Review / Tutorial: Heroes of Hammerwatch – ULTIMATE EDITION

Ola, aqui é o Pena e hoje eu trago um jogo dos casca grossa, o Heroes of Hammerwatch que lembra muito a jogabilidade dos jogos da série “Diablo”, mas com arte em pixel.

Produzido pela CrackShell e distribuído pela BlitWorks, esse é um Rogue-like de ação, então já sabe que você vai morrer inúmeras vezes até conseguir avançar no jogo. E quando eu digo morrer muito, acredite, isso vai ser algo recorrente na sua jornada.

Review baseado na versão do PlayStation 4
(código fornecido pela BlitWorks)

Titulo: Heroes of Hammerwatch
Produtora: CrackShell
Distribuidora: BlitWorks
Gênero: Ação / Rogue-like / RPG
Plataformas: PC (Jogo base) / PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One (ULTIMATE EDITION)
Mídia: Digital
Textos: Inglês

História

O jogo se passa no mesmo ambiente do seu predecessor, o Hammerwatch, mas não tem nenhuma história profunda, você simplesmente é um aventureiro que decide desbravar os calabouços do jogo em busca de tesouros e glória.

Gráficos

Os gráficos gerais do jogo são bem simples, todo em pixel art, dai devido a visão distante, a maioria dos inimigos e personagens tem poucos detalhes, o que pode desagradar um pouco o pessoal que não está acostumado com esse tipo de jogo.

Já os cenários que você passa tem uns bons detalhes legais, bem trabalhados e neles escondem diversos pontos que se você prestar bem a atenção são dicas para achar passagens secretas, algo bem interessante no jogo.

Áudio

Enquanto os gráficos são simples, as musicas são bem gostosas de ouvir, cada área tem uma musica própria, dando uma excelente imersão em cada uma das diferentes dungeons que você passa na campanha.

Como era de se esperar, esse jogo não tem nenhum tipo de dublagem, somente os barulhos e gritos dos monstros e aventureiros, mas como o jogo não tem uma história com diversos diálogos, não é algo que atrapalha a diversão dele.

Esse tema da cidade principal me lembra muito umas musicas de Wild Arms

Jogabilidade

Todas as profissões disponíveis na versão Ultimate

Como nos diversos jogos de Rogue-like, logo no começo você vai escolher qual das profissões será o seu novo personagem. Vale lembrar que nem todas as profissões estão liberadas no começo, preciso desbloqueá-las durante a campanha.

Apesar da simplicidade dos gráficos, você pode customizar os seu aventureiro com varias cores e detalhes ao seu gosto. Algumas customizações são necessárias comprar dentro do jogo pra poder usar.

Vale lembrar que pra cada personagem, apesar da campanha ser exatamente a mesma, você precisa liberar tudo individualmente, mas você pode ter diversos personagens no seu save.

Cidade

Um dos objetivos principais do jogo é, além do claro que é evoluir o seu personagem, é melhorar a cidade pra liberar os diversos pontos pra assim conseguir melhorar o seu personagem.
Como são vários pontos, vamos falar deles aos poucos.
Só um detalhe muito importante, toda a melhoria da cidade e recursos adquiridos, como o ouro e os minérios, são compartilhados com todos os personagens.

Town Hall

A cada entrada no jogo o clima e período do dia na cidade muda

Esse é o principal ponto que lhe permite acesso aos locais da cidade.
Nele você gasta os minérios ( ore) que são encontrados nos calabouços do jogo.
Claro que no começo não tem muitas opções, mas conforme você avança no jogo, salva alguns moradores da cidade e melhora o Hall, novas opções vão aparecendo.

Guild

Quando o personagem sobe de nível, ele recebe estrelas, elas são usadas pra liberar novas técnicas na guilda.
Cada “Tier” vai liberando técnicas novas e upgrades das que você já adquiriu, mas pra liberar cada nova linha precisa melhorar a guilda pelo salão da cidade.

Companions

Pra facilitar um pouco a sua vida na exploração, você pode comprar um companheiro.
Eles não atacam os inimigos, mas agilizam demais a coleta de dinheiro e minério nas dungeons, vale a pena o gasto excessivo deles, pelo menos quando você morre eles continuam com você nas partidas seguintes.

General Store

Na loja sempre aparece itens aleatórios pra venda, além de vender chaves para os báus encontrados nos calabouços do jogo.
Você pode pagar pra alterar os itens a venda no “reroll”, se não tiver nada que lhe agrade no momento.

Blacksmith

No ferreiro você pega melhorias permanentes para o seu personagem, mais voltadas para danos e ataques físicos.
As melhorias são desbloqueadas conforme melhora a cidade.

Magic Shop

Usando a mesma lógica do Ferreiro, no mago você também pega melhorias permanentes, mas aqui voltados para magias.

Apothecary

Já no curandeiro você melhora a eficácia e numero de utilizações do seu pote de cura, algo extremamente importante pra sobreviver na dungeon.

Fountain of Fortune

Sistema de bônus e penalidades é praticamente obrigatório em Rogue-like

Depois de reconstruir a fonte, você consegue ativar bônus e penalidades pra a próxima exploração. Dependendo do que for ativado, o valor sobe bastante.
Você ainda pode salvar até 4 combinações pra agilizar a sua vida.

Chapel

Só na igreja temos bênçãos permanentes

Na igreja você libera bênçãos permanentes pro seu personagem a preços exorbitantes, mas pelo menos quando você morre, o bônus da bênção continua ativa.
Outros bônus são liberados pra compra doações conforme melhora o Hall da cidade.
Um ponto aqui é que, você só pode ativar 1 das bênçãos de cada linha por vez. Pra liberar o uso é pago apenas 1 vez por bênção e ela fica liberada pro resto da campanha do personagem, mas o uso é individual por linha, então depois de liberar todas as linhas, você só pode ter 4 bênçãos ativadas ao mesmo tempo.

Magic Anvil / Furnace

Esses dois são utilizados para criar armas a partir de diagramas que você encontra nas explorações das dungeons.

um dos diversos tipos de diagramas que você encontra no jogo

A diferença delas são:

  • A bigorna você encontra ela na cidade e é possível gastar estrelas pra pra melhorar os efeitos dos equipamentos, além de criar os tais equipamentos usando minérios;
  • A fornalha você encontra nas dungeons, nela você só tem como criar os itens na hora, não é possível melhorar seus efeitos.

Ore Trader

Minério é um dos itens mais importantes na evolução do jogo e não é toda hora que ele aparece, dai nesse vendedor você pode comprar mais, mas se prepara que as taxas de compra são bem altas. Também é possível vender minério, mas só faça isso se realmente precise do dinheiro.

Tavern

Uma aventura nunca está completa se não encher a cara antes e aqui não é diferente ahahaha
Na taverna você pode beber uma quantidade de bebidas, que são liberadas conforme melhora ela. Cada bebida tem um bônus e uma penalidade que age até morrer na dungeon.

Também tem a parte de apostas, aonde você precisa tirar uma carta mais forte que o CPU pra ganhar o dobro da quantidade apostada. Não tem muito segredo, basta escolher a quantidade apostada e o “flip cards”, o resultado já sai na hora, mostrando se você ganhou ou perdeu.

Arena

Na arena você tem que sobreviver a diversas ondas de inimigos pra coletar o premio.
Tem vários níveis de dificuldade nela que são liberadas conforma conquista a dificuldade anterior dela.

Avançando nas batalhas da arena você recebe espadas pra adquirir bônus permanentes pro seu personagem, isso ajuda muito.

Legacy shop

Cabelo arco-íris fica mudando de cor, bem chamativo ahahah

Aqui é pra quem curte customizar a aparência do personagem.
Você pode comprar novos itens pra aparência deles e qualquer item comprado fica liberado para uso em todos os personagens.

Pra mudar a aparência, basta conversar com o NPC na Guilda.
A primeira mudança é gratuita, mas as posteriores tem pagar.

Menus

O menu é bem simples e direto, apenas mostrando os status do seu personagem, além dos itens que ele está carregando no momento, as skills, dinheiro e ores com você e guardados na vila.
É bom já deixar avisado aqui, qualquer equipamento que você tenha quando morrer SERÁ PERDIDO DEFINITIVAMENTE, aumentando mais o nível de aleatoriedade do jogo.

Na aba de “Effect” você consegue verificar quais efeitos positivos e negativos estão afetando o seu personagem no momento, sendo eles de bênçãos ou status que recebeu de um ataque.

Na aba “Stats” mostra todas as estatísticas do seu personagem, mostrando a quantidade de inimigos mortos, dano recebido e vários outros detalhes, ele deixa registrado praticamente TUDO que você faz no jogo.

Estatísticas gerais da guilda

Enquanto a aba “Stats” do personagem mostra as estatísticas DAQUELE personagem em específico, no menu da Guilda mostra as estatísticas somadas de todos os seus personagens.

Quando você receber pontuações suficientes pelos desafios propostos pela guilda, você recebe bonificações, valendo muito a pena alcançar os pontos pedidos nelas.

Exploração

Quantidades enormes de inimigos de uma única vez

Pense bem quando for entrar no calabouço, assim que atravessar a porta, não tem retorno, somente se morrer ou fechar o jogo hahahaha.
Como ele é um rogue-like, a cada partida o layout das dungeons muda completamente, além do que você encontra de item lá, então cada partida é uma experiência diferente.

Detalhe importante: no jogo você pode realizar a exploração com até 4 jogadores e é EXTREMAMENTE RECOMENDADO que faça isso com pelo menos 2, já que o jogo foi criado para partidas multiplayer, tendo uma quantidade enorme de inimigos conforme avança nas dungeons e a quantidade de dinheiro, ore e experiência aumenta em base da quantidade de jogadores.

O jogo foi criado inicialmente para PC, então tiveram que adaptar os comandos para o controle.
No PlayStation 4, as skill que precisam ser ativadas manualmente ficaram nos botões traseiros (L1, L2, R1 e R2) pra deixar o dedo do analógico direito livre para direcionar o ataque do personagem, que é aquela linha que você vê na imagem.

Outros comandos no PS4:
usa o pote de cura;
pega itens e confirma ações;
cancela ações;
abre o mini-mapa na tela toda

Armadilhas e mais armadilhas te esperam no jogo

Muitos pontos das dungeons tem armadilhas, algumas estão no meio do cenário, mas outras ficam em salas especificas com um baú de chamariz pro jogador, algumas delas vai precisar de muita habilidade pra passar elas até consegui o prêmio.

Aproveitando que o assunto é baú, temos 5 tipos de baús.
O primeiro é o desbloqueado, podendo abrir ele sem nenhum item extra, enquanto os outros quatro tipos exige que você tenha uma chave do tipo correspondente pra abri-los.

taxas abusivas dependendo da quantidade de dinheiro guardado

Um dos detalhes do jogo é que, quando seu personagem morre, você perde todos os seus itens, equipamentos, dinheiro e minério que você estava carregando, sem dó nem piedade.
Pra assegurar pelo menos o dinheiro e minério, você precisa enviar eles pra a cidade, pagando uma taxa, claro XD
O valor da taxa é relativo a quanto de dinheiro você já tem guardado. Você pode reduzir as taxas melhorando um dos pontos no “Town Hall”, mas se prepara que a quantidade de minério pra isso é enorme também.

Como na série Diablo e tantos outros rogue-likes, os equipamentos tem sistema de raridade e set de equipamentos. Quanto mais raro eles forem, melhor os efeitos deles.
O efeitos dos sets aqui é pelo mesmo tipo de item, conforme vai pegando, mostra o que está ativado no set.

os olhos vermelhos na parede denunciam uma passagem secreta

O jogo tem diversas passagens secretas e paredes quebráveis, então preste bem atenção no cenário pra conseguir achar esses locais.

Apareceu essa mensagem? Se prepara pra muito inimigos.

Ao continua avançando no jogo, começa a aparecer essa mensagem, indicando que uma horda de inimigos apareceu e vai te caçar. A quantidade e tipo depende de qual andar da dungeon você está, mas sempre são batalhas mais difíceis do que as normais.

Vendedores se aproveitando da sua desgraça

As vezes você encontra vendedores no meio das dungeons, eles vendem alguns itens bons, mas você só pode usar o dinheiro que tem em mãos e só pode comprar até três itens por encontro.

Apostas também rolam na exploração

Se você encontrar o apostador, tem a oportunidade de apostar seus itens pra receber um novo.
A chance de raridade dele depende da quantidade e qualidade de itens apostados e você só recebe UM ITEM novo na aposta.
Vale lembrar que você só pode fazer uma aposta por encontro, então pense bem o que pretende arriscar.

Esse monolito ativa uma bênção aleatória no seu personagem, mas ela não fica durante toda a partida, somente por um breve período de tempo, mas mesmo assim tem efeitos excelentes, como não gastar mana ao usar uma skill.

Não há ganho sem sacrifício

Nos altares sangrentos você pode sacrificar 10% da sua vida pra receber uma bênção aleatória.
Ela fica ativa até você morrer na dungeon e geralmente os efeitos são muito bons, vale a pena o sacrifício usado nela.

Combo

Essa barreira lilás é o indicador do modo “Combo

Caso consiga derrotar inimigos num curto período de tempo e encher a barra lilás você ativa o modo Combo. Nele seu personagem fica mais rápido e ativa alguns bônus específicos dos itens que você tiver no momento.

Pra manter ele você precisa continuar derrotando os monstros antes que a barra se esvazie e o tempo que ela demora depende dos upgrades que você tem no personagem.

Portais

Esse é um cubo mágico que você não quer ter em casa

A cada chefe que você derrota, libera o acesso a um portal no começo da área que ele dominava.
Ao adentrar nele, você se depara com esse cubo vermelho e precisa destruir ele, mas conforme ele toma dano, aparece inimigos pra proteger ele.

Se você sobreviver a tudo e conseguir destruir o cubo, além de receber 8 itens aleatórios, abre o portal de saída que te envia para a próxima área do jogo, adiantando a sua jornada e não precisando enfrentar o chefe novamente.

Multiplayer

Como comentado anteriormente, o jogo foi projetado pra jogar com mais de um jogador e quando você está nesse tipo de partida, tem umas peculiaridades, que são:

  • Dinheiro e minério coletado é compartilhado com os jogadores, mas o gasto dele nas lojas dentro da dungeon é individual, assim não tem briga pra ver quem pega o dinheiro;
  • Chaves não são compartilhadas, só quem pegou a chave pode usar;
  • Equipamentos aparecem para todos os jogadores, mas no mesmo ponto é um item aleatório pra cada um dos participantes, por exemplo, enquanto um jogador pega uma espada, o outro pode achar um cajado;
  • Caso um jogador morra, ele pode ser ressuscitado por outro jogado e a suas vidas ficam compartilhadas, se um dos 2 morrerem, os 2 morrem;
  • Os jogadores que acessaram o jogo de outro jogador não podem melhorar a cidade, mas podem usar todos os locais liberados pelo host.

Um ponto extra da partida on-line é esse túmulo. Caso esteja compartilhando a vida com outro jogador por um dos dois terem morrido, ao usar ele desfaz esse link, possibilitando ressuscitar novamente os personagens.

Modo Mercenário

Ao chegar no nível 20 com uma classe, é liberado o modo mercenário pra aquela classe.
Esse é um modo diferente, você já começa com um personagem em nível 20 e pode customizar ele conforme desejar, mas tem um porem, aqui a partida é de MORTE PERMANENTE, caso morra, é game over na hora e não tem continue.
Boa sorte nesse modo, você vai precisar muito mais do que isso ahahaha.

New Game +

Conseguiu fechar uma das dungeons do jogo, parabéns, agora retorna lá pra fazer tudo de novo com inimigos mais forte aahahahah.
O nível máximo de evolução de um personagem normalmente é até o 20, mas a cada NG+ adquirido, você pode subir esse nível máximo em 5, então pra chegar no nível 30, precisa ter fechado pelo menos 2 vezes pra liberar esse limite

Extras

A versão Ultimate do jogo já vem com as 3 DLCs do original integrado nele, vamos a alguns detalhes deles.

DLC Witch Hunter

Nessa DLC temos:

  • Acréscimo da classe “Caçador de Bruxas”;
  • Novos itens;
  • Novo companheiro;
  • Acréscimo dos “Blood Rites” nas dungeons;
  • Novos títulos de classes.

Essa DLC é mais pra acréscimo de mecânicas e da nova classe, não existe uma dungeon nova ou outro modo nela, mas a classe nova é boa, focada em ataques a longa distância.

DLC Pyramid of Prophecy

Nessa DLC temos:

  • Um nova dungeon com 3 novas áreas e chefes;
  • Acréscimo da classe “Gladiador”;
  • Novas melhorias pra a cidade e personagens;
  • Novos itens e inimigos;
  • Acesso a arena.

A arena, como toda a área do deserto só é acessível com essa DLC

DLC Moon Temple

Nessa DLC temos:

  • Um nova dungeon com 3 novas áreas e chefes;
  • Modo Mercenário;
  • Novos itens de aparência pros seus personagens;
  • Adição de novos itens, companheiros e inimigos.

A dungeon nova inicia numa mina dentro das montanhas geladas. É possível acessar ela assim que inicia o jogo, agora AVANÇAR nela, ai é outra história, pois além de ser de alto nível, você precisa derrotar todos os inimigos da área pra avançar abrir o caminho pra próxima parte

Conquistas e Troféus

O jogo já não é dos mais fáceis e a lista de conquistas também é maldosa e sem piedade.
Elas variam entre a versão original do PC na Steam em relação as do PS4, mas algumas são iguais, sendo as mais trabalhosas:

  • General: alcançar o rank de General com um Mercenário;
  • Exsanguination: Ativar 10 rituais sangrentos ao mesmo tempo;
  • Moon Temple NG+: Terminar a Dungeon “Moon Temple” no NG+ (tem uma dessa pra cada uma das 3 dungeons do jogo)

Conclusão

O jogo é bem desafiador e é basicamente um Diablo em “pixel art“, com um gameplay voltado pra jogar em parceira de outros jogadores, mesmo que sendo possível jogar sozinho, a experiência do jogo é bem mais agradável e eficaz se você participar das campanhas em multiplayer.
Isso por que eu pessoalmente não gosto de jogar online, então pra eu recomendar jogar dessa maneira, é por que realmente vale muito essa experiência.

Único pesar do jogo mesmo é a evolução lenta, o que faz que demore muito pra conseguir avançar no jogo (e por isso eu ainda não fechei a campanha principal). Mesmo que você suba de nível com o personagem, a maior parte da força dele é relativa aos equipamentos e como você perde todos ao morrer, isso atrasa muito mais a avanço no jogo, além dos altos valores pedidos pros upgrades não colaborarem.