Review / Tutorial: Umihara Kawase Bazooka

Os antigos jogos de arcade no formato arena, onde as fases eram uma tela fixa dividida em estágios, fases e telas, eram muito populares… jogos como Mario Brothers, Popeye, Donkey Kong, Donkey Kong Jr. são apenas alguns dos exemplos nesse estilo…
No aspecto multiplayer poderia haver a interação de forma cooperativa, ou simplesmente competitiva… (depende da forma que analisar)

Umihara Kawase Bazooka é o retorno desse estilo, onde você deve enfrentar hordas e coletar moedas para passar para o próximo nível, vamos então ver a fórmula usada e que elementos preferiram incluir neste jogo lançado pelo estúdio clássico da personagem, Studio Saizensen com personagens da Success (publisher do jogo no Japão). No ocidente a publicadora é a ININ Games, que faz parte da United Games Entertainment GmbH.

Código cedido pela ININ Games para review, versão Playstation 4

Nome: Umihara Kawase BaZooKa!
Gênero: Arcade / Plataforma / Action (subgênero: Arena / Party)
Desenvolvedora: Studio Saizensen
Publicadora: Success (Japão) / ININ Games (Ocidente)
Plataformas: Playstation 4 / Nintendo Switch / PC
Lançamento: 2020 (28 de maio (JP) / 29 de setembro (EU) / 30 de outubro (US))
Mídia: Física e Digital

Edições Físicas

É possível comprar a edição física na Play-Asia (japonesa com multilinguagem) por aqui ou pela loja da ININ Games por aqui, além de tentar concorrer à itens promocionais com figuras e artes.

Tela Título

História / Enredo

Não há uma história em específico para o jogo, apenas que você deve destruir os inimigos mutantes…

Personagens

Em compensação, podemos falar de alguns dos personagens jogáveis do jogo, a descrição foi tirada do site oficial (versão japonesa).
As skills serão tratadas como A / B / SP (detalhes depois).

Kawase Umihara

Nossa chefe de sushi está de volta com sua mochila e com energia de sobra.
Skills: bolota / cozimento / bolota grande

Sirubi / Silvy

Uma campista lendária e dona de Hunnyeim Home.
Skills: bolota / cozimento / multi bolotas

Gin

Um homem acima dos homens, e marido de Silvy.
Skills: bolota / rolar / bomba grande

Dona / Queen

Rainha do céu.
Ela estuda a força dos selos mágicos.
Skills: porco samona / short tackle / 3 porcos

Nata / Cotton (Fresh Ver)

Uma bruxa que se encontra perdida no mundo de umihara Kawase Fresh!
Skills: bomba / super vôo / multi bombas

Nata / Cotton (Original Ver)

Uma bruxa infame da série Fantastic Night Dreams Cotton.
Skills: shoot / shooting flight / dragão de fogo

Appli

Também integrande da série Fantastic Night Dreams Cotton, e rival dela.
Skills: shoot / shooting flight / dragão de fogo

Emiko

Amiga de infância de Kawase, e pertence ao jogo Sayonara Umihara Kawase.
Skills: ovo de sapo / cozimento / invocar chefe

Tsuzumi / Nokko

Uma policial do tempo-espaço de Sayonara Umihara Kawase. Sua idade física é 18 anos.
Skills: minas terrestres / Space-Time Dash / buraco de plasma

Rufi / Luffee

Uma garota bastante desajeitada.
Pertencente à série DokiDoki Poyatchio.
Skills: swing / super flight / rush

Marin

Uma das Pettanko Sisters.
Pertencente à DokiDoki Poyatchio.
Skills: bomba / Chö Upper / multi bomba
Trivia: Pettanko é um termo para garotas que tem pouco busto, porém se orgulham ou se sentem ofendidas ao ponto de se irritar com isso quando comentam delas.

Piaa

Uma garota tsundere, pertencente à DokiDoki Poyatchio.
Skills: porco / super flight / relâmpago
Trivia: Tsundere é o termo para personalidade agressiva e alternada com pacífica / amorosa… comum entre animes por sinal.

Daichi

Um pateta e membro do Bazooka Club.
Ele está buscando o papel de gerente.
Skills: minas terrestres / dash tackle / multi bombas

Tenko

Ídola do Bazooka Club.
É excelente em estudos de magia e tem boas notas.
Skills: swing / cozimento / balas guiadas

Nana

Uma pequena garota que foi geneticamente modificada.
Skills: swing / dash tackle / laser

Rusina / Lucina

Uma sexy ex pirata do espaço.
Rumores dizem que ela é rainha de uma tribo de succubus.
Skills: shoot / shooting flight / buraco negro
Trivia: succubus são personagens referenciadas pela cultura pop e mitologias como um demônio com aparência feminina que invade o sonho dos homens a fim de ter uma relação sexual com eles para lhes roubar a energia vital

Suzuna

Amiga de infância e rival de Daichi e Tenko.
Luta com todo seu poder.
Skills: minas terrestres / dash tackle / multi minas

Dozle

Um YouTuber entra na luta…
Saindo dos Let’s Plays para um jogo????!!!!
Skills: bomba / banana / burning

Ariel

Uma jovem garota que se tornou prefeita de Hitsuji Mura.
Pertence ao jogo Rakuen seikatsu Hitsuji Mura: Daichi no megumi to bouken no umi.
Skills: swing / cozimento / ovelhas dispersas

Sonic Cat

Força ao máximo, pedalar pra medalha, heroína da velocidade do som…
Pertencente ao Ring Dream Stories.
Skills: sommersalt / rolamento / super tackle
Trivia: Ring Dream Stories teve seus servidores desligados dia 30 de outubro de 2020.

Pochi

O que dizer de um cachorro que anda com postura de humano????
Pelo menos na descrição do site (e no jogo) só temos latidos…
Pertencente ao Metal Saga: Köya no Hakobune.
Skill: cavar / dash tackle / Cannon Hou
Trivia: Metal Saga Köya no Hakobune teve seus servidores desligados em 28 de fevereiro de 2018. Além disso, o quinto jogo de Metal Saga era de Playstation 2 em RPG por turnos, chamado Metal Saga: Sajin no Kusari, onde Success desenvolveu juntamente com Crea-Tech e a Atlus localizou para o ocidente.

Senba Uzuki

Uma garota de cabelo escuro e que retém o título de matadora de Oni.
Pertencente ao Akai Ito.
Skills: corte / gyaku tengu / hakuu
Trivia: Oni são criaturas da mitologia japonesa. É equivalente ao termo “demônio” ou “ogro”, porque tais podem descrever uma variedade grande das entidades. Onis são criaturas populares da literatura, arte e teatro japonês.
Akai Ito é um jogo de visual novel, horror e com temática yuri (amor entre sexo feminino) para Playstation 2.

Gráficos

Os gráficos do jogo são simples, aparência desenhada com texturas leves, e sem detalhes profundos, com um alto nível de coloração na sua concepção, deixando visualmente agradável como na maioria dos jogos orientais.
Os efeitos são competentes, apesar de não abusar muito da tecnologia, diminuindo assim possíveis riscos de epilepsia, o que geralmente é normal em jogos japoneses (jogos com diversos efeitos de brilhos e luz piscantes).

Som/OST

A trilha sonora é composta por pop em sua maioria, com arranjos variados entre lentas e rápidas. Sua composição é distribuída em músicas pelos mundos, chefes e dinâmica (ela acelera conforme o tempo da fase estiver no fim).

Jogabilidade

Os controles possuem diferentes sistemas para aqueles que não são habituados com a franquia da Kawase, não sendo necessário uma prática dedicada em aprender como executar o LURE.
Além disso, as respostas são satisfatórias, porém o jogo contém o sistema de pulos unidirecional, ou seja, não é possível variar de lado enquanto aplicar o salto (no caso se pular virado pra direita, o boneco não irá virar para a esquerda se recuar).
Os esquemas são totalmente customizáveis.

Sistema de Jogo

O HUD do jogo é composto por:

Parece um caos mas não é…

Score – Pontos totais
Barra acima do personagem – barra de life
Total Time – Tempo total no mundo corrente
Coins – Quantidade de moedas para coletar na fase
Painéis – Os painéis dos personagens e suas indicações de skill gauge, vidas (estrelas) e pontuações individuais.
Time Limit – O tempo limite para cumprir a fase, variando individualmente conforme progredir no jogo.

Definindo seu estilo de personagem

Independente do modo que esolher (que irei explicar depois), a idéia do jogo é a mesma para o combate, vamos à ele:
Os personagens são definidos pelas suas características particulares em habilidades, o único fator igual entre todos é o lure que é o gancho para se locomover em emergências, já as skills podem ter repetições pela ligação entre os personagens.

Ao apertar Δ você pode ver as skills (que já foram comentadas nos personagens) e a habilidade, que podem ser:
Standard – a mais equilibrada
Mobility – focada em deslocamento
Quick Lure – rapidez em dominar o gancho
Long Lure – distância do gancho é maior
High Power – ataques causam mais dano
Skill Regeneration – skill gauge regenera mais rápido
Tough – tem uma resistência um pouco acima
Guts – ações por impulso
Liny Speed – tem uma velocidade variada em trajeto
Toughness – resistência maior que todos
High Speed – valocidade maior que todos

Dependendo da sua forma de jogo, analise qual habilidade seria melhor pra você, tento em vista que os personagens tem diferenças sutis em algumas coisas e consideráveis em outras…

Ao escolher o personagem, você será questionado pelo tipo de controle que usará com relação ao LURE.

Do mais acostumado ao que nunca jogou Kawase… só escolher

Beginner – para aqueles que nunca jogaram algo da franquia, o gancho tem mecânica automática de deslocamento e atração, sem a necessidade de aplicar técnicas.
Semi – Auto – para aqueles que tem alguma noção mas ainda não aplicam perfeitamente a atração para o gancho.
Techinical – para os já acostumado com a franquia, sendo totalmente manual o deslocamento e atração.

It’s BaZooKa Time!!!!

Ao começar as fases, seu personagem deve ser lançado na direção que desejar, o start point acontece em todo o início de fase, ou quando perder uma vida.
É um dos tiros mais fortes…

Lure – o lure acontece por intermédio do seu ganho, apertando , ele serve para subir em plataformas na hora de emergência ou atordoar inimigos.

Bazooka – a bazooka é a forma mais efetiva de acertar os inimigos, porém é necessário puxar o inimigo com o lure ou pegar as trap balls.

OBS: se estiver no estil technical, você pode escolher a intensidade do tiro segurando o botão R1 de disparo, enquanto no beginner é automático.
Os números indicam o dano aplicado.

Trap Balls – são armadilhas que se ativam conforme sua aproximação, podem ser usadas para tiro de bazooka, ou ativa-las quando algum inimigo estiver próximo delas.

Chain Balls – ao efetuar combos, você pode adquirir tiros de bazooka extras e ganhar uma chain ball, a vantagem de usar elas e continuar aplicando mortes, é que elas permanecem no cenário até você falhar na sua corrente de combos.
OBS: quanto maior o combo ou as vezes usadas, maior será a chain ball

Variações de Ataques / Skills

Inimigos – os inimigos se dividem em aspectos de resistência e formas de derrota-los, algumas técnicas adicionais serão necessárias, por mais que a própria bazooka seja efetiva em dano, ela não é capaz de destruir todos rapidamente, por isso você deve alternar com os seguintes ataques:

Stomp – os personagens podem efetuar pulo duplo, mas alguns inimigos possuem ponto fraco na sua parte superior, assim você deve aplicar o pulo duplo acima deles, causando assim o stomp.
OBS: pulos duplos gastam pequena parte da sua SKILL GAUGE

Skills A/B – conforme você avançar, algumas arenas e fases terão diversos inimigos, talvez a pressão deles não te dê espaço suficiente para atirar o ganho, ou talvez tenha inimigos mais fortes em excesso, para isso tem como opções skills, que podem ser ofensivas, evasivas ou suporte.
No caso da Kawase, ela tem 1 ofensiva e 1 de suporte.
É possível fazer uso abusivo das skills enquanto houver barra pra elas, sendo gasto 1/4 de cada tablet.

Skill Special (SP) – é a técnica mais forte das 3 possíveis, é aplicada apertando L1.
No caso de Kawase ela lança 3 bolotas grandes.
É gasto 1 tablet da Skill Gauge.

Da onde sai tudo isso?????

Hook Stun – ao atirar o gancho em inimigos mais fortes, eles não serão atordoados rapidamente, para isso você deve deixar o gancho preso neles para causar stun até serem totalmente fisgados.
OBS: essa técnica é essencial em bosses

E por fim, basta dizer que as fases são constituídas em ondas baseadas na quantia de moedas por fase, que automaticamente irão até você, caso estiver ocupado demais e não conseguir se deslocar até elas.

Modos de Jogo

O jogo conta com modos single player e multi player, diferente do que faço nos reviews onde explico primeiro o sistema e depois os modos de jogo, nesse resolvi inverter por ser bem simples a idéia de jogo, onde challenge mode seria o modo progressivo entre os mundos e o battle mode o modo competitivo.

Challenge Mode

Seria o modo “progressivo” do jogo, onde há 4 mundos com 10 fases.

Single Player

Jogue sozinho o modo de progressão.

Friend Mode

Jogue com os amigos em até 4 pessoas, onde não há inimizade, apenas cooperativo.
OBS: apenas local

Rival Mode

Jogue com amigos em até 4 pessoas, onde há rivalidade e você pode atrapalhar eles para obter a pontuação mais alta
OBS: apenas local

Battle Mode

Local Play / Online Play

Pode jogar online ou local, não sendo possível definir uma partida contra a IA
Nesse modo há dois tipos de jogo:

Battle Royale

Neste modo, o último que ficar vivo vence, cuide bem da sua barra de vidas e monte estratégias pra sobreviver.
Cada um começa com 1 vida, se houver “revanches”, a estrela volta pro seu dono.
A vitória é contabilizada após 1/2/3 rivais perderem todas as vidas.

Trivia – a HUD desse modo era diferente na build de desenvolvimento do jogo, com os números indicando a vida, ao invés da barra.

Star Match

Neste modo, você rouba vidas (estrelas) dos rivais, onde a vitória é contabilizada no fim da partida, para o que tiver mais estrelas.
Cada um começa com 3 vidas, da mesma forma, a revanche mantém o controle da partida.

Troféus / Conquistas

Dificuldade: 1/10

A platina do jogo é totalmente natural, onde se consiste apenas em terninar o jogo, aplicar stomp e jogar 1 vez com todos os personagens.

Considerações Finais

Com relação aos gráficos achei todos razoáveis e cumprindo seu papel, com tons coloridos e bom proveito de efeitos, sem entrar no exagero de brilhos e luzes demais.
A performance do jogo é excelente, sendo constante no seu frame, raras vezes há variações (há não ser que faça um chain mostro e aplique uma trap ball no meio).
Não houve nenhum crash espontâneo e fechamentos bruscos.

As músicas podem enjoar por ser a mesma em 9 fases de um mundo e mudar apenas no chefe, mas são divertidas de ouvir, a que mais gostei foi essa:

No aspecto desafio o jogo peca demais, pois não há dificuldade exagerada, então classifico o desafio como raso / fácil…

Umihara Kawase BaZooKa! é um jogo, na minha visão, mal conceituado pela maioria da mídia, citando ele como “action”, “arcade” onde na sua essência funciona mais como “party game” (por isso inclui como subgênero na ficha técnica que fiz)…

Se analisar como PARTY GAME o jogo não fica tão abaixo da média, como muito se viu aí, se analisarmos na forma ação, fica sim deixando à desejar…
O aspecto party de jogar com amigos em modo rivalizado (ou seja, sacanear eles enquanto faz as fases) deixa o jogo em outro escopo de diversão, enquanto jogar sozinho pode sim ficar muito chato, pois tem poucas fases e ter falta de desafio deixará o jogo monótono pra você, então, invista na visão multiplayer do jogo que com certeza sua impressão melhora (não digo que é uma obra prima, mas deixa acima das notas vermelhas que o jogo sofreu).

UKB merece uma atenção se tiver amigos pra compartilhar ou filhos pra jogar junto, caso seja uma pessoa solitária, pode ser dispensável, ou apenas conferir ele tendo em mente o que foi falado aqui.

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