Review / Tutorial de E-Football PES2021

O texto a seguir foi feito por dois amigos que admiram demais a franquia, um deles muito conhecido no canal, que seria meu caro amigo Devayton, e o outro, ainda aparecendo aos poucos Tiakynoris (sim, hahahahah TIAKYNORIS) como eles ainda não tem um perfil fixo para o site, estarei postando o review no lugar deles, espero que gostem do review de forma que foi feito por jogadores que acompanham desde o Super Star Soccer.

Introdução e um pouco da história do Game

Nessa série de futebol, é possível fazer tudo que você possa imaginar em relação ao futebol.
Evolução de jogadores, mudança de posição, contratações, táticas, estratégias, comemorações, assistir partidas, ser um treinador, alterar jogadores, atualizar manualmente escalações, etc…
O PES é um dos jogos de esportes mais vendidos no mundo. Em 2018 a Konami comunicou que o Pro Evolution Soccer superou a marca de 100 milhões de unidades desde a sua introdução em 1995.

O primeiro sucesso da Konami

A série de Futebol da Konami, iniciou a sua trajetória em 1994 no Super Nintendo com o famoso International Superstar Soccer (um clássico), em algumas versões poderíamos até fazer o juiz virar um cachorro com alguns comandos na tela inicial do jogo (quem não lembra do Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B e A).

Depois deste, vieram tantos outros títulos para as diversas plataformas.
Winning Eleven(Japão) / Pro Evolution Soccer(Demais países).
Todos os anos desde 1994 é lançado um jogo entre Setembro/Outubro.
Ficávamos o dia inteirinho jogando o mesmo jogo, tentando fazer de tudo para aprender novos lances e melhorar a precisão a gol.
Os desafios com os amigos duravam horas, tínhamos torneios, apostas, etc…
Até que alguém inventou de utilizar o Roberto Carlos no ataque, MEU DEUS, que apelão, ele tinha a maior velocidade do jogo e o chute a gol mais forte(as duas qualidades mais importantes nos jogadores nos games lançados para PS1 e PS2), sem falar que ao lado dele tínhamos o Fenômeno Ronaldo e Rivaldo.

Os Games que saíram para PS1 e PS2 não eram simuladores de futebol, os simuladores iniciaram no PS3 e seguem firmes até hoje no PS4.

Título: E-Football Pro Evolution Soccer 2021
Gênero: Esportes (subgênero Simulador de Futebol)
Desenvolvedora: Konami Digital Entertainment
Estúdio: Konami Digital Entertainment
Plataformas:  PlayStation 4, Xbox One, PC e Mobile
Lançamento: 2020 (15 de setembro)
Mídia: Física e Digital

O novo e tão esperando PES 2021 é uma atualização?
A resposta é muito simples, não! Em atualizações precisaríamos ter o PES2020 instalado para funcionar, isto não é necessário.
O nome de season update está ali esse ano para significar que teria um escopo mais limitado comparado com as interações anteriores da série.
Mas não é só isso, o jogo tem algumas melhorias e atualizações, confira abaixo:
Vale a pena investir no novo game? Sim
Por quê? É um jogo novo, e certamente o PES2020 não terá atualizações e suportes em breve.
Mudou um pouco a jogabilidade e formas de jogo.
O Jogo está atualizado.
Torneios semanais online.

Gráficos:

Os gráficos do jogo são lindos, posso até dizer que pra mim é o mais bonito entre os jogos de esporte, porém, não houve mudança no motor gráfico.
Esperávamos que o novo PES 2021 recebesse atualizações no gráfico, mas visivelmente não recebeu nenhuma modificação.
As expressões dos personagens tão idênticas ao PES2020.
Os uniformes continuam bem detalhados.

SOM/OST

Hoje temos um repertório de 25 músicas completas, que podem inclusive, serem desativadas, dependendo apenas da vontade do usuário.
Os sons que vem das arquibancadas estão muito realistas te deixando praticamente dentro de campo, dando uma maior imersão principalmente ao usar fones enquanto jogar.

Jogabilidade

Os comandos são bem responsivos, jogando no modo offline.
Entretanto, na experiência online infelizmente não tivemos a oportunidade de jogar com vários jogadores da mesma região, pois encontramos em sua maioria, partidas européias, não sei se por algum erro de netcode/matchmaking ou algo relacionado, apesar de já ter jogadores consideráveis na américa do sul.
Mas ao testarmos entre nós, o jogo continuou com uma resposta rápida e boa.

É possível realizar qualquer mudança nos comandos básicos do jogo.

Utilização do Botão/Gatilho L2:
Utilização do L2 (controles manuais) para marcação e proteção da bola
Nas configurações de comandos não tem informações sobre a utilização do L2 na parte defensiva, apenas na parte ofensiva, como podem verificar na figura acima:
Na verdade, não localizei essa informação em nenhum dos PES anteriores. Em nenhum lugar explica como devemos utilizar o L2.
⦁ Controles manuais (L2)
Utilização do L2 com a bola – Proteção da bola no contato físico, movimentos mais precisos, melhora o equilíbrio ao correr, chutes, passes e lançamentos manuais e direcionados.
Utilização do L2 sem a bola – Liberdade na movimentação e também ajuda a dominar melhor a bola.

Comparações de jogabilidade com o PES 2020:
O game está mais dinâmico, ou seja, com uma movimentação mais rápida, particularmente, gostei mais.
Percebi também algumas melhorias na movimentação dos próprios jogadores, ou seja, formas de passes e chutes a gol, tudo fluindo muito melhor.
A velocidade do jogo pode ainda ser aumentada nas configurações do game.

O antigo problema do licenciamento:

Sofremos há muito tempo com a ausência de vários gigantes europeus e no PES 2021 isso não seria diferente…
Sentimos também a falta das licenças da Libertadores e da Champions League , que deixava os modos da Master League e do Rumo ao Estrelato muito mais realistas e divertido….podendo ver os times que você gosta levantando estes troféus e até mesmo ver seu avatar levantando um troféu como a libertadores…
Outro problema das licenças é ver que alguns clubes brasileiros não vem com os jogadores atuais, sendo alguns jogadores fictícios…
Por outro lado, é bom ver que os mesmos são representados por um clube similar(todos com outros nomes e uniformes).
Mesmo o clube não estando licenciado, os jogadores são os reais.
Todos os anos sofremos com isso, porém, com um pouco de paciência e de tempo, conseguimos recriar os uniformes de todas os clubes não licenciados de duas formas:
Alterando manualmente no EDIT do Game ou baixando atualizações dos clubes e aplicando no download.

Modos do jogo

No modo offline temos a Master League, o Rumo ao Estrelato, além do Versus das Copas e Ligas. Abaixo vou citar os principais modos e mais divertidos na minha opinião.

Master League

Neste modo, que surgiu no Winning Eleven 4 no ano de 1999, você se torna um treinador de um clube de futebol, podendo mudar as formações, vender e contratar jogadores.
Este na minha opinião é um dos modos mais divertidos do game, dando ênfase na perda de licenças citadas anteriormente.
Mas que não atrapalha em nenhum momento a sua experiência deste modo.
Ao iniciar um novo jogo podemos escolher com qual equipe iremos começar a Master League. Se é com o time original ou com jogadores fictícios.

Prefere o estilo real ou o criativo?

Após isso escolhemos a liga e o clube que iremos treinar e o avatar do treinador, onde também é possível escolher seu nome e sua nacionalidade.

Definições gerais: Aqui vamos escolher a dificuldade do jogo, de transferências, moeda, duração da partida…

Após isso já podemos começar a treinar o clube da melhor maneira possível, onde vamos escolher as táticas, coordenar os treinos, treinar habilidades dos jogadores, efetuar negociações, coordenar treinos das categorias de base, ter informações da equipe, de competições que disputa, e avançar para as partidas.

O calendário nada mais é que sua agenda para preparar seu time e avançar nos jogos

Rumo ao estrelato:

Esse modo, você entra na pele de um jogador, onde você joga para ser o melhor jogador do mundo e conquistar todos os títulos possíveis, esse é outro modo de jogo que é muito divertido.
No início do modo você edita o jogador e escolhe em qual liga ele vai começar, depois disso de forma aleatória você entra em um clube dando início a jornada rumo a glória.

Começamos com as definições gerais, onde podemos escolher a frequência das transferência, o 1° período de transferência, o período do salário, dificuldade do jogo, tempo de partida e a moeda do jogo.

Tipo de jogador, aqui vamos decidir se vamos começar com um jogador já existente ou se vamos criar nosso próprio jogador.

Caso decidir a criatividade, perguntas serão feitas como nacionalidade, customização (como nome, aparência, movimento em campo) e atributos de domínio destro ou canhoto, sendo seu critério de melhor pé ou frequência para o pior pé, sim, isso também é customizável, dando uma atenção ao estilo de progressão do jogador com fatores de “gerenciamento”, e assim sua posição perante os jogos, assim como o estilo de jogador que ele pode ser nas diversas posições.
Vale ressaltar que cada tipo de jogador das posições interfere na sua postura perante os jogos, seja mais agressivo, mais na retranca, mais estrategista construindo jogadas…. etc.

Após terminar a edição do jogador vamos escolher a liga que ele irá atuar, onde após escolher a liga o jogador irá para um clube da liga escolhida de forma aleatória.

No menu do jogador podemos escolher em que queremos treinar para evoluir nosso personagem. Dependendo da habilidade escolhida vai variar os dias em que essa habilidade será aprendida.

Pontos de habilidade com sua progressão e evolução

Conforme seu personagem se tornar mais habilidoso e profissional, será possível aplicar diversas jogadas adicionais.

Nesse modo, a sua evolução no time vai depender muito das suas apresentações nas partidas, sendo que quanto melhor você jogar mais vezes será titular e mais rápido irá evoluir o jogador, caso jogue de forma negativa, seu agente dirá que ficará de suplente e terá de assistir o jogo e esperar que o técnico decida colocar você no jogo, substituindo alguém.
As negociações serão realizadas no início e no meio de cada temporada, onde você pode solicitar sua transferência.

Modos OnLine:

My Club

Este é o principal modo do game no online… que na minha opinião não mudou muito ao seu antecessor, sendo uma decepção, com vários problemas na marcação , os jogadores ficam imóveis em algumas jogadas principalmente no modo Coop.
As jogadas quebradas, onde diversos oponentes online se aproveitam de um erro na saída de bola para dominar a partida, obrigando assim que todos joguem da mesma maneira para tentar evitar o uso desse bug, se tornando um modo enjoativo, e frustrante.
Os bugs inclusive foram repassados para a Konami, esperamos assim que este erro seja devidamente corrigido por meio de patches…
Mas temos também alguns pontos positivos desse modo, como a velocidade dos jogadores, podendo executar os dribles de forma mais rápida, outro fator positivo é na marcação corpo a corpo onde os atacantes estão com maior resistência e mais domínio de bola perante as jogadas dos zagueiros.
Os goleiros estão mais espertos saindo mais do gol quando a bola está ao seu alcance dentro da área.

Divisões Online

Neste modo você começa na décima segunda divisão e você terá que alcançar uma pontuação mínima para ir subindo de divisão, até chegar a primeira e tentar ficar lá o máximo possível.
Diferente do myclub, neste modo você terá que escolher os clubes originais , com seus jogadores e overs normais.
Com isso, este modo se torna mais divertido e justo, onde na maior parte das vezes o vencedor se dará ao player que for melhor com sua tática e técnica de jogo.

Troféus/Conquistas

Dificuldade: 7/10

A platina do PES 2021 é fácil, a maioria dos troféus são adquiridos ao natural por ser com número de gols, reserva fazer um gol, distância ao fazer um gol, fazer 3 gols com o mesmo jogador, etc.
Alguns troféus podem ser adquiridos dentro dos menus do jogo, ou seja, dados de partida.
Talvez o mais complicado é o de melhor jogador do mundo no Rumo ao estrelato, por demandar mais tempo.
Os iniciantes terão problemas para conquistar troféus no modo myClub, pelos problemas de bugs citados acima, pois deve-se ganhar pelo menos 1 partida neste modo e ganhar jogador de raridade alta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

PES2021 é um bom jogo de futebol, com bons gráficos e uma melhora em sua jogabilidade , os modos offline são divertidos e você consegue perder horas jogando os modos disponíveis.
Como fãs da franquia de vários anos sugerimos ao pessoal de desenvolvimento algumas alterações:

O myClub precisa urgente de uma atualização, pois com seus defeitos eles podem fazer com que o jogador abandone o jogo. Este é um ponto crítico do jogo onde já estamos encontrando muitas dificuldades para encontrar partidas, como comentamos antes, seja por erro de netcode ou matchmaking.
Os jogadores ainda ficam sem ação, seja pelas bolas passarem muito próximas ou até mesmo atingindo-os. O cursor deveria alterar imediatamente para o jogador mais próximo a bola.
Passes e lançamentos para o ataque a bola sempre vai para o jogador que está em situação de impedimento.
Saídas dos goleiros da meta, em muitos casos a bola está saindo ou passando próximo a eles, porém, os goleiros não impedem que a bola saia.
O BUG mais utilizado pelos jogadores do modo online foi repassado em relatório para a Konami, aguardaremos alguma correção.
Como sugestão, poderiam criar um modo online de Master League com opção coop.
No myClub poderiam implementar mais torneios cooperativos e fazer com que os jogadores evoluam após as partidas.

Já para a experiência offline, as partidas estão bem realistas com a inteligência artificial dos jogadores é boa, pois a IA vai aprendendo com a sua forma de jogar e irá usar táticas rápidas em tempo real para tentar evitar a sua vitória.

Por isso se quiser um bom desafio jogue nas maiores dificuldades (que inclusive irá liberar dificuldade adicional), pois você se sente um treinador disputando partidas emocionantes nos campeonatos para subir o ranking do seu clube.

Espero que tenham gostado pois este foi nosso primeiro review para auxiliar o Shin no site…
Até a próxima.

Dos autores: Devayton / Tiakynoris