Review / Tutorial: BUBBLE BOBBLE 4 FRIENDS: The Baron is Back!

Opa, aqui é o Pena e hoje eu trago um jogo que foge completamente do que eu escrevo aqui, mas que vem direto da infância, o Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back! (leia o “4 Friends” como “For Friends” -> “para amigos“)

Bubble Bobble é uma série antiga, criada para os arcades em 1986 pela Taito, sendo que o primeiro jogo teve um port para o Nes e Master System (esse ultimo foi aonde eu conheci a série quando era pirralho). Dai pra frente ele já teve vários jogos para diversas plataformas, sempre mantendo o “jeitinho infantil”, mas com uma pegada pesada e desafiadora.

O 4º jogo da linha principal mantém o mesmo ritmo da série, dando a possibilidade de jogar até 4 jogadores ao mesmo tempo (por isso o “4 Friends“), mas somente local, nada de online.

Review baseado na versão do PlayStation 4
(código fornecido pela ININ Games)

Titulo: Bubble Bobble 4 Friends: The Baron is Back!
Produtora: Taito Corporation
Distribuidora: ININ Games
Gênero: Arcade / Plataforma
Plataformas: PlayStation 4 e Nintendo Switch
Mídia: Digital e Física
Textos: Alemão, Chinês (simplificado), Chinês (tradicional), Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês

Link para compras na Play Asia:

História

Eu quero um boneco do Bub XD

Em um quarto (bem bagunçado) de um fã da série, os brinquedos dos personagens ganham vida e Baron começa a bagunçar (mais ainda) o local, ficando a cargo do nosso dragãozinho para impedir o mago.

Com uma premissa simples e mais do que direta, o jogador controla os dragões por diversos pontos do quarto, indo desde a estante de livros até uma decoração de astronautas (com direito a easter eggs do Space Invaders :P)

Gráficos

um dos easter eggs

Os gráficos do jogo são totalmente em 3D, mantendo o design original dos personagens e inimigos, mas tendo uns extras, dando uma apresentação diferente a essa série.

Pra quem conhece a série lá das antigas, ver eles nesses gráficos novos é uma coisa maravilhosa, realmente ficou muito legal como os personagens ficaram, a movimentação deles e dos inimigos ficaram muito boas, além das caretas dos inimigos quando são derrotados hahaah

Os cenários também ficam interessantes, eles usaram alguns temas, entre blocos de montar e laser, pra montar eles.
Eles só foram bem maldosos em alguns cenários, que confundem de propósito o jogador e fazer ele tentar de novo 😛

Áudio

tem uma parte pra escutar as músicas e ver os videos liberados

As musicas utilizadas no jogo são bem alegres e até certo ponto cômicas, coisa que já é da série a muito tempo.
O legal é que eles trouxeram algumas músicas originais e remixaram elas, como o tema da série, que logo abaixo você vê a versão original no Master System e a versão usada nesse jogo:

Tema original no Master System
Versão remixada do jogo

Jogabilidade

Comandos do jogo no PS4

A jogabilidade dele é bem simples, mas não confunda “simples” com “fácil”, pois você ira se arrepender amargamente se acha que só por que ele te “gráficos bonitinhos” é pra criança XD

Como um bom jogo de arcade, ele é bem direto, conforme você vai finalizando os estágios, novos vão abrindo, tendo um total de “5 mundos” nele.
Aqui basta escolher qual dos mundos você quer jogar pra fazer a sequencia de estágios dele.

Os 4 personagens jogaveis

Todos os estágios pode ser jogados em co-op de até 4 jogadores. Os personagens em si não tem nenhuma variação neles, então a única briga será quem vai controlar quem pelo gosto pessoal de cada um hahaha

O objetivos de cada estágio é bem simples, conseguir prender os inimigos dentro das bolhas que os dragãozinhos soltam e estourar elas enquanto eles estão presos, fazendo com que eles deixem uma fruta que vale pontos no local aonde estavam.

Acho que 12 chains foi o melhor que eu consegui XD

Mas claro que não seria TÃO SIMPLES ASSIM né, qual a graça disso? XD
Existem as “correntes” (Chain), que aparecem quando você estoura as bolhas com os inimigos e quanto mais inimigos você derrotar numa única sequencia, melhores serão os itens que eles derrubam, que valem mais pontos.

Quando você derrota o ultimo inimigo, aparecem itens na tela relacionado ao maior combo que você fez, então claro, se você quer fazer uma pontuação alta, precisa fazer combos grandes.
Assim que pegar todos os itens ou der tempo pra eles sumirem, você é direcionado para a próximo estágio.

Pra estourar as bolhas você pode usar as escamas do dragão, pular por cima das bolhas e esmagar elas (segurando pra baixo enquanto estiver em cima delas) ou pressionar elas numa parede

Juntar os inimigos nas bolhas é a estratégia para mais pontos

Esses pontos mexendo no fundo é o fluxo de vento do estágio, qualquer bolha irá seguir o fluxo que ela estiver e pode passar por paredes, mesmo que tenha inimigos dentro delas, então preste atenção nelas enquanto está tentando fazer os combos.

Se os inimigos ficarem muito tempo na bolha, eles se livram dela e ficam bravos, aumentando a velocidade de movimento e ataque deles

As bolhas são muito resistentes (ou os dragões são muito leves ahaha), já que é possível usar elas como plataforma e ficar pulando nelas pra alcançar pontos mais altos. Saber usar isso é primordial em alguns estágios, principalmente pro final do jogo, já que como essas bolhas seguem o fluxo do vento, elas são usadas como plataformas móveis.

Qualquer plataforma ou parede semitransparente que nem essas podem ser atravessadas, enquanto as sólidas não da pra fazer isso.
Em certos cenários é obrigatório usar elas pra chegar nos inimigos.

Em muitas partes do jogo você vai precisar se rastejar em locais estreitos pra prosseguir.
Aproveitando a imagem, essa bolha com o “X” tem um especial, mas eu vou falar dele no momento certo, seguras as pontas (ou bolhas) ai por um tempo.

No final de cada mundo você encontra um chefe.
Ao contrário dos inimigos normais, você precisa acertar varias bolhas neles pra conseguir derrota-los e eles tem uns ataques bem rápidos.

Único estágio que eu consegui as 3 estremas a o EXTEND…

Ao derrotar o chefe, tem o resultado da partida, que contabiliza todos os pontos conseguidos durante a fase, mais bônus de tempo e a maior “chain bonus” que você fez, dando de 1 a 3 estrelas baseado na pontuação.
Aqui também mostra quais letras da palavra “EXTEND” você conseguiu no estágio.
Não é necessário pegar todas elas numa única jogada e a utilização delas eu já explico na próxima parte

O jogo tem ranking online, que é contabilizado e atualizado logo após os resultados.
Caso não queira participar ou a sua conexão esteja ruim, pode deixar essa opção desativada.

O jogo tem continue infinitos, então da pra fechar o jogo de boas.
A contra partida? Bem, a sua pontuação atual é zerada, então esquece conseguir as 3 estrelas se usar continue 😛

Se você morrer muito no estágio, libera o modo “invencível“, que literalmente você não morre naquele estágio, mas assim perde o desafio. Tem até musica própria pra isso, mas fique ciente que isso é PRO ESTÁGIO, não para o mundo todo, assim que passar pro próximo estágio, a invencibilidade termina.

Skills

Equipamentos pros dragões

Nesse jogo eles adicionaram o sistema de skills, que aumenta a a estratégia do jogo.
Você vai conseguir uma nova skill pra cada um dos 5 mundos que passar.

Lembra do “EXTEND“?
Então, se você conseguir todas as letras do mundo, a skill que você adquire nele sobre de nível, aumentando a quantidade de vezes que você pode usar ela.

Quando você está escolhendo o personagem, você escolhe também a skill que vai utilizar.
Geralmente eu não entro em detalhes das skills, mas como são só 5 e elas realmente ajudam, vou entrar em mais detalhes delas.

Long Shot

Solta uma bolha comum com um alcance maior, prefeito pra pegar aqueles inimigos longe ou acertar os chefes sem tanto perigo.

Thunder Bubble

Solta uma bolha amarela contendo poder de trovão nela. Quando estoura, solta o raio em todo o horizonte aonde ela está, matando qualquer inimigo no caminho

Bomb Bubble

Solta uma bolha explosiva. Ela tem um timer e quando chega a zero, causa uma explosão local matando qualquer inimigo no raio de alcance. A explosão pode ser ativada a qualquer momento estourando ela como uma bolha comum

Stop Wind

Ao ativar a técnica, os ventos do estágio param por um período de tempo, facilitando algumas estratégias que precisem de uma precisão e o vento está atrapalhando.

Dash

Passa por qualquer inimigo sem morrer. Essa ajuda a sobreviver, mas precisa de uma boa precisão, já que o dash é curto e você pode parar bem no meio do caminho do inimigo e morrer do mesmo jeito.

Extras

O jogo conta com alguns modos extras, alguns já liberados desde o começo, outros ao fechar o jogo. Segue eles:

Modo hard

Menu da versão Hard, o diabinho ali e o chão quente já da pra entender o que te espera

Ao fechar o jogo, libera o modo Hard, sendo em base os mesmo 5 mundos do modo normal, mas com as seguintes diferenças:

  • Todos os inimigos já começam bravos e se escaparem da bolha, ficam MAIS BRAVOS ainda, ficando ainda mais rápidos;
  • Muitos dos estágios estão com inimigos diferentes;
  • Esquece o modo invencível, vai ter que ser na raça aqui.

Arcade of Past

O jogo original está de volta

O jogo lá do arcade está incluso no jogo (no quarto do fã, esse gosta mesmo da série XD), com opção de colocar ficha e ranking online.

O 4º jogo usa quase toda a base do original, mas aqui você não escolhe estágio e tem que descer os 100 andares do jogo numa tacada só.

Eles mostram até aonde o pessoal que esta jogando conseguiu chegar no dia XD
Boa sorte, o jogo é muito legal, mas é bem difícil.

Arcade of Future

Os fantasmas não poderiam faltar XD

Modo novo, usando a ideia do jogo original como base.
Aqui você vai precisar subir toda a torre, podendo jogar no co-op também.
Tem um modo pra treinar os estágios que você já liberou, pois não tem continue ai

No final tem até aonde você chegou e também tem um rank on-line, mas nesse eles dividem entre o single-play e o co-op

Troféus

Ta vendo que ainda ta 0,0% na platina, né? XD

É, o jogo é bonitinho e tudo mais, mas a lista de conquistas dele vai exigir uma habilidade extrema no jogo, os nomes são autoexplicativos, mas sente o drama:

  • Perfect EXTEND Bubbles (Hard): Conseguir todos os “EXTEND”s em todos os mundos do HARD;
  • Perfect 3★ (Hard): Fazer 3 estrelas em todos os mundos no Hard;
  • Clear Arcade of Memories: Finalizar o jogo original (sim, os 100 andares, sem choro);
  • Clear Arcade of the Future: Finalizar o novo modo.

Conclusão

BUBBLE BOBBLE 4 FRIENDS: The Baron is Back! é um excelente jogo de arcade tanto para os que já conhecem a série como pra aqueles que estão adentrando nela, tendo modos amigaveis para ambos sem decepciona-los.
Jogar ele com mais gente, que é o real intuito do jogo vai render várias risadas e curtir com toda a familia, só se prepara que eles não pegaram leve na dificuldade, mesmo o normal (se você não apelar pra a invecibilidade) vai dar um bom trabalho, mas ainda assim vai divertir bastante os amantes do gênero