Review / Tutorial: Azur Lane: Crosswave

Ola, aqui é o Pena e dessa vez estou fugindo um pouco dos JRPGs (mas nunca dos animes, claro ahahahah), trago pra vocês o jogo Azur Lane: Crosswave, derivado do jogo Azur Lane e anime de mesmo nome, aonde navios de guerra são apresentados como garotas kawais.

Desenvolvido pela Felistella e publicado pela Idea Factory Internacional é um jogo de tiro em 3ª pessoa aonde você enfrentará outras garotas navio e outros navios e aviões sem serem pessoas (seriam eles os homens da série? hahahaha).

Review feito com a versão do PS4 com o código cedido pela Idea Factory

Titulo: Azur Lane: Crosswave
Produtora: Felistella
Distribuidora: Idea Factory Internacional
Gênero: Tiro em 3ª pessoa / simulação
Plataformas: PlayStation 4 / Nintendo Switch / PC
Mídia: Digital e física
Textos: Inglês
Dublagem: Japonês

História

Num mundo aonde 4 grandes nações dividem o poderio de guerra, existem garotas com poderes especiais chamadas “Kansen“, que tanto protegem as suas nações, como representa elas. A quatro nações são:



  • Eagle Union: Uma Federação democrática que valoriza os princípios de liberdade e harmonia;
  • Royal Navy: Monarquia que tem orgulho da sua gloriosa história de nobreza;
  • Iron Blood: Império militar que sempre está atrás de melhorias tecnológicas;
  • Sakura Emprire: Nação composta de ilhas que mantém uma cultura de honra e tradição;

Se você achou que eles se parecem com alguma nação do nosso mundo, isso não é mera coincidência, agora qual é qual, deixo pra você fazer a comparação quando jogar 😛

Nesse mundo, aparece um grupo misterioso que se denomina “Sirens”, trazendo e espalhando uma tecnologia estranha no mundo, o que faz as relações entre as nações ficarem mais delicadas.

Nesse contexto todo, a história foca em Shimakaze e Suruga, duas Kansen novatas do Sakura Empire que acabam se envolvendo num ataque das Sirens nos seus primeiros dias de treinamento e viram o foco da mídia após o ocorrido.

Personagens

Shimakaze

Uma das protagonistas do jogo, é super curiosa e impulsiva, não para um momento e acaba atraindo a atenção mesmo quando não quer.









Suruga

Outra das novatas, é totalmente o oposto da Shimakaze, sendo bem quieta e por algum motivo não gosta de chamar a atenção, mas também tem um lado mais competitivo em diversos momentos.

Gráficos

Os gráficos do jogo estão divididos entre os em 2D e 3D.
Durante todas as conversas e eventos, as personagens são apresentadas em imagens 2D com o fundo do local, todas bem detalhadas, mas sem grande variações nas cenas, somente nas feições delas e alguns efeitos de emoção aqui e ali.
Em alguns momentos específicos temos CGs que dão o clima da cena melhor, como a primeira imagem dessa parte.

Nas batalhas os gráficos mudam para 3D, muito bonitos, diga-se de passagem, bem pelo menos para as personagens, já que os aviões e barcos sempre estão numa distancia que não da pra reparar em todos os detalhes deles, mas o que da pra ver estão bem legais.

Audio

As musicas do jogo são agradáveis, mais puxadas pro lado cômico, já que apesar o jogo tentar ser sério em alguns pontos, o foco dele é o “fã service pastelão”, então a musica combina bem com o clima dele.
As das batalhas tb são legais, agrada bastante na ação, deixar uma delas aqui:

A dublagem do jogo é totalmente em japonês, não existe uma opção em inglês, não que para um jogo desse estilo realmente precise, já que boa parte da fan base dele vai preferir a dublagem original. Todas as falas da história são dubladas, algo que agrada bastante.
Por via de curiosidade, vou comentar das dubladoras das protagonistas, não de todas por que senão teria mais de 10 paginas só disso ahahahaha

  • Saori Hayami, dubladora da Shimakaze, já esta na indústria a um tempo.
    Dos trabalhos mais atuais e relevantes, fez a Jabami, Yumeko da série Kakegurui e Miyuki Shiba da série The Irregular at Magic High School;
  • Aya Endou, dubladora da Suruga, faz a “Sword Maiden” do anime Goblin Slayer e Elie MacDowell da série de jogos Legend of Heroes

Jogabilidade

Antes de entrar na jogabilidade propriamente dita, é importante comentar sobre as dificuldades.
Você pode escolher do fácil ao difícil. Isso só afeta a dificuldade das batalhas mesmo, não afeta a quantidade de exp como queda dos itens, então escolha a que você prefere pra as suas habilidades.
Ao iniciar o jogo não há muita coisa liberada, mas conforme avança o modo história, os conteúdos são destravados e novos modos são destravados, segue o que temos no menu principal:

  • Warehouse: Aqui você consegue ver todos os seus equipamentos;
  • Shop: Compra, venda e criação de equipamentos e itens diversos;
  • Dock: Mostra todas as Kansen disponíveis no momento;
  • Extreme Battle: Batalhas separadas do modo história com itens bônus;
  • Story: Acesso ao modo principal do jogo;
  • Photos: Possível montar fotos com as suas Kansen;
  • Episodes: Histórias separadas da principal;
  • Gallery: Galeria com todo o conteúdo liberado do jogo;
  • System: Configurações do jogo;

Um geral para todos os locais é que, além de selecionar uma das opções do menu, você pode trocar a sua “secretária”, que é a Kansen que te acompanha nos menus, como “cutucar” ela, alguns comentários são engraçados hahahaha

Modo História

O modo principal do jogo, conforme vai avançando, vai liberando os próximos capítulos.
É sempre possível retornar num capitulo anterior pra refazer uma batalha ou passear no mapa, mas parte de história é em outro local, lá na galeria.

Seta no topo indica aonde está o próximo ponto da história

Ao entrar num capitulo, você entra num mapa aonde você controla uma versão chibi duma das personagens e pode passear nele, ouvindo os comentários dela enquanto viaja.
Aqui você pode entrar no menu e se segurar o botão de “Dash”, alem de aumentar a velocidade da personagem, amplia a visão do mapa

No mapa pode aparecer alguns baús com itens, então a cada evento, de uma vasculhada pra acha-los, sempre ajuda.

Eventos em verde não são obrigatórios, mas as vezes é necessário realizar alguns deles para liberar a próxima parte da história, que fica marcado em vermelho.

Quando é uma batalha, fica marcado com “Battle”, então você não é pego desprevenido numa sequencia de batalha.

Após concluir a batalha, fica marcado qual ranking você conseguiu,
indo de C até S.
É possível refazer a batalha quantas vezes quiser, bom pra conseguir os recursos necessários do jogo.

Nos eventos são mostrados como se fosse um novel, bem direto.
Você pode colocar em automático a passagem das conversas ou até mesmo pular o evento.

Tem também um log das conversas, ver o que já passou e até ouvir novamente a fala daquele pedaço.

Batalhas

Antes de entrar na ação, você pode organizar o seu time na tela que aparece.
O time é separado entre o time principal (o time superior), que são as que realmente entram na batalha, enquanto o time de suporte (o time inferior) ajuda com técnicas o time da batalha.
No lado esquerdo você encontra as combinações de personagens que dão bônus para o seu time

Também é possível ver quais itens que podem cair na batalha, já que tem varios tipos variados usados no decorrer do jogo.

Quando você tem pelo menos um dos itens com o nome “Akashi’s Lucky Charm”, é possível utilizar ele antes da batalha. Ele aumenta a chance de conseguir itens. Caso você perca a batalha e de retry, o efeito continua, mas se sair dela, já era o item.

Já dentro da batalha, temos alguns comandos, dependendo do equipamento e personagem utilizado.
No canto inferior direito, você encontra quais ataques e técnicas você pode utilizar, eles vão carregando com o tempo. Não estou falando por botão por causa das várias plataformas, mas o botão respectivo fica marcado, facilitando a sua vida.
Dos comandos, os 2 do meio são os equipamentos equipados, enquanto os 2 dos extremos são técnicas da Kansen, variando o efeito.

Na frente da personagem mostra a área de acerto do tiro.
Se aparecer um circulo verde no alvo, você está fora do alcance do tiro, já o vermelho o tiro ira acertar.
No topo direito mostra quanto tempo passou na batalha e a missão atual.

As vezes aparece essa flecha verde, siga ela pra achar o próximo objetivo da batalha.
No canto inferior esquerdo mostra o HP das personagens que você levou pra a missão.
Você pode trocar entre elas usando o direcional pros lados, enquanto pra cima e pra baixo acerta a distância da câmera em relação a personagem.

Essas pedras verdes servem pra recuperar a energia, então fica de olho nelas caso esteja com problemas 😛

Quando você derrota um inimigo e aparece esse símbolo de baú, já sabe que conseguiu um item. Somente os navios grandes e as Kansen que você enfrenta nas batalhas tem itens.

Após terminar a batalha, tem a tela de resultado, mostrando o seu rank, as missões que você conseguiu completar e toda e experiência e itens adquiridos.

Quando alguma Kansen sobe de nível, mostra logo em seguida. Tanto as principais como as de suporte sobem nível. Quem não participou das batalhas também recebem exp, mas em menor quantidade

Loja

Após um certo ponto da história é liberado o acesso a loja do jogo.
Ela é dividida entre a compra e venda, como a parte de criação de novos itens.

Na parte de compra e vendas, é utilizado apenas dinheiro na transação.
Só fique esperto na hora da venda, pois alguns itens só aparecem 1 vez.

Já na parte de pesquisa, além de dinheiro, são necessários alguns itens extras conseguidos nas batalhas pra conseguir eles, geralmente são mais fortes que os itens da loja normal.

As vezes após o termino de uma batalha aparece um aviso de itens novos na loja.
Quando aparece esse aviso, fica marcado o “good find🐾” na loja e acrescenta alguns itens limitados.
Esses itens ficam disponíveis somente até a próxima batalha, então se você quer eles, compre antes de batalhar novamente.

Docas

Aqui você vê todas as Kansen disponíveis até o momento do jogo, tanto as que você já comprou, como as que ainda precisam ser liberadas.
Pra liberar elas, você utiliza os “A Points“, que são aqueles cartões verdes no topo da tela.

Após liberar a Kansen, você pode equipar os itens nelas conforme a sua classe. Alguns equipamentos são específicos para o tipo de navio que ela é.

Também é possível melhorar os equipamentos e técnicas delas, que utiliza dinheiro e itens específicos para isso.
Algumas técnicas não podem ser melhoradas e a quantidade de vezes que um equipamento pode ser melhorado varia da sua raridade.

Depósito (Warehouse)

Aqui é mais pra ter uma visão geral dos seus itens e equipamentos, já que para melhoria deles, é mais pratico fazer quando está nas docas acertando a Kansen do seu time.

Batalhas extremas

Aqui são batalhas extras fora do contexto da história, usadas pra adquirir itens melhores e se desafiar.
O esquema das batalhas é praticamente o mesmo do modo história, só não tem as conversas antes. Um ponto que você verá é aqui com mais frequência que no modo história e você tentar usar uma personagem que vem no time adversário, o que não é permitido, ela fica marcada com o desenho do “demônio” no avatar, te obrigando a liberar outras personagens.
Também é bom evoluir antes dessas batalhas, já que algumas tem nível bem elevado.

Fotos

Modo exclusivo pra fã service XD
Aqui você junta até 3 personagens num ambiente da sua escolha, acerta posições e ângulo de câmera para tirar uma foto das suas Kansen preferidas

Foto montada pra mostrar como pode ficar

Episódios

Conforme vai liberando as Kansen, esses episódios separados da história principal vão aparecendo.
Aqui é somente uma conversa paralela com algumas personagens e ao final dela, você recebe pontos de afeição com as participantes (pra que serve esses pontos? aguardo que eu explico mais pra frente).

Galeria

Aqui você tem varias opções, como ver eventos já ocorridos, CGs desses eventos, escutar as musicas do jogo e ver estatísticas do seu jogo.

Sistema

Aqui você pode salvar, carregar o seu save, como também alterar configurações do seu jogo, como volumes e dificuldade dele.

Extras

Neptune tá aqui, mas precisa de uma DLC que não está mais disponível na PSN…

Fechou o modo história?
Então se prepara que o grid começa agora hahaha

Depois que fecha, libera um capitulo extras com batalhas bem mais difíceis, além de propor para que evolua suas personagens pro nível 100 e realizar o “Cognitive Awakening”, liberando o limite de nivel para 200 e tendo um salto nos status.

Lembra dos pontos de afeição?
Então, você consegue eles durante o jogo normal, não é especifico ao modo episódio. Como eles, caso você chegue ao status de “amor” com uma das Kansen e se declarar a ela, tem uma cena de casamento XD

DLCs

O jogo já tem disponível alguns conteúdos extra para download, entre eles:

Shiranui’s Prized Goods Release Sale

Pack com diversas armas pra facilitar a sua vida no começo do jogo;



Operation EXP Boost

Itens para subir de nivel as suas Kansen rapidamente;




DLC Bundle
Pacote com as 2 DLCs anteriores mais:
* 22 avatares
* Tema do jogo
* OST do jogo



Alem dessas já lançadas, em outubro de 2020 sairá 5 packs de DLCs com personagens novos

Detalhes mais precisos das DLCs no site oficial: https://www.azurlane.iffyseurope.com/dlc

Cada uma das DLCs adiciona:

  • 1 personagem jogável
  • 3 personagens de suporte
  • Um novo capitulo no modo história

Troféus e Conquistas

A lista de conquistas (para os sistemas que suportam elas, claro) não é da mais difíceis, só requer uma dedicação extra nele, já que você vai precisar liberar todo o conteúdo da galeria, completar todos os episódios extras, como também ver todos os eventos do modo história.

Considerações Finais

O foco do jogo é o fã service e o humor pastelão derivado dele.
Mesmo que você não teve contato anterior com a série, assim como eu, ainda assim da pra rir e se divertir com as conversas, tem umas bem divertidas e a dublagem da um toque extra muito bom, principalmente se você já conhece algumas dubladoras em trabalhos anteriores.

Já as batalhas são bem simples e repetitivas, tirando as Kansen que variam de batalha pra batalha, os navios e aviões “produzidos em massa” são praticamente os mesmos e não há muita variação das missões, o que torna um pouco maçante rapidamente. Pelo menos as musicas das batalhas, principalmente de alguns chefes, são muito boas, quem curte musica agitada, vai aproveitar bem elas.

Um comentário