Review / Tutorial: Red Wings: Aces of the Sky

Na década de 90, era comum encontrar máquinas com uma poltrona e um painel de simulação de jatos ou outro tipo de meios aéreos… jogos nesse aspecto tinham um sentimento de simulação na sua construção mas com combate aéreo rápido porém mais voltado para o “arcade”… um jogo famoso nessa época era o Afterburner, já nos consoles, principalmente no NES, o que muito se jogava era o Sky Destroyer

A jogabilidade era com a visão traseira do jato e tinha de atirar nos inimigos usando misseis ou a mira…
No caso de Red Wings: Aces of the Sky, é exatamente o mesmo tipo de jogabilidade, claro que há a implementação de algumas mecânicas modernas…
Vamos então ir até os céus e analisar quais as mecânicas que ele possui, no nosso formato de Review / Tutorial deste indie com desenvolvimento e publicação pela All In! Games.

Código cedido pela All In! Games para review, versão Playstation 4

Nome: Red Wings: Aces of the Sky
Gênero: Action / Combate Aéreo (Subgênero: arcade)
Desenvolvedora: All In! Games
Publicadora: All In! Games
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2020 (21 de maio para SW / 13 de outubro para PC, PS4, Xone)
Mídia: até o momento do review, apenas digital

Tela Título

História/Enredo

O jogo se baseia na época da primeira guerra mundial, com relação aos irmãos Richthofen e o lendário Barão Vermelho.
Para adentrarmos nesse universo, mais uma vez eu peço a ajuda do nosso especialista em história (e editor do site), thiagomusashi:

O Barão Vermelho

Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen, o Barão Vermelho, foi um piloto de caça alemão durante a Primeira Guerra Mundial.
Nascido em 2 de Maio de 1892, Manfred destacou-se na Luftstreitkräfte (a força aérea do Exército Imperial Alemão), tendo um recorde de 80 vitórias em combate aéreo.

Com o sucesso de suas missões, foi sendo promovido entre esquadrões, até se tornar o líder de toda a unidade de caças, a Jagdgeschwader 1, tendo sido conhecida como “Circo Voador” pelas cores vivas e variadas de suas aeronaves.

O Barão Vermelho foi abatido e morto próximo da cidade francesa de Amiens, em 21 de Abril de 1918. Oficialmente, o responsável pelo abate foi Cedric Popkin, artilheiro da divisão antiaérea da da Primeira Força Imperial Australiana.
A Força Aérea Real britânica (RAF), no entanto, credita o abate ao piloto canadense Arthur Roy Brown.

Manfred usando a Pour le Mérite, a maior condecoração militar da Prússia até o fim da Primeira Guerra

Gráficos

Os gráficos do jogo são desenhados, em formato cellshader, com efeitos que acompanham o formato, seja pela iluminação e efeitos climáticos, não tendo manipulação tri dimensional em si.
A narrativa conta com artes desenhadas à mão, como contado em um livro ilustrado.
Já as telas de loading também são artes conceituais desenhadas à mão, enriquecendo bastante a qualidade artística do jogo.

Som / OST

A trilha sonora conta com músicas monofônicas, dando uma espécie de reconstrução à época, assim como os relatos do seu personagem durante a narrativa, como um rádio comunicador antigo ou até mesmo um gravador antigo, com qualidade monofônica.
A imersão do jogo nesse aspecto é interessante e cumpre o seu papel na proposta, porém é limitadíssima em sua composição, talvez não agrade muitos pela pouca quantidade.

Jogabilidade

Os controles tem um esquema agradável na sua definição, não sendo difícil de se acostumar com a diferença na aceleração do avião (exatamente, você controla até mesmo a velocidade), além de claro simular como seria sua pilotagem na sua alternância de conversões…
Um fator que devo frisar é que em todas as fases você já está no ar, não havendo necessidade de decolar como em alguns jogos de combate aéreo…

Sistema de Jogo

O HUD do jogo tem o seguinte aspecto na sua máxima indicação:
OBS: nesse review fiz em formato de GIF como um experimento no editor que estou usando, não será necessariamente a forma que irei mostrar nos textos, mas nos R&T’s de vídeos, assim vocês já terão ideia de como seria a dinâmica dos vídeos (seguindo exemplo do Soldner X2)

Se tornando um ás nos céus

Você tem inicialmente 1 avião para escolher usar, conforme avança na história, novos aviões irão desbloquear, cada um com atributos diferentes:

Velocidade Máxima – a velocidade do avião conforme o aumento do velocímetro
Resistência – o quanto de dano ele absorve ao ser atingido
Resistência Térmica – o quanto de tempo a sua arma resiste em disparar sem aquecer

Além destes aviões, há outro tipo de avião, para bombardeios (detalhes a seguir), nessas missões só um avião é possível escolher para cada lado.

No caso deles, há apenas a velocidade máxima e resistência.

O jogo acontece em ambientes como espécie de “arena” para os combates, com as limitações demarcadas, a progressão é feita por narrativas divididas em capítulos e por sua vez, divididos em missões.

As missões podem ser definidas em 6 tipos:

Ataque

Nas missões de ataque, você tem um número X de alvos para derrubar, esse número é dividido em hordas progressivas para a conclusão da fase sendo definida como “reforços”.
Por sua vez o jogo é bem amigável em seus indicadores…
A mira ficará vermelha para lhe sinalizar que o inimigo está no seu alcance de ataque, ao ser atacado, uma espécie de losango com um preenchimento vermelho começará à descer, significa que é a resistência do rival caindo.

Espionagem

Balões de espionagem emitem sinais e seu minimapa os detecta quando estiverem próximo da região que estiver voando, destrua todos nessa missão para completar. Os aviões inimigos irão apenas tentar atrapalhar, não sendo obrigatório a destruição de todos.

Espiões não tão discretos asssim…

Defesa

As missões de defesa se referem à ataques de inimigos nos balões do seu exército… grandes ondas de inimigos tentarão ataca-los em grande número dividindo a atenção entre eles, seus colegas e você, tente não deixar que seus balões caiam…

Grande número de inimigos nas missões de defesa, tenha cuidado…

Coleta

Missões de coleta servem para passar pelos anéis de combustíveis, complete o percurso passando por todos os anéis e a missão está concluída.
OBS: esses anéis estão em todas as fases indicados por + verde no minimapa, servem para recuperar a resistência do seu avião e seu combustível totalmente, caso estiver em apuros ou os inimigos estiverem fugindo demais de você.
OBS 2: entretanto tome cuidado nas fases de coleta, caso errar um anel, pois o combustível nessas missões gastam mais rápido que o normal…

Bombardeio

Missões de bombardeio se consistem em atacar específicos locais de acampamento, deslocamento ou unidades dos inimigos com aviões de bombardeios (redundante, eu sei), onde o ataque precisa ser recarregado em cada tiro…
Porém você sofrerá pressão de ataques dos flak cannons, causando um dano muito maior, portanto tome cuidado…

Além destas, tem mais um tipo de missão, mas caso lembre da história da guerra, acredito que não precise falar aqui (evitar spoiler do que já nos foi contado na escola quando estudamos hehe), fica por conta do próprio desafio na hora de jogar…

Ok… mas cadê a prática de ser um “ás” nisso tudo???

Aí está a questão das habilidades, caro jogador…

Você possui 4 habilidades possíveis, sendo elas:

Tunô Barril – manobra usada pelos pilotos para tentar evitar o máximo de tiros possíveis…
Mas em sentido formal:

tunô barril” é uma volta bem aberta como se estivesse contornando um enorme barril;

No jogo essa manobra é “acima de qualquer realidade”, pois ela serve como mecanismo de defesa pra você em excessivos ataques… e o jogo mesmo faz bom humor e avisa isso:

“Ases não se matavam com tunôs barris. Não tente fazer isso em casa”

Dado o aviso (afinal sempre é bom né?), vamos continuar…
O seu avião fica com uma cor azul no seu contorno, indicando invulnerabilidade na manobra, os inimigos podem vir em um ataque frontal direto, caso isso acontecer, use o tunô barril para evitar o choque e tomar dano excessivo.

Notou algo??? Mais pra frente eu comento…

Volta Rápida / Reverso / 180º – faça um giro emergencial caso estiver sendo atacado por trás ou precisar dar a volta rapidamente…

OBS: apesar do avião estar azul indicando a vulnerabilidade, inicialmente ele não tem, isso se dá à evolução das habilidades (detalhes logo mais)

Esquadrão – chame outros ases para dar suporte no ataque.

OBS: o ataque deles é apenas o único avanço, eles não irão ficar voando no mapa.

Queda Fatal – ao estar próximo de morrer, o inimigo pode ficar com uma caveira no seu indicador, caso ele estiver em um ângulo não satisfatório para a sua metralhadora, use a queda fatal e atire no piloto.

Com a progressão do jogo, as habilidades poderão ser melhoradas conforme completar as missões e ganhar estrelas.

Além disso, é possível usar as nuvens à seu favor (ou não), onde os inimigos irão lhe perder de vista (e você também irá perder eles de vista) e não irão lhe acertar, ideal para momentos de muito dano e procurar um anel de recuperação…

Estrelas / Livro de Habilidades

Toda missão tem 3 estrelas possíveis de ganhar.
O critério usado para elas varia em 2 aspectos:
Tempo – cumprir a missão nos tempos estimados
Pontuação / Combo – fazer uma pontuação alta por meio dos combos
Os combos acontecem ao matar um inimigo, o indicador abaixo da palavra “combo” vai queimando indicando o tempo do chain combo, ao acertar o inimigo, ele fica no máximo.
Mantendo mortes rápidas e combos maiores, sua pontuação aumenta conforme os inimigos forem derrotados.
Na tela de seleção de missões, é possível verificar os requisitos apertando Δ.
Caso cumprir o “RW” ficará demarcado no topo do memorando.
OBS: algumas fases possuem um objetivo demarcado com “!” ao cumprir ele, você desbloqueia uma pintura nova para o avião.

O livro de habilidades, o conhecimento de saber pilotar, a experiência perante os combates…
Tudo isso está aqui:

Achou que “Aces of the Sky” não teria sentido???

As estrelas ganhas nas fases são gastas aqui, felizmente caso se arrepender de ter aplicado em alguma habilidade que não era a ideal ainda, é possível reiniciar a distribuição.
Benefícios do ás – melhoram em específico as habilidades
Benefícios da luta armada – melhora em específico seu ataque
Benefícios da missão – melhora seu recursos para os aviões de missões gerais e o ataque dos aviões de bombardeio.

Inimigos

Notou o gif da imagem de tunô barril ???
Conforme avançar, novas unidades e tipos de piloto serão apresentados, desde um balão de comunicação de reforços, à um ás de elite
Essas unidades podem ter um escudo de proteção para ser destruído antes de ser efetivamente derrubado, ou podem também aplicar manobras em você, fique esperto…

Modos de Jogo / Multiplayer

É possível jogar o modo sobrevivência e enfrentar ordas intermináveis para ver o máximo de pontuação que você conseugir.
É possível jogar em cooperativo (história ou sobrevivência) e versus localmente ou pela internet via shareplay/remoto no PS4 / PC.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 6/10

Para domínio / platina do jogo, você deve finalizar ambos os lados da história sozinho E cooperativo, tirar 3 estrelas em todas as fases e completar o livro de habilidades, coletar todas as skins possíveis, fazer 66 de combo, fazer uma pontuação específica no sobrevivência no difícil, matar inimigos com avião específico e usar recursos e mecânicas específicas ensinados aqui.

Considerações Finais

A parte gráfica para mim cumpriu bem seu papel, o jogo é bonito mesmo tendo um gráfico simples. Os efeitos climáticos e a coloração viva deixam um visual cartoon perfeito.

A performance do jogo foi satisfatória, sua taxa de frames é em sua grande maioria nos 60 frames, sofrendo variações moderadas em fases específicas com tempestades de areia.
Não houve fechamentos repentinos e problemas na execução do jogo.

A trilha sonora achei ótima, porém como disse antes, a pequena quantidade de músicas pode não agradar alguns que certamente irão reclamar por ouvir as mesmas músicas na maioria das missões.

A duração do jogo é compatível com a idéia dele, sendo 25 fases para as duas histórias, sendo focada juntamente com o desafio na dificuldade, já que o jogo aposta na habilidade do jogador conforme avança nas missões, variando assim seu tempo total de jogo com relação à isso.

Red Wings: Aces of the Sky conta a história do barão vermelho com uma tentativa de lhe dar imersão à época, seja pelas músicas, efeitos sonoros e pressão de se manter vivo nos céus e um bom desafio progressivo.
A jogabilidade arcade em combates aéreos foi aplicada de forma divertida e justa no seu ritmo variante, dando a chance de o jogador se acostumar com as mudanças na quantidade dos inimigos até ficar efetivamente difícil e ter de saber usar as habilidades na hora e situação específica…