Review / Tutorial: Foregone

Ola, aqui é o Pena e hoje trago um jogo de ação em plataforma com alguns elementos de RPG que tem gráficos em pixel que deixa muito jogo 3D pra trás, o Foregone.

Produzido e publicado pela Big Blue Bubble, ele foi feito usando a engine Unity e saiu em fevereiro de 2020 e está pra receber um port para PC na Steam em 1 de maio de 2021.

Review feito em base da versão do PlayStation 4

Titulo: Foregone
Produtora: Big Blue Bubble
Distribuidora: Big Blue Bubble
Gênero: Ação / Plataforma / Indie
Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One (2020) e PC (Epic Games)
PC (Steam Maio 2021)
Mídia: Digital
Textos: Português Brasileiro, Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Coreano, Japonês, Russo, Chinês Tradicional e Chinês Simplificado
Dublagem: Inglês

História

Uma guerra entre duas potências leva o mundo a beira da destruição com o aparecimento da Tormenta, uma doença que transformar seres vivos e maquinas em monstruosidades sem distinção entre eles.

Nesse cenário controlamos a primeira Pacificadora (Arbriter no original), que é uma raça de supersoldados, que foi mandada pro passado pra cortar o mal pela raiz.
O jogo nunca comenta o nome dela ou mesmo de qualquer outro personagem e o desenvolver da história é bem simples, mas prende o suficiente no decorrer da campanha.

Gráficos

A fluidez até numa queda d’água é algo que chama muito atenção no jogo

O jogo é todo em 2D usando pixel arte puxando pro estilo ocidental, com uma qualidade e fluidez dos movimentos da Pacificadora e dos inimigos que mostra que esse estilo de arte ainda tem muito a oferecer aos jogadores.

Até os efeitos de teletransporte são muito detalhados

Mesmo pra alguém que nem eu que prefere artes puxada pro estilo de anime não tem como não curtir esses gráficos. Mesmo que os inimigos no geral tenham poucos ataques, todas as animações deles e vários outros efeitos de cenário e de ataques tem deixa qualquer um de boca aberta pela fluidez e detalhes.

Áudio

As músicas também são muito boas, começam mais tranquilas e vai ficando cada vez mais sinistras conforme avança no jogo e mostrando o que tá acontecendo no mundo.
Antes mesmo do lançamento do jogo ele recebeu o premio de “Melhor Design de Música” no Montreal International Game Summit (MIGS) de 2019.

Como as músicas dele estão no Spotify, segue o link pra você escutar enquanto termina a leitura do post.

O jogo não tem muitas falas, mas toda interação e comentário da história é dublada.
A Pacificadora é dublada por Natalie Van Sistine, que fez as vozes de:

  • Reina no Tears of Avia;
  • Anna Kelso em Deus EX: The Fall;
  • Angela em Marvel Avenger Academy.

Jogabilidade

A ação do jogo é bem direta, lembra bastante os jogos de plataforma mais antigos, mas ainda assim eles utilizam alguns aspectos de RPG nele, então vamos mostrar por partes.

Menu

O menu do jogo é bem simples e direto, na primeira tela, a de Status, você consegue verificar todas as características da personagem, como dano por segundo (DPS) e os danos causados pelo diversos tipos de status negativos que você consegue causar nos inimigos.
Os 3 símbolos ali no canto inferior esquerdo são as habilidades extras que libera ao avançar o jogo, na parte de exploração eu entro em mais detalhes.

Equipamentos

Na parte de equipamentos você verifica e equipa o que tiver no seu inventário.
Aqui ele subdivide entre cada uma das categorias:
Armas de combate corporal
Armas de longo alcance
Armaduras
Acessório 1
Acessório 2

Cada categoria comporta até 20 itens e qualquer item novo tem a marca pra facilitar a identificação deles no menu.
O jogo utiliza o sistema de raridades de equipamentos, segue a classificação deles:

TipoEfeitosUpgrades
Comum01
Incomum12
Raro23
Épico34
Místico45
Separação de raridade dos equipamentos
Técnica extra escrita em vermelho

Os efeitos variam entre azul e laranja, sendo o segundo mais forte que o primeiro.
Esses efeitos são aleatórios, então um mesmo tipo de equipamento pode ter efeitos completamente diferentes

Um detalhe extra pros equipamentos Místicos é que em raras ocasiões ele vem com uma técnica extra logo abaixo dos efeitos normais, que são atrelados a alguma das técnicas de combate da Pacificadora.

Mapa

Aqui você consegue ver apenas o mapa da área que você está e ele vai completando conforme avança nele.
Pelo menos ele marca a quantidade exata de segredos de cada área, então você não precisa supor quantos segredos tem ali. Qualquer encontrado fica marcado com a exclamação verde (!), enquanto os não encontrados ficam com uma interrogação cinza (?)

Arquivos

Nessa parte você pode reler qualquer texto encontrado durante a sua exploração, que ajuda a entender o que está acontecendo no jogo.

Posto Avançado

É no Posto Avançado que você tem acesso a todas as opções de melhoria do jogo, tanto das técnicas como dos seus equipamentos.

Taumartuga

Conversando com a Taumartuga, acessa a árvore de técnicas da Pacificadora.
Aqui você melhora tanto os ataques corpo a corpo, os de longo alcance e a técnica de cura usando fragmentos (as pedras azuis que os inimigos AS VEZES deixam cair).
Basta selecionar o que você quer melhorar, pode ser mais de um por vez, e assim que selecionar tudo, segure o botão de confirmar pra finalizar.

Um ponto que deixa a partida mais com a sua cara é que no decorrer do jogo você consegue Catalisadores (a placa amarela na tela) e você precisa decidir qual das duas sequencias de técnicas você melhorará, já que só existe uma pra cada característica no jogo inteiro.
Mas não precisa se preocupar, tem como retroceder qualquer melhoria feita, mas é preciso gastar as moedas de ouro pra isso, mas pelo menos não é permanente.

É com ela também que você equipa as técnicas que você encontra na campanha. São 7 delas, mas só da pra equipar 2 por vez (e como é recomendado SEMPRE levar a de CURA, fica só um slot disponível)

Que nem na árvore de técnicas, você também melhora cada técnica separada e cada uma delas também tem um catalisador, como também é possível realocar pontos de fragmentos quando precisar.

Ferreiro

No ferreiro você pode melhorar os seus equipamentos, seguindo o limite de melhorias pra cada tipo de raridade deles.
Cada nível de melhoria melhora o poder e as técnicas extras do equipamento, mas claro que o próximo nível é mais caro e assim por diante.

Caso não precise do equipamento, você pode sucatear ele, recebendo metade do valor que gastaria pra melhora-lo. É possível selecionar mais de um equipamento da mesma categoria, assim sucateá-los de uma única vez.

Barqueiro

Se você morrer, que nem nos jogos da série Souls, vai perder todo o dinheiro e fragmentos que você tinha aonde morreu. Você pode retornar e pegar por conta, mas caso seja um local muito difícil (ou você não quer arriscar em perder tudo), pode conversar com o Barqueiro, que aparece somente quando você morre.
Você perde metade de tudo que tinha na hora da morte, mas é melhor do que perder tudo, vai realmente da sua necessidade do momento.

Portais

Aquele símbolo no Serraria significa que o vaso contendo o seu dinheiro e fragmentos está naquela área

A exploração desse jogo te leva a vários pontos e cada um deles tem pelo menos um portal que lhe permite voltar pra o Posto Avançado. Já no Posto você pode selecionar qual dos portais já encontrados você quer viajar, poupando tempo de viagem.

Os portais, tanto do Posto como encontrados nas áreas servem como save point, basta chegar perto deles que o jogo salva automaticamente.

Exploração

A exploração do jogo é toda em plataforma, não há muito segredo aqui, mas vale comentar alguns detalhes do jogo. Um ponto que é bom deixar claro aqui é que esse NÃO É um metroidvania, sendo um jogo bem linear na sua progressão, então com exceção de algumas áreas secretas, o jogo não vai lhe obrigar a voltar em nenhuma área finalizada pra fecha-lo.

Vários pontos do jogo tem portas trancadas, precisando ativar esses painéis pra só assim conseguir avançar na campanha.

Esses inimigos azuis são os ELITES, versões mais fortes dos inimigos padrões. Geralmente aparecem 3 deles e um deles tem um crânio na barra de energia, sendo o lider teles e mais forte que o resto. Derrotar eles da mais dinheiro e tem uma chance maior de cair itens.

Alguns deles também tem uma chave em cima deles, indicando que precisam ser derrotados pra destrancar alguma porta pra continuar o avanço do jogo.

Esse livro tem alguns detalhes da história. Não são obrigatórios, mas boa parte do que ocorre no jogo você entender lendo eles, então vale a pena procura-los.

Em alguns poucos pontos dos estágios(geralmente quando acaba de achar uma nova técnica), você encontra esse dispositivo. Ele permite equipar técnicas fora do Posto Avançado, mas SOMENTE equipar, não é possível melhorar nada a partir dele.

Esse é o portal que você encontra nas áreas exploradas, a primeira vez que chegar perto dele, além de liberar o acesso nele, também recupera vida e o uso das técnicas. Os portais fora do Posto Avançado só conecta a ele, não é possível escolher outra área neles.

Técnicas de exploração

Algumas você já começa, outras adquire no decorrer do jogo.
O pulo duplo mostrado na imagem você já começa, mas o dash aéreo é uma das técnicas que você adquire na campanha, ambos usados pra alcançar pontos mais longe.
O pulo duplo basta apertar o pulo uma 2ª vez durante o pulo e o dash apertar o de esquiva.

Alguns pontos tem um chão quebrável, mas pra destruir eles precisa do pisão. Já com a habilidade, basta durante um pulo apertar pra baixo + botão de pulo pra quebrar o piso.

O ultimo deles é o pulo na parede, que permite escalar quase qualquer parede jogo, alcançando pontos altos que não eram possíveis antes. Basta pular na parede e quando ela se segurar e começar a escorregar, aperta o pulo novamente.

Combate

Um dos focos do jogo é o combate, tem vários inimigos pra derrotar em cada área e como enfrentar eles depende mais do seu estilo de jogo.

Espada Curta
Cimitarra
Adagas
Lança
Nunchaku

Combate corpo a corpo tem 5 tipos de armas, cada uma com velocidades e estratégias diferentes. Como o jogo não tem técnica de proficiência, você não precisa se preocupar em focar num único tipo de equipamento, podendo trocar a qualquer momento no menu.

Beretta
Arco e Flecha
Espingarda
Rifle

Ataques de longa distancia são excelentes pro ataque quando está com pouca energia, mas tem um porem cada arma tem uma quantidade de munição diferente e você só recarrega ela usando ataques corpo a corpo, então não da pra focar somente na distância.

Algo que vai te salvar muito é escorregão, que é usado pra esquivar dos ataques inimigos, além de passar em áreas estreitas. Aprender a distancia e momento de uso ele vai te salvar.

Técnicas de combate

Todas técnicas de combate são gastas ao ativar elas, cada uma de um modo diferente, mas o que tem igual entre elas é que pra carregar, quem nem os tiros das armas de longa distância, precisa usar ataques normais pra carrega-las novamente.

O primeiro deles é a Investida, que lembra o Dash Aéreo, mas esse causa dano em todos os inimigo que ele atravessa.

A Cura é a única que não precisa estar cheia pra utilizar, mas precisa segurar o botão pra ela continuar curando até esgotar a carga dela. Sem duvida a sua maior aliada nesse jogo.

A Sobrecarga deixa os próximos ataques da Pacificadora mais fortes. A quantidade de ataques depende do nível da habilidade.

O golpe Nova solta uma onde de energia que ataca todos os inimigos ao seu redor, excelente pra momentos com muitos inimigos.

A Barreira cria um campo defensivo que te protege duma certa quantidade de ataques, dependendo do nível da técnica

O raio da Destruição acerta todos os inimigos no caminho, causando um bom dano em todos eles, sem precisar chegar perto deles.

A ultima é o Bastião, ele cria uma jaula de energia, deixando os inimigos dentro dele mais fracos e pode evitar que ataque externos cheguem em você.
Mas um detalhe, os inimigos podem sair de dentro dela sem nenhum problema, como também adentrar nele.

Extras

Ao fechar o jogo, independente de qual dos dois finais você fizer, libera o New Game Plus e as outras duas dificuldades.
No NG+, você retorna pro começo do jogo com tudo que já tinha, os inimigos ficam mais fortes e os itens também são melhores.
Além disso, os chefes retornam quando você volta posto avançado e adicionaram um novo upgrade pra cada uma das técnicas também.

Agora as duas novas dificuldades pegam pesado:

  • Hardcore: aciona a morte permanente, ou seja, se morrer, é game over na hora e o seu save fica desabilitado;
  • Iron Man Hardcore: mesmo funcionamento que o anterior, só que com um agravante, não é possível usar o posto avançado, ou seja, nada de upgrades de técnicas ou armas.

Conquistas

Apesar do esquema de mortes igual a série Souls, o jogo no modo normal é bem tranquilo, depois que pega o jeito nele, claro.
Agora o geral da lista de conquistas não é muito complicado, mas tem três conquistas que vão te dar um bom trabalho:

  • Skill Master: Melhorar todas as técnicas do jogo;
  • Overpowered: Melhorar todas as técnicas da árvores de habilidades;
  • Dora the Arbiter: Encontrar todas as salas secretas.

Conclusão

Foregone é um bom jogo de ação com uma arte pixel fora do normal, daquela que mesmo aqueles que não curtem esse tipo de arte prestam atenção, só peca um pouco por ser linear demais e no final da história dar uma sensação de que nada foi realmente finalizado, mas no que ele realmente se propõem, que é a ação, vale muito a pena.