Revew / Tutorial de Jet Set Knights

* Esta análise foi feita com o código cedido pela Ratalaika (versão PS4)

Distribuidora: Ratalaika Games
Produtora: FobTI Interactive
Plataforma:  PlayStation 4 / Xbox One / Switch / PC
Mídia: Digital
Ano de Lançamento: 2020

Jet Set Knights é um jogo arcade retrô de ação, onde o seu objetivo é proteger uma princesa em perigo e derrotar diversos monstros em múltiplos andares.

A ação se dá no estilo Mario Bros., com plataformas em três andares.
Para proteger a princesa, além de combater os inimigos, é preciso construir e reforçar/consertar barreiras de madeira em volta dela (material coletado randomicamente no cenário) e torres de proteção com metal (também coletado como a madeira) que disparam projéteis nos inimigos.

Não é todo dia que você vê um polvo no ácido

É possível também coletar um item de cabeça de gato, que faz a princesa disparar projéteis de energia nos inimigos próximos, por um curto período de tempo.

Inicialmente, quatro personagens estão disponíveis: Arthurus, Lanslet, Jarvis e Wisgarus (Jimi Warp é desbloqueado ao zerar o jogo no Normal ou Hard), todos portando espadas, que são o ataque básico, embora a maior parte das armas coletadas sejam flechas (normais, congelantes ou incendiárias) ao ponto de você esquecer da espada.
Além disto existe uma lança longa que aparece eventualmente no mapa e dura alguns ataques, além de uma cabeça de dinossauro (que serve para comer os inimigos e recuperar um pouco de vida no processo), uma estrela que dá invulnerabilidade temporária, uma poção que recupera parcialmente a vida e um livro que causa uma onda que mata todos os inimigos nos andares mais baixos automaticamente.

Jimi Warp na esquerda e a Princesa no modo Gato de Batalha

Além das armas, é possível coletar as cinco letras da palavra bônus, que temporariamente removem os inimigos da tela, substituindo-os por cinco bonecos de treino, que precisam ser destruídos no tempo hábil para gerar um bônus em dinheiro.

As moedas servem para a Gambling House, onde uma slot machine pode desbloquear diversos itens de buff para o personagem, entre aumento de dano, chance de crítico, maior coleta de moedas, etc. Apenas um pode ser equipado por vez.
Os óculos retrô causam um efeito interessante, deixando o jogo em cinza e marrom, semelhante ao tom “monocromático” do Game Boy original.

Zaphod, o mago das Caça-Níqueis oferece diversos itens

Cada fase possui alguns objetivos primários (randômicos) que precisam ser completados até o aparecimento do chefe.
Para verificar qual o objetivo da vez, basta apertar para baixo na frente da princesa.
A cada objetivo completo, um upgrade para ser escolhido aparece: vida, ataque, velocidade e chance de crítico. Este upgrade dura apenas na mesma fase.

(Eu entendi a referência!)

As lutas contra chefe variam bastante entre as cinco fases, de um gorila arremessador de caixas a um polvo que cospe projéteis.

Além do modo single player, é possível jogar o modo Survival para dois jogadores (enfrentando hordas de inimigos) e a batalha para até quatro jogadores (também conhecido como o CAOS NA TERRA pela quantidade de flechas e armadilhas na tela).

Os modos multiplayer dão um bom fator replay (e servem pra você brigar com seu irmão)


Os gráficos bastante simples de JSK se sustentam com uma boa arte pixelada, focada no medieval dos personagens e de alguns cenários, contrastando com outros muito coloridos como o Castelo de Doces. A Casa das Armadilhas se destaca por ser o cenário mais complexo de se avançar, dada a quantidade de espinhos e projéteis arremessados no personagem principal.

Não esqueça de verificar os objetivos

A trilha sonora segue um estilo bastante retrô também (alguns jogos obscuros de Nintendo 8-Bits voltaram do fundo da minha memória, como Robin Hood).

A platina é relativamente tranquila, embora vencer as cinco fases seja mais desafiador do que aparenta inicialmente.
O restante dos troféus gira em torno de quantidade de inimigos mortos e quantidade de flechas diferentes disparadas.

Jet Set Knights se mostra como uma boa opção para uma ação rápida e desafiadora.
O visual leve retrô e o desafio alto são complementados pelas opções de multiplayer.