Review / Tutorial: Fuser

Jogos rítmicos (ou musicais) foram febre no decorrer dos anos, entretanto, com o excesso de jogos ou expansões, o mercado acabou estagnando aqui no ocidente (vamos deixar claro que não estou falando do mercado oriental, que ainda possui um forte público com estes tipos de jogos ou até mesmo pelo mobile), e dificilmente vemos um avanço significativo no retorno desse tipo de nicho, como pudemos ver no passar dos anos, Guitar Hero tentou se reerguer, mas falhou em tempo considerável pela sua investida em trocar a interface e a forma de jogo, perdendo assim o suporte para todos os periféricos que teve até então. Já Rock Band se mantém até hoje com seus periféricos antigos e suporte com músicas DLC para Rock Band 4, e que eu sinceramente acho muito respeitoso por parte dos desenvolvedores com relação aos seus consumidores, mesmo com a tentativa de troca de periféricos no terceiro jogo…

Sem adentrar muito neste mundo de gênero rítmico (poderia citar diversos outros jogos, mas resolvi não fazer) podemos dizer que teve outras tentativas de foco em outros gêneros musicais, e Fuser aposta neste tipo de público…
Sim, um público mais “eclético” em termos musicais… aquele público que arriscaria ouvir versões alternativas de músicas e talvez se simpatize com ela… que pensa em como seria misturar músicas, aquele público que curte um “mash up”…

Mas como assim?????
É o que vamos ver então neste review / tutorial…
Desenvolvido pela Harmonix (que por sinal foi a criadora das duas franquias citadas anteriormente) e publicado pela NCSoft, o jogo aposta novamente numa mistura de ritmos, com diversos gêneros musicais…
Vamos então entrar na pele de um DJ que se prepara para animar as festas de diversos públicos????
Código cedido para review pela NCSoft, versão Playstation 4

Nome: Fuser
Gênero: Rítmico / Party game
Desenvolvedora: Harmonix Music Systems
Publicadora: NCSoft
Plataformas: Playstation 4, XBox One, PC, Nintendo Switch e PC
Lançamento: 2020 (10 de novembro)
Mídia: Física e Digital

As mídias físicas é possível importar pela Play-Asia por aqui.

Tela Título

História / Enredo

O modo campanha do jogo é bem simples…
Você é um aspirante a DJ e tem a chance de passar em diversos palcos de outros promotores, já conhecidos (no universo fictício porém com referências) do jogo, onde cada um irá lhe ensinar tudo que é possível fazer num turntable, mostrando seus segredos e lhe incentivando à aprimorar seus sets…

Danny, Bignums e Faint são apenas algumas das caras que você verá durante a campanha

Gráficos

Os gráficos dos jogos da Harmonix sempre tiveram um formato cartoon no design dos personagens… este não saiu do foco, apesar de ser possível customizar seu personagem, a forma cartoon de design está lá…
A Engine usada é a Unreal, com isso os gráficos se tornam mais coloridos e ricos em contraste, sendo inclusive plausível de cuidados para quem tiver epilepsia, pois tem muitos efeitos de luzes piscantes…

Som / OST

A trilha sonora do jogo é totalmente eclética, com diversos gêneros musicais…
Porém a concepção da trilha sonora e a execução dela fica perante suas escolhas conforme irá notar no recorrer do review….

Jogabilidade

Diferente dos jogos ritmicos que já passaram pela mão da Harmonix, as músicas que você irá tocar não irão seguir um padrão fixo, ou seja, não será uma pista com notas para acertar (GUITAR HERO / ROCK BAND), movimentos para executar (DANCE CENTRAL) ou faixas com diversos instrumentos para tocar (AMPLITUDE)

Você mesmo decide como, quando e o que fazer…
Com relação ao esquema de controles, tem muitos detalhes que nem colocaram esquemático no jogo, mas vamos tentar explicar aqui.
O jogo conta com um sistema de “point and click” via cursor na tela, porém os botões tem diversificadas ações:

Analógico esquerdo – move o cursor
Analógico direito – controle de funções e volume
□, Δ, O, X – atribui faixa (s) de disco (s) na turntable / atribui funções isoladas nos discos
L1 / R1 – alterna os itens de sua caixa
L2 – marcação
R2 – atribui faixa (s) marcada (s)
L3 – atribuir efeitos à um disco isoladamente

Sistema de Jogo

Ao começar o jogo, você personaliza seu personagem de acordo com sua preferência, assim como a personalidade de reações e animações com a platéia…

Definido isso, o jogo dá a idéia de você ser um DJ de festivais, passando por diversos palcos
Como dito antes, a história da campanha basicamente se consiste em você participar de diversos palcos de Promotores / DJ’s fictícios e bem renomados, com suas próprias personalidades, gêneros especializados e humor alternado.

Por sua vez, os festivais ocorrem nos palcos com horários determinados e extensos, começando de manhã e indo até determinado horário à noite, isso se define em sets.

Nestes sets, você prepara a sua caixa de DJ e terá a seguinte dela:

Aqui você escolhe o repertório de músicas que irá tocar no festival, vale ressaltar que os slots adicionais são liberados conforme progredir no jogo, assim como os slots de instrumentos e efeitos.
Mas… o que seria isso???

Instrumentos são os sintetizadores para adicionar ou deixar rodando nas suas músicas.
Efeitos são especificamente efeitos de mixagem nos discos, envolvendo repetidores, batidas, entre outros.
Capturas são as capturas de sets correntes no momento desta captura, sendo um atalho para alternar em sets já salvos…

O Kit de Palco é a parte estética de seu show, não tendo uma importância ou efeito significativo no julgamento do seu desempenho.

Escolhido tudo isso, vamos para a interface:

O HUD se consiste em partes isoladas, porém ricas em detalhes, diferente do que costumo fazer, vou ficar cada parte já com suas devidas funções.

Diferente do que costumo fazer, falarei isoladamente do HUD com suas funções já explícitas:

Caixa

As músicas escolhidas e instrumentos sintetizadores irão aparecer aqui, sendo o máximo de 3 abas com 9 músicas cada, (total 27) e 9 sintetizadores.
É obrigado escolher tudo isso ?
Sim, você deve preencher toda sua caixa, se não tiver paciência, o jogo pode preencher automaticamente pra você.

Tá vendo os instrumentos ali embaixo??? Aguarde…

Tarefas

As tarefas são os conselhos dos promotores conforme você anima o festival, eles irão pedir diferentes coisas e algumas simultaneamente.
As tarefas podem ter um tempo limitado para serem concluídas, além de terem um tempo para serem executadas, exigindo assim uma boa noção de gerenciamento do seu set.

Acima da barra de tarefas, ficará a barra de reputação, onde quanto pior for, menos bônus de público você ganha, além de ter de manter a festa sempre alternada para animar eles.

Deck

Onde rola a festa, seus mixes e sua jogatina…
4 discos são possíveis, e ela tem diversas funções adicionais… explicar aqui seria inútil já que é mais fácil detalhar cada parte dela para você não se perder…

Pontos

E por fim, a pontuação clássica dos jogos da Harmonix, com as clássicas 5 estrelas de reputação. Os pontos ocorrem com cada tarefa concluída, julgado pelo seu senso de ritmo, podendo ser erro, bom e perfeito.

Botando o público pra sacudir

Lembra dos ícones abaixo das músicas na caixa????

Faixas de Áudio

Cada música da sua caixa terá até 4 tipos de faixas de áudio, onde se dividem em:

Rosa – percussão e samplers
Azul guitarras / baixos, sintetizadores, samplers e sopro
Verde – guitarras / baixos, sintetizadores, samplers e sopro
Vermelho – vocais, sintetizadores e samplers

A idéia é simples, a faixa de áudio tem a cor de cada botão (da versão Playstation por exemplo) de ação. Ao apertar o botão de cor correspondente, você fará um drop, colocando o disco no deck.
Nas versões de outras plataformas a interface terá outras cores para as faixas de áudio

Drop

Perceba que ao efetuar o drop, duas coisas acontecem: aparecem timeline tanto no deck quanto no disco.

A timeline será seu triunfo para uma boa festa, pois deve ser gerenciada em tempos certos das ações, lhe concedendo assim ações perfeitas e uma simpatia maior do público com sua performance.
A timeline mostra as batidas marcadas das músicas, e no disco mostra 1 compasso (4 tempos de batida), já no deck, é mostrado 32 compassos (ou 128 batidas).

Se fizer drops parecidos ou o mesmo em sequência curta, irá se tornar inaudível ou não agradará o público.

Em busca da batida perfeita

Por sua vez, o compasso possui o chamado primeiro tempo, onde no disco é a batida final da timeline, ou cada traço maior na timeline do deck, caso fizer drops neste momento, você pode ganhar mais chances de um tempo perfeito.
Por sua vez, o tempo perfeito também pode se dividir em frase e pick-up.
Frase ocorre em cada 4 compassos.

Pick-up

São momentos oportunos para fazer um drop do disco no meio do compasso, sem a necessidade da espera do primeiro tempo.
Os pick-ups são mostrados na timeline como uma bolinha com a cor correspondente da faixa para o drop, sendo mostrado tanto na timeline da música ou do deck.

Notou que há pick-ups com mais de 1 bolinha no mesmo tempo?
Sim, é possível fazer um drop de 4 discos simultaneamente se apertar 4 botões de ação.

A sincronia das músicas nos tempos é necessária para o sucesso, treine seu senso de ritmo nesse aspecto.

Além disso, é possível usar o mesmo tipo de faixa com outro disco e usar no deck, fazendo assim uma troca de disco / faixa específica:

Troca de Faixa

Apertar e segurar o botão de ação com a faixa correspondente irá “segurar” o disco e marcar onde fazer o drop.
Note que ao fazer isso a timeline mostra outros traços coloridos, eles também são os pick-ups pra você fazer a troca antes do primeiro tempo.

Como falei antes, você terá também os instrumentos sintetizadores no seu repertório, eles funcionam da mesma forma que os discos, porém você deve tocar eles conforme seu gosto, sendo possível alternar em 2 tons.

Sintetizadores

□ e X alternam os tons enquanto faz o show.
Já R2 abre um compasso para fazer um loop e fazer o drop no tempo que quiser.

Operando os discos

Explicado o drop, timeline e compassos, vamos para a parte operacional dos seus discos…

Efeitos

Os efeitos escolhidos na sua caixa ficarão em dois lugares:

– no ícone que fica no canto superior esquerdo do deck
– apertando L3 ao estar em cima de um disco

A diferença é simples:

o do deck aplicará o efeito para todos os 4 discos simultaneamente
o do disco aplicará efeito apenas no disco selecionado

É possível deixar os efeitos rolando automaticamente ou aplicar isoladamente conforme achar necessário no compasso, fica à seu critério.

Equalizador

O equalizador serve para ter o controle de tom dos mixes, o número de batidas por minuto (BPM) e mudar para modo de tom maior ou menor.

Caso apertar , o jogo mostrará controles gerais do equalizador, a diferença é que somente aqui é possível trocar o tom da música, enquanto no ícone dá pra ajudar o BPM e alterar o modo rapidamente, sem a necessidade de entrar nos controles gerais.

Fade in / Fade out

Para efetuar o fade, é a pequena barra de volume abaixo do disco, ao mover o direcional direito para os lados correspondente, você fará o fade in / fade out

Volume

O fade é bom para causar efeitos de entrada gradual de faixa no meio do seu mix.

Marcação

Logo abaixo do nome da música, tem outra barra, ao apertar L2 você pode fazer marcações de faixas / discos e sintetizadores para fazer drop’s sincronizados ou isolados.

Riser

A marcação também ajuda para fazer efeitos de troca com o chamado riser.

O riser pode ser contínuo, inteligente ou aleatório.

Os contínuos mantém todos os ajustes de batídas, tons e modos correntes do deck.
Os inteligentes farão um reajuste de todos os fatores para o novo set marcado que foi feito o drop.
Já o aleatório, ele fará “um sorteio” de todos os fatores e irá aplicar no novo drop, as vezes pode ficar algo bom, ou algo totalmente sem nexo.

Controles de Disco

É possível atribuir funções isoladas nos discos usando estes controles que aparecem ao selecionar os discos no deck.
O esquema corresponde aos 4 botões de ações em suas posições.

□ – emudecer o disco
Δ – causar um solo no disco (emudecer os outros 3 e manter apenas 1 tocando)
O – efetua a troca de disco rapidamente, funciona apenas se houver marcações
X – ejetar o disco

Todas as funções exigem também o tempo correto para agradar o público.

Pedidos

Durante o festival, o público poderá pedir algumas coisas, seja uma faixa de áudi, música ou até mesmo época específica. Tente agradar eles para ganhar bonificação no final do set e ter uma grande chance de fazer 5 estrelas.
OBS: ao ter dois pedidos simultâneos, você pode fazer um combo.

Explicado todo o sistema… ponha em prática seu senso de ritmo e mixes…

Menu

Aqui estão os modos de jogo:

Campanha – jogue o modo história
Estilo Livre / Coop – jogue livremente, sem tarefas e missões (mas ainda sim pedidos de público)
Batalha – domine o deck com o mix mais forte contra seu oponente
Social – mande seus mixes em um tempo de 32 compassos e compartilhe, além de ter a possibilidade de participar de eventos que o jogo tem semanalmente e ganhar itens para o jogo.
Personalização – customize seu personagem, deck e show
Loja – compre mais músicas ou itens customizáveis

Multiplayer

Como mostrado no menu, o jogo conta com modos multiplayer competitivo e cooperativo.

No competitivo você deve controlar o festival com seu set de mix mais forte, caso a música domine o deck, o oponente perde energia. As partidas podem ser ranqueadas ou casuais, mas deve-se jogar algumas para liberar o casual e até mesmo uma caixa de música diferente.


O poder da música dura em quantidade de compasssos, ao efetuar ações perfeitas você ganha vantagem se escolher o mix certo para a ação.

No competitivo, você tem o chamado “super drop” (no lugar do Riser) que preenche conforme conseguir dominar o mix ou estar perdendo muita energia em sequência.
Ao liberar, você poderá fazer marcações dos discos e fazer o drop simultaneo de 4 faixas, dando uma grande vantagem.

Depois de duas rodadas no melhor de 3, o vencedor é mostrado.

No cooperativo você pode gerenciar um festival com mais 3 DJ’s, cada um tocará seu mix e deverá agradar os espectadores (que também podem ser outros jogadores).
O jogo permite fazer convites específicos ou partidas abertas.
Caso preferir ser o espectador, você também poderá fazer pedidos.

Social

No social é possível compartilhar seus mixes via redes sociais ou videos, onde ele irá criar a opção de exportar um mini clipe de duração com 32 compassos.
Os mixes são feitos em estilo livre.

Além de claro, poder fazer mixes e tentar participar de eventos semanais, e poder votar em mixes de outros jogadores.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 4/10

Os troféus são baseados em conseguir 5 estrelas em toda a campanha, além de precisar efetuar ações perfeitas em funções específicas do jogo, compartilhar 10 mixes, jogar estilo livre cooperativo e ser espectador por 20 rodadas e desbloquear tudo que for possível do jogo base, além de ter de chegar no nível máximo de perfil.

Considerações Finais

Fuser se mostrou uma grande mudança nos jogos rítmicos, apostando apenas na sua percepção de rítmo e combinações de batidas, não exigindo habilidades em padrões.
Em termos gráficos achei de bom agrado o estilo cartoon da Harmonix que é presente na maioria dos seus jogos, com cores vivas e que dão um sentimento de festival alegre.

A duração do jogo (em aspecto de campanha) e sua progressão foram bem executadas, tornando o ensino ao jogo bem familiar, dando tempo do jogador aprender todas as mecânicas que ele possui e se adaptar, assim como o público ficará mais exigente conforme avançar no jogo, tendo que trocar constantemente as músicas no deck.
Algumas listas exigem timing perfeito em grande parte das ações para obter as 5 estrelas, além de terem durações variantes.

Em contraponto, acredito que exageraram muito no aspecto de replay value, em especial o XP para o perfil do jogador, sendo exigido bastante XP para subir níveis, a partir do nível 15, sendo que há músicas para liberar no nível 30.

A performance do jogo pecou em alguns crashes casuais depois de certo tempo jogando, lembrando que o jogo foi testado num PS4 FAT, então não sei com relação às outras plataformas.

Sem mais delongas, Fuser merece uma atenção se quer jogar algo que estimule seu gosto musical e que tenha boas doses de desafio, sem pressão inicial (mas posterior sim hahaha) e que está ali para divertir você, sua família e amigos.

E como é tudo isso na prática? Vou deixar um vídeo de demonstração de gameplay…