Review / Tutorial: The Survivalists

Sobrevivência em jogos eletrônicos é um gênero complicado em sua maioria, pois são conhecidos pela alta dificuldade, seja pela caça de recursos pra se manter vivo ou pra batalhar perante os perigos que te acercam…

The Survivalists no entanto, tem como proposta incluir o multiplayer para a sua sobrevivência, seja de forma cooperativa ou isoladamente…
Publicado e desenvolvido pela Team17, que também fez The Escapists, vamos então mergulhar no mundo da sobrevivência e ver o que o jogo nos traz de recursos ???

Código cedigo para review pela Team17, versão Playstation 4

Nome: The Survivalists
Gênero: Survival
Desenvolvedora: Team17 Digital Ltd
Publicadora: Team17
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Apple Arcade e PC
Lançamento: 2020 (9 de outubro)
Mídia: Física e Digital

Pode comprar a física na Play-Asia através deste link.

Tela Título

História / Enredo

O jogo não possui uma história inicial ou um enredo profundo, apenas a premissa de que você deve sobreviver em um mundo cheio de perigos por ilhas isoladas e encontrar uma forma de voltar pra casa…

Gráficos

Comparado com The Escapists, a arte do jogo permanece a mesma…
Os personagens tem o mesmo estilo de arte, sendo um pixelart superdeformed (SD) porém com um detalhamento de mundo melhor, com cores ricas e efeitos de luz bem aplicados na diferença de tempo cronológico do mundo (efeitos de entardecer e noite por exemplo são excelentes para o estilo gráfico)…
Sua engine é a Unity, onde já conhecemos suas diversas variações e aplicações de efeitos…

Som / OST

O jogo não possui vozes e dublagens, as músicas são um misto de chiptunes com arranjos mais atuais, dando um toque interessante na concepção do clima do jogo, variando entre afrodisíaco à diversas outras situações que encontrará conforme irá notar no review…
As músicas são feitas por Danny Hey, compositor e Designer de som da própria Team17…

Jogabilidade

Em primeira impressão, o esquema de controle pode parecer complicado, mas na verdade é bem prático e simples, onde é baseado em funções pré determinadas e programáveis conforme a sua necessidade.

Pode parecer complicado mas não é…

Sistema de Jogo

O jogo conta com um sistema procedural, nenhuma ilha será igual à outra, seja em design ou quantidade de recursos disponíveis. Um dos fatores carismáticos do jogo é que ao iniciar o jogo pela primeira vez, seu personagem está no barco indo em direção à ilha, enquanto ela é criada…

O carisma do jogo existe até na criação do mundo…

Dando início à sua vida de Tom Hanks …

Ao começar o jogo, automaticamente seu diário é exibido para começar a criar suas características físicas e aparência, além das roupas…

O X é o botão de interação, ao verificar sua jangada naufragada você já tem alguns itens pra coletar e começar sua vida de sobrevivência, eles irão para o seu inventário na parte inferior do HUD…
O número de itens vai estar indicado abaixo do ícone do material, se segurar X poderá transferir uma quantia à escolha para teu “bolso”…
O máximo de quantidade por slot é 99.

Ao apertar Δ você irá entrar no modo de criação, onde poderá fazer algumas ferramentas e itens básicos criados à mão, sendo mostrado os materiais necessários.

O machado de lascas de seixos é um dos itens que será usado até ter sua estabilidade de sobrevivência…

O relógio no canto inferior direito da janela de criação é o tempo em segundos que o item demora pra ser confeccionado.

Seu primeiro objeto cortante…

Ao estar criado, os itens automaticamente irão para o seu slot de inventário na parte inferior da tela de HUD do jogo, onde L1 e R1 alternam o cursor para o item de uso corrente.

O machado poderá interagir com qualquer coisa que tenha potenciais materiais de extração, por exemplo, vegetação, minérios, árvores, animais……..
Alguns podem demorar mais, outros menos, por isso haverá um indicador de resistência das fontes que irá extrair.

Ao ser usado, os itens sofrerão um desgaste, indicado pelo ícone com a barra azul abaixo:
Ao terminar a barra, você deve recriar o item para usar novamente…

Após isso, os itens de extração da fonte cairão para seu loot, valendo do mesmo pressuposto de 99 itens por slot, pode parecer muito mas não é, na minha opinião, o que irá requerer uma certa destreza em gerar os itens em seu bolso para não precisar recorrer em largar itens e pegar outros…

Após extrair, é só recolher…

Posteriormente, novos itens de criação poderão ser feitos com esses materiais e assim sua árvore expandirá:

Além disso, seu personagem poderá entrar em modo de Construção e Projetos, ao apertar R2.
Basicamente você será capaz de construir estruturas ou objetos que auxiliem no seu dia a dia, ou na sua própria defesa, perante os perigos da ilha.

O que seria de você sem uma cama pra dormir???

O primeiro projeto disponível é justamente a cama, que serve para passar o tempo ou simplesmente salvar seu jogo.

Da mesma forma que o modo criação, os projetos irão ser desbloqueados conforme construir e conseguir novos materiais durante sua sobrevivência, permitindo assim expandir sua forma de gerenciar itens ou executar exploração e caça.

Bolsos cheios??? Que tal um baú para guardar o excesso de coisas????

Dessa forma, o modo construção exibirá a matriz de posicionamento dos itens:

Os projetos lhe dão possibilidades diversificadas, incentivando assim a sua criatividade em criar possíveis estruturas para se manter na ilha até conseguir alcançar seu objetivo de sair dela (ou será que não?)

A banca de criação é um dos exemplos para expandir suas criações manuais (aquele onde apertamos Δ)

A parede é de palha mas depois melhora… lol

Sua base começa de forma precária, mas aos poucos tomará resistência e até mesmo melhorar sua estética, sendo possível decorar com itens na parede…
Isso significa que posso sofrer ataques ????
Sim, como comentei antes, o mundo do jogo passa por diferentes tempos cronológicos do dia, como amanhecer, entardecer e anoitecer…
Durante a noite inimigos aparecem no mapa para caçar, e talvez podem aparecer na sua área… a base é pra justamente você tentar se defender e conseguir guardar novos materiais…
Caso acontecer uma invasão, o popup aparecerá destruindo assim tudo que tiver nela, tente detê-los…

Explorando a ilha e seus mistérios…

No decorrer de sua sobrevivência, e consequentemente obtendo novos materiais, o mapa irá revelar diversos elementos de interação, como garrafas de mensagens abandonadas que seriam as dicas para você, além de garrafas de cor diferenciada que seria os mapas de tesouro para caçar (detalhes mais à frente)…

Além disso, pode-se encontrar macacos em jaulas e pedirão ajuda, se quebrar a jaula ele ficará do seu lado:

Os carismáticos primatas podem aprender muitas coisas com você, e parte do sucesso do jogo é justamente com a forma que você lida com os macacos, os detalhes explicarei mais pra frente.

Ainda na exploração, ambientes poderão ser encontrados na ilha como cavernas:

Criptas e Labirintos:

Biomas diferenciados:

Caso não conhecer o termo:

Bioma

Grande comunidade estável e desenvolvida, adaptada às condições ecológicas de uma certa região. Clímax de uma determinada região.

Os terrenos podem te causar dano ou algum tipo de anormalidade, assim como insetos e suas colmeias, terrenos mais quentes por algum vulcão próximo, entre outros…

Não temos o Wilson mas temos macacos, ótimos alunos…

Melhor que uma bola com uma cara pintada para ser sua companhia, temos os macacos…
O sucesso e rapidez do seu jogo parte basicamente da forma que você lida com eles.
Pra começar, você pode conceder seus itens para eles:

Os macacos podem receber diversos itens de você, seja jogando para eles ou estando perto deles…

Da mesma forma que você, os macacos também perdem as ferramentas pelo seu desgaste depois de usar por um tempo…

Apertando L2 você ativa o menu de interação com eles:

Newton….. promissor

Um cursor irá aparecer e você deve mover até o macaco que quer selecionar (sim, será possível recrutar diversos macacos que encontrar)…
As ações ordenadas para os macacos terão atribuições isoladas, ou seja, uma por vez até que mude para uma nova ordem.

□ – jogar o item para o macaco na posição distante que ele estiver (caso estiver perto é só apertar e segurar o botão de interação).

Δ – o macaco irá entrar em modo de observação / aprendizado e irá imitar o que você fizer.
O macaco ficará em observação por alguns segundos, sendo indicado no jogo.

X – o macaco irá seguir você, lembrando que se já tiver atribuído uma ação de imitação, ele ficará executando ela até a ferramenta dele quebrar.

Ocancelar ação para o macaco.

A sobrevivência x Tempo

Toda essa ambientação, somada com a dinâmica do mundo, lhe dão diversas situações, ou seja, o mundo terá seus tempos de dia com amanhecer, entardecer, anoitecer e madrugada.

Como comentei antes, os ataques que ocorrem durante a noite são influenciados justamente pelo perigo que ela propicia, ou seja, animais nocivos aparecem, como por exemplo morcegos e os nativos aparecerem em maior número pra te caçar…

Ou seja, você em algum momento deve combater, alguns itens usados pra tirar recursos também são usados como armas, isso inclui machados, arcos e lanças.

Apesar do perigo da noite, ela também propicia outros tipos de materiais dos animais mais nocivos, usados também para se alimentar…
Caso der machados ou armas de ataque para seus macacos, eles também ajudarão à combater os inimigos. Essa condição é aplicada se eles estiverem na ordem de te seguir, caso contrário não irão te ajudar.

Caso seus macacos perderem a luta, eles ficarão inconscientes por alguns segundos.
Já no seu caso, você irá perder o loot que carregar (tendo de recuperar tudo de novo até chegar no local que desmaiou), e irá acordar na última cama que dormiu.

OBS: inimigos de diferentes tipos podem lutar entre si se forem provocados acidentes

Alimentação / Atributos

O símbolo de life possui três indicadores que você deve prestar atenção:

O campo atrás do coração é sua vitalidade, se chegar à 0 você desmaia.
O campo do coração é sua fome, conforme for passando o tempo seu personagem precisará comer, sendo indicado pelo coração propriamente dito.
Ao ter fome extrema, o símbolo troca para indicando que a fome já incomoda e tira um pouco da sua vitalidade, sendo a hora de realmente ir atrás da alimentação…

A caçada por alimentos serve tanto em plantas que tenham frutas, como animais pra conseguir carne e outros restos, sendo possível criar armadilhas para eles ou encarar uma luta:

Após coletar as carnes, você pode usar a fogueira para cozinhar ou um dos projetos possíveis conforme avançar no jogo…
OBS: tome cuidado quando encontrar diversos animais agressivos juntos, pois um bando do mesmo tipo irá se juntar contra você…

Em contraponto, não podemos exagerar nos ataques…
O indicador é sua stamina, ela é gasta conforme os esforços aplicados, seja em colher recursos, correr no mapa ou atacar os inimigos, então tome cuidado pra não entrar em apuros por estar cansado demais…

Os atributos do seu personagem melhoram conforme ele conseguir construir coisas mais confortáveis, como por exemplo uma cama melhor, que tamanho descanso ajudará à ter maior vitalidade e resistência de stamina…

Os atributos não são exclusivos do seu personagem, os macacos também possuem alguns aspectos particulares ligados ao aprendizado deles com você.

Os macacos podem colher, coletar, construir, ciar e combater.
Quanto mais eles fizerem essas ações, mais facilidade e praticidade eles terão em ajudar você, por isso eles são parte do sucesso da sua estadia na ilha….
O nível do macaco é variado conforme as habilidades que ele estiver melhorando.
Para acessar a informação deles, basta apertar o touch e abrir seu diário.

Mapas de Tesouro / Tarefas

As garrafas são os mapas de tesouro, ao coletar será demarcado um objetivo que dará recompensas, seja algo do tutorial ou as próprias missões…

Alguns mapas possuem locais com itens para achar com a orientação do seu bioma.
Ao cumprir os mapas você ganha alguns itens de recuros e dobrões, que nada mais é que dinheiro…

Mas pra quê temos dinheiro se estamos numa ilha???

Por alguma razão, alguém achou que seria válido ir parar em ilhas e oferecer produto para pessoas naufragadas… por que não aproveitar essa chance?

O vendedor misterioso… por que não confiar??

Ao encontrar a loja na primeira vez, o vendedor dará uma tarefa pra você cumprir, ao realizar ela, ele liberará a loja.

O vendedor ajudará você comprando ou vendendo alguns itens…
Geralmente itens de estética da base podem ser vendidos sem culpa, há não ser que esteja realmente precisando de dinheiro e tenha que vender seus recursos em excesso…
Pode parecer estranho mas ele realmente é um fator de progressão no jogo… por que digo isso?
porque ele tem as chaves dos templos… o resto é com você…

Tarefas e recompensas também são dadas pelos totens que você encontrar no mapa, geralmente com alguma oferenda em troca…

O ciclo da natureza

Conforme os dias passam, você notará que o indicador da lua tem variações, e uma delas é a lua sangrenta.
Nela os inimigos estarão em maior número e mais fortes, principalmente os orcs nativos…
Ao sobreviver a noite dela, um ciclo do jogo se fecha, e todos os recursos naturais do mundo serão reabastecidos…

Multiplayer / Outras ilhas

Como dito antes, o jogo tem a possibilidade de jogar cooperativo em até 4 pessoas, sem a opção de crossplay entre as diversas plataformas que ele saiu, infelizmente…
As ilhas serão diferentes conforme o jogo da pessoa que for o anfitrião (obvimante)

No multiplayer você pode levar consigo até 5 dos seus macacos, nada além disso…
É possível levar um baú de itens para reserva, onde é liberado com o vendedor da loja misteriosa…

E aqui encerro o que eu poderia ensinar sobre o sistema do jogo em si, a progressão e o que fazer, deixo para você descobrir…

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 5/10

Para domínio do jogo, é necessário fazer ações relativas à exploração, aos macacos, sua sobrevivência e multiplayer, como exemplo posso citar derrotar inimigos, ensinar os macacos todas suas possiblidades de ações com um determinado número de interatividade com essas ações (ou seja, construir 5 projetos com macacos por exemplo), descobrir todas as receitas de projetos, criações e alimentação, achar armas elementais, e progredir normalmente no jogo…
OBS: há troféus missables, mas o ponto de não retorno é apenas no fim do jogo…

Considerações Finais

Graficamente o jogo é excelente na minha opinião, comparado com Escapists que era um pixel art voltado para o 2D puro, esse já há efeitos tridimensionais, dando uma imersão boa nos efeitos de iluminação e de passar do dia (como as sombras mudando de perspectiva).
Em contrapartida, o jogo não tem rotação, o que pode atrapalhar um pouco caso tiver estruturas na sua frente e recursos atrás dessas estruturas (aí você terá de ensinar o macaco á coletar e ver se ele acha algo ali)…

A trilha sonora tem um toque discreto, porém bem aplicado na sua composição, dando até mesmo um sentimento de sobrevivência no jogo (só ouvir o tema do jogo ali hahaha), o dinamismo com situações perigosas passam a idéia de que você está lutando com o ambiente e sua própria resistência…

A duração do jogo pode exigir dedicação, eu mesmo ainda não conclui o jogo, apesar de ter avançado bastante em manter meus recursos, ainda não comecei a busca para fugir das ilhas, pois o mapa é extenso, apenas observe:

Um náufrago, diversas possibilidades…

Acredito que quem tiver mais acostumado à jogos do gênero tenha maior facilidade em gerir os recursos com a progressão, tendo em vista que a Team17 diminuiu drasticamente o grind requerido

A performance do jogo é excelente, não havendo crashes repentinos e problemas de desempenho nos frames ou conexões.

Num geral, The Survivalists é um divertido jogo de sobrevivência, com uma interface amigável e um sistema que aproxima da realidade em uma situação dessas, além de deixar a experiência agradável com o dinamismo que o mundo possui e a possibilidade de jogar com até quatro pessoas…
Compre o jogo se quiser jogar esporadicamente, pelo tempo exigido para terminar (pois sim, o jogo tem um progresso e um fim) e se divertir com diversos amigos, somado ao fato de ter algumas atualizações que adicionam elementos novos para o jogo (como a opção de gerir uma mini fazenda na sua base e inimigos novos para desafiar você)

E você, disposto à encarar os perigos das diversas ilhas e conseguir ir embora pra casa????