Review / Tutorial: Neptunia Virtual Stars

Neptune já deu as caras como Idol

Ola, aqui é o Pena e dessa vez trago um review da série Neptunia, o Neptunia Virtual Stars (VVVTune no Japão).

Ainda não temos um novo jogo da linha principal da série, mas esse é o jogo de comemoração de 10 anos de existência das CPUs e a suas incansáveis batalhas piadas.

Ele é produzido pela Compile Heart e distribuído pela Idea Factory (que é a “cara” da empresa no ocidente). Produzidos por eles já fizemos review do Death End Re;Quest 2 e Arc of the Alchemist, como também o Azur Lane: Crosswave, que foi publicado pela IF.

Nesse jogo eles dão um foco a onda dos VTubers, canais que utilizam uma avatar de um personagem no estilo anime com animação em tempo real pra fazer as suas apresentações e muito delas seguem a linha de Idols, dai como Neptune e companhia não são estranhas nesse mundo, nada mais justo elas colocarem os pés nesse território também.

Review feito em base da versão do PlayStation 4
(código cedido pela Idea Factory)

Titulo: Neptunia Virtual Stars
Produtora: Compile Hearts
Distribuidora: Idea Factory
Gênero: Ação / Tiro em 3ª Pessoa / Hack’n Slash
Plataformas: PlayStation 4 e PC
Mídia: Física e Digital
Textos: Inglês
Dublagem: Japonês

Links para compra:

Franquia

Esse jogo é de comemoração dos 10 anos anos da série e enquanto não é necessário ter jogado nenhum dos jogos anteriores pra entender a história geral desse, é interessante ter jogado alguns deles, de preferência os da linha principal, já que tem algumas piadas justamente pelo tempo da série.
Como o review é só do Virtual Star, não vou prolongar muito, mas vou deixar um apanhado da série só pra dar um geral pra aqueles que não conhecem muito ela

Linha Principal

Os jogos que compõem essa linha são todos RPGs e é composto dos títulos:

  • Hyperdimension Neptunia: Primeiro jogo da série, é usado mais como base de apresentação das personagens, já que boa parte do que ocorre aqui não é mantido.
    Original do PS3, saiu remakes pra Vita, PC e um novo remake para PS5 (só no Japão por enquanto);

  • Hyperdimension Neptunia MK2: Segundo jogo da série, introduz as CPU candidates e é a partir daqui que a série ganha consistência na história e sequencias.
    Original do PS3, saiu remakes pra Vita e PC;
Versão chibi das Deusas
na sua forma “Next
  • Hyperdimension Neptunia Victory: Terceiro jogo da série, ocorre principalmente numa dimensão paralela e apresenta novas personagens e mostra um pouco da história dos videogames. Original do PS3, saiu remakes pra Vita e PC;

  • Megadimension Neptunia VII / VIIR: Ultimo jogo lançado até o momento da linha principal, pega um clima um pouco mais sério na história principal, mas mantém bem o humor da série.
    Original do PS4 (VII & VIIR), teve port para PC (VII & VIIR) e NSW (VII)

Spin-Offs

A série tem diversos spin-offs nos mais variados gêneros, segue uma lista deles:

  • Hyperdevotion Noire – Goddess Black Heart: Jogo de Estratégia protagonizado pela Noire, usando gráficos em 3D no formato chibi. Diversas personagens representando gêneros de jogos dão as caras aqui.
    Lançado para Vita, também recebeu um port para PC;

  • Super Neptunia RPG: Primeiro jogo da série feito por um estúdio ocidental, é um RPG em 2D que lembra um pouco a jogabilidade do jogo Valkyrie Profile da antiga Enix.
    Lançado para PS4, NSW e PC;

  • Cyberdimension Neptunia 4 Goddesses Online: Jogo de RPG de Ação que se passa no jogo virtual “4 Goddesses” que é comentando várias vezes durante a série até realmente usarem a ideia dele pra um jogo próprio.
    Lançado para PS4 e PC;
Eu protagonizo um jogo, mesmo
com a Neptune reclamando nos troféus
Eu também tenho o meu jogo,
só a Vert que não tem
  • MegaTagmension Blanc + Neptune VS Zombies: Jogo de Hack’n Slash, dessa vez protagonizado pela Blanc, aonde a escola de arte dela é invadida por zumbis e aproveitam isso pra fazer um filme de terror.
    Lançado para Vita, também recebeu um port para PC;

  • Hyperdimension Neptunia U: Action Unleashed: Outro Hack’n Slash em que as Deusas querem aumentar a sua influencia e recorrem as duas jornalistas Dengekiko e Famitsu (baseadas nas populares revistas japonesas de mesmo nome) pra essa tarefa.
    Lançado para Vita, também recebeu um port para PC;

  • Super Dimension War Neptunia VS Sega Hard Girls: RPG crossover com a série da Sega “Sega Hard Girls”, que são personificação dos seus consoles e como todas as personagens de Planetune também são personificação dos mesmos aparelhos, fizeram uma história bem engraçada nesse jogo. É o único jogo que a protagonista é a IF, que é a personificação da própria produtora / distribuidora Idea Factory.
    Original do Vita, também recebeu port para PC;
  • Neptunia Shooter: Um Shump Bullet-Hell em 2D aonde você contrala algumas personagens da série em 6 estágios bem difíceis.
    Lançado somente para PC;

  • Hyperdimension Neptunia: Producing Perfection: Jogo focado na produção de shows no estilo Idol, melhorando os atributos das personagens com treinos e interações.
    Lançado somente para Vita.
Até eu sou protagonista
e nem Deusa eu sou

História

Blanc provavelmente deve ler um certo light novel bem conhecido

O jogo começa com as quatro CPUs participando de um evento de apresentação de novos jogos e tecnologias do seu mundo, mas claro que nunca os eventos seguem o que elas imaginam.

As V-Tubers principais da história

As CPUs, junto com as V-Tubers Me e You são convocadas novamente para um novo mundo chamado Emote pela Deusa Digital Faira, que está sob ataque das forças do planeta Obsoletia.
Esse planeta sobrevive a partir da energia gerada pelo entretenimento de diversas dimensões diferentes, que mantém o núcleo dele ativo.

Armas com câmera e instrumentos musicais é uma escolha bem inusitada

Como todos os jogos da série eles pegam algum tema do que está ocorrendo no mundo e fazem a sátira em cima, sendo que nesse jogo usaram como base vários pontos sobre os serviços de streaming, redes sociais e entretenimento em geral, então quem usa esses tipos de serviço vai pegar rapidinho as diversas piadas espalhadas no decorrer do jogo.

Personagens

Neptune

Nas suas próprias palavras, “A protagonista das protagonistas”. Neptune é a CPU de Planetune (que representa os consoles da Sega) e a personagem principal. Também é a mais preguiçosa e adora pudin e fazer piadas quebrando a quarta barreira.

VA: Rie Tanaka

A dubladora dela também faz a voz da Mitsuru Kirijo do jogo Persona 3 e Mariabell Crois da série Legend of Heroes.

Noire

A CPU de Lastation (que representa os consoles da Sony) é uma das mais dedicadas das CPUs, mas também é a “tsundere” do grupo, não mostrando seu verdadeiros sentimentos. Também é uma cosplayer, mas jura que as outras CPUs não sabem disso.

VA: Asami Imai

A dubladora dela também faz a voz da Kurisu Makise da série Steins Gate e as vozes de Tsubaki Yayoi e Izayoi de da série Blazblue.

Nota do editor: Caso não tenha jogado o rebirth 1 e vá começar a série, marque o fato da VA dela ser a mesma da Kurisu, algumas piadas do jogo são voltadas a DUBLADORA dela.

Blanc

A CPU de Lowee (que representa os consoles da Nintendo), geralmente calma, mas vira uma das mais agressivas de um instante ao outro (principalmente quando se trata de “tamanho“). Também é fã de novels e leituras em geral.

VA: Kana Asumi

A dubladora dela também faz a voz da Nyaruko de Haiyore! Nyaruko-san e Reina Akatsuki do anime Strike the Blood.

Vert

A CPU de Leanbox (que representa os consoles da Microsoft), é a viciada em jogos online e tem uma bela queda por certas vertentes de romances.

VA: Rina Sato

A dubladora dela também faz a voz da Rixia Mao da série Legend of Heroes e Makoto Niijima do jogo Persona 5.

Me

A mais “avoada” da dupla de Vtubers MEWTRAL. Por ser bem animada e energética, cria rapidamente uma amizade com a Neptune.

You

A mais timida da dupla de Vtubers MEWTRAL. Ela é mais séria que a Me, se dando bem com a Noire justamente por causa disso.

Faira

A Deusa Digital do planeta Emote, ela é a responsavel pela convocação da Neptune e das outras protagonistas do jogo.

VA: Reina Ueda

A dubladora dela também faz a voz da Mu do jogo The Caligula Effect e Ganyu do jogo Genshin Impact.

Kado

A Deusa Digital do planeta Obsoletia, comandando a invasão do planeta Emote e causando todos os eventos do jogo.

VA: Yo Taichi

A dubladora dela também faz a voz do Takeo Kamado do anime Demon Slayers e Anzu Yokoyama de Prision School.

Convidados

ILEHEART, a VTuber que representa a Compile Hearts

Algo inusitado nesse jogo é que, diferente dos anteriores que eles criavam personagens pra fazer as suas piadas, dessa vez convidaram vários desses VTubers pra participar do jogo.

Algumas das várias cenas com os VTubers que aparecem durante os loadings

A gama de convidados é bem grande e não vou entrar em grandes detalhes deles, mas no próprio site do jogo tem uma lista completa de todos os convidados, que você confere aqui.

Gráficos

Vai com calma Me, a Ideia Factory não pode tomar processo de direito autoral

Os gráficos gerais do jogo são todos em 3D no melhor estilo anime que a série já está acostumada a trazer para os fãs. Só que dessa vez durante as conversas eles mantiveram os modelos 3D também, tendo movimento variados durante as interações, algo que na maioria da série é mostrado somente uma arte 2D das personagens envolvidas e trocas de imagens.

Mas como é de praxe na série, também temos os momentos com as artes de tela cheia em 2D, assim agradam todos os públicos.

Os cenários são variados e geralmente bem grandes, dando pra explorar bem as regiões do jogo.
Bom que também tem bastante interações usando os modelos 3D nos cenários completos, que foge do modelo de “visual novel” que a série no geral adota nas conversas, que nem a primeira imagem dessa seção.

Áudio

As músicas do jogo seguem o padrão da série também, boa parte delas puxadas mais pro lado cômico e até usando algumas que já são conhecidas na série, mas eles também colocaram mais musicas de Idols justamente pelo tema do jogo, mas mesmo que vão não goste tanto desse estilo, tem umas gostosas pra curtir.
Única coisa que realmente me incomodou foi o barulho que certos inimigos fazem, é bem chato e constante, pelo menos não é toda hora que aparece eles.

Infelizmente não encontrei a OST do jogo nos serviços de streaming, então deixo aqui pelo menos a abertura do jogo.

Geralmente eu deixo nessa seção as dubladoras do jogo, mas dessa vez eu deixei na apresentação das personagens, já que comentar apenas de algumas sendo que a série já tem 10 anos não seria certo.

Só um detalhe da dublagem é que, provavelmente devido aos Vtubers convidados serem todos japoneses, dessa vez não fizeram dublagem em inglês do jogo, ficou tudo na dublagem japonesa.
Se você já jogou algo da série e nunca deixou nas vozes originais, talvez estranhe um pouco.

Jogabilidade

O jogo é uma mescla de Hack’n Slash e TPS (Tiro em Terceira Pessoa), além de ter muita coisa pra fazer e explorar nele e certas mecânicas que demoram um pouco pra pegar o jeito, então vamos bem por partes nessa seção do tutorial.

Menu

(VER NA PARTE DE SWITCH SE LIBERTA O SWITCH PRAS UMA NOVA PRINT)

Esse é o menu principal do jogo, que já trás várias opções e informações. Aqui já é possivel escolher qual personagem você quer controlar (no caso o balão “Player” fica na personagem selecionada), você também consegue alterar o time.
Os 3 símbolos lá em cima são de itens importantes no jogo:

SímboloDescrição
Emotional SphereEsse é o dinheiro do jogo
Live CrystalNecessário pra utilizar o
BeatTik Studio
Video StoneUsado no Video Battler pra
receber itens em troca dos videos.

Items

Aqui é o inventário do jogo. Além de conseguir usar os itens de cura e ver seus equipamentos e materiais, também é possível converter a maioria dos itens em emotional spheres aqui mesmo, sem precisar voltar nas lojas pra “vender” o item.

Só vale comentar que a quantidade máxima de cada item varia, alguns tem limite de 20 unidades, enquanto outros são 99 unidades.

Status

Aqui você acessa os status individuais de cada personagem, além de equipar as skill no slot de botão que preferir.
As skills tem nível que aumentam conforme o uso delas e aprende novas também ao subir de nível da personagem ou de alguma skill em específico.

V-Cubes

Um Vtuber pode ter vários V-Cubes com efeitos diferentes

De um modo geral, os V-Cubes podem ser considerados acessórios.
Cada um deles representa um dos diversos Vtubers convidados do jogo, tendo variações para a mesma personagem.

O que o V-Cube afeta fica marcado logo embaixo da lista, junto da foto da VTuber relacionada. Os efeitos são variados, desde aumentar ou diminuir HP, como também afetar a velocidade de carga de alguns especiais.
Aqui também é possivel ver o nível de amizade com cada Vtuber, que fica marcado por corações na parte do FavoHeart.

V-Maker

Aqui você equipa os MoE Accessories, que são itens que mudam a aparência das personagens, colocando mascaras, cintos e outros acessórios nelas.
Só que nesse jogo isso não é apenas “cosmético”, eles dão “Kawaii Points” que são usados na parte do BeatTik Studio, como também tem técnicas que são liberadas ao estar equipado e também tem raridades:

Raridade# Técnicas
Normal (N)0
Raro (R)1
Super Raro (SR)2
Super Super Raro (SSR)3

O mesmo tipo de item pode ter raridades e cores diferentes, mas não se preocupe com a personagem que aparece junto do cartão do item, não é exclusivo dela.

Outro detalhe é que, caso você não queria que ele apareça durante o jogo, você pode simplesmente esconder eles, aproveitando apenas as técnicas e o “Kawaii Points

Idea Factory, da uma enganada pelo menos né XD

Um ponto também é que, como cada personagem tem tamanhos e formatos diferentes, eles não acertaram pontos certos no modelo 3D desses equipamentos, então se você for utilizar alguns desses itens, recomendo entrar na parte de edição de posição e acertar aonde você quer que eles fiquem, senão vai ter capacete flutuando e mascara atravessando o rosto.

Já deu pra reparar pela imagem, mas tem muito acessório de referencia a outras séries, claro que eu não vou colocar todas as aqui, é engraçado encontrar eles do nada.

Map

Nessa parte você acessa o mapa da região que você está no momento e mostra o que já foi liberado dele. Na tabela do lado esquerdo mostra o significado de todos os símbolos no mapa.

Se você já encontrou um teletransporte da área, pode retornar direto pra ele a partir desse menu, te economizando tempo da caminhada.

Team Switch

Não é só a Me e a You que vão pra batalha

Essa opção só fica liberada quando você está num save point. Ela te possibilita trocar a dupla de V-Tubers que vai te acompanhar nas batalhas.

Library

Aqui você tem um acesso rápido a tarefas e outros detalhes do jogo.
Como boa parte deles você acessa em outro local pra ativar a visualização no menu principal, nessa parte só vou falar por cima do que se trata cada opção e entrar em detalhes somente nas coisas que só encontra aqui, os outros eu entro nos detalhes na hora certa.

  • Anti Encyclopedia: Lista com todos os inimigos que você já derrotou no jogo;
  • MV Records: Lista com todas as musicas usadas nas MV Battles adquiridas;
  • Tutorial: Qualquer tutorial que já apareceu no jogo você encontra ele novamente aqui;
  • Quick Tasks: Tarefas rápidas feitas pelos fãs;
  • Friends Order: Missões que os V-Tubers te passa, são mais trabalhosas que as Quick Tasks;
  • VTuber Search: Mostra o resultado das procura por novos Vtuber feitos no NeoTube Plaza.

Na enciclopédia mostra vários detalhes dos Antis, como quais locais eles aparecem e quais itens eles deixam, te ajuda quando precisa de alguma informação especifica.

Nesse mostra as musicas que já estão liberadas, o nível de força de cada uma delas e as suas características, que afetam as personagens durante as MV Battles.
Na parte dessas batalhas eu entro em mais detalhe

System

Aqui é mais pra caso você queria carregar um save, alterar alguma configuração do jogo ou voltar pra a tela inicial.
A opção de save só fica ativa quando você esta num save point.

Control Facility Cloud

Aqui é a sua base de operações, mas você só vai encontrar partes transferência entre as outras áreas do jogo e acesso a uma parte que um apanhado dos eventos do jogo.
Você tem como acessar as áreas rapidamente por esse menu, mas a área é pequena, da pra andar por ela sem se perder.

Ao conversar com a Faira, você tem a essa tela. Nela temos:

  • Talk: só aparece em determinados pontos do jogo, usado pra avançar na história;
  • Planet Emote Status: Ela te informa como está o andamento do jogo;
  • Emote Storage: Consegue guardar ou retirar Emote Spheres como se fosse um banco.
    Essa Opção aparece em outro local também;
  • Get Extra Items: Alguns itens de mudança de aparência das personagens ficam liberados aqui;

Virtual Memory

Esse é o local que você consegue rever todas as imagens, vídeo, eventos e outros detalhes que já foram liberados no jogo.
Não vou entrar em todos os detalhes aqui pra não sair algum spoiler sem querer (seja por nome ou imagem), mas num geral, temos:

  • Sound: Escutar todas as musicas já liberadas do jogo;
  • Movies: Rever os vídeos que já passaram na sua campanha;
  • Event CGs: mostra as imagens em 2D dos eventos que já apareceram;
  • Rad Colle Cards: mostra todos os itens já adquiridos nas no Video Battler;
  • Vtuber Cards: mostra todas as cartas já adquiridas no Virtual Collection;
  • Friend Orders: mostra os vídeos dos pedidos já feitos pelos VTubers;
  • Event Replay: Lista e reproduz todos os eventos já ocorridos do jogo.

Aqui você também consegue conversas com as participantes do seu grupo e quando tem essa numa delas, tem evento pra ocorrer.

No painel e no teleporte você acessa as outras áreas do jogo.
A diferença entre eles é aonde você consegue chegar a partir deles, sendo que os teletransportes são acessíveis depois que ativa ele na região e do painel é aonde você tem o primeiro acesso a uma nova região.

NeoTube Plazza

É nessa parte da cidade que você tem acesso a todas as lojas e outros mecanismos do jogo, depois de liberar na história, claro.

No telão do Plazza passa diversos vídeos dos VTuber, tem uns engraçados, vale a pena parar um momento pra ver o que esta rolando lá, e se você interagir com o telão, recebe um item.

Base Revive

Com ele também tem as opções de guardar emote spheres e pegar os itens extras, além da conversa

Conversando com Nol, esse gato fã #1 de Vtubers, você consegue reconstruir e melhorar as lojas da cidade. É necessário avançar na história pra liberar certas lojas.

Note que na loja “Item Shop”, que já foi restaurada, tem uma nota musical completa e quatro vazias. Elas indicam o nível da loja. Quanto maior o nível, mais itens ou opções temos nelas.

Item Store

Sem muito mistério, aqui eles vendem itens consumíveis do jogo.
Nesse jogo você não equipa armas e armaduras, então não estranhe não achar nada disso aqui.

Cubele Play

Essa loja é focada apenas nos V-Cubes. Nela você pode comprar umas versões básicas dos cubos, além de melhorar o nível deles ou converter cubos que você não utilizara mais em DPs, que são utilizados nas melhorias

Na opção V-Cube Strengthening você gasta os seus DPs para melhorar um rank do cubo.
O máximo que o cubo pode receber melhoria depende do tipo, os mais básicos vão até +50, então os mais raros passam disso facilmente

MOE-CARI

Essa já é focada nos MoE Acessories, vendem uma boa quantidade deles mas tudo com raridade baixa. Nessa loja também é possível liberar os slots de técnicas dos acessórios ou também apagar uma técnica pra ter chance de outra aparecer.

Pra liberar os slots você usa Emote Spheres e dependendo da raridade, o valor de cada slot liberado é bem grande.

VV-Network

Essa parte temos acesso a parte de mensagens do jogo, que tem as side quests e outros detalhes. Precisa melhorar essa parte um pouco pra liberar todas as opções.
Agora eu entro nos detalhes de cada ponto.

Quick Tasks

Aqui são os pedidos de fãs usado como tarefas rápidas. Elas envolvem ações como derrotar X numero de inimigos com Y personagem, entre outras ações.

Ao completar essas ações, você recebe Emote Spheres e Fan Points.
Só um detalhe aqui, essa lista é aleatória e muda TODA VEZ que entrar no NeoTube Plazza, independente de completado elas ou não.
E não necessita retornar aqui pra receber os prêmios dele.

Friend Orders

Essas são side quests mais trabalhosas, aonde o Vtuber te pede algum item e eles são realizados em regiões especificas do jogo.
Como nos Quick Tasks, se você voltar pra NeoTube Plazza, eles são trocados, mas esses tem como evitar isso, usando o “Keep Order“.

Diferente do Quick Tasks, esse você precisa retornar pra NeoTube Plazza pra reportar a missão e completar ela.

VTuber Search Comm

Durante as suas missões nas outras cidades você tem como salvar os VTubers. Nele mostra quais Vtubers que já foram resgatados pelo menos 1 vez.
Aqui você tem duas opções de pesquisa:

  • Specified Cube Search: Manda procurar por cubos do Vtuber já conhecido;
  • Serioues Cube Search: Procura aleatoriamente 3 Vtubers, mas nesse você tem chance de encontrar um Vtuber que você ainda não resgatou.

Pra fazer essas pesquisas são necessárias Pona Coins , que você encontra durante as explorações, só que elas são um pouco mais raras no jogo.

Virtual Collection

Esse é um sistema de gacha aonde você adquire cartas dos Vtubers aleatoriamente. Elas dão bônus nos status das personagens do seu grupo, não são apenas colecionáveis.
Como na procura dos Vtubers, você gasta Pona Coins pra pegar as cartas.
Toda vez que entrar em NeoTube Plazza, o Vtuber que tem mais chance de aparecer muda.

BeatTik Studio

Esse Studio só abre avançando na história e não está relacionado nas melhorias da cidade.
Aqui você vai por em uso os “Kawaii Points” das suas roupas e gravar um vídeo de dança com as suas personagens. As opções são:

  • BeatTik: entra na parte de pré-configuração pra gravação do vídeo;
  • Check Followers Items: mostra todos os itens utilizáveis nesse mini-game, explicando os seus efeitos;
  • Exchange Fan Points: compra itens e musicas novas com os Fan Points que você consegue nesse mini-game e realizando as Quick Tasks dos seus fãs;
  • BeatTik Archives: mostra todos os videos que você já gravou.

Depois de escolher a dançarina e a convidada (só libera depois que subir nivel nesse mini-game), você chega na parte da pré-configuração do show.
Temos as seguintes opções:

  • Music Settings: Escolhe qual musica vai tocar, também afeta o tamanho do vídeo;
  • Stage Setting: Escolhe qual palco você quer utilizar. Mais liberam ao subir de nível no mini-game;
  • Dance Palette Settings: Configura alguns movimentos nos combos de itens;
  • Item Palette Settings: Configura os atalhos pros itens que você deseja usar no show;
  • V-Make Settings: entra na parte de troca de acessórios do menu principal.

Tanto pros itens como pros movimentos, você tem uma quantidade enorme de atalhos que você pode atribuir comandos e itens vai de como você se acostuma.

Os vídeos gravados ficam acessíveis no sistema.
No PS4, todos os vídeos feitos dentro jogo tem o “*” no nome o símbolo do controle.

Antes de iniciar a o show, você pode escolher se vai gravar o show ou não. Qualquer vídeo que for gravado (eles dão uma opção depois no resultado de salvar o vídeo ou não) pode ser acessados no seu sistema e transferir o arquivo pra um upload na internet.
Recomendo gravar alguns, mesmo que não vá fazer upload de nenhum vídeo, pois você vai utilizar esses vídeos no “Video Battler”, mas pra apagar também é rápido, só ir no “BeatTik Archives” pra apaga-los.

Durante o show é um jogo de ritmo bem simples e direto se você não usar os comandos extras, basta apertar qualquer um dos botões no momento certo pra acumular pontos, carregar a estrela até chegar em 1000 pontos pra ativar o modo especial.
Quanto mais acertos seguidos, mais maior o multiplicador de pontos. Os “Kawaii Points” dos acessórios entram pra ajudar a ganhar mais pontos.
Vale lembrar que quanto mais pontos, mais itens e emote spheres você ganha.

Agora se você for usar os itens e comandos de dança, você tem como ganhar mais pontos, mas também tem uma chance maior de errar os tempos por causa do ritmo, vai ter que treinar um pouco.
No vídeo logo acima eu fiz um mostrando um geral pra entender melhor como funciona, só não liga pra minha “enorme” habilidade em jogo de ritmo, esse é o departamento do Shin ahahaha.

No final mostra a sua pontuação final e os itens e emote shperes que você recebeu dos seus fãs com o show. Repito, salve alguns vídeos que você vai precisar deles na próxima parte.

Video Battler

Aqui é bem direto, você vai fazer um “upload” no servidor do mundo e receber itens, acessórios e até com sorte, alguma carta das personagens.
Na hora do upload, você pode gastar entre 1 a 5 Video Stones e a quantidade utilizada varia o premio que você recebe.

Ação Geral

Dependendo de qual time você decide usar durante as explorações das telas do jogo, a jogabilidade tem uma boa variação, mas vários pontos da exploração continuam os mesmos, que é o que eu vou comentar nessa primeira parte.

Mas não se preocupe, você pode trocar entre as CPUs e as Vtubers a qualquer momento, só a troca entre qual das duplas de VTubers que você pretende usar que fica preso no uso dos save points. Achei meio desnecessário isso, mas tão não afeta profundamente a jogabilidade.

Esses saves points vão te ajudar muito

Esse é o save point. Além de permitir salvar o jogo e trocar a dupla de V-Tuber, ele também recupera toda a vida das personagens.

Caminho bloqueado

Em vários pontos você vai encontrar seu caminho bloqueado por essa parede vermelha.
Pra desbloquear o caminho você precisa achar os pontos de desbloqueio.

1) Alvo pra desbloquear caminho
2) Botão pra desbloquear caminho

O da primeira foto você precisa atirar nele, enquanto o da segunda foto apenas ativar ele com o botão de confirmar.

Nas explorações você também encontra essa exclamação , que indica aonde você precisa ir pra avançar na história. Ela geralmente fica no mapa quando tem o evento na área.

Pra avançar as áreas de cada região que você está explorando você vai utilizar esses monitores.
Quando você utiliza o monitor no Control Facility Cloud, você sai por um desses monitores escolhido.

São com esses inimigos com um cubo preso em baixo que você encontra os V-Cubes e salva os VTubers do jogo. Normalmente tem um desse inimigo em cada área da região explorável, com algumas poucas exceções.

Aproveitando a imagem, no quanto inferior, que mostra a energia da personagem, também mostra o MP e as skills equipadas. Com exceção da skill no botão do PS4, todos os outros são alteráveis lá no menu de Skill. O MP recupera aos poucos, não precisa se preocupar em usar item de cura, só se quiser usar imediatamente uma skill.

A técnica que não é alterável é pra recuperar vida das personagens. Precisa segurar um pouco pra curar, então não é aconselhável usar isso no meio de uma batalha.

Conforme você batalha, o coração lá no topo vai enchendo, quando chega num certo nível, a mensagem Guest Connect!! aparece. Isso serve pra pedir auxilio a um VTuber aleatório, vai aparecer um monitor logo em baixo mostrando o ataque dele. tem tanto efeitos de ataque, como também de suporte.

Se você não usar a convocação do Vtuber e continuar carregando o coração, aparece a mensagem Live!!. Ao ativar ela, você ativa o Emotional Over D Live (EOD pra facilitar)

Nesse modo você tem total liberdade pra detonar os seus inimigos, usando os 3 botões mostrados na tela. Esse modo acaba quando:

  • A barra laranja claro enche tudo;
  • Derrota todos os inimigos do local que você ativou.

Se você conseguir carregar o circulo que tem o símbolo de play, ele entra no modo Pausa. Ai ele te libera um rápido “caça niquel” que independente do resultado, as personagens usam um ataque mais forte e você recebe um item aleatório dentro das categorias que saíram.

Jogando com as CPUs

Jogando com as CPUs, você tem um sistema de batalha de tiro em terceira pessoa (TPS) com movimento rápido. Além disso, jogando com elas tem as seguintes peculiaridades:

  • Só joga com uma delas por vez, mas pode trocar entre elas a qualquer momento;
  • Elas não tem uma barra de HP de RPG normal, mas sim uma quantidade de acertos que podem receber, que pode aumentar ou diminuir o limite dependendo dos V-Cubes equipados;
  • Esses acertos são compartilhados entre as 4 CPUs, então mesmo que você troque de personagem, a quantidade de acertos continua o mesmo

Cada uma das CPUs também tem as suas peculiaridades, segue uma explicação rápida:

Personagem (Arma)Descrição
Neptune
(Assault Shoot)
Usa uma arma com muitos tiros rápidos mas de baixo dano.
Noire
(Flash Blade)
Dano e quantidade de tiros médio, é uma das mais balanceadas.
Blanc
(Charge Blast)
Única das personagens que consegue carregar tiro. Só atira uma bala por vez no tiro normal.
Vert
(Pulse Snipe)
Bom pra longa distância e tem uma cadencia de tiros boa, são fracos mas podem paralisar o inimigo

As CPUs tem um movimento rápido usando o hover delas, facilitando esquivas dos inimigos. Elas também tem um suporte de mira que ajuda a acertar os alvos, que é aquela área vermelha na mira dela.

Com elas, conforme você acerta tiros nos alvos, começa a carregar esse circulo roxa neles. Quando carrega tudo, eles ficam paralisados por um tempo, facilitando acertar os ataques neles.

Jogando com as V-Tubers

Já com as VTubers, a ação rola no estilo Hack’n Slash. As diferenças delas para as CPUS são:

  • As 2 Vtuber da dupla ficam na tela e a que você não está controlando age pela AI;
  • Cada uma delas tem HP próprio, se uma morrer a outra continua ativa;
  • Cada uma das VTuber tem um elemento diferente.
A dupla de VTuber sempre ficam na tela

Em todas as duplas de V-Tuber tem também a seguinte regra:

  • Uma é de ataque de curto alcance;
  • A outra é de ataque longa distância.

Ao invéz do hover, elas tem um dash, que também é utilizável durante o pulo, que facilita alcançar certos pontos mais distantes. O Pulo duplo tanto elas como as CPUs conseguem utilizar.

Com as Vtubers tem o Charm Break, que ocorre quando você ataca consecutivamente o inimigo com o elemento correto. cada uma das VTubers tem um elemento e quando você trava a mira no inimigo, mostra o elemento dele. Quando ocorre o Charm Break, o inimigo fica paralizado por um tempo.

Outro ponto é que, quando uma VTuber derrota um inimigo com uma skill, por uns momentos fica a indicação de ataque Overflow, que usa o Execution Finisher, dando mais Emote Spheres.

Music Video Battles (MV Battles)

As batalhas contra os chefes e sub-chefes são diferentes das comuns. Nelas não é possive utilizar os VTubers convidados nem o EOD. Aqui também tem umas peculiaridades:

  • No canto inferior esquerdo temos os momentos da musica que está totando no momento:
    • Azul: quando está nesse momento, os ataques do jogador ficam mais forte;
    • Vermelho: Os ataques do oponente ficam mais fortes;
    • Amarelo: Bonus maiores pro jogador, além de permitir um especial mais forte;
  • A linha que liga a a vida do oponente com a da musica indica pra quem está a vantagem. Se a bola que esta na linha chegar no contador da musica, é possivel acionar o Resonance Mode.

Quando a barra azul do oponento enche, ele fica paralizado por um momento. Nessa hora e em alguns outros momentos dependendo da ajuda dos Vtubers, esses cristas podem cair. Atirando neles, alem de melhorar a vantagem pro jogador, eles também recuperam energia ou MP, dependendo da cor.

No Resonance Mode, o campo de batalha muda pra um sem limite de paredes, além de deixar os ataque do jogador mais fortes.

Se você conseguir carregar o circulo rosa, deixando ele totalmente amarelo, pode ativar o especial das personagens, que causa um dano bem alto.

O Resonance Mode termina quando a musica que está tocando termina também. Você pode escolher qualquer uma das musicas pra tocar e cada uma afeta dano e outros aspectos durante a batalha e também recebem experiência, ficando mais forte conforme são utilizadas.

Extras

O jogo não conta com o New game Plus, mas ao carregar o clear save, você volta antes da ultima batalha e fica livre pra fazer qualquer coisa que te faltou.

Mercado Negro tá tão avançado que fazem até máquinas de venda agora XD

Além de liberar um chefe secreto, também libera a Black Machine, que vende uns itens que vão te ajudar nessa parte extra do jogo. O que tem ai deixo pra você ver quando fechar o jogo.

Conquistas

Mais um da Nep pra a coleção, falta pouco pra fazer a platina de todos os jogos da série.

O jogo só é mais difícil no começo por causa do aprendizado e baixo nível, mas depois fica bem tranquilo.
A lista de conquistas dele também não é muito complicado e mesmo o grid não é tão trabalhoso que nem outros jogos da série (ainda lembro do grid de dinheiro do rebirth 1…)
Dos mais trabalhosos, temos:

ConquistaDescrição
Justice is Idols!Chegar no nível 100 com uma personagem.
Planet Obsoletia’s Powerful EvilDerrotar o chefe secreto do ultimo estágio.
The Godly Streamer!Alcançar o maior nível no mini-game “BeatTik”.
Base Revive Master!Melhorar ao máximo todas as lojas de NeoTube Plazza.

Conclusão

Neptune Virtual Stars é um jogo que mantém o bom humor da série e mesmo que o jogador não esteja por dentro do mundo dos Vtubers, as piadas e temas não ficam limitados só a eles, na verdade eles puxam coisas de inicio de certas séries famosas só pra testar a memória do pessoal mais antigo.
Quanto a jogabilidade, depois que você se acostuma, ele fica bem fácil pra avançar, a movimentação geral do jogo esta bem feita e a diferença de jogabilidade entre as CPUs e as VTubers da um bom motivo pra tentar ambos os estilos.