Review / Tutorial: Cook, Serve and Delicious 3 ?!

Certamente você já se pegou em jogos party / casuais onde na sua teoria eram pra ser amigáveis… mas na verdade a pressão deles torna a diversão em níveis maiores, e até mesmo desfaz amizades…

Cook, Serve and Delicious é um simulador de restaurante, onde a prática da pressão faz um excelente casamento com o jogo, lançado originalmente em 2012 com seu primeiro jogo, foi inspirado no título Ore no Ryouri (俺の料理) de Playstation, lançado em 1999.

Uma inspiração por acaso

Trivia – o mais irônico é que o diretor de Cook, Serve and Delicious, David Gallindo, conseguiu uma demo de Ore no Ryouri através de uma revista de jogos e ficou intrigado justamente com a abordadem e pressa que o jogo lhe transmitia. Um remake de 2004 foi feito de forma independente por um fã e de graça, sendo parcialmente um sucesso, entretanto, sem fundos suficientes, esperaram algum retorno de outro jogo chamado The Oil Blue. Ore no Ryouri 3 por fim, seria transformado em Cook, Serve and Delicious.

Desenvolvido e publicado pela Vertigo Games, a franquia que começou nos PC’s, chega aos consoles no segundo e terceiro jogo, então vamos agora analisar e ensinar como funcionam as mecânicas desta inspiração que virou realidade?

Código cedido para Review pela Vertigo Games, versão Playstation 4

Título: Cook, Serve and Delicious 3 ?!
Gênero: Simulação / Party Game
Desenvolvedora: Vertigo Games
Publicadora: Vertigo Games
Plataformas: Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC
Lançamento: 2020 (14 de Outubro / 29 de Janeiro foi acesso antecipado para PC)
Mídia: Digital

Tela Título

História/Enredo

O jogo segue narrativamente o jogo anterior em uma América distópica em 2042 que foi devastada pela guerra, que causou a destruição do antigo restaurante. Dois andróides de busca e recuperação, Cleaver e Whisk encontram o chef (o personagem do jogador) ainda vivo e oferecem a eles seu caminhão para usar como food truck para continuar o restaurante.
O que acontecerá como consequência dessa união?

Gráficos

O jogo conta com gráficos totalmente desenhados, com arte delicada e feita à mão.
O detalhamento dos efeitos de luz e sombre nas comidas dá um toque de cuidado na concepção artística.

Som / OST

O jogo contém uma trilha sonora baseada em samba, bossa nova e arranjos que lembram bastante músicas populares do nosso país.
Para variar o estilo, as paradas finais tocam músicas mais rápidas e agitadas, indicando que seu dia está perto de terminar.

As dublagens das personagens estão nas vozes de Havana Mahoney (Cleaver) e negaoryx (Whisk).

Jogabilidade

A jogabilidade do jogo é tota baseada em menus com teclas de atalhos, seja para preparo, cozimento, montagem ou mandar fritar os alimentos.

Sistema de jogo

O jogo tem o sistema de menus por atalhos, onde todas as funções são distribuídas pelos indicadores de cada função, diferente de Overcooked por exemplo onde você deve controlar os personagens e fazer as comidas, aqui pode parecer fácil sendo apenas por “menus”, mas não é…

Então o HUD basicamente as funções de cada ação de preparo das comidas, variando entre o tipo e a forma de cozimento…

Artes desenhadas à mão é uma das qualidades do jogo

Apesar de não estar explícito nos esquemas de controles, o é referente aos SO’s e Δ referente aos HS’s. (detalhes à seguir)

Vivendo a rotina de um verdadeiro chef

Antes de começarmos o tour, algumas coisas terão de ser levadas em conta para que as posteriores tenham seu devido entendimento. Por ser um chef renomado atualmente, diversas comidas e tipos de preparo serão levados em consideração e apresentados para você. O fato de estar num Food Truck lhe dá a possibilidade de ir à diversos lugares dos Estados Unidos e experimentar as comidas de cada território:

Territórios são divididos em rotas, e os rotas são divididos em dias
Por sua vez, dias são divididos em paradas, ou seja, cada fase terá uma abordagem de paradas de diferentes pedidos de clientes que irão esperar sua caminhonete chegar, conforme avançar no jogo, as paradas sofrerão variações na sua quantidade, assim como a sua quilometragem de distância.
Ao entrar no dia, você terá duas opções de modos:
Standard – modo padrão, onde você irá enfrentar clientes com um limite de espera e compreensão, assim como ataques de competidores
Chill – os clientes terão paciência infinita, porém ainda ficarão zangados com pedidos errados, apenas medalhas de prata podem ser garantidas nesse modo.

Ao escolher seu dia específico, você irá escolher o menu para os seus clientes, entratanto alguns detalhes devem ser levados em consideração:

Composição de Menu por dia

Os menus são compostos por slots de pedidos, divididos em Holding Stations (HS) e Special Orders (SO), a forma que o menu deve ser composto varia de dia pra dia, seja pelo número de comida, ou tipos de pedidos / comidas.

Holding Stations

As estações de preparo são divididas em 2 tipos: vermelhas e amarelas.
Vermelhas – são as requeridas para serem criadas nas estações de preparo e não podem ser servidas de imediato, indicando que estão em falta. Ao ficar pronta sua indicação muda para azul com o sinal de check.
Amarelas – são comidas que podem ser preparadas na estação ou em demanda (aka “na hora”), essas comidas são excelentes para chefes que não tem muitas estações de preparo equipadas.

Special Orders

Pedidos especiais aparecem entre as paradas, sendo requeridas como uma espécie de “encomenda” na sua maioria, não usando as estações de preparo, será comum ver elas nos seus dias.

OBS: os menus possuem pontos de TIERS, em alguns dias é um requisito para progredir nos territórios

Comidas

Um rico e fino cardápio para suas possibilidades de combinação de menu, comidas dos 3 jogo estarão disponíveis…

As comidas tem divisões de TIERS, isso influencia na sua dificuldade, seja de preparo ou vastas opções de variedades do mesmo prato.
Ou seja, as vezes algum prato necessita da escolha da sua composição / ingredientes ou em outros momentos exigem montagens específicas.

As comidas variadas entre as regiões e que talvez você ainda não às possua, será necessário comprar, usando seu dinheiro recorrente dos dias finalizados, em sua vantagem, é possível treinar o preparo da comida antes de decidir se quer comprar ou não para seu cardápio, dando uma vasta vantagem em escolher a melhor combinação de menu, de acordo com suas habilidades sob pressão.
Os tiers variam de 0 à 5, onde o tier também influencia na pontuação de cardápio, como falei anteriormente, você deve fazer a soma requerida de tiers para conseguir trabalhar no dia. Quanto maior o tier, maior será sua recompensa no final do dia.
Além disso, os menus são classificados em tipos de comida específico para cada dia, no caso da print, seria comidas de rua que são fáceis de cozinhar.

Menu escolhido, vamos trabalhar!!!!!

Ao começar o jogo, você terá um tempo para preparar algumas coisas e receber as SO.
Perceba que a distância até a parada é mostrada na sua interface (seja KMH ou MPH):

SO’s viram entre as paradas, tempo para se preparar…

Como comentado antes, o jogo terá paradas nos dias que irá servir os clientes, entretanto alguns SO’s são sob encomenda e devem estar prontos antes de chegar lá para não haver irritabilidade.
Aperte para atender as SO’s que aparecerem:

Alguns pratos terão seus ingredientes base já para seleção, assim como no lado direito na central de ingredientes, estarão disponíveis para sua escolha.
Perceba que a composição de todos os ingredientes é a mesma dos disponíveis, o que mostra uma comida prática e rápida para fazer.
Entretanto, observem o O ofuscado ali, detalhes dele logo mais…

Ao botar os ingredientes e mandar cozinhar, a barra de SO fica com um relógio regressivo, preste atenção que ele é o timing certo para não queimar sua comida.
O relógio com a comida pronta irá ser indicado (ver figura central) e com isso você já pode deixar a encomenda pronta (ver figura do lado direito), veja que mudou para embalagens prontas.

Conforme estiver chegando na sua parada, a mensagem “halfway” (metade do caminho) e “arriving” (chegando) serão mostradas na distância, isso é um indício pra você já ir preparando algumas comidas na sua HS (estação de preparo), apertando Δ.
Com isso, vamos à outro exemplo de comida:

Parte do seu menu selecionado aparece nas comidas definidas para a HS

Ao escolher a comida para a estação, ele exibe no a quantia que ele irá cozinhar junto com o tipo de HS, a estimativa de clientes que irão pedir, e a quantia que estará cozinhando.
Lembram do conceito de HS??? Pois bem, tenho 2 comidas que não há como fazer sob demanda e 1 que posso, fique atento para o exemplo.

Já no painel da direita, ao segurar L2, o botão de ação irá indicar qual comida será selecionada.

Da mesma forma que os SO’s, alguns HS terão ingredientes variados para serem selecionados na sua composição ou a ordem de camadas para a sua composição:

Achou isso pouco??? Lembra do O ofuscado???

Como falei antes, alguns pedidos exigem um toque de customização de acordo com o gosto do cliente, você acessa menus posteriores além de claro, fazer toda a montagem para servir.

Quando tiver diversos pedidos e quiser servir ao mesmo tempo os que tiverem check, use o analógico direito quando aparecer a indicação com uma das robôs no inferior da tela.

A probabilidade do caos e sucesso

Os dias contabilizam 3 medalhas: bronze, prata e ouro, essas medalhas dependem da satisfação dos clientes, e vai chegar algum momento que você terá que lidar com muitos pedidos, e saber quais priorizar e quais atender por demanda…
O problema é que, como todo serviço que lida com “pessoas”, a gente corre o risco de enfrentar gente sem paciência… no jogo é a mesma coisa.

Paciência é uma virtude que poucos tem

A figura ao lado mostra as emoções dos clientes, praticamente é auto-explicativa, mas precisa sim de alguns detalhes:

Note que as medalhas são divididas na condição de satisfazer as emoções deles, se não conseguir realizar, você não completa o dia e fica sem medalha.

Zangados – os clientes perdem a total paciência se esperarem demais pelo seu pedido, receberem o pedido queimado, errar 2 ou mais ingredientes, e também simplesmente esquecer dele.

Neutros – o pedido teve seu atendimento no tempo razoável, porém algo possa ter sido indiferente, como algum cozimento cru, talvez? Ou ele sentiu um ingrediente diferente do que tinha pedido?

Felizes / Delicious – você cumpriu todos os requisitos do pedido e entregou rapidamente, parabéns.

Quanto mais você acertar os pedidos, o contador de combo vai subindo, ao chegar em um número satisfatório de clientes, você começa a ficar popular e todos ficam em estado delicious, no fim do dia eles contabilizam um bonus adicional para o seu dinheiro num multiplicador proporcional ao número de clientes neste estado de euforia.

Por exemplo: você teve 46 clientes em estado delicious, o seu bônus será multiplicado em 0.46.

Novamente vou frisar que o modo chill eles tem a paciência infinita, mas o grau máximo de medalha será prata.

E como saber se o tempo de espera está chegando no seu limite de paciência?
A imagem do pedido começará à se deslocar para a esquerda, indicando que ele está ficando impaciente e pode ir embora, a cor roxa indica que ele já está ficando impaciente em esperar, se você mandar um novo serviço com o mesmo prato dele, ele irá esperar mais um pouco, se oferecer pra outro cliente e esquecer dele, a barra aumenta sua velocidade e muda de cor no seu deslocamento.
OBS: há a chance de salvamento, porém você DEVE entregar o pedido perfeitamente nos seus ingredientes.

Aí você já deve estar se afirmando:
“Ah mas então é só preparar tudo nas estações e esperar eles chegarem, se sobrar a gente usa a mesma pra garantir!!!!
Não dá não… ao preparar os alimentos nas estações eles terão um tempo de resfriamento, se ficar frio demais e oferecer pra alguém, ou ficará zangado ou tu nem conseguira servir por ter estragado, sendo obrigado apertar Δ duas vezes para limpar a estação.

Caso você consiga atender todos os pedidos sem errar a parada, você consegue uma parada perfeita, caso contrário apenas uma parada completada.

E por sua vez, se completar o dia com todas as paradas perfeitas, você tem o dia perfeito.

Contabilizando o número de clientes nas suas emoções, os tiers das comidas, o dinheiro ganho, o bônus de delicious, a experiência de nível de chef e as peças de upgrade para o food truck.

Nível de ranking e upgrades

Como notamos, há um nivelamento do seu profissionalismo, e com isso você libera alguns recursos adicionais, como customização da food truck ou o upgrade dela.
Para isso você precisa estar no nível 5 de YUM.

Dentre os upgrades, pode-se adquirir mais estações, receber mais pedidos, ter lâmpadas que atordoem o tempo de resfriamento… etc
Inicialmente você começa com 4 estações, apesar de no meu review já estar com 5 (perdi as gravações com 4).

Multiplayer

O jogo tem suporte para cooperativo local (ou via internet pelo recurso de SHAREPLAY, REMOTO do PS4 / PC respectivamente).

Ao mudar para cooperativo, a indicação ficará abaixo das peças de upgrade.

E na prática?

Troféus/Conquistas

Dificuldade: 10/10

Resumindo, para domínio / platina do jogo você deve fazer todos os dias perfeitos e chegar ao nível 100 no ranking YUM.

Considerações Finais

Cook, Serve and Delicious se mostrou um excelente jogo desafiador e divertido.
A combinação de desafio e pressão do jogo fazem o papel perfeitamente, ao ponto de entrar em momentos de pânico com diversos clientes pedindo coisas e você ter de saber lidar corretamente com as situações.
O fato de ter que escolher o menu para cada dia é um adicional interessante para sua estratégia, porém o aperfeiçoamento de percepção de toda a tela virá naturalmente ao se acostumar com o jogo e também pelo fato de sempre ter de alternar as receitas (já que o jogo irá exigir pontos diversificados conforme avançar).

A performance do jogo foi excelente, com frames constantes e sem fechamentos repentinos no PS4 FAT.
A trilha sonora de “música de elevador” misturada com as músicas mais agitadas na pressão de última parada combinam com o clima do jogo e das fases.
A duração pode parecer extensa, mais de 380 dias, porém por ser um jogo que mexe com os nervos, é melhor fazer pausas momentâneas e não se dedicar exclusivamente, apesar de o jogo te dar a opção de variar no cardápio.

A diversão dobra se jogar em multiplayer, correndo o risco de haver discussões em erros hahahaha.

Enfim, caso queira experimentar um jogo de pressão, com dosagem boa de desafio e estratégia, recomendo este.

Ajude o Chef a recuperar seu antigo restaurante, agora de forma móvel