Review / Tutorial: Songbird Symphony

O conceito de plataforma traz diversas evoluções no decorrer dos anos, e se tratando de mudanças, sempre é algo satisfatório no gênero, que teve uma das mudanças significativas com Runner, da Bit Trip, onde se tratava de um jogo de runner (aqueles de mobile onde o personagem automaticamente corre e você deve desviar dos obstáculos) e coletáveis que constituam em harmonia com a música do jogo…

Songbird Simphony é desenvolvido pela JoySteak e publicado pela PQube, que evolui novamente no gênero, e mistura o rítmico com o plataforma com suas mecânicas próprias, sendo um jogo amigável na plataforma mas moderado no ritmo…
Não entendeu??? Estamos aqui pra isso… vamos então conferir qual a idéia do jogo????

Código cedido para review pela PQube, versão Playstation 4

Nome: Songbird Symphony
Gênero: Plataforma / Puzzle / Rítmico (subgênero: Misto / Único)
Desenvolvedora: JoySteak
Distribuidora: PQube Limited
Plataformas: PC, Nintendo Switch e Playstation 4
Lançamento: 2019 (25 de julho)
Mídia: Digital e Física

A mídia física é possível comprar na Play-Asia através deste link.

Tela Título

História / Enredo

Birb vive em uma floresta com seu tio Pavão, entretanto, muitos do seu ambiente ao seu redor se perguntavam de ele ser diferente dos demais…
Tais dúvidas alheias começaram à deixar Birb incomodado, e de certa forma, curioso sobre sua origem e porque suas características não se enquadravam com os demais…

Durante seu caminho, irá aprender diversas lições e encontrar criaturas que irão lhe ensinar as linguagens da floresta…

Personagens

Birb

Nosso herói que vai em busca da sua origem e descobre diversas situações no mundo que vai conhecendo…

Tio Pavão

Por ser diferente demais do seu tio, Birb se questiona sobre isso e descobre que ele acabou sendo “adotado” por ele, por isso resolve ir atrás de sua origem.

Eggbert (Ovoberto?????)

Birb encontra esse carismático personagem, que resolve segui-lo para ajudar na jornada, inclusive ele será usado para alguns puzzles.

Coruja

Um dos personagens que Birb recorre para pedir ajuda, onde ambos fazem um trato:
Birb deve recuperar as 4 notas restantes para o artefato da Coruja e assim ele poderá ajudar na busca de sua origem, e consequentemente, seus pais…

Pássaro Mascarado
Gangue Pegas

A Gangue de Pássaros Pega e o Mascarado são os responsáveis para impedir que Birb consiga seus objetivos de conseguir as notas e sua jornada constantemente…
OBS: a gangue é composta por 3 pássaros
OBS 2: caso não conheça, aqui é um exemplo de Pássaro Pega

Gráficos

O jogo é feito em Unity, porém com a opção de pixelart, com cores vivas e bem destacadas, tornando o clima do jogo totalmente artístico e cartoon. Com animações bem fluídas, incluso as expressões dos personagens, onde podemos notar de forma destacada tudo que os personagens querem transmitir. O jogo também possui efeitos de sombra e luz juntamente com sua ambientação das fases correntes.

Som / OST

O jogo não possui dublagens explícitas para os personagens, apenas ruídos com o som das sinfonias das músicas e suas notas musicais.

A composição das músicas envolvem diversos tipos de gêneros, focando na imersão do clima proposto de determinadas partes da história, variando da mais lenta e melancólica, até a mais sinfônica e agitada.

Jogabilidade

Apesar do jogo não ter o esquemático in-game… não fará falta mostrar a imagem aqui, pois o jogo mantém a simplicidade de um jogo plataforma:
Direcional Digital – notas
Direcional Analógico – movimentação
□, Δ, O – notas
X – pulo (planar, ao segurar)
Touchpad – diário

Os controles mantém o estilo de timing x pulo quando precisar saltar em bordas, ou seja, qualquer milisegundo em atraso já fará delay no pulo de plataformas, mas nada que incomode ao ponto de deixar você frustrado.

Sistema de Jogo

Como dito antes, o jogo é um plataforma com elementos de rítmico, além de claro, ser um puzzle com elementos de quests para resolver.
Sua exploração se consiste em formato interligado, ou seja, as fases possuem um HUB e você deve ir elas por caminhos pré determinados.

O elevador será responsável pelo transporte para algumas fases…

Mas claro, iremos dividir aqui o que cada parte se constitui:

Explorando a Floresta

Na exploração, Birb passará por diversos cenários da floresta, onde encontrará diversos animais.
As músicas presentes nas fases têm poucos arranjos no início da sua exploração…
Porém algumas situações poderão deixar a música mais alegre ou com arranjos melhores, essas situações se constituem com notas músicas que devem ser encontradas durante sua exploração:

Encontre as notas para dar maior harmonia nas músicas ambientais

Algumas notas são fáceis de achar, outras exigem resolver certos puzzles…

Os famosos botões de mecanismos para alguma coisa…… PUZZLE na certa

Os puzzles num geral são fáceis, mas sua dificuldade aumentará de forma pouca gradativa, isso deve-se ao fato de ser um jogo totalmente voltado para um público infantil, com uma mensagem pra passar, caso for o caso possuir filhos e estiverem jogando, você não terá problema em achar a solução com eles…
OBS: veja que estou me referindo apenas aos puzzles… lol

Cada ambiente da floresta tem um número de notas, ao achar todas o ambiente fica com seu arranjo completo.
OBS: as notas também são necessárias para acessar algumas áreas do jogo, tendo de possuir um determinado número delas.

Além das notas, é possível encontrar algumas penas durante as fases:

As penas são a parte de coletáveis do jogo juntamente com as notas.
Ao pegar uma, seu diário ficará com ela estando “não identificada”, para isso deve encontrar o personagem que tem essa penugem e falar com ele. Algumas identificações podem liberar eventos posteriores, que inclusive um deles é necessário para um troféu, o que se constitui em quests.

Fazer o bem sem olhar a penugem de quem…

Birb em sua personalidade é um ser bondoso, onde está sempre preocupado em ajudar os que estão passando problemas na floresta.
Algumas quests são obrigatórias para a evolução do jogo que embelezam ainda mais a lição que ele quer passar. Já outras quests são opcionais, com algum tom cômico e piadas de anedotas (dignas de minha pessoa por sinal)…

Confesse que você esboçou um sorriso com EGGSCUSE ME

Seja qual for a quest, recompensas serão dadas…
Além de fazer novos amigos, Birb pode conseguir notas para a harmonia do ambiente, liberar eventos posteriores ou identificar penas que estarão no mapa ou que ele já tenha coletado…

Quem cantar, os males irá espantar

Ok, chegamos na parte de rítmico do jogo…
Aqui é onde a diversão e dificuldade se fundem, inclusive para o público infantil, que apesar de ter classificação 3+, os padrões podem deixar eles incomodados…
O jogo conta com o sistema “Repeat-after-me” de memorização…
Para quem não entendeu, seria basicamente como jogar o antigo GENIUS ou SIGA O MESTRE.

Os personagens irão cantar as notas e Birb deve imitá-los, porém em cada parte das canções há versos (alguns com rima inclusive) de conversa entre os personagens, tendo de prestar atenção para não perder a sinfonia…

Após os versos, eles irão cantar, e você imitar…

As notas terão julgamento em 4 aspectos:
Excellent – pegou o timing perfeitamente
Great – pegou o timing quase sincronizado
Good – pegou o timing um pouco fora do ritmo mas ainda sim aceitável
Miss – errou a nota ou a sincronia

Algumas notas podem ser duplas e sustentadas (hold), não há notas triplas ou acima disso…

Entretanto, conforme avançar no jogo, haverá diversos padrões diferenciados para os duelos musicais, onde cada personagem e música tem seu estilo de jogo, fazendo referência a alguns jogos…

Mostrarei (em imagem) apenas 2 dos layouts de rítmo que o jogo tem:

Além desses, posso citar layouts como circular, efetivo, queda de notas, bounce and go, entre outros…

Talvez você ou até mesmo seus filhos tenham dificuldade no avanço do jogo conforme presenciar a diversidade dos layouts, mas não se preocupe, pois nem na parte de exploração e na rítmica, há GAME OVER explícito…

Após as músicas terminarem, o jogo fará julgamento da sua performance, variando as notas de C à S, contabilizando as notas corretas / erradas e seu timing de precisão…

O julgamento está presente para availiar a sua performance…

É possível rejogar as músicas logo após terminar elas, interagindo com a estátua do personagem rival no cenário, juntamente com a sua classificação exposta:

Além disso há 2 lugares que se pode repetir as músicas, uma é explorando uma determinada parte do jogo e a outra é através dos extras, cumprindo requisito de finalizar o jogo uma vez.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 2/10

Os troféus do jogo são totalmente amigáveis, onde se compõe em troféus de progressão de história, coletar todas as notas e penas, fazer quests específicas e achar o salão secreto dos desenvolvedores.
Não há troféus de habilidade (tirar rank S por exemplo).

Considerações Finais

Os gráficos do jogo tem um alto teor de carisma, seja pelas expressões dos personagens enquanto conversam ou as animações de suas atitudes. Os efeitos de luz e sombras são aplicados de forma admirável perante o motor Unity.

O jogo conta com músicas carismáticas e bem compostas, mesmo que simulem o canto dos pássaros e animais ali envolvidos, dando uma riqueza maior aos arranjos de instrumentos de verdade.

A performance do jogo em aspecto geral não deixou a desejar mas alguns fatores devem ser citados como: não há slow down constante, mas há variações de FPS. Não obteve nenhum fechamento repentino no PS4 FAT, rodando em 60fps. Em alguns momentos podem ocorrer curtos screen tearing durante a movimentação, mas são raros os momentos.

A duração gira em torno de 5 horas se prestar atenção em toda a história corrente, apesar do jogo ter um ponto de não retorno, é possível explorar tudo de forma pós-game, sendo desconsiderado qualquer troféu missable.

Sonbgbird Symphony se mostrou um jogo divertido, e rico na sua proposta de diversidade, unindo gêneros comuns (plataforma e puzzle) com gênero de nichos (musicais) de forma sábia e complementada. A dificuldade simples nos puzzles ajuda o publico infantil a experimentar e tentar aprender a lição que o jogo tenta passar em alguns momentos. Por outro lado, ambientes perigosos na exploração ou os padrões de interface das músicas, mesmo que incomodem na progressão de dificuldade, não irão atrapalhar a diversão por não haver uma condição explícita de falhar ou perder o jogo (nem caindo em uma lava Birb morre, por exemplo).

Caso tiver filhos ou goste de jogos amigáveis, vale a pena conferir em uma promoção, sendo um jogo claramente voltado para público infantil ou para marmanjos que não se importam com dificuldade baixa e focado em narrativa, além de apreciar as lições e piadas de anedotas que o jogo tem, no seu humor pastelão.
Em tempo: ainda achava que o editor Pena deveria ter feito esse jogo por ter de encontrar seus xarás (outras penas……. sacaram????? LOL)

Um comentário