escolher entre 3 das 14 classes disponíveis (já contando com a nova DLC). Claro que nem tudo está liberado desde o começo, mas já da pra ter uma noção do que te espera. Eu não vou entrar em detalhes das classes, senão vou me estender muito, mas nesse menu, qualquer classe que tenho esse símbolo , indica que já tem liberado uma versão alternativa dela.

Detalhe, em todas as campanhas sempre tem uma classe que está bloqueada devido a história. O motivo? Só jogando pra saber.

Depois que você seleciona os 3 heróis que iniciarão a nova campanha, entra a tela de seleção de vantagens. Essas são aquelas vantagens que libera pelo acumulo de intel (ou comprando pras classes de DLC). Só é possível selecionar uma por herói, então planeie bem o que pretende fazer.

Ultima dificuldade é o inferno no multi-verso ><

(imagem da seleção de dificuldade)

Por ultimo, vem a seleção de dificuldade. No inicio só tem as dificuldades fácil e normal, mas a cada ver que você derrotar o Império na maior dificuldade disponível, a próxima é liberada.
Só pela curiosidade, segue todas as dificuldades:

  • Fácil;
  • Normal;
  • Severo;
  • Extremo;
  • Entropia I;
  • Entropia II;
  • Entropia III;
  • Entropia IV;
  • Entropia V.

Pela curiosidade, a partir do Entropia I, ele vai acumulando tudo que tinha na dificuldade anterior, então segue o resumo do que te esperar caso tente alcançar o Entropia V:

  • Inimigos tem mais 20% de vida / armadura / escudo e causam 20% mais dano (baseado no nível normal);
  • Oponentes recebem status Furioso em vez de Enraivecido (maior dano, mais rápido e não recebe break);
  • Todos os inimigos recebem 50% de resistência a ataques que causam atraso depois de receber um break;
  • Todos os inimigos comuns recebem vantagens extras;
  • Escudo só recupera 50% do total depois de uma batalha;
  • Não recupera os status depois de derrotar um Behemoth;
  • Todos os combates que não são de chefes tem mais inimigos;
  • Todos os inimigos especiais recebem vantagens extras;
  • Behemoth recebem unidades de suporte.

Curiosidade: Entropia

A entropia é uma grandeza termodinâmica que mede o grau de desordem ou de aleatoriedade de um sistema físico. A entropia é uma grandeza termodinâmica associada à irreversibilidade dos estados de um sistema físico. É comumente associada ao grau de “desordem” ou “aleatoriedade” de um sistema.
Fonte: Brasil Escola

Seleção de Planeta

Seleção Original
Imagem já atualizada depois da DLC The Imperium Strikes Back

Essa parte é mais pra você ter noção de quanto falta pra finalizar a campanha atual.
Com a atualização da DLC The Imperium Strikes Back“, foi acrescentado o Planeta Prycon, que já é mais difícil normalmente, mas ele só está disponível depois de derrotar o Império pela primeira vez, dai não importa a dificuldade que você estiver jogando.
Nessa parte você tem um relance do chefe da área, claro que eu não deixei carregar na foto pra deixar na curiosidade.

Exploração

A exploração dos planetas é dada por mapas divididos em áreas, sendo mais fácil compara-los a um tabuleiro. Tem 2 modos de exploração no jogo, mas eles seguem umas bases, que eu já explico com mais detalhes.

Exploração com dias

No geral das missões, você tem 3 dias pra realizar as suas ações antes do Behemoth, que é o chefe que vai invadir o planeta chegar.

Cada dia você tem 3 movimentos, totalizando 9 movimentos entre cada uma das áreas.
Como mostra na imagem, quando tem uma batalha na área que você pretende invadir, mostra uma informação básica do inimigo e nessas partes que tem a contagem de dia, no canto inferior direito, mostra quais inimigos estão nela.

A cada 3 movimentos usando as cargas de invasão, chega a noite, dai você precisa acampar pra passar o dia. A parte do acampamento eu entro em detalhes mais a frente.

Dentro do limite, você tem liberdade de andar nas áreas que você já destravou sem nenhuma penalidade, mas todo dia alguma área será bloqueada, elas ficam marcadas no mapa e depois que são bloqueadas, você só consegue desbloqueá-las no centro do mapa, aonde está o objeto dele. No centro do mapa também um acampamento que te permite descansar sem gastar todas as cargas, mas não é lá muito aconselhável isso.

Nos 3 planetas originais (não contando o Prycon), existem uns inimigos especiais que se forem derrotados liberam uma área extra no planeta, se você conquistar a área que ele aparece, claro. Mas lembre-se, os mapas aqui são todos aleatórios, desde o posicionamento dos inimigos, como o seu e o objetos que aparecem nele.

Se você encontrou a área nova mas ainda não derrotou o inimigo, fica essa exclamação (tanto de dia como de noite) e se derrotar ele, durante a noite abre o acesso pra essa área extra.

Lembra daqueles inimigos que aparecem no menu Imperium? Então, como comentei, eles são inimigos únicos e eles são indicados por esse símbolo em cima do personagem pra facilitar encontra-los no mapa. Nas áreas extras os lideres delas também tem esse simbolo pra indica-lo.

Como só tem 9 movimentos e é impossível andar todas as áreas do mapa, você pode usar a visão geral pra planejar o que todos os seus movimentos com antemão.

Quando você abre um baú do mapa, aparecem três itens pra escolha, mas infelizmente você só pode escolher um deles. Se você já tem o nível necessário pra equipar, já pode escolher o personagem e equipar na hora, senão deixa no seu inventário.

Algumas raras vezes aparecem essas naves no começo de um dia, elas também são áreas extras, se encontrar uma, aproveita pra pegar itens novos lá.

Exploração sem dias

Nas áreas que não tem a contagem de dias, funciona um pouco diferente. Elas geralmente são das áreas extras que você encontra na exploração geral e a primeira área do jogo antes de começar as invasões.

Ao contrário das explorações com dias, aqui você não tem livre movimento pelas áreas que você já passou. Ao avançar uma área, não tem como voltar, então aqui mais do que nunca planejar o que você pretende fazer é crucial.

Já deu pra reparar que entender o que tem no mapa vai te facilitar a vida no seu planejamento, né? Então segue os objetos gerais que você encontra nos mapas:

Barreira
Divisor entre as áreas. Gasta uma carga pra destrui-las.

Bloqueio
Indica que essa área não pode ser acessada, por bloqueio ou não poder voltar o caminho.

Area Lockdown
Área será bloqueada no final do dia caso não seja invadida.

Lockdown Terminal
Desbloqueia as áreas bloqueadas nas explorações com dias, podendo acessa-las novamente.

AA Gun
Pode atacar o seu time ao adentrar na área, causando dano antes da batalha.
Vencer a batalha destrói ela e recebe créditos.

Imperuim Tech
Baú com equipamentos variados. Tem diversas raridades deles, mas não é garantido que tem equipamento da mesma raridade.

Healing kit
Restaura a vida de todos os heróis e retira todas as desvantagens de ter morrido em batalha.


Shield Station
Recarrega todo o escudo do seu time e permite melhorar o escudo de um dos seus heróis.

Armor Station
Recarrega toda a armadura do seu time e permite melhorar a armadura de um dos seus heróis.

Credits Crate
Contem uma quantidade aleatória de créditos, que varia pra cada local.

DNA Vat
Contém uma quantidade aleatória de DNA, que varia pra cada local.

Food dispenser
Libera uma carta de comida aleatória pra um dos seus heróis aleatoriamente.

Acampamento

Esse marshmellow holográfico parece bom XD

Ao armar o acampamento ou quando você escolhe o próximo planeta, os personagens se reunem pra descansar, conversar e aumentar o seu nível de amizade.

e esse chá holográfico também parece bom

Nesse momento você pode utilizar as cartas que cada personagem recebe ao subir de nível, de ter derrotado inimigo forte juntos ou das máquinas de comida. Elas tem 2 utilidades básicas:

  • Aumentar o nível de amizade entre os heróis;
  • Acionar alguma vantagem temporária ou restaurar algum status.

Os tipos de cartas variam, mas temos a base de que, cartas dos personagens são permanentes, mesmo depois de usa-las, no próximo acampamento elas retornam, enquanto as de comida e de recebidas em batalhas tem uma única utilização.

Cada acampamento te disponibiliza 5 pontos de ação e cada carta tem um gasto diferente. Nas cartas também tem um numero no coração . Ela indica quantos pontos de amizade os 2 herois envolvidos recebem. Vale comentar que algumas cartas só são utilizaveis quando o nível de amizade deles está num nível minimo.

Combo descloqueado

Depenendo dos personagens, eles tem 3 a 4 níveis de amizade e cada nivel exige 25 ponts de amizade. Os níveis são:

NívelPontuaçãoRecompensa
Friends0~24Nenhum
Companions25~49Vantagens Lv.1
Partners50~74Combo liberado
Mates75 / 75~99Vantagens Lv.2
Soulmates100Classe ou Progênito liberado
É possível ver todos os níveis por númeors

Um ponto importante, com exceção do desbloqueio das novas classes e progênitos, qualquer vantagem, combo ou nível de amizade é resetado na próxima partida (é, vamos pra outra dimensão, né).

Behemoth

Ao passar os 3 dias, independente de quais ações você realizou na exploração, o Behemoth chega no planeta e assim começa a batalha final pra protege-lo. Como já é de se imaginar, são batalhas difíceis que requer um bom preparo.

Planeta livre

O mesmo equipamento pode ter bônus diferentes

Conseguiu derrotar o Behemoth?
Parabéns, agora vá gastar os créditos que você conseguiu na exploração nos vendedores que aparecem quando você libera o planeta.
Claro, os itens que eles vendem também são aleatórios, mas vêm 4 pra cada vendedor e nesse você não precisa escolher apenas um, basta ter os créditos necessários.

Também aparecem dois heróis aleatórios pra você escolher um deles pra a próxima parte da história. Um detalhe importante, ao contrário das classes que você escolhe antes de começar a próxima missão, os heróis que aparecem aqui são sempre da classe base e eles não colocam nenhum detalhe deles, então precisa decorar o que cada uma faz.

Batalhas

As batalhas são por turno no estilo clássico de RPG, mas incorpora um pouco da mecânica de atrasos nos ataques que você encontra em jogos da série Grandia ou no Child of the Light.
Antes de entrar nessa parte, explicar alguns detalhes aqui.

O que mais você vai ver nesse jogo são símbolos pra indicar algumas das mecânicas deles, mas vamos por parte, a parte de status básicos dos personagens e inimigos:

TipoDescrição
EscudoPrimeira camada de proteção, ataques normais tem que esgotar toda essa barreira antes de causar dano real.
ArmaduraNega dano na vida igual ao número marcado nele.
VidaA vida propriamente dita do personagem / inimigo.
Chegar a 0 nela o personagem morre.

Tá, beleza, tudo bonito maravilho, mas como isso funciona?!?!?!?!?!!?!?

Vamos usar o nosso “amigo” Varias Leed no exemplo

Varias Leed está agora com 30 dos 150 pontos de escudo, tem 17 pontos de armadura e está com 696 de 729 de vida.

Caso ele receba um ataque que cause exatos 49 de dano, vamos as contas (não fujam da matemática agora XD)

49 de dano30 de escudo = 19 de dano;
19 de dano17 de armadura = 2 de dano.

Parabéns, você vai causar 2 de dano no inimigo ahahaha.
Claro, escolhi esses valores de sacanagem.

Lógico que você não precisa ficar fazendo conta, quando você escolhe o ataque, mostra os as reduções das barras, mas é bom saber de onde está vindo isso.
Leve em consideração que esse exemplo que eu usei é apenas pra um ataque normal, existem sim ataque que penetram escudo e armadura e causam dano direto na vida, mesmo que parcial, mas a regra básica é a que eu expliquei.

Um detalhe importante é que SOMENTE PRO ESCUDO tem técnicas que recarregam ele, vida e armadura não tem. Pra recuperar esses pontos durante a batalha, você precisa de um equipamento que tenha a habilidade de roubar tais pontos dos inimigos durante um ataque (tem pra escudo também) e claro, não temos técnica pra ressuscitar um personagem caído.

Agora sobre os símbolos de ataque:

SímboloDescrição
Dano geralDano geral que afeta escudo e vida diretamente e que pode ser absorvido pela armadura.
Dano no escudoDano direcionado para a armadura, reduzindo a absorção de dano geral
Tempo de execuçãoQuanto tempo o ataque demora pra ser executado.

Aquela barra lá em cima é o tempo de execução do ataques. Cada round tem 60 segundos, mas claro que eles não são executado nesse tempo, é pra acertar a ordem dos ataques gerais.
Agora com esses pontos explicados, ai sim podemos entrar na parte da estratégia do jogo, que isso vai fazer você sobreviver nele XD

Criticos mostram quando está acertando o ataque.

Vários dos ataques causam um atraso na execução do ataque adversário quando causa um crítico. Só que nesse jogo o critico não é aleatório, ele é causado quando o ataque acerta o alvo ANTES DELE ATACAR. Além de poder atrasar o ataque do seu alvo (isso depende do ataque, não é aleatório), ataques críticos recebem bônus de dano e permite que habilidades extras do ataque e equipamentos funcionem, como o de roubar vida.

Break vai te salvar a vida

Além disso, caso você consiga atrasar o suficiente o seu oponente, ele perde o turno de ataque, mas tem um limite pra isso.
No icone do oponente tem um numero, caso ele chegue a ZERO, nenhum ataque causara atraso nele até ele usar um ataque e alguns ataques NÃO PODEM SER ATRASADOS.

Parece fácil, mas acredite, quando está enfrentando

vários inimigos ou chefes, qualquer deslize na estratégia pode de comprometer a partida por completo, então PENSE BEM antes de confirmar um ataque, principalmente os de ação imediata, esses depois de executado não tem retorno.
Você tem como acessar o menu do jogo (claro, sem poder trocar equipamentos) durante a batalha e voltar uma rodada, mas é apenas UMA VEZ POR PARTIDA.

Um dos vários combos do jogo

Outro detalhe aqui é aquela barra de Fury. Ela seria uma barra de “MP” conjunta entre todos os heróis do seu grupo e ela mantém o mesmo nível que estava depois de finalizar a batalha.
Alguns ataques são utilizáveis várias vezes na batalha, bastando ter Fury suficiente, mas alguns expecificos e os combos só podem ser utilizados 1 VEZ no combate todo.

Trocar entre as auras não perde turno.

Alguns habilidades, como as auras, não gastam turno pra ativa-las, saber utilizar isso vai te salvar a vida em vários momentos

Analisando os status dos inimigo

Antes de confirmar todos os comandos, você pode ver os status e os ataques de todos os personagens e adversários pra tomar as melhores decisões no jogo. Ele é complicado, mas não é injusto no ponto de esconder informação.

Só um detalhe, aqui não existe erro no acerto, então pelo menos nessa parte não precisa contar com a sorte, o que facilita muito pra acertar a sua estratégia.

Um detalhe final sobre as informações que você tem na hora de colocar os comandos é que se o ataque mata o inimigo, aparece a informação sobre isso, sendo dividido em:

  • Kill Shot: O ataque vai matar o inimigo ANTES DO ATAQUE dele;
  • Late Kill: O ataque vai matar o inimigo DEPOIS DO ATAQUE dele.

Só um detalhe, essa informação não é 100% precisa, já que ela não leva em consideração outras variáveis, como recarga do escudo, armadura ou vida devido a algum contra-ataque ou alguém receber um status que impeça o ataque durante a rodada.

Depois de finalizar a batalha, todo o escudo é recuperado e qualquer personagem volta a vida, mas ele recebe uma desvantagem, que só é retirada ao utilizar o Healing Kit ou finalizar o planeta.

Vitória & Derrota

Independente de você vencer o Império ou perder, é mostrado o cartão com os dados da partida e você volta pra a base pro preparo da próxima missão.

Caso você ganhe, a classe que estava bloqueada atualmente é liberada, mas outra é bloqueada no lugar.

Agora caso você perca, qualquer inimigo único que sobreviveu aparece novamente na próxima partida e se quem te derrotou foi um desses únicos, ele ainda por cima é promovido, podendo aparecer num planeta mais difícil e receber vantagens extras.

DLCs

No decorrer do tempo que o jogo foi lançado no PC, já recebemos algumas DLCs gratuitas e algumas delas já estão integradas no port pro PlayStation 4, então segue uma lista das que já saíram até o momento:

Enter the Dragoon

Essa DLC adiciona a classe Dragoon, uma das mais versáteis do jogo, tendo ataques bons pra atrasar os inimigos e o uso de auras.
Pra liberar ele precisa encontrar ele na sua prisão de “carbonite

  • Link pra a DLC da Steam aqui

The Imperium Strikes Back

Se as referencias a Star Wars durante todo o jogo já estavam óbvias, agora que não tem como não entender isso com um titulo como esse ahahahah.
Essa DLC adiciona o Planeta Prycon, um mundo de gelo que além de ser mais difícil que o normais, ele tem umas regras diferentes.

Nesse planeta não temos uma área extra, mas vaga por ele um inimigo chamado Abominação, que a cada dia muda de local e consome um dos inimigos, ficando mais forte.

  • Link pra a DLC da Steam aqui

Total Lunarcy

Essa DLC no momento só está disponível no PC, ela adiciona uma base lunar que pode aparecer aleatoriamente na sua partida.

  • Link pra a DLC da Steam aqui

Conquistas

Ainda não fechei as 13 vezes

Por si só o jogo já é trabalhoso pela sua mecânica de rogue-like, então não é surpresa alguma que a lista de conquistas do jogo também seja trabalhosa e vai exigir bastante empenho nele.

A lista é a mesma na Steam e no PS4, mas tem uma pequena mudança pro Xbox One que diminui BEM a dificuldade dele, já que ele não te obriga a fechar nas dificuldades mais elevadas, mas em compensação requer um comprometimento com o jogo por uma longa data.
Segue uma lista das mais complicadas:

ConquistaPlataformaDescrição
Sometimes I Amaze Even MyselfPS4 / SteamDerrotar o Império na dificuldade Entropy V
Abuser Of AutocratsPS4 / Steam Derrotar 500 soldados imperiais
AnticolonialistPS4 / Steam Derrotar o Império 13 vezes
Tyrant TopplerXbox OneDerrotar 1000 soldados imperiais
Lord of the MultiverseXbox One Derrotar o Império 100 vezes

Conclusão

Star Renegade, na sua proposta principal, de ser um jogo de RPG / Estratégia desafiador, é extremamente competente mesmo no normal, ainda mais conforme vai subindo a dificuldade, mas peca em ter um desenvolvimento inicial da trama bem interessante e depois deixar ela totalmente de lado, mesmo com o humor e fanservice durante todo o jogo, deixou uma lacuna que poderia ser bem aproveitada, então jogue ele sabendo que você está aqui pela jogabilidade e pelos gráficos.

Um detalhe, além das quedas de frame em diversos momentos são as travadas do jogo. Pelo menos no PlayStation 4, que foi a versão utilizada nesse review, houve vários crashes, forçando o reinicio do jogo e certos loads do jogo são bem demorados, principalmente o da animação inicial do jogo (que roda toda vez que você inicia o jogo), como na troca de planeta, que fica numa tela preta sem nenhuma indicação se o jogo está carregando ou travado.